terça-feira, 31 de março de 2009

Viver saudável (adenda ao "Loucura das dietas")

Hoje em dia há cada vez mais pessoas a pensar que gordura não é formosura. Há muitas pessoas que, durante todo o ano, fazem exercício e têm uma alimentação equilibrada para se sentirem bem consigo próprias. O exercício e a alimentação saudável (incluindo a ingestão de água adequada) contribuem para uma melhor qualidade de vida já que ajudam a manter os ossos, as articulações e os músculos em pleno funcionamento.
Aqui há uns anos frequentei um ginásio 3 vezes por semana durante uma série de meses e sentia-me muito bem. Como cresci muito e era muito magra em miúda tenho, frequentemente, dores de joelhos e na coluna vertebral. Nesse ano quase que desapareceram. Actualmente, com a alteração de horários que a farmácia sofreu, não tenho disponibilidade para ir ao ginásio com frequência.
Num dos comentários ao post anterior, a Blue Eyes faz referência ao facto de que algumas pessoas serem magras e terem celulite. Aquilo a que vulgarmente se chama celulite deve-se a alterações a nível subcutâneo as quais, quando são mais acentuadas, se reflectem na superfície da pele dando aquele aspecto de casca de laranja tão inestético. Estas alterações são provocadas por dois fenómenos, vasodilatação que dificulta a correcta circulação sanguínea e linfática e pela retenção de líquidos a qual dificulta os processos metabólicos podendo levar a um aumento de gordura nos adipócitos. O aparecimento da celulite é influenciado por inúmeros factores como seja o sexo (infelizmente para nós mulheres), alterações hormonais, factores hereditários, sedentarismo (muitas horas na mesma posição, de pé ou sentada) e, nalguns casos, a pílula anticoncepcional também pode piorar o problema já que pode provocar problemas circulatórios como efeito secundário. Assim qualquer mulher pode ter celulite seja gorda ou magra
A melhor maneira de prevenir é evitar o sedentarismo, beber muita àgua e prevenir os problemas circulatórios. Para tratar existem no mercado excelentes cremes (sim, resultam mesmo) e mais recentemente apareceram, com óptimos resultados, os suplementos orais os quais têm acção drenante, queimadora de gorduras e impedem a deposição. Não há desculpa para deixar de ser bela e elegante, basta ser persistente.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Loucura das dietas

Este é um fenómeno cíclico. Enquanto as roupas de lã e os casacos grossos escondem as nossas formas ninguém se preocupam com a linha nem com a celulite. Mas assim que se começa a ver uns raios de sol mais intensos lá começa a corrida aos ginásios, às dietas e aqui à farmácia, tudo para perder peso e eliminar aquela celulite horrível. Quando é que será que metemos na cabeça que não se pode preparar o Verão só na Primavera? Os cuidados alimentares e o exercício físico são importantes durante todo o ano. Eu contra mim falo porque nos últimos anos também tenho caido nessa armadilha. Passei o Inverno todo a comer chocolatinhos, batatinhas fritas e bolinhos e agora é que me lembrei que as minhas roupas de Verão não me vão servir e muito menos o bikini reduzido que o meu amor me ofereceu no ano passado. Assim aqui ando eu, a tomar drenantes para a retenção de líquidos e a almoçar barras proteicas e fruta para ver se me livro destas gorduras que insistem em saltar de dentro das calças. Até agora os resultados não são maus mas eu sou tão gulosa e lá em casa somos os dois muito prendados na cozinha. O jantar e os fins de semana são uma autêntica tentação. A ver se no próximo Inverno me lembro de comer menos.

domingo, 29 de março de 2009

Social Networking, socializar na rede

Blogosfera, Hi5, Twitter, myspace, Facebook, Messanger e por aí fora, são várias maneiras de "viver" na net. Cada vez mais as pessoas "juntam-se", conversam, trocam ideias e vão-se conhecendo através da rede. Será que se vai perdendo a capacidade de interacção ao vivo? Será que já não somos capazes de conversar com outras pessoas sem ser através da teclas de um computador? Esta semana, a revista Visão chamou este tema à sua capa. No interior encontramos um artigo que explica este fenómeno.
As notícias correm à velocidade de um clique. A rede é utilizada para divulgar campanhas de solidariedade, para recrutamento de recursos humanos, para campanhas eleitorais (como aconteceu na campanha que conduziu Barack Obama à Casa Branca) e até para evangelizar. A Diocese do Porto já divulga mensagens por YouTube e todas as dioceses têm páginas na Internet. Os vários orgãos de comunicação social estão presentes no Twitter e divulgam as notícias em primeira mão aos seus seguidores. A Internet tem sido uma revolução incontornável na maneira como as pessoas se relacionam a todos os níveis. E daqui para a frente, qual será o caminho?

