Amarok: chegando com tudo
Desde que se tornou famosa em todo o mundo, a Volkswagen cultiva uma imagem de produzir veículos robustos e duráveis. É verdade que o Fusca disseminou estas características para os quatro cantos do planeta, mas muitos dos carros vendidos pela VW hoje ainda são conhecidos pela durabilidade (o Gol que o diga).
Por isso, nada melhor para a montadora do que se aventurar no segmento das picapes médias. A Amarok é o primeiro utilitário deste porte feito pela Volkswagen em toda sua história e chega para incomodar a concorrência.
Produzida na Argentina, a Amarok será vendida inicialmente na configuração Highline. A versão topo-de-linha possui itens antes oferecidos apenas em veículos de categorias superiores.
Um exemplo é o controle de estabilidade (ESP), que, combinado com o controle de tração (ASR) e os freios com sistema anti-travamento (ABS), atuam tanto no asfalto quanto fora dele. Nas situações de fora-de-estrada, todos os aparatos são reconfigurados para agirem sem interferir na transposição de obstáculos. Há ainda a assistência de frenagem em declives e a tração integral 4Motion, semelhante à utilizada no utilitário Touareg.
Por fora, o desenho é robusto e imponente. As linhas mais quadradas com traços retilíneos, marca registrada dos lançamentos da VW, também marcam presença na Amarok. O interior tem um acabamento que segue o padrão dos automóveis de passeio da marca. Algumas peças, por sinal, lembram as de outros modelos: o volante é muito parecido com o do Passat CC, enquanto que o painel de instrumentos é quase idêntico ao do Golf VI.
Inicialmente, a Amarok terá uma opção de motorização – 2.0 a diesel biturbo, que gera 163 cv – e transmissão manual de seis velocidades. Novidades como a caixa automática com trocas seqüenciais e a adoção de novos motores (incluindo uma opção turbodiesel e outra a gasolina) devem chegar somente em 2011.
Os preços ainda não foram divulgados, mas a Amarok não será tão barata. Como principais rivais, a alemã Made in Argentina terá as japonesas Toyota Hilux, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton.
Até a próxima!
Vitor
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário