sexta-feira, 9 de setembro de 2016

[Dica] Bebida de coco

Hoje não vos trago uma receita mas uma dica. Preparar bebida de coco em casa é muito fácil, basta ter coco ralado! Importa que se escolha um coco ralado de boa qualidade, sem aditivos e se for Bio, melhor.


Podem usar para beber, para batidos, ou (como eu) para utilizar nas mais diversas receitas. E com extra: o "resíduo" do filtrado pode utilizar-se para os mais diversos fins, como por exemplo para preparar uma remessa de granola :)

Do que necessitam?

200 g coco ralado
1 litro de água

1. Colocar a água no robot  (o meu aliado nesta tarefa é o Optimum ThermoCook da Froothie) e programar 10 min., 100ºC, vel. 1.
2. Passado esse tempo, colocar o coco ralado e deixar hidratar por alguns minutos (10 aprox.)., triturar depois 1 minuto em velocidade progressiva 5-7-9,
3. Coar, utilizando um passador de rede fina ou um pano limpo sobre um funil.
4. Colocar numa garrafa e reservar no frigorífico, conservando-se assim até 5 dias.

Dicas para o excedente:

- Reservar assim no frigorífico até 2 dias e utilizar em crepes ou bolos.
- Colocar no forno a 200ºC e depois de frio pulverizar, obtendo-se farinha de coco (esta farinha, na minha opinião, não fica com textura óptima para utilizar em bolos)
- Fazer granola seguindo, por exemplo, a minha receita.

Espero que gostem desta dica!

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Carbonara com massa de mandioca e milho (livre de OGM)

Uma amiga deu-me a conhecer esta massa sem glúten composta apenas por mandioca e milho, sendo que o milho utilizado é isento de OGM (vulgo transgénicos). Adorei a ideia! Apesar de eu ter retirado os cereais da minha alimentação, a decisão foi tomada principalmente por 2 factores, sendo o primeiro o efeito inflamatório do glúten, com principal efeito na "minha" tiroidite de Hashimoto, e o segundo, o facto de eu evitar tanto quanto possível alimentos transgénicos.


Ao longo da minha licenciatura, estudámos os transgénicos, e ainda que comprovadamente não façam mal, os efeitos a existir só serão comprovados daqui a muito tempo. Eu, pessoalmente, prefiro evitar e prevenir quando tal me é possível.

Esta massa, tem na sua composição mandioca e um cereal (o milho), sendo este isento de glúten e OGM, e certificada pela Associação Portuguesa de Celíacos. Pareceu-me uma aposta muito boa para aqueles dias em que nos apetece uma massa, sendo mais leve em calorias e em hidratos de carbono. Assim como me pareceu uma excelente sugestão para as crianças, mais apegadas à massa. E não me enganei! A minha filha mais velha que define "massa é alegria" adorou e disse que era a melhor massa de sempre! Ah! Perfeito!

Para já podem encomendar através do link acima :) Experimentem!

Para experimentar fiz uma "simples" carbonara com ovinhos dos bons, biológicos, e um bacon maravilhoso, sem aditivos!


Ingredientes (2 pessoas):

200g Massa Carpe Diem
100 g Bacon Fumeiros de Barroso
3 gemas de ovo
1 dente de alho
Azeite q.b.
40g Queijo da ilha (ou outro a gosto)
Ervilhas cozidas ao vapor

1. Preparar a massa de acordo com as instruções da embalagem: Colocar água a ferver, desligar o lume, colocar a massa dentro de água e tapar. Deixar repousar durante 10 minutos, mexendo ao fim de 5 minutos, com um garfo.
2. Saltear o bacon num pouco de azeite (se for necessário adicionar o azeite), adicionar o dente de alho e saltear um pouco, adicionar depois as ervilhas e a massa, mexer e desligar o fogo.
3. De imediato, adicionar as gemas de ovo batidas, um pouco da água de cozedura da massa e um pouco do queijo, mexer até que os ovos fiquem no ponto.

Servir com mais queijo ralado! Espero que gostem!

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Salada de atum com queijo fresco frito

Há uns dias tinha umas sobras de batata cozida ao vapor, feijão-verde e, apetecia-me algo rápido. Lembrei-me então de fazer uma simples salada de atum. Para completar, ocorreu-me esta ideia simples, saltear queijo fresco "panado" com farinha de mandioca em azeite, e o veredicto? Ficou maravilhoso! Incrível como na simplicidade e rapidez se fazem delicias!

Os ingredientes da salada podem ser ao vosso gosto, neste caso foram batata-doce e batata-roxa, mais interessantes nutricionalmente do que a batata normal, atum em azeite, feijão-verde cozido, tomate e queijo fresco Galbani!


Ingredientes:

Batata cozida
Atum enlatado escorrido
Feijão verde cozido
Tomate
1 Queijo fresco Galbani 
2-4 c.s. farinha de mandioca
Azeite q.b.

Preparar a salada a gosto, e no momento de servir preparar o queijo panado: colocar azeite a aquecer numa frigideira, cortar o queijo fresco em rodelas de aproximadamente 1 cm de altura, passar por farinha de mandioca e fritar no azeite, virar delicadamente para fritar dos dois lados.
Servir de imediato esta delícia!


Espero que gostem!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Bolo de amêndoa e compota de framboesas

Fiz este bolinho para o lanche com umas framboesas aqui do concelho e ficou delicioso! 


Primeiro comecei por fazer a compota, para tal usei a balança balança Sky Scales 741S-E da Redmond que já aqui vos falei noutro post, fiz assim: 

500 g framboesas (aprox) 


1 pau de canela
100 g mel (aprox)


Raspa e sumo de 1 laranja
1. Ao pesar todos os ingredientes na balança, ficamos com a informação nutricional do que estamos a confeccionar, o que é muito útil! 

2. Colocar todos os ingredientes na Multicooker Remond modelo RMC-PM4506E, e seleccionar 15 minutos no programa Bake, findo esse tempo, se necessário colocar mais tempo. 
Para o bolo, utilizei o Optimum ThermoCook que é excelente para pulverizar e bater, depois cozi na Multicooker. Fiz assim:

4 ovos
3/4 chávena de farinha de coco (ou 180 ml)
1 chávena de farinha de amêndoa (ou 240 ml)
1/ colher de café de bicarbonato de sódio
Raspa de 1 laranja
1/4 chávena de óleo de coco - utilizei com extracção a frio Óleos Vida (60 ml)
4 colheres de sopa de mel 
Compota de framboesa 
1. No robot começar por colocar as farinhas e pulverizar alguns segundos na vel. 9.
2. Colocar o acessório para bater e adicionar os restantes ingredientes (excepto a compota).
3. Untar a taça da Multicooker com óleo de coco, verter a massa do bolo. Espalhar depois um pouco de compota.
4. Seleccionar o programa Bake e servir com mel e framboesas frescas. 


Espero que gostem! Servidos?


Acompanhem o instagram da Redmond aqui: Link

E o site, aqui, com promoções e ofertas frequentes: Link





quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Bolo de Teff e Cacau - o preferido das filhotas!

Já há algum tempo que tinha curiosidade em experimentar farinha de Teff, finalmente tive a oportunidade de experimentar da marca Ox Nature e gostei muito desta alternativa sem glúten.


É uma ingrediente rico, saciante, de produção ancestral, livre de OGM. O sabor é interessante e gostei particularmente em junção com o cacau em pó, nesta receita também da Ox Nature. 


Esta receita é sem glúten, e é o bolo preferido das minhas filhas, sendo apreciada por todos de casa, podem servir em queques ou bolo, cobrir com ganache ou sem cobertura, é um bolo delicioso! Neste caso utilizei a forma de borboleta d' A Metalúrgica Bakeware SA, o que as pequenotas adoraram!


O que necessitam:

120 ml mel
120 ml cacau em pó Ox Nature
2 colheres de café de bicarbonato de sódio
240 ml farinha de Teff Ox Nature
240 ml farinha de coco
2 bananas maduras
2 colheres de sopa de óleo de coco Naturgreen
3 ovos

1. Começar por bater os ovos com a banana, o óleo de coco e o mel, no Optimum ThermoCook, bater 15 seg. na vel. 4.
2. Adicionar os restantes ingredientes, e bater apenas até incoporar, no robot, bastam mais uns 15 segundos. 
3. Colocar em forma untada com óleo de coco ou azeite e levar ao forno até ficar cozido (+- 30 minutos).

Cobrir com ganache de chocolate :) 

Notas: 

- para fazer a farinha de coco, basta colocar o coco ralado no forno até tostar e depois pulverizar no robot (Optimum ThermoCook 30 seg., vel 9)
- podem utilizar farinha de alfarroba no caso de ser para crianças pequenas.
- podem utilizar açúcar de coco em vez de mel, nesse caso devem colocar um pouco mais pois tem menor poder adoçante. 

Espero que gostem! 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Ovos escalfados em cogumelos

Este é um exemplo de um almoço típico para mim: vegetais e ovo. Adoro! Depois ao jantar, variamos entre carne e peixe de qualidade.


Este salteado é simples e uma combinação que nunca falha, por cima, servi com Queijo curado de Tomate e Manjericão da Montiqueijo. Fiz assim:

Cebola
Cogumelos
Azeite
1-2 tomates
Punhado de espinafres
Ovo
Salsa da Margão
Queijo curado de Tomate e Manjericão Montiqueijo
Sal e pimenta q.b.

1. Começar por saltear a cebola picada em azeite, até que fique translúcida.
2. Adicionar os cogumelos,o tomate e os espinafres e saltear, quanto os cogumelos tiverem soltado toda a água, pode adicionar-se um pouco de água (ou de kéfir de água), abrir o ovo e temperar. Tapar e deixar cozinhar em lume brando a gosto (eu gosto do meu ovinho bem cozido).
3. Servir com raspas de queijo curado e salada.


Espero que gostem!