sexta-feira, 27 de março de 2009

Genéricos

Aqui há dias vi uma notícia na televisão em que se o Primeiro Ministro anunciava uma subida na comparticipação dos medicamentos genéricos para os utentes do regime especial de comparticipação de medicamentos. Nesse dia procurei informar-me melhor e até fui ao site do Público mas confesso que nesse dia não consegui perceber a medida anunciada. No entanto hoje, quando percorria o Twitter, descobri uma chamada de atenção para esta notícia do Público. Então parece-me que o governo vai aumentar a comparticipação de medicamentos genéricos para os utentes cujo rendimento seja inferior salário mínimo nacional. A medida em si não me parece má mas não percebo porque não se estende aos medicamentos de marca para os quais ainda não há alternativa terapêutica mais barata. E se formos a analisar bem os idosos são o grupo populacional que mais resiste aos genéricos. Muitas vezes é difícil para um idoso aceitar a alteração da caixa ou do tamanho do comprimido. E para além disso por mais que se justifique esse preço tão diferente e que se dê a certeza de que o medicamento é igual, os idosos dificilmente aceitam a substituição por medicamento genérico. Muitas vezes os médicos também têm a sua quota parte de culpa não fomentando a opção por um genérico, possivelmente porque eles também não estão muito bem informados. Vamos aguardar para ver esta legislação aplicada na prática.

terça-feira, 24 de março de 2009

E agora?!

Hoje fiquei a saber que a minha empregada está de baixa e vai estar uns tempos sem trabalhar. Eu fiquei à beira de um ataque de nervos. Esta coisa de nos habituarmo-nos à comodidade de chegarmos a casa, termos a roupa passadinha ferro e a casa limpinha e cheirosa é muito mau. E agora como vai ser? Como vou ter tempo para a lida da casa, se mal me sobra tempo para namorar e passear? Ai que saudades. Espero que fique boa depressa senão a minha casa vai ficar de pantanas.

domingo, 22 de março de 2009

Darwin's Evolution





































Esta tarde de domingo foi dedicada a um dos meus locais preferidos em Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian. Desta vez fui até lá para visitar a exposição "A evolução de Darwin". Em primeiro lugar fiquei admirada por encontrar uma fila de espera enorme, estive à espera cerca de 45 minutos para entrar. A exposição trata da história da Evolução começando antes dos trabalhos de Charles Darwin até aos dias de hoje. Depois de uma parte inicial anterior a Darwin (séc XVIII) onde se mostra o aparecimento dos novos sistemas de classificação das plantas e dos animais segue-se uma recriação da viagem de circum navegação a bordo do Beagle. As observações dessa viagem foram essenciais para Darwin chegar à teoria da Evolução por selecção Natural. Na parte final, a exposição aborda a maneira como a genética, aliada à matemática, veio resolver o enigma científico de Darwin. Como diz no folheto da exposição "Hoje, a Selecção Natural é considerada o principal mecanismo de Evolução e a razão fundamental da diversidade biológica e do padrão ramificado da àrvore da vida."

Escrever


Quando era miúda preferia escrever a falar. A timidez dificultava-me o relacionamento com os outros miúdos. Nessa altura da vida, escrever era um escape quer através de um diário quer através de histórias ("livros") que nunca tinham fim ou mesmo tentativas de poemas. Na escola adorava fazer composições e até tinha um certo jeito. Quando chegou a altura de escolher a área de estudos decidi-me pelas ciências mas com grande pena de não seguir para o lado das letras. Nunca me arrependi. O meu talento para a escrita esgotou-se nas pequenas composições. O blog é uma oportunidade de exercitar as minhas capacidades na àrea da escrita. Infelizmente não tenho tempo para me dedicar mais ao blog. As Ciências Farmacêuticas consomem-me o tempo. Agora escrevo tão pouco que já me surgem dúvidas quer de ortografia quer de gramática. Se calhar tenho que voltar a fazer composições como na escola. Se alguém detectar erros faça de conta que é a minha professora de português e corrija-me. Vou tentar escrever mais e esperar pela correcção.

