domingo, dezembro 30, 2007
quarta-feira, dezembro 26, 2007
Conto de Natal
Aproximava-se o Natal naquele ano longínquo, numa aldeia beirã. Francisca, a menina da aldeia de quem vos falei no início deste Blog, completara recentemente 10 anos e estava longe de adivinhar que em breve receberia o seu primeiro e único presente em toda a sua infância! Muito menos podia adivinhar que tal facto a marcaria para sempre!
Recebera-a em silêncio das mãos da Tia Maria de Jesus que chegara da cidade com os primos para uma das muitas visitas relâmpago a casa da avó Matilde.
Lembra-se que foi junto à lareira e que sentiu tal emoção que não conseguiu articular palavra. Os seus olhos brilhavam de alegria! Ficara fascinada e logo resolveu baptizá-la de Lurdinhas, como a sua única amiga com quem partilhava os maus momentos porque os bons nem uma nem outra os conheciam.
Mas a alegria de Francisca não duraria muito tempo! Deslumbrada com a sua boneca, ia a pouco e pouco descuidando os afazeres domésticos de que era incumbida, dedicando-se entusiasticamente à nova vocação de costureira de minúsculos vestidos, chegando a destruir uma peça de vestuário da irmã para o efeito. E as ameaças não tardaram:
- Um dia queimo-te a matrafona! Dizia-lhe a mãe desesperada.
- Maldita a hora em que alguém se lembrou de te dar esse monte de trapos! Nunca mais cumpriste com os teus deveres!
E um dia a ameaça concretizou-se! Francisca mantinha sempre a boneca escondida numa velha caixa de cartão debaixo da cama onde dormia com a irmã mais velha. E uma tarde, ao chegar da quinta, onde durante toda a manhã ajudara a semear batatas, encontrou esta vazia! A sua linda boneca tinha desaparecido! Chorou e esperneou o resto da tarde, mas de nada lhe serviu. Nunca mais voltaria a ver a Lurdinhas!
Só algum tempo depois conheceu o seu trágico destino ... jazia no fundo dum poço com cerca de 10 metros de profundidade, junto com todo o tipo de lixo e detritos, incluindo animais mortos. Será por isso que ainda hoje, quase meio século decorrido, Francisca mantém um fraquinho por todo o tipo de bonecos?
Daquele episódio não guarda qualquer mágoa, retém apenas a lembrança e aceita o facto como inerente à sua desafortunada infância.
domingo, dezembro 23, 2007
Recortes de vida
Achei o CUBO da Ell do Bichinho de Conta muito fascinante e com a dica que me deu, foi fácil transpor para aqui a ideia. Coloquei fotos antigas com apenas uma minha actual e o conjunto ficou bonito.
Gostei tanto da ideia que um dia destes a vou repetir com outra gama de fotos mais recentes, talvez até inclua o padrinho :)
hostdrjack.com
quarta-feira, dezembro 19, 2007
Natal em Paz
ser portadoras de paz..
De afagos..
De carinho...
Que escorra delas os mais límpidos sentimentos..
de bálsamos..
de alívio..
de força..
de luz...
Que possam ser espraiados na terra árida..
fazendo germinar o amor entre as pessoas..
Multiplicando cada melhor essência de nós..
Fazendo-nos fortes ao meio à tempestade..
Deixando-nos ver o sol que nasce..
Que rompe a noite..
Que se faz dia..
Que se faz belo..
Que se faz vida!
Que se chama amor...
(Jane Lagares)
sábado, dezembro 15, 2007
Vidas por um fio
De vez em quando parece ser necessário que ocorram incidentes para nos lembrarmos o quanto insignificantes somos. Há cerca de 3 semanas uma aparatosa queda de cavalo levava o coração de um pai a pulsar violentamente, temendo um desfecho trágico.
Agora inverte-se a situação ... o filho, ainda convalescente, aguarda junto à cabeceira do pai que a intervenção cirúrgica a que foi submetido de emergência, na sequência de um AVC, tenha sido o passo certo e decisivo, e que de novo os raios da estrelinha voltem a brilhar em seus corações ... se possível ainda neste Natal.
quarta-feira, dezembro 12, 2007
terça-feira, dezembro 11, 2007
Parabéns, Laura!!!
