Sem vontade nenhuma de escrever sobre o momento actual do Benfica... Acreditem... Nunca percebi aquela malta que numa tragédia vem lá do alto dizer: "eu não vos disse..." Mas, para ficar de consciência tranquila tenho de, mais uma vez, fazer algo que estou a fazer desde Agosto, expressar o meu desagrado com o trabalho de Luís Filipe Vieira, o Presidente que desistiu do Benfica!
Posso até concordar com várias opiniões que seguramente vão circular que Rui Vitória meteu-se a jeito por culpa própria... Acho que, e posso estar enganado, se formos por esse caminho mais fácil não vamos a lado nenhum. Tudo acontece por uma razão e a desistência e incompetência gritante de LFV é a causa de todos os problemas deste Benfica. Rui Vitória não é, nem de perto nem de longe, a raiz do problema. Sorte, azar, erros pessoais vão sempre acontecer no futebol (tivemos sorte nos últimos 2 anos por exemplo) agora a desistência do PENTA é uma decisão de Vieira, que deve agora assumir as suas responsabilidades e preparar a sua saída. Conhecendo o personagem, e agarrado ao poder como está, dificilmente o fará.
Vamos então à raiz do problema: a pré-época, o desinvestimento no plantel e a manutenção de jogadores em final de carreira que já ganharam tudo o que vão ganhar nas suas vidas....
Rui Vitória herdou um dos piores planteis que o Benfica teve neste novo século. Jogadores velhos e com crónicos problemas físicos (Luisão, Fejsa, Jardel, Júlio César, Eliseu, ...) e jogadores novos para tapar os buracos que as negociatas de Vieira e seus bajuladores causaram. Isto é uma mistura que nunca, nunca, nunca na história do futebol resultou! A aposta na formação tem de ser pontual, 2,3 jogadores por temporada a entrarem num grupo de jogadores feitos e com vontade de vencer. Mais do que isso é apenas e só uma grande estupidez, bonito para vender uma determinada imagem ao povão, mas futebolisticamente uma parvoíce. Repito: misturar jogadores velhos com um camião de jogadores da formação do próprio clube nunca resultou na história do futebol!
Depois o crime lesa-Benfica, CRIME, de ter tido a oportunidade de ir buscar Bruno Fernandes, Garay e Gaitán e dizer que não. Junto a estes 3 casos o crime de ter mandado embora Mitroglou, por falta de espaço... São jogadores que Luís Filipe Vieira não quis e fez questão de mandar dizer que não quis! Ora, isto é a desistência do PENTA numa frase. Digam-me lá, isto tinha custado quanto ao Benfica: 30 Milhões/40 Milhões? Em vez de pagar mais de 100 milhões aos bancos, se tivesse pago 70 M€ o mundo desabava? Não era um investimento que dava para vender aos bancos que era para preservar e aumentar o valor do Benfica? Vender aquilo pelo qual os bancos mais salivam: retorno futuro! Agora, muito provavelmente, os 30 milhões da Champions da próxima época vão voar para Alvalade...
Volto a escrever, algo que tantas vezes aqui escrevo! LFV e os seus endinheirados amigos querem passar a imagem que isto de gerir um clube e o futebol é uma ciência mais complicada que física nuclear! Amigos isto é fácil, já quase tudo foi experimentado e já sabemos os que resulta e não resulta!
O dinheiro gasto em Garay, Gaitán, Bruno Fernandes e Mitroglou tinha dado lucro em 1 temporada e tinha dado o PENTA! O investimento em universidades, rádios, centros de alto rendimento, etc é palhaçada...
LFV é historicamente um Presidente sofrível em termos do futebol profissional. É a verdade! Aquilo a que na escola secundária valia um suficiente. A única vez que a coisa correu realmente bem foi quando em 3 épocas foi buscar: Aimar, Javi Garcia, Saviola, Di Maria, Ramires, Cardozo, etc. Depois, consoante ia vendendo, ia buscar novos craques para os seus lugares: Garay, Siqueira, Lima, Matic, Gaitán, ...
Mais uma vez isto é um dado histórico, não está aberto a interpretações. Só quando investiu em internacionais de grandes Seleções montou uma equipa dominadora.
É culpado ainda de um outro problema: o não acompanhamento, por uma estrutura presente, que ele comanda, de Rui Vitória, um treinador que é sofrível tacticamente e na leitura do futebol português. Foi incapaz de colocar de parte o seu orgulho próprio e reconhecer que mesmo quando se ganha não está, nem de perto nem de longe, tudo bem.
E este jogo com o Tondela, é exemplo disso mesmo, apesar de não ser único. Ninguém foi capaz de dizer a Rui Vitória que a coisa não estava nada bem, que o barco estava a afundar, que não tinha sido goleada nenhuma ao Estoril, que tinha levado um banho táctico de um aflito V. Setúbal e do Couceiro, que tinha feito merda da grande com o FC Porto, que o Tondela é uma das equipas que melhor joga futebol neste momento e que vinha para ganhar, não vinha para o empate pois já está safo. Isto é tão óbvio que me magoa. Ora a decisão de poupar jogadores e castigos para o derby deve ser atribuída a todos e não só a Rui Vitória. Um erro amador de uma estrutura 10 anos atrás da concorrência!
Nós sabemos, nunca vamos ter a confirmação, mas sabemos que Luís Filipe Vieira foi apertado pelos tomates pelos bancos! Tudo indica que a sua empresa está com problemas enormes, que foi um dos grandes prejudicados pelo que aconteceu no BES, sabemos que a justiça escrutina tudo o que faz, temos a certeza que isto vai acabar mal! Mas eu pergunto: o que é que o Benfica tem a ver com isso? Volto a perguntar: O QUE É QUE O SPORT LISBOA E BENFICA TEM A VER COM ISSO??
NADA!!!!! Desde quando o Presidente da maior instituição do país pode por os seus interesses pessoais à frente dos do SLB?
Apesar de eu, como sócio, preferir que arrume a casa e vá embora, aceito que não será a opinião da maior parte dos sócios do SLB. Mas, no mínimo, Luís Filipe Vieira deve uma explicação aos sócios Benfiquistas! Para mim ou vem rapidamente a público dar a mão à palmatória e prometer investimento seguro para a próxima temporada no plantel de futebol profissional ou tem de se demitir. E não é deixar tudo e ir embora! É arrumar a casa e sair! O Benfica não lhe deve nada! A honra e proveito tem sido só dele!
Finalmente, deixem-me partilhar mais uma certeza que tenho: mesmo que Vieira viva até aos 100 anos o Benfica vai continuar. Forte, gigante, glorioso! Uma força sem igual! Sempre foi e sempre será, e é assim por causa de nós. Por causa do nosso apoio e amor incondicional! Está sempre lá e sempre vai estar. "Eu amo o Benfica" a plenos pulmões, quando a equipa está a levar 3 na Luz do seu maior rival! Esteve lá ainda nos últimos minutos da última semana na Amoreira, quando os adeptos não deixaram cair a equipa e todos juntos cabecearam aquela bola de Salvio! Digam-me lá, num clube assim pode haver insubstituíveis? É claro que não! O futuro, mesmo um futuro incerto, terá sempre novas conquistas de ouro! Chegou a altura! Força Benfica, rumo a um novo futuro!