Taça da Liga

A blogosfera e a comunicação social foram invadidas pelo futebol!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Pai

Tinha pensado passar por cima do dia do Pai mas este post da Sofia do Dias Assim deixou-me muito emocionada. Lá no meu local de trabalho falou-se muito no Dia do Pai porque uma das minhas colegas perdeu o pai há pouco tempo. Ela, um destes dias, perguntou-me se era difícil, para mim, passar pelo Dia do Pai. O meu pai já faleceu há 20 anos. Nos primeiros anos era muito difícil tentar ignorar todas as montras que chamavam a atenção para o Dia do Pai. O meu Pai fazia uma festa enorme com as prendas que eu fazia na escola e é preciso ter em conta que eu nunca tive muito jeito para trabalhos manuais. Mas ele adorava todas as prendas por mais insignificantes que fossem. O meu Pai tinha muito orgulho em mim e há dias, agora que já sou adulta, que me pergunto se o meu Pai continuaria a ter orgulho em mim, na maneira como construi a minha vida. Será que ele perdoaria os meus erros, será que ele ia estar a meu lado nos piores momentos da minha vida? Questiono-me muitas vezes se a minha vida seria diferente se ele não tivesse falecido. Perder o meu pai aos 14 anos fez-me crescer antes do tempo e influenciou muito aquilo que sou hoje.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Ah, não me faz diferença!


Esta tarde entra uma jovem na farmácia a falar animadamente ao telemóvel. Como estavam mais pessoas na farmácia, disse à jovem que como estava a falar ao telemóvel eu iria atender outra pessoa. Para minha surpresa, ela responde:
- Ah, não me faz diferença!

A minha vontade era responder que a mim me fazia muita diferença atender uma pessoa que não me está a prestar atenção nenhuma porque está a falar ao telemóvel. Esta situação é muito frequente e quando acontece eu fico possessa, sinto-me completamente transparente. Acho uma tremenda falta de educação chegar ao balcão da farmácia, estender a receita e continuar a falar ao telemóvel como se não estivesse ali ninguém. De que me servem as formações sobre comunicação quando as pessoas não querem comunicar comigo? É por isso que eu acho que os telemóveis deveriam ser acompanhados de um manual de boas maneiras.

sábado, 14 de março de 2009

Festival do Chocolate - Óbidos










































Para uma viciada em chocolate era uma vergonha nunca ter ido ao Festival do Chocolate de Óbidos. Nunca tinha visto tanto chocolate junto nem em utilizações tão diferentes. Até bebi sangria de chocolate. Pensava que havia mais esculturas mas até foi uma tarde bem passada. Só é pena que a internet ainda não consiga transmitir o aroma do chocolate.

sexta-feira, 13 de março de 2009

O meu post (it)


O meu contributo para o Lembra-me.
O necessaire que me acompanha para todo o lado.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Violência doméstica

Ontem uma das notícias do dia que me chamou a atenção foi a presença do Procurador Geral da República, Pinto Monteiro, no Parlamento. Esta visita foi mencionada por vários orgãos de comunicação social como por exemplo nesta notícia do Público. Um dos temas abordados foi a proposta de redacção de um diploma para a prevenção da violência doméstica. Não sou muito entendida em legislação mas achei tristemente impressionante os erros de redacção apontados por Pinto Monteiro. A violência doméstica é um assunto suficientemente grave para que os responsáveis pela redacção deste diploma legal estivessem mais atentos. Infelizmente, em pleno século XXI, ainda continua a ser necessário prevenir a violência doméstica.
A violência doméstica sempre existiu embora tenha havido tempos em que era quase aceite como uma situação normal. Daí a expressão "entre marido e mulher não se mete a colher". Pelo menos agora já se fala muito mais abertamente destas situações e as vítimas já fazem muito mais denúncias do que antigamente. Vamos esperar que este diploma dê frutos e já agora que os deputados da nossa Assembleia da República tenham aprendido alguma coisa com a lição do Procurarador Pinto Monteiro. O país está muito bem "entregue", até assusta.

domingo, 8 de março de 2009

Barbie, 50 anos




50 anos separam estas duas imagens. Tal como muitas mulheres, a Barbie tem melhorado muito com a idade. Quando a Barbie começou a dar mais nas vistas cá em Portugal, eu já era crescida. Devia ter aí uns 11 anos e não me compraram esta boneca (eu bem que pedi) com a desculpa de que já era muito grande para brincar com a Barbie. Foi um grande desgosto. Mais tarde tive uma colega que vivera em França e tinha imensas, fiquei fascinada com tantas bonecas. Esta beldade faz 50 anos com direito a festa de aniversário e tudo. Continuo a achar que é muito bonita embora pudesse ser mais "cheinha", menos loira, menos perfeita (menos Barbie, em suma). Ainda não será altura de pedir uma Barbie? Alguém me oferece uma?

