Hello, ladies!
Vou dar uma pausa hoje, nesta semana, para falar um pouco de outro assunto que não seja de esmaltes.
Na India, está passando um comercial da Ariel que é muito interessante. Aqui está ele com legenda. Esse é o tipo de comercial que faz a gente pensar, embora não seja necessário apenas um comercial para que a gente pense e questione muitos comportamentos antiquados e machistas por aí.
Desde pequenas, sempre vemos as nossas mães, avós, enfim, fazendo todo o serviço doméstico, enquanto os homens ficam assistindo TV, jogando futebol, qualquer coisa, menos ajudar as mulheres. Ainda nos dias de hoje, vemos que meninas são (des)educadas a fazerem o serviço doméstico, brincar de casinha, de boneca, enquanto os meninos são incentivados aos jogos, às competições. Lógico que tem pais e mães (e na Europa e Estados Unidos, isso é muito comum), colocando meninos e meninas para ajudarem nas tarefas domésticas, sim.
O resultado disso, muitas vezes, é que os meninos ao crescerem, são mais competitivos, focados no trabalho, no estudo, na carreira; enquanto a mulher acaba ficando focada em casamento, filhos... a carreira e o trabalho, muitas vezes, acabam ficando em segundo, terceiro, quarto plano... Frustrante.
Neste comercial, o pai pede desculpas a filha pela educação que ela teve e pela educação que os homens, na sociedade indiana principalmente e em qualquer sociedade patriarcal, tem. Lógico que há pontos parecidos e outros bem distantes, e que nem todos os homens fazem das mulheres empregadas, mas é uma questão a se refletir.
Desde adolescente, sempre acreditei que mulher tem que ter seu trabalho, seu estudo, sua carreira, sua casa, seu espaço, suas conquistas, mas a sociedade (ainda) insiste em nos nivelar apenas como mães e donas de casa. Tem muita coisa mudando, certamente, muitas conquistas, mulheres guerreiras, esportistas, engenheiras, advogadas, juízas, delegadas, mecânicas, médicas, cirurgiãs e por aí vai.
Lugar de mulher é em todo lugar, mas ainda temos muita luta pela frente, ainda somos assediadas covardemente, as roupas que fazem para as mulheres insistem em ser muito pequenas, apertadas, desconfortáveis, os sapatos são absurdos... enquanto isso, os homens tem roupas mais confortáveis e funcionais, sapatos decentes... e quando a mulher procura um look mais confortável, aparecem os seguidores dos "Esquadrões da Moda" da vida, tentando desrespeitosamente, lhe impor um estilo dito "feminino" ... me poupe! Formas de impor regras, sem levar em consideração a essência e o estilo da pessoa.
Eu sei que o Dia Internacional da Mulher é na semana que vem, mas hoje, depois de ter visto esse comercial, eu tinha que fazer um post diferente... Eu queria escrever muuuito mais, mas, infelizmente eu resumi esse espaço apenas aos esmaltes... várias vezes eu já tive vontade de fazer alguma alteração nele e escrever mais do que penso e como vejo o mundo. O Rock ur Nails! precisa mudar ... minha vida mudou tanto nos últimos anos desde que eu o lancei...
Um grande abraço à todas as mulheres e, quando digo todas, são todas mesmo!