Finalmente chegou o grande dia! Está tudo pronto para a FESTA, aguarda-se apenas a chegada dos convidados.
Laurita, faz deste dia um dia maravilhoso, fantástico, inesquecível! Onde apenas haja lugar para alegria e coisas boas.
Muitos miminhos ... Um beijo e siga a música!!!
* Vida o poema *
Se assim a quisermos fazer
Nem tudo serão rosas
Mas tudo faremos para vencer
Coisas más e coisas boas
Coisas tristes e alegres
Tudo se junta num bolo
Só temos de separar as pestes
A vida é o maior poema
Desde que nascemos até morrer
Mas enquanto a vivemos
Temos de aproveitar e fazer tudo para a merecer
Não vale a pena andarmos tristes
E se tristes estamos temos de nos alegrar
E com essa alegria contagiar os outros
Para do poema fazer algo de encantar
E se nos mantivermos alegres
Com essa alegria podemos ajudar
Todos os que quisermos
E que se deixem libertar
(Blue Heaven)
quinta-feira, dezembro 06, 2007
É bom ser assim recebida
Numa família de 9 Elementos (incluindo cadela e 4 gatos), a Nikita é a única a manifestar-se nos momentos da partida e chegada!
É assim que muitas vezes ela espera por mim. Parece saber o horário do autocarro, sai pela porta das traseiras para o quintal, sobe ao terraço, percorre o telhado e fica assim nesta pose.
Assim que me vê entrar o portão, desata a correr, fazendo o percurso inverso no maior alarido até que lhe abrimos a porta e me cobre de lambedelas.
Sabe tão bem,ao fim dum dia de trabalho ser assim recebida ...
segunda-feira, dezembro 03, 2007
Uma piscina é que era !!!
Ampliando a foto tirada do fundo do meu quintal, veja-se como o terreno está coberto de folhas secas e hastes de árvores e além disso, está quase despido ... não se vê uma única couve galega, daquelas com que se faz o caldo verde!
Imaginem que há dias fui forçada a fazê-lo com folhas de couve tronchuda, das que se consomem pelo Natal que, a par dum pequeno rectângulo de nabiças, visível na foto ao lado, são os únicos 2 cantinhos viçosos! Pode uma coisa destas???
Quanto à horta propriamente dita, também está a perder qualidade! As couves supostamente tronchudas, ou penca de chaves, de tronchudas têm muito pouco, mais parecendo vulgares couves portuguesas.
Já lhe sugerie que arrumasse os utensílios e mandasse instalar ali uma piscina. Não seria boa ideia? eheheheh
sábado, dezembro 01, 2007
Licor de tangerina
Comecei pelo licor de tangerina. A cor ficou um pouco desbotada, talvez devido ao deficiente grau de maturação das tangerinas, mas o sabor posso garantir-vos que é excelente!!!
Receita:
12 tangerinas bem maduras
1 litro de aguardente
600ml de água
600g de açucar
1 pau de canela
Modo de fazer:
Cortam-se as cascas das tangerinas o mais fino possível e colocam-se num frasco de boca larga com a aguardente e o pau de canela, durante 1 mês. Durante esse tempo vai-se agitando o frasco (1 ou 2 vezes ao dia).
Lavam-se as cascas nos 600ml de água e leva-se esta ao lume com o açucar. Ferve durante 5 minutos, deixa-se arrefecer um pouco e junta-se à aguardente.
Coa-se e engarrafa-se.
E pronto! Recomenda-se que a garrafa se mantenha fechada e deve ser bebido no Natal! Esta é a parte mais difícil da tarefa ... não garanto que chegue assim até lá eheheh
quinta-feira, novembro 29, 2007
Prémio
Grilinha, a Inseta com mais garra e mais positiva que conheço, uma muito querida amiga, após um curto período de recolhimento em "toca" ligeiramente diferente do seu habitat natural e, eventualmente afectada por exposição aos mais diversos compostos químicos, álcoois e outros que tais, passou-se e elegeu o Blog Pascoalita merecedor deste prémio! Está visto que o repouso lhe turvou a vista eheheh
1. Este prémio deve ser atribuído aos blogs que considerem serem bons, entende-se como bom os blogs que costuma visitar regularmente e onde deixa comentários.