8 de Março, Dia Internacional da Mulher

Tantos rostos, a mesma natureza... Ser mulher.

O dia Internacional da Mulher começou por ser proposto na viragem do séc. XX durante o processo de industrialização devido às más condições de trabalho e dos reduzidos salários a que as mulheres eram sujeitas. Durante muitos séculos as mulheres foram consideradas seres inferiores logo com poucos direitos e muitos deveres. Apesar das mulheres terem já adquirido muitos dos seus direitos ainda há muitas regiões do mundo em que são tratadas como seres inferiores. E por isso ainda faz sentido existir esta comemoração. Bem vistas as coisas bastava haver um dia em que se lembrasse os direitos humanos porque é disso que se trata, se uma mulher é mal tratada é toda a humanidade que está em risco e não só parte dela. Mas de qualquer modo...


Parabéns, Mulher, pelo teu dia

quinta-feira, 5 de março de 2009

Plataforma Camões e Computador Magalhães



Esta noite vi, no telejornal da RTP 1, uma notícia sobre a plataforma Camões. Como não prestei muita atenção mas fiquei curiosa fiz uma pesquisa no Google. Encontrei uma notícia do Jornal de Notícias que diz assim:
"Basicamente, o "Camões" é uma plataforma que permite a interligação e a intercomunicação entre alunos e professores através dos computadores "Magalhães", já distribuídos por cada um dos estudantes, e quadros interactivos, sendo estes utilizados quer por uns quer pelos outros.
Assim, por exemplo, o que o professor escrever no quadro pode surgir automaticamente nos ecrãs dos computadores pessoais dos alunos. E caso o docente considere interessante o trabalho de determinado aluno, pode igualmente, através do quadro, mostrá-lo a toda a turma. Mais: para ver o andamento dos trabalhos, o docente já não precisa de se deslocar até às carteiras, podendo fazê-lo através do seu próprio computador."

Para além destas funções também permite que um aluno que esteja doente assista à aula da sua casa. E também deixa de ser necessário levantar o dedo. Quando o aluno quer participar na aula ou fazer uma pergunta basta clicar numa tecla do Magalhães e aparece no computador do professor o nome e a foto do aluno.
Na reportagem da RTP também fizeram uma série de perguntas às crianças que já usam esta tecnologia e elas estavam a adorar. Uma delas dizia que agora era muito melhor porque já não precisavam de escrever à mão, podiam fazer tudo no computador.

Aonde é que isto vai parar? Qualquer dia já ninguém conhece a palavra manuscrita. O que me preocupa é que ainda há muitos nomes de descobridores portugueses para "baptizar" mais inovações tecnológicas. O que é que virá a seguir?

quarta-feira, 4 de março de 2009

Vi este desafio na Miepeee Koud e, como achei piada, resolvi aderir a este desafio. O desafio consiste em responder às perguntas com a inicial do nick/name:


1. Como te chamas? Stiletto
2. palavra de 4 letras: Sala
3. Um nome masculino: Samuel
4. Um nome feminino: Sónia
5. Uma profissão: Sapateiro
6. Uma cor: (cor de) Salmão... puxa, esta é difícil
7. Algo de vestir: Saia
8. Uma bebida: Sangria
9. Uma comida: Sushi (gosto muito)
10. Algo que encontras na casa de banho: Sanita (de preferência com a tampa para baixo)
11. Uma cidade: Santarém
12 .Um motivo de atraso: Sono (muito sono)
13. Um grito: Safa!!!
14. Um cantor/banda: Scorpions

Se alguém quiser pode copiar a ideia

domingo, 1 de março de 2009

Descobrindo o Porto


































Muitas imagens ficaram por publicar e muitas mais ficaram gravadas apenas na memória.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails