22 de março é o Dia Mundial da Água, porém não basta lembrarmos disso apenas hoje
"Água limpa para um mundo saudável"
A conscientização tem que ser diária e infinita, desde a hora em que acordamos e que vamos escovar os dentes, até o último copo d’água antes de irmos dormir.
Para aumentar a consciência pública da importância da conservação dos recursos hídricos, a ONU institui o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. A cada ano a organização estabelece um tema para reflexão. O deste ano é “Água limpa para um mundo saudável”. Dessa forma, a ONU pretende chamar a atenção da população e dos governos para os problemas relacionados com os recursos hídricos.
A cada dia os recursos hídricos estão cada vez mais vulneráveis e ameaçados. A conseqüência dessa situação é a redução de água tratada oferecida à população. No mundo, 2,6 bilhões de pessoas não contam com saneamento básico, e o resultado é a morte de 5 milhões de pessoas por ano devido às doenças ocasionadas pela má qualidade da água. As crianças são as mais atingidas. No planeta 4,2 mil morrem diariamente – três a cada minuto – devido à falta de saneamento. Na América Latina são 100 mortes por dia – ou seja, 36 mil por ano. A falta de água de qualidade e esgotos traz consigo doenças, entre as quais a hepatite A, diarréia, dengue, cólera e esquistossomose. Em dez anos, o Brasil registrou mais de 700 mil internações decorrentes de doenças relacionadas à falta ou inadequação de saneamento. Para mudar esse quadro o País teria que investir R$ 260 bilhões, mas como o governo só investe, em média, R$ 4 bilhões por ano, seriam necessários mais de seis décadas para resolver o problema.
Até 2015, a ONU integra o tema dos recursos hídricos nos seus Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (Millennium Develompent Goals). A intenção do organismo é assegurar a sustentabilidade ambiental através da integração dos princípios de desenvolvimento sustentável nas políticas e nos programas de cada país, bem como inverter a tendência de perda de recursos ambientais e de biodiversidade.
Por outro lado, é preciso que todos nós estejamos conscientes de que, para mantermos a qualidade da água para as presentes e futuras gerações, é de suma importância que sua extração ocorra com regulação e ponderação, evitando-se desperdícios com o uso irracional deste bem finito, já que água é vida, pois só a constituição orgância do ser humano é composta por cerca de 70% de H2O. Importante que saibamos também que de toda a água doce existente no planeta terra, somente 1% encontra-se em rios, lagos e aquiferos subterrâneos, sendo que apenas 10% destes 1% são para consumo humano, pois somente a agricultura demanda 70% destes mesmos 1%, devolvendo a água para os rios, lagos e aquiferos sem qualquer tratamento.
Fonte: Samae
Boa tarde! vim, fazer uma visita e te oferecer o selo destaque do Toque
ResponderExcluirDeixo o meu toque de carinho e amizade
san
Oiiii Jú!!!
ResponderExcluirPassei pra te pedir uma forçinha no meu blog, me adicione tambem.ok
http://bymileidi.blogspot.com/
Beijinhuuusss
boa noite anjo!!
ResponderExcluirA vida é um misto de luz, sol
e chuva, riso e choro, prazer e dor.
Nem todos os dias podem ser brilhantes,
mas é certo que nunca houve
uma nuvem através da qual o
sol não brilhasse depois.
Cada vez que você sorrir e ver
que isso é verdade,
alguém em algum lugar, sorrirá
de volta pra você, e nada
no mundo pode tornar a vida
mais valiosa do que a luz do sol
e o calor de um belo sorriso!
bjos de marcia e carlos
Ola vim xeretar o seu cantinho e aproveito pra desejar um otimo fim de semana!!
ResponderExcluir