A Bibi perguntou o que se "aprende" nesse curso e eu vou responder por aqui. ;)
Possivelmente não é assim em todos os cursos, até pq existem cursos mais curtos e mais extensos, mas acho que a "idéia" é sempre a mesma.
Chegamos às 08:30, na verdade eu cheguei, Rafael demorou uns 20 minutos, fomos pra uma salinha pegamos nosso crachás, um livro de cantos (com músicas diversas que iam de "Tem Anjos Voando Nesse Lugar" até Amor I Love You) e um formulário pra preenchermos com a nossa opinião sobre as palestras e o curso em si. Por volta das 09:15 fomos pra uma outra sala e então as palestras começaram.
Primeirao o Pároco da Igreja falou um pouco sobre o sacramento do matrimônio, sobre o pq dos vários formulários que precisam ser preenchidos, sobre as ocasiões onde o casamento pode ser anulado pela Igreja e tals. Depois um casal casado a mais de 30 anos falou sobre a harmonia conjugal, contaram alguns casos (e claro que a boba aqui chorou, rsrs), depois tivemos uma dinâmica (o grupo maior foi separado em 3 subgrupos e fomos cada grupo pra uma salinha), cada grupo tinha que ler e refletir sobre uma passagem biblíca, a nossa falava sobre o Amor, depois de uns 50 minutos retornamos pro salão e cada grupo apresentou suas reflexões e fomos almoçar. (ah e tudo isso intercalado com muita música)
No retorno do almoço um senhor falou sobre a necessidade do diálogo no relacionamento, logo depois um casal falou sobre sexo e apresentou um metodo anticoncepcional natural baseado na observação do muco (acho que é Bilis ou algo assim o nome do método, rsrs) e de novo descemos pra salinha da dinâmica dessa vez tinhamos que escrever 3 qualidade e 3 defeitos do respectivo, o casal representante do grupo lia sem citar o nome e nós tínhamos que adivinhar qual era o papel que dizia respeito a nossa pessoa, depois voltamos pro salão apresentamos nossas conclusões sobre e fomos lanchar.
Nessa hora os pais (que receberam um convite ao longo da semana) entravam no salão e lanchavam com a gente, depois eles ficavam lá pra ouvir uma palestra sobre a saída dos filhos de casa. Enquanto isso, pra gente um outro Padre falava sobre o matrimonio e o direito canônico, mas ai o assunto acabou meio que desvirtuando e ele respondeu várias perguntas sobre o caso da menina de 9 anos... Por fim, um outro casal falou sobre as diferenças e dificuldades de 2 pessoas se tornarem 1.
Eu achei meio chatinha a palestra sobre sexo, principalmente a parte que tentava explicar como o método lá funcionava e confesso que não prestei muita atenção no que o último casal falava, rsrs.
Mas no mais, gostei.
Uma coisa que eu comentei ao longo do curso com o Rafael é que era visível a empolgação dos casais que ali estavam envolvidos na preparação do curso, todo mundo alegre não importava se tinham 30 ou 60 anos, se eram palestrantes ou estavam servindo o refrigerante. Achei isso tão bonito... Pq nós noivos tínhamos que estar ali afinal sem o tal "certificado" não dá pra casar, mas aquelas pessoas todas com filhos (alguns com filhos pequenos), estavam ali doando o seu tempo sem visar nada material. Acho que isso tb serviu de lição. :)