Hoje vamos continuar nossa viagem pelas locações de Orgulho e Preconceito. Vamos conhecer agora as mansões usadas para representar Netherfield Park, a casa do Sr. Bingley.
Basildon Park
Basildon Park foi usado como Netherfield Park no filme de 2005. Essa mansão Georgiana está localizada em Reading, Berkshire, e foi construída em 1776-83 por John Carr para Francisco Sykes, que fez fortuna na Índia. A casa escapou da ruína no início do século XIX ao ser resgatada pelo Senhor e a senhora Iliffe que a restauraram e a encheram de elegantes pinturas e mobílias.
A casa está cercada por mais de 400 hectares de parque com trilhas e belos jardins. O interior é ornamentado por lindos quadros, tapeçarias e a inusitada sala octagonal.
A sala octagonal (acima) foi usada na cena em que o senhor Darcy escreve sua carta. Esse comodo é pintado de um vermelho impresionante. Mas esta cor não era apropriada para o filme, assim foi construída uma falsa parede interior para criar uma sensação completamente diferente para a sala.
A sala de jantar foi usada no filme como sala de café da manhã, porém sem a mesa que aparece na imagem acima, na cena em que Elizabeth aparece "coberta em lama". Também, possivelmente, foi usado na cena do baile.
Casa como era vista em 1820 |
Edgecote Hall
Edgecote Hall foi usada na série da BBC. Essa mansão está situada na zona rural de Oxfordshire perto de Banbury. A casa é propriedade privada e as visitas são escritas somente com hora marcada.
A casa foi construída entre 1748 e 1754 e vem com 1.700 hectares de terras, casas e chalés.
Em 2005, a fazenda foi vendida para um comprador misterioso de uma verba não revelada.
Cenas filmadas em Edgecote Hall:
Brocket Hall
O interior de Brocket Hall foi usado como Netherfiel Park na cena do baile também na versão da BBC.
Brocket Hall é uma casa de campo situada em Hertfordshire, Inglaterra, à 22 milhas (35 km) de Londres. Foi construída por Sir Matthew Lamb por volta de 1760 com desenhos do arquiteto James Paine.
A casa pertenceu a dois primeiro-ministros do Reino Unido, sendo estes William Lamb e Lord Palmerston e recebeu visitas ilustres como o príncipe regente George IV e a rainha Vitória.
Atualmete é usado como hotel e centro de eventos tendo dois campos de Golfe e um restaurante chamado Auberge du Lac.
Cenas filmadas em Brocket Hall:
Well Vale
Well Vale representou Netherfield Park na versão de 1980. Well Vale está localizada em Well Alford, Lincolnshire. Foi construída em 1720, possui um parque com três lagos e já foi usada como uma escola.
Bramham Park
Essa foi a Netherfield Park de Lost in Austen. Bramham Park é uma casa de campo entre Leeds e Wetherby, West Yorkshire, Inglaterra. A mansão barroca foi construída em 1698 por Robert Benson, primeiro intitulado Barão Bingley. A casa está rodeada por um parque ajardinado.
Após um incêndio em 1828 a casa ficou abandonada por 80 anos até ser restaurada sob a supervisão do arquiteto Detmar Blow em 1908. A casa tem o nome da aldeia vizinha de Bramham.
Hoje continua a ser uma residência privada, enquanto o parque é o cenário para as comemorações Bramham Horse Trials e Leeds Festival .
5 comentários:
Nossa, Bruna, realmente são lindas! Imagine só poder morar numa mansão dessas,parece algo inimaginável, pois, pra hoje, parecem ser mais castelos rsrsrs O fato é que os filmes retrataram muito bem a época ao escolher tais lugares. Realmente muito lindo!
Beijão!!
Tenho lido seu blog aos poucos e estou gostando muito. Sou fascinada pela Jane Austen, já li todos os livros e assisti a todos os filmes em mais de uma versão. Agora estou relendo Emma. Sei um pouco de inglês, mas não o suficiente para ler textos mais complexos. Sempre quis saber quanto dinheiro tinham os personagens da Jane. Mr. Darcy tinha uma renda de 10.000 libras anuais, o Mr. Bingley de 5.000, a Emma ganharia 30.000 de herança, etc. Encontrei um artigo que explica quanto valeria isso hoje, em dólares. Está no site http://www.jasna.org/persuasions/printed/number12/heldman.htm
Você parece saber bem o inglês, se foi quem traduziu as cartas. Seria tão bom se pudesse fazer um resumo desse artigo e postar no blog! Acho que vai gostar dele.
Parabéns pelo blog.
Aline França Russo (Belo Horizonte)- af1986@uol.com.br
Olá Aline, fico feliz que esteja gostando do blog.
Ultimamente ando com pouco tempo até para traduzir Lady Susan, mas tentarei atender seu pedido quando possível.
B-jus
Tenho interesses tão similares aos seus, que me identifiquei imediatamente com seu blog.
Fico estaciada com tanta cena linda e lugar impressionante. Linda locação.
Postar um comentário