2. Só e somente se recebeu o “Diz que até não é um mau blog”, deve escrever um post: Indicando a pessoa que lhe deu o prémio com um link para o respectivo blog; A tag do prémio; As regras; E a indicação de outros 7 blogs para receberem o prémio.
3. Deve exibir orgulhosamente a tag do prémio no seu blog, de preferência com um link para o post em que fala dele. (Opcional) Se quiser fazer publicidade ao blogger que teve a ideia de inventar este prémio, ou seja – Skynet - pode fazê-lo no post).
Nota: Devo um pedido de desculpas ao Silêncio Culpado que já me tinha nomeado e eu, por falta de disponibilidade e algum comodismo à mistura, ignorei.
* Os 7 nomeados são *
2 - Uma taurina dotada de requintado sentido de humor - Ahlka
3 - Um Escorpião rabiteso e de rabo alçado - Jotabê
4 - Um amigo do outro lado do Atlântico - I.S.Alves
5 - Uma top model sem ocupação - Betynha
6 - Um gentleman das redondezas - Carlos II
7 - Uma escorpiona enigmática e muito sexy - Adrianna
domingo, novembro 25, 2007
Vazia de ideias ...
Agora que finalmente acabei as tarefas, sinto-me cansada, frustrada e ... completamente vazia de ideias !!!
terça-feira, novembro 20, 2007
"Barrela ao interior"
No passado Domingo, eu e a nina africana, estivemos a braços com uma árdua tarefa!
Um nosso amigo, adepto de produtos naturais, de tempos a tempos procede a uma "higiene do interior", seguindo-se depois um período de desintoxicação baseada numa alimentação saudável.
Como nós duas estamos sempre prontas para novas experiências, resolvemos seguir-lhe o exemplo. Pedimos-lhe que adquirisse para nós o "purgante" que habitualmente usa e curiosamente apareceu-nos com uma "fórmula para mulheres", o que quer dizer que também há diferenças anatómicas a nível do "canal" eheheh
Como fomos bem elucidadas dos procedimentos a seguir e dos efeitos do produto, destinámos ambas um dia exclusivamente a essa tarefa! O Domingo pareceu-nos o melhor dia e combinámos ir fazendo o ponto da situação via SMS.
No meu caso: Levantei-me, fiz a "mistela" segindo as indicações da embalagem e tomei a dose (única toma) cerca das 10 horas! 5 minutos depois começava a romaria a caminho do WC, repetindo-se a cena cerca de 12 a 15 vezes nas 12 horas seguintes, com intervalos de 15 a 30 minutos.
No caso da africana: Passou 1 hora ... 2 horas ... 3 horas e ... nada! Dizia-me ela num SMS:
- Claro que comigo tinha de ser diferente! Calhar devia ter pedido a dose para homem! Até já usei um complemento (microlax) mas nem assim eheheheh
De qualquer forma, passámos ambas à fase da "pós limpeza" ou seja, iniciámos um regime alimentar de baixo valor calórico. Daí que ontem me tenha ficado por um mísero cm quadrado do excelente "pão de ló" do post anterior!!!
Fica prometido que daqui a exactamente 1 mês darei conta do resultado do "sacrifício". Entretanto tentarei esquecer as guloseimas com que sonhava no passado Domingo eheheh
segunda-feira, novembro 19, 2007
Pão de Ló encharcado com cobertura
Ingredientes:
12 ovos
12 colheres (sopa) de açucar
12 colheres (sopa) de farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de fazer:
Batem-se as gemas com o açucar, junta-se a farinha (com o fermento) aos poucos e vai-se batendo. Por fim juntam-se as claras em castelo. Coze em forno médio cerca de 30m.
Calda:
200g de açucar
300g de água
casca e sumo de 1 limão
Modo de fazer:
Ferve-se o açucar com a água e a casca de limão durante 3m. Junta-se o sumo de limão, mexe-se e reserva-se.
Cobertura:
1 tablete de chocolate (200g)
1 colher (chá) de manteiga
5 colheres (sopa) de leite
Modo de fazer:
Levam-se todos os ingredientes a derreter ao lume em banho maria (ou micro-ondas), deixa-se repousar alguns minutos e com a ajuda de uma espátula, cobre-se todo o bolo (este deve estar frio ... pode ser feito de véspera)
Nota 1: - Deixar arrefecer o bolo 5 a 10m antes de colocar a calda
Nota 2: - A cobertura (quente) é colocada sobre o bolo frio (ou feito de véspera)
domingo, novembro 18, 2007
Escorpião fácil de contentar eheheh
- Onde é que pagas hoje o almoço? Ainda resmunguei, hummm não me apetece mesmo nada nem estava nos meus planos sair! Já me via colada ao sofá, a Nikita enroscada aos meus pés, a mordiscar biscoitos e a "devorar" fitas na tv eheheh
Lá despi o roupão, enfiei-me no duche, a fim de recuperar alguma energia e cerca das 11 horas rumámos em direcção à Ericeira, Ribamar, só parando junto à praia Formosa, em Santa Cruz.
Muito me surpreende ver aqui o "Penedo do Guincho" (?!?!) Como terá ele vindo cá parar? Será que este pedaço de rochedo se embeiçou por uma rocha destas bandas e se desprendeu dos grandes rochedos do Guincho e se arrastou até cá? A paixão tem destas coisas eheheheh
Já há vários anos que aqui não vinha e já tinha saudades destas engraçadas e confortáveis cadeiras. Aproveitei para tirar várias fotos, mas tive a infeliz ideia de "apanhar uma certa cachopa" observando panorama, o que acabou por estragar o cenário.
O mar estava calmíssimo, praticamente sem ondulação, creio que é chamado "mar chão", melhor que em muitos dias de verão, mas sentia-se uma aragem e hoje o sol não estava disposto a sorrir.
No regresso fizemos paragem em Porto Novo, para observarmos o Rio Alcabrichel e a beleza paradisíaca do vale onde se situa o complexo termal do Vimeiro que possui diversos atractivos turísticos: um campo de golfe, um centro hípico, um espaço para a prática de Bungee jumping e Rappel e dispõe incluisvé de uma piscina de água aquecida.
Aqui fui desafiada para uma experiência radical (um salto no elástico), mas não sou tão aventureira assim ... gosto de sentir
os pés bem assentes no chão eheheh
Este campo de golfe vazio fez-me lembrar a Ahlkinha que gosta de dar umas tacadas e se tivesse vindo comigo teria o espaço inteirinho só para ela eheheh
Não podia deixar de destacar o famoso rochedo da praia de Santa Rita, que ostenta a imagem da santinha (Santa Rita?) cuja estória confesso que não conheço e de certa forma me intriga !!!
À tardinha ainda visitámos um horto, onde comprei um pequeno presente para me oferecer ... esta planta de interior ... "canas da India" (???)
E pronto! Foi um dia diferente, adorei o passeio e, como digo em cima, não é preciso muito para me sentir feliz ... contento-me com um pequenito agrado.
segunda-feira, novembro 12, 2007
Magusto no Escritório ...
Hoje, pelas das 16 horas, ouviu-se uma voz de comando na Secção gritar em voz alta ... pessoal, as castanhas estão no ponto!!! Tínhamos improvisado uma pequena mesa, abrimos 2 garrafas de "vinho rosé" colheita caseira 2006(?) com sabor a Cartaxo e o pessoal fez um "intervalo" para saborear as castanhas que um dos colegas carregou na mochila ... sem dúvida, as castanhas de Chaves são excelentes!!!
Fomos alternando com um naco de bola de carnes e uma fatia de tarte de maçã e noz que estavam igualmente óptimas! O único senão é que se torna difícil manter a linha eheheh
Só pelo convívio e camaradagem que estes momentos proporcionam, valeu a pena eu ter vindo carregada com todos os "tarecos" eheheheh
sexta-feira, novembro 09, 2007
O "Résteas de Sol" faz Um ano!!!
