19 dezembro 2008

crise 2

Perguntem pela crise aos gestores e directores de empresas público, aos deputados, secretários, ministros e restantes políticos, perguntem a estes pela crise? Perguntem se eles sentem a crise nos bolsos? Perguntem?

14 dezembro 2008

Tangerina


Atitude : É um dos meus conceitos preferidos, porque com ele faço as minhas observações e desta forma analiso as pessoas . Para mim nunca critico as pessoas , mas sim as suas atitudes, por exemplo não critico o suicida , mas sim o suicídio . Pois , parto do principio de que todas as pessoas são por natureza boas e que por vezes cometem atitudes menos boas. Quem somos nós para julgar as pessoas. O que vai na cabeça daquela pessoa? Quais as dificuldades que tem em casa ? Como foi a sua infância , a sua adolescência e as suas influências. Qual é o seu futuro? Há mil e uma coisas que integram um ser que deve ser respeitado como pessoa . Podemos sim criticar as suas atitudes, mas não a pessoa, o ser humano. A exemplo histórico podemos criticar a atitude do ditador Salazar , porém deviam-se respeitar a sua pessoa.

11 dezembro 2008

corre

Corre, corre
Quando te vais deitar deves lembrar-te que no dia seguinte tens de acordar cedo, porque te dará saúde e te fará crescer.
Corre
De manhã, quando acordares, recorda-te que tens de correr para apanhar o autocarro ou pelo menos para não chegares tarde ao trabalho.
Corre
Carpem diem
Corre
Cada dia procura algo de diferente por fazer.
Corre
Levanta-te, mexe-te, anda,
corre
É melhor que corras mesmo, enquanto tens tempo.
Corre
Não pares agora
Corre

02 dezembro 2008

Entrar no Carro


Eu agora quando dou boleia a uma pessoa, por mais que o carro esteja sujo, não alerto para a imundície do objecto que me leva de um lado para o outro. Pois, quando vou eu de boleia todos dizem-me:
- Não olhes para o meu carro está sujo – É sempre assim, quando vou entrar num carro, o seu dono alerta – me para a sujidade ou arrumação.

16 novembro 2008

Produção?


Há dias em que o melhor é não fazer nada mesmo.

03 novembro 2008

Aproveita

"Perdeste a alma, aproveita agora o corpo"

30 outubro 2008

recebi por mail




Um tipo vai a andar pela rua quando, de repente, um assaltante mascarado lhe aponta a arma e diz:

- Passa para cá o relógio!
O coitado dá-lhe o seu Rolex falso e o ladrão reclama:
- O que é isto? Esta m***a não vale nada! Passa a carteira...
O homem dá-lhe a carteira de plástico, imitação de Pierre Cardin e o assaltante encontra nela três passes de autocarro, 2 senhas de refeição e cinco euros. Já meio lixado, o ladrão diz:

- Tu és uma m*** mesmo ... o teu casaco está gasto, os teus sapatos rotos e a única coisa que parece que presta é uma reles imitação barata! Afinal, que m***a fazes na vida?
O tipo responde, quase a chorar:
- Sou professor!

E o ladrão, tirando a máscara, abraça-se a ele e diz:
- Desculpa lá, colega! És mesmo? E ficaste colocado? Em que escola?...

16 outubro 2008

Anona



O sebastianismo na selecção


A memória do povo português é muito curta. Quem foi o treinador que levou Portugal a ganhar um campeonato do mundo, mesmo nos escalões jovens e quem preparou e capultou a geração de ouro?

O que é que o Scolari ganhou? Nada.

Os jogadores são bons, temos uma boa selecção, temos um bom treinador e poderíamos ter ganho o jogo por 2, 3 ou mais , mas a bola não entrou. É o futebol. Grande desilusão diz a bola, uma vergonha diz o jogo .

Deixemos de sebastianismos. Querer o regresso de heróis, de campeões do mundo ou europeus que nunca fomos.

14 outubro 2008

volátil

a crise


Crise?
Onde estava o governo o ano passado quando se anunciavam os grandes lucros na banca?

06 outubro 2008

agricultura



Estando a terminar a época do maracujá,
Verifiquei que este ano foi difícil vender o maracujá e, no entanto,
Cada vez mais existem sumos e doces relacionados com o maracujá.

29 setembro 2008

erva



O David anda à procura de algo para a sua casa, pensa que a está muito incompleta, falta embelezá-la com qualquer coisa de extravagante e pessoal. Logo de manhã, acorda e lavando a cara, veste-se de imediato, pega na carteira e vai buscar o seu carro. De gel no cabelo, liga o carro e parte a alta velocidade. Carros e mais carros encontra pelo caminho. É camiões que pela velhice ou pela teimosia não deixam ninguém passar, mas David apanhando boa visibilidade ultrapassa o arrogante camião. Chegando ao aeroporto, apanha um avião para Lisboa.
Lisboa, terra linda, a metrópole dos descobrimentos, capital de Portugal. “Aqui irei encontrar o que preciso”- murmurava o Madeirense. Saiu rapidamente do avião com a sua pasta e apanha um táxi para o Centro de Lisboa – pediu ao taxista para o deixar no Chiado.
O engarrafamento quase que o não deixa almoçar, a fome já apertava e parecia-lhe que o táxista o estava enganando. Porém, após meia hora de táxi, chegou por fim ao Chiado. Já no centro da cidade, perguntou a um transeunte – onde fica a casa da Madeira em Lisboa.
O transeunte chamava-se António e sabia bem onde ficava a Casa da Madeira, mas não sabia muito bem como chegar lá. Então , seguiu o seu caminho até à estação de comboio, deixando para trás um indivíduo que não conhecia de lado nenhum.

26 setembro 2008

magalhães II


Os computadores entregues aos alunos do 1º ano até ao 4º ano só deveriam de ter programas que possibilitassem a aprendizagens básicas do pc, tais como o Word, o Excel e outros programas de cariz pedagógicos, de modo a incutir e treinar no aluno o uso do portátil como instrumento, ferramenta de trabalho ( daqui a provavelmente 10 a 15 anos substituirá o caderno.) Nestes Magalhães não deveria de ter o Internet Explorer e consequentemente uma ligação à internet . No entanto, esta opção poderá ser uma medida das escolas e dos próprios pais.

25 setembro 2008

Magalhães


Sabemos nós e sabe o mundo inteiro e particularmente os chineses que antes de entregares uma cana de pesca a uma pessoa deves ensiná-la a pescar. Um portátil é um excelente instrumento de trabalho para os alunos, mas será que os discentes sabem trabalhar com ele? Não. Para a maior parte dos alunos os computadores são para conversarem no msn, para sacarem músicas e filmes, para jogarem e para outros coisas mais e quando é lhes pedido um trabalho para a escola é tudo copiado. Não vale a pena tapar o sol com a peneira, não vale a pena colocarem um bonito telhado numa casa sem antes fazer-se os alicerces.
- “ Eu quero voltar para a ilha”.

18 setembro 2008

Barcelona 3 Sporting 1

Paulo Bento para o Sporting ser melhor:
Em primeiro lugar deve-se levar os melhores e o vuksevic , não estando lesionado, foi o jogador revelação no campeonato anterior e é o jogador que numa jogada pode decidir o jogo.
Em segundo lugar deve jogar no início os melhores e o Miguel Veloso está em melhor forma do que o rochemback . O rochemback está pesado, embrulha muito , perde bolas e não está a rematar bem
Em terceiro lugar deve-se colocar os jogadores na posição que jogam melhor, Miguel Veloso estava a jogar bem no meio campo e foi colocado no lado esquerdo.

12 setembro 2008

Material Escolar


A educação tem de ser encarada como um investimento e não como uma despesa. Quantos e quantos pais gastam dinheiro em coisas supérfluas , tais como telemóveis da última geração e respectiva mensalidades, vestuário de marca e caríssimo, playstation e outros jogos, quando chega a altura de comprar livros assustam-se. Ninguém reclama do preço dumas sapatilhas, da PSP, do Nókia e do MP4 , reclama-se do preço do caderno que será um instrumento de aprendizagem.

10 setembro 2008

de regresso

Perdi o meu relógio nas férias.
Quem o encontrar diga-me.
Agora preciso dele.

18 agosto 2008

de férias

de férias

08 julho 2008

IV Republica


Chegou o tempo da geração ligada ao 25 de Abril deixar o seu lugar. Uma geração que já deu o que tinha para dar e que já foi muito. Geração de governantes, políticos em geral, que já está muito partidarizada e agarrada ao perfil do bom discurso, da aparência e da influência.
Está aí uma geração já técnica e cientificamente preparada para governar um novo país livre, moderno, pragmático e produtivo. Uma geração não preparada pelos partidos que já devia de estar a governar, a tomar decisões e a reformar verdadeiramente.

04 julho 2008

Agricultura I

Hoje reparei em alguns preços de produtos agrícolas no mercado do Funchal, reparei nas origens de hortaliças, frutos e outros produtos nos supermercados e vi que de facto é difícil ser agricultor na madeira. O consumidor paga coisas regionais muito caras e a discrepância entre o preço vendido pelo produtor e a factura paga pelo consumidor é exorbitante. Um kg de maracujás no agricultor é de 2 euro e o consumidor final paga 19 euros, no mercado, e 9 euros nos supermercados com a perda de qualidade. Quem fala dos maracujás, produto característico da região, fala de outros alimentos, como a massaroca, a semilha, a batata e outros. Vamos comprar qualquer coisa cada vez mais caro e quando vamos vender é quase dado.”
O sistema comercial explora e estrangula o indefeso agricultor, que faz o papel de mero elemento paisagístico.
Num mercado livre devemos exigir clareza, numa região autónoma e turística pede-se no mínimo campanhas para consumo de produtos regionais e garantia de escoamento dos produtos a preços dignos.

20 junho 2008

portugal



empurrem, empurrem

Com estes preços, qualquer dia estamos a empurrar os nossos carros.

02 junho 2008

Selecção Nacional

Programação da TV Portuguesa

08:00 – Selecção Portuguesa.
09:45- Selecção Portuguesa
10:00 – Selecção Portuguesa
11:45- Selecção Portuguesa
13:00 – Selecção Portuguesa
14:45 – Selecção Portuguesa.
15:00- Selecção Portuguesa
16:45 – Selecção Portuguesa
17:00- Selecção Portuguesa
18:45 – Selecção Portuguesa
19:00 – Selecção Portuguesa.
19:45- Selecção Portuguesa
20:00 – Selecção Portuguesa
21:45- Selecção Portuguesa
22:00 – Selecção Portuguesa
23:45 – Selecção Portuguesa.
01:00- Selecção Portuguesa
02:45 – Selecção Portuguesa
03:00- Selecção Portuguesa
04:45 – Selecção Portuguesa
05:00- Selecção Portuguesa
06:45 – Selecção Portuguesa
07:00- Selecção Portuguesa

27 maio 2008

abacaxi



"Quando cheguei a casa à noite, a minha mulher
insistiu que a levasse a sair, a um sítio bem caro.....
..........................................................................................................................................................................
Levei-a a uma bomba de gasolina !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

Recebido duma amiga

E tenho um amigo que diz sobre os preços dos combustíveis
- Para mim tanto faz. Eu deito sempre 20 euros.

14 maio 2008

13 maio 2008

08 maio 2008

novos mamões


Funchal – Lisboa 66 £
Só !...

04 maio 2008

prosa poética I


Complica-se a vida num andar vagaroso e indefinido de quem , no seu espírito pachorrento, abana a espada no ar, raspando a abóbada da existência . Nem o vento mais forte ou a chuva fria nos desperta para a busca do fazer ser resposta ao que é visto como injusto, incorrecto e sobretudo inadmissível. Pois, a armadura pesa sobre a nossa carcaça quando o som da lira toca e continuamos na estrada da monotonia e da esperança.

17 abril 2008

nu

nu

Lavem-se os animais ,
Limpem-se as plantas ,
Adornem-se as crianças.
Suspendem-se as enxadas que a terra pode esperar.
Fechem os cadernos e os livros.
Parem de fazer o que estão a fazer,
Cheguem-se, aproximem-se,
Venham todos ver

O Rei

ZJ

14 abril 2008

Amoreira



A Amoreira

“ Morus é o nome de um género de árvores caducas, mais conhecidas por amoreiras, nativas das regiões temperadas e subtropicais da Ásia, África e América do Norte, sendo que a maioria das espécies do género é asiática.
As plantas do género Broussonetia, intimamente relacionado com o Morus, são também vulgarmente conhecidas por amoreiras.Tratam-se de árvores de porte médio que podem atingir cerca de 4 a 5 metros de altura, possuem casca ligeiramente rugosa, escura e copa grande. As folhas têm coloração mais ou menos verde, com uma leve pilosidade que as torna ásperas. As flores são de tamanho reduzido e cor branco-amarelada. As amoreiras crescem bem em todo o Brasil e Portugal e apresentam crescimento rápido, adaptando-se a qualquer tipo de solo, preferindo os úmidos e profundos. Frutifica de Setembro a Novembro no Brasil, e de Maio a Agosto em Portugal.
As amoras são frutos pendentes, de coloração vermelho-escura, quase preta, quando maduros, com polpa vermelho-escura comestível. A coloração de seus frutos varia de acordo com a espécie à qual pertencem e conforme o seu grau de maturação.
As espécies de amoreira mais cultivadas são
Morus rubra, que produz a amora-vermelha
Morus alba, amora-branca e
Morus nigra, amora-preta
Se a amoreira-branca é a preferida na criação do bicho-da-seda, que se alimenta de suas folhas, a amoreira-negra costuma ser a preferida para o consumo alimentar humano, pelo sabor mais pronunciado de seus frutos que são, também, mais volumosos. Além disso, a amoreira-negra é árvore de características ornamentais pois, apesar de não alcançar muita altura, sua copa, de folhas abundantes, proporciona boa sombra.
Todas as amoras são ricas em vitamina C e caracterizam-se por sua forma típica, gerada a partir do agrupamento de vários e minúsculos frutos que se unem formando uma polpa rica em água e açúcar. As amoras são geralmente consumidas ao natural e podem ser servidas também com creme de chantilly; são igualmente deliciosas quando utilizadas no preparo de tortas, sorvetes, compotas, geléias, doces cristalizados ou em massa, ou transformadas em vinhos, licores e xaropes.”

In http://pt.wikipedia.org/wiki/Amoreira

13 abril 2008

Goiabeira


Não coloco em dúvida a qualidade do Paulo Bento, nem muito menos a cabeça, coloca sim em causa as estratégias de jogo, os métodos de treino e o discurso. “ Tranquilidade” e “paciência” são para os adeptos, não para os jogadores, para este exige-se “garra” do início do jogo até ao fim ( Sá Pinto). Tivemos 180 minutos para ganhar o Ranger e só depois do caldo entornado , tentámos ganhá-los. Através dos jogos observa-se que os lances de bola parada não surgem efeito, sobretudo os cantos, e verifico a ineficácia dos penaltys . Quanto às estratégias de jogo, não percebo o porquê de jogadores não jogarem de início( Pereirinha), ainda não percebi o posicionamento de alguns jogadores (João Moutinho).

07 abril 2008

Violência na Televisão


( Clica na imagem para ler melhor)

04 abril 2008

Bebra




Violência na televisão
A notícia já não é um facto, um acontecimento por si próprio, mas sim uma consequência de segmentos empolgados e prolongados em dissertações, debates e comentários cada vez mais inconclusivos e inadequados, que desaguam em meras novelas jornalísticas. O último caso exemplificativo disto foi o da disputa entre a aluna e a professora por um telemóvel, que depois de noticiado por um aluno no youtube deu “pano para mangas” na comunicação social, sobretudo na televisão e qual foi a conclusão tirada e as medidas adoptadas?

27 março 2008

violência nas escolas

O 25 de Abril não só virou uma página da história de Portugal tal como virou a moeda, ou seja, na edução antes do 25 de Abril havia violência dos professores contra os alunos e agora , o outro lado da moeda, a violência dos alunos contra os professores. O evolução ou a mudança na educação não se faz com o virar de páginas, ou moedas , faz-se com, acima de tudo, bom senso e bom gosto – nem 8 nem 88.
Por isso sugiro que o Ministério da Educação deveria de dar formação de defesa pessoal aos professores. Por exemplo aulas de Karaté nas escolas para os professores.

21 março 2008

Mangueira



Avaliar é sinónimo de crescer.

A avaliação como processo contínuo e exigente deve basear-se em factos e conteúdos adquiridos. Uma avaliação mais substancial deve partir de pressupostos para um processo de ensino/aprendizagem gradual e enriquecedor. Ou avaliamos na base das estatísticas, nas alíneas da lei , com base em formalismos duvidosos e progredimos num ensino burocrático e laxista , ou enveredamos por um ensino mais consistente em atitudes, esforços, procurando incutir o rigor e crítica de modo a formar pessoas competentes.
Avaliar é dizer que estás a proceder mal e deves fazer assim para melhorares e não dizer estás a fazer mal, portanto não fazes mais.

16 março 2008

pensamento IV

Igualdade de oportunidades ou a oportunidade de ter oportunidades

04 março 2008

habitante

Não contei a população mundial, nem contei a população da china apenas contei algumas cidades e regiões de algumas zonas do mundo. A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos da América, com a sua população de quase 33.871.648 habitantes. A cidade de São Paulo , Brasil, segundo dados recolhidos em 2007, possui 10 886 535 habitantes, ultrapassando a população portuguesa : 10 599 095 ( 2006). A ilha da Madeira, segundo os censos 2001, apresenta-se com 244.098. Em 2004 contam-se 8.491 habitantes no concelho de Santana, dos quais 1609 são de São Jorge. Juntando-me a esses 1609 obtenho o número total de habitantes da freguesia de São Jorge: 1610.

01 março 2008

para rir

eescola

PT Comunicações um estado dentro do estado.
O programa novas tecnologias eescola resume-se a um contrato, a um crédito, um grande negócio entre as operadoras móveis e o governo.
Também devíamos de saber que ninguém não dá nada a ninguém
1. Teremos de estar vinculados á mesma empresa durante três anos, com a precariedade laboral existente;
2. Em três anos pagámos o portátil;
3. O serviço de internet é caro e com pouca qualidade.
Alargaram o programa eescola - grande negócio.

21 fevereiro 2008

Fidel Castro



Sem ódio nem paixão, a pergunta não deixa de ser pertinente: Será democrático exigir que outros países sejam Democracias?
Em vez de embargos , da força militar e de serviços secretos , que podem provocar a raiva e ódio entre povos e consequentemente o terrorismo, poder-se-ia utilizar a diplomacia, a pedagogia, as várias vertentes da cultura, desde a música ao desporto, desde o intercâmbio de ideias e de pessoas aos meios de informação, para transmitir e garantir os direitos humanos nos países como Cuba, Iraque e outros.

17 fevereiro 2008

Lapa II


A tangente existencial Na vida há momentos fundamentais , que mudam por completo o nosso caminhar , o nosso sentido existencial, nem que seja pelo facto desse momento nunca mais se repetir . É esta a nossa vontade, o nosso desespero, a angustia suprema do penso logo existo. Sem dúvida, que nunca poderei tentar noutra vida! Pois, existem decisões na vida que não podemos adiar. Por vezes pensamos que mais tarde digo qualquer coisa , ou , mais tarde resolvo este problema. Não. A existência obriga-nos a tomar decisões importantes sejam elas pequenas ou grandes, serão inevitavelmente importantes , porque podem mudar a linearidade da vida.

05 fevereiro 2008

Prémio




Recebi de Zona livre-sjorge (http://freespirit-sjorge.blogspot.com/) o prémio "Diz que até não é um mau blogue"! Agradeço a sua simpatia, aconselhando a todos vós uma visita ao seu espaço de reflexão. Agora, cabe-me atribuir o mesmo prémio a outros 7 blogs. Sem qualquer ordem de preferência ou esquecimento, aqui estão os meus premiados:

1. http://perolasnocharco.blogspot.com/
2. http://recordaxoes.blogspot.com/
3. http://www.navegadormensal.com/
4. http://garachico2007.blogspot.com/
5. http://www.ostormentosdolinho.blogspot.com/
6. http://dizedores.blogspot.com/
7. http://bibloslandia.blogspot.com/

Os premiados devem:
a) escrever um post indicando a pessoa que lhes deu o prémio mostrando
a tag do prémio e as regras;
b) indicar outros 7 blogs para receberem o prémio;
c) exibir a tag do prémio no seu blog.

29 janeiro 2008

24 janeiro 2008

Um pensativo cigarro

Se o director da ASAE( Autoridade da Segurança Alimentar e Económica , primeiro responsável pela aplicação da proibição ao fumo em locais públicos pode fumar no casino, o Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira pode fumar no restaurante, os deputados da Assembleia da Republica, que deviam ser os primeiros a dar o exemplo, podem fumar na varanda da Assembleia, embora legal, porque é que eu, manjedoura, simples e pacato cidadão do mundo, tenho de cumprir a lei?

17 janeiro 2008

Afunilamento


O Irritante barulho do ditador despertador acorda Fernando para mais uma jornada. Já frente aos espelho surge-lhe o cansaço matinal e depois de lavar a cara, Fernando pensou na vida.
Todos os dias a mesma coisa, sempre a mesma rotina, é injusto e desumano. Mecanismo diários que já começam na tenra idade com o aparecimento das creches , duma violência extrema exigida pelos caprichos da modernidade. Infantários e escolas comandados por ponteiros e gradeamentos batem-nos com as esporas e colocam-nos garrotes para o resto da vida. Bem! Está na hora, tenho de ir para o trabalho.

13 janeiro 2008

Para quando o novo aeroporto em Lisboa?


A grande pergunta a fazer sobre o novo aeroporto de Lisboa, não é onde fazer, nem como construir, mas sim quando é que estará pronto?
Há cerca de 10 ano foi pensado construir o aeroporto na Ota e andámos até hoje a discutir , a analisar, a fazer estudos técnicos e ambientais, a dar pareceres, a criar comissões para agora fazê-lo noutro lugar. Acho que não é necessário tanto tempo para fundamentar decisões técnicas, teóricas ou políticas. Agora, não fazendo na Ota, o Governo tem de recompensar os autarcas da zona oeste. Então , esta primeira parte/Ota foi para os apanhados!
Estamos em Janeiro de 2008 e parece que o novo aeroporto será construído em Alcochete, na Margem Sul, juntamente com uma nova travessia do Tejo. Será que agora segue-se 10 anos de discussões, estudos , comissões, orçamentos, debates e aprovações para em 2018 lançar o concurso público para a construção efectiva do novo aeroporto, ou este Governo irá a curto prazo desempenhar um dos poderes para o qual foi eleito: poder executivo, executando o projecto do novo aeroporto de Lisboa.
Assim, pelas minhas contas de simples cidadão e percebendo um pouco da burocracia e do funcionamento das instituições em Portugal , prevejo a inauguração do novo aeroporto de Lisboa para no mínimo dos mínimos em 2025 com uma derrapagem orçamental do costume . Nesta previsão excluo a hipótese de uma mudança de governo trazer alterações profundas, tais como, não fazer o aeroporto.
E Portugal é isto, passamos demasiado tempo ( 20 anos) a discutir, a analisar, a estudar e a comentar uma grande obra de interesse para o país que ainda está para fazer e depois ficamos admirados e tristes por estarmos na “cauda” da Europa. Aguardemos, também, pela questão do TGV.

08 janeiro 2008

03 janeiro 2008

Anona

A propósito do proibido fumar.
Antes de mais concordo com a lei aplicada a partir do dia 1 de Janeiro de 2008. Acho que a lei terá um efeito prático nas pessoas que querem deixar de fumar. A lei tornará espaços públicos, bares, restaurante e outros mais saudáveis. Acredito, também, que a aplicação da lei será eficiente, pela bom civismo dos fumadores e não pelo apontar do dedo dos não fumadores.
Sendo uma lei uma medida política deverá apontar para diversos aspectos do tabagismo. Pergunto pelas campanhas de prevenção, onde estão as acções de sensibilização nas escolas contra o tabaco e será que os fumadores podem ter direitos?