Após cinco anos de uma guerra ilegal, de uma invasão imperial que afectou milhões de civis iraquianos, hoje atinge-se oficialmente a fasquia dos 4000 norte-americanos mortos desde a invasão do Iraque. Já são praticamente 30000 feridos.
E se não fossem estes números em desfavor dos EUA é caso para nos perguntarmos se existiriam as dúvidas que hoje há sobre a eficácia desta guerra criminosa. Os americanos importar-se-iam com as mulheres que violam no Iraque, com as torturas e os assassinatos, com as crianças traumatizadas, com as famílias desfeitas, com as vidas destruídas pelo caos que o Ocidente levou à região?
Para todos os efeitos, é uma guerra feita em nosso nome, em nome dos nossos valores.Foi de resto oficializada por George W. Bush, Tony Blair, José Maria Aznar e Durão Barroso em território português. Ou já nos esquecemos da Cimeira das Lajes? Não nos responsabilizamos?
Por mais normal que seja o nosso dia-a-dia, por mais centros comerciais que visitemos, por mais despreocupados que estejamos uma vez que aqui não rebentam bombas, há sempre mundo para além do nosso umbigo, há mais planeta para lá da nossa vista imediata. Não há tinta que cubra o sangue derramado.
http://www.flickr.com/photos/dalaiama