É provável que ainda esteja na memória de muitos como tudo começou ... uma Laurinha mostrando alguma resistência à ideia de ter um Blog só seu ... o nosso Amigo Marius70 a surpreendê-la com um espaço com o qual ela depressa se familiarizou ... a euforia de principiante ... o entusiasmo inicial que até hoje nunca deu sinal de esmorecer, tendo ocorrido apenas 2 pequenitas interrupções forçadas eheheh
Desses primeiros momentos lembro o poema da sua autoria, em agradecimento ao Amigo Marius70 que a Laura publicou logo no dia da inauguração ... aqui
"Um verso para ti amigo!!!
a agradecer teu carinho
e tanta tanta afeição...
O que me vai no coração
é uma enorme gratidão,
pela constante atenção...
Fiquei toda enlevada
com a prenda que recebi
não esperava mesmo nada...
E assim termino meu amigo
este pequeno versinho
que... foi feito com carinho..."
(Laura)
segunda-feira, novembro 05, 2007
Insignificâncias que traduzem mimos
No verão de 1994 mudámo-nos para cá e desses costumes assim como do hospitaleiro vizinho, resta a lembrança na nossa memória.
Ontem, cerca das 16,30 senti-me reportada a essa época! Ouvimos tocar a campaínha e demorámos alguns segundos a atender, eu por estar ocupada na cozinha, o meu manel por achar sempre que a função de abrir a porta é tarefa que cabe à dona de casa, dizendo frequentemente:
- Vai lá! Não deve ser para mim, ou se for, não deve ser para me darem nada!"
Quando abri a porta não vi ninguém. Avancei até ao portão e descortinei ao fundo da rua, prestes a entrar na estrada principal, a traseira dum BMW azul escuro, deduzindo que se tratava do meu amigo "Baixinho" que mora a 3km da minha casa.
Voltei para dentro e junto à porta, sobre o tapete, recolhi esta caixa de dióspiros, especialidade que neste preciso momento acabo de descobrir que também é conhecida, imaginem, por "erva-das-sete-sangrias " heheh
quinta-feira, novembro 01, 2007
Férias no Alentejo ... III parte
por Africana ...
"À saída do restaurante "o Carlos" rebolámo-nos a rir ... estava um senhor com um jornal debaixo do braço à conversa com outro, a tia pensava que era uma estátua e ia prontinha para lhe "roubar o jornal" na brincadeira, hihihihhi se o homem não se mexesse no exacto momento em que ela ia estender a mão! Por pouco não fiz ali uma mijinha eheheheh
Daí fizemos paragem em Portalegre, mais um passeio, mais uma fotos, umas cervejolas e, claro, mais um castelo à nossa espera ... o de Castelo de Vide, onde íamos montar mais uma vez o quartel general e permanecer até Segunda Feira, dia do regresso.
Ficámos na "Pensão Isabelinha", muito linda por sinal, mas primeiro que déssemos com ela foi outro tanto tempo a andar de trás prá frente, finalmente lá a descobri num virar de cabeça.."olha, é ali"!!! eheheh
A Dona, uma senhora de 89 anos, toda desempoeirada e quando nos atendeu vinha a reclamar com o marido. -"Ai este meu marido, está mesmo chato, passa a vida a fazer as mesmas perguntas" !!! E pergunto eu a sorrir: - Mas que idade tem o senhor? Resposta pronta, com um ar de quem não entendia o porquê da pergunta, parecendo falar de alguém com 50 anos, - 93!! ahahahah estes alentejanos são o máximo! Deve ser do ar puro eheheh
À São e Jorge tinham-lhe destinado um belíssimo quarto de casal em baixo e o nosso quarto em cima tinha 2 camas. Faltava uma cama para a tia, pois estava tudo lotado, mas para não andarmos mais tempo à procura de sitio para ficar, a tia ficou no nosso quarto, bastante grande por sinal e não me incomodou nem um pouco.
Entretanto chegou um casal em lua de mel e a São cedeu-lhes o quarto e foi recambiada para o piso de cima, num qurto também de 2 camas junto ao nosso! Coisas de veraneantes que em tempo útil não fizeram reservas ahahah estou a falar de nós os 5, claro !!! Mas o certo é que Castelo de Vide estava pejada de gente de excursões que chegavam a toda a hora. Pelos vistos é muito visitada.
Nesse dia à noite fomos comer a um bar, "O Flamingo" e o pessoal ia-se escangalhando a rir comigo ... procurava uma caneta no fundo da carteira, para tomar umas notas do roteiro, sem as quais não poderia contar-vos nem metade, puxo por ela, pensava eu, e sai-me de lá um microlax!!! Para quem não sabe, trata-se de um mini clister, que me acompanha sempre quando viajo, dado que costumo sofrer de prisão de ventre ... Só eu! Bem, a minha carteira é uma espécie de loja de conveniência ou banca de feira!!!
No sábado, fomos a Valência de Alcântara, em Espanha, demos uma volta, atestámos o carro e voltamos para Marvão, (no píncaro de um valente monte) onde havia o 2º. festival árabe em homenagem ao fundador da vila de "Marvan" Al Mossamá, que foi tambem o fundador de Badajoz, uma festa toda ela transpirando a àrabe.
Tudo vestido a rigor, na praça ardia uma fogueira onde um porco inteiro assava e havia um par de burros para quem quisesse passear de jerico. Aí fomos atacados por uma praga de insectos cujo nome desconheço, mosquitos gigantes, esguios e longos equipados com uma espécie de tenaz (chamam-lhe "bichas cadelas"). Eram às centenas e estranhamente não parecia incomodarem minimamente os habitantes, mas nós ficámos cheios de comichões!!!
Não entrámos no castelo, porque ouvimos dizer que lá em cima a tal bicharada era aos milhares e ficámos cá fora! De notar que encontrámos sempre tudo limpo e bem cuidado. Almoçámos por lá, rodeados de gente vestida com trajes tipicamente árabe!
Regressámos a Castelo de Vide onde jantámos, passeámos pela vila à noite e fomos descansar.
No dia seguinte, domingo, tirámos o dia para visitar Castelo de Vide, a sério! Bem, quem julga que o Alentejo é todo plano, está bem enganado ... digo-vos que apanhámos cada subida e descida mais íngreme que se não dispuséssemos de bons "travões" de pé, depressa aterrávamos cá em baixo!!! A tia sempre a par e passo! Nunca vi!!! Mulher de fibra, hen??? Para quem não sabe, tem 91 anos, 1 metro e meio de altura e pesa 39 kg!!!
Fomos a tudo o que era histórico, castelo, judiaria, sinagoga, igrejas, muralhas, etc..Ainda fomos à Srª. da Pena, que fica num ponto montanhoso do outro lado da Vila. Nunca vi tantos penhascos, montes e precipícios no Alentejo! ahahahah
Segunda Feira arrancamos de volta à selva, Lisboa. Almoçámos em Ponte de Sôr, onde o Jorge se viu obrigado a comprar uns sapatos porque os dele também já se vinham a rir, suponho que fruto de tanta chuva.
Chegámos a casa pelas 16.30, a minha mãe a), que levara os dias a perguntar por mim e a questionar quando eu voltava, assim que lhe dei dois beijos e um forte abraço e viu que era mesmo eu, desatou num pranto para logo se desatar a rir com as estorietas que fui contando sobre a viagem. A Cris, a moça que me toma conta deles durante o dia, o meu pai b) e a minha mãe muito atentos fizeram questão de ouvir tudinho e dizia a minha mãe a dada altura:
-Não fui contigo filha, mas é como se tivesse ido. Obrigada por me contares a tua viagem.
beijinhos a todos e um forte abraço"
Fim do passeio
da nina africana :)
a) -- A D. Sofia, mãe da africana tem 80 anos, sofre da doença de Paget e de Alzheimer e está acamada há quase 1 ano;
b) -- O pai, com 88 anos presta a ajuda possível, mas está muito debilitado.