Para começo de conversa, no mesmo dia 22 de dezembro em que postei pela última vez, a Editora Underworld apresentou para seus leitores o primeiro capítulo daquele que talvez seja o livro mais esperado de 2011, com tradução de Fábio Fernandes. Abaixo, a chamada que a editora fez para a ocasião (o capítulo pode ser baixado aqui):
Prontinho para vocês o primeiro capítulo de Boneshaker de Cherie Priest uma das melhores aquisições que fizemos nos últimos tempos.
Decidimos junto com o tradutor que o título em português será Boneshaker, pq seria bem difícil conseguir uma nome equivalente em língua portuguesa, mas eu acho que ficou perfeito!A capa vai ser a mesma logicamente, pq eu não ousaria tocar nessa obra de arte *O*
O que mais posso dizer? Quanto mais leio e conheço os livros steampunk mas eu me apaixono \O/
E já tou na fila para trazer outros no mesmo estilo \O/
Beijocas,
Fabi
Em seguida, no dia de Natal, um presente do Conselho Steampunk: o primeiro vidcast organizado pelo grupo. Abaixo, os tópicos que podem ser vistos no SteamCast (acesse aqui)
Este é o primeiro vidcast produzido pelo Conselho SteamPunk. Trata-se de um projeto ambicioso voltado para os Steamers de todo o mundo, sendo legendado em inglês quando a língua falada é o português e legendado em português quando a língua falada é o inglês.
O SteamCast tem como meta divulgar notícias, personalidades e obras relacionada a Cultura SteamPunk e a Ficção Especulativa, promovendo artistas nacionais fora do país e artistas de fora do país para os Brasileiros.
Nesta primeira edição Bruno Accioly fala muito brevemente sobre SteamPunk, sobre o Conselho SteamPunk sobre “SteamPunk: Histórias de um Passado Extraordinário”, da Rede Social de Literatura Fantástica aoLimiar.com.br, “Differential Engine”, Bruce Sterling, sobre a nova publicação do Conselho SteamPunk e sobre “Deus Ex Machina – Anjos e Demônios na Era do Vapor”. Ao fim do episódio segue uma entrevista de 20 minutos com o autor de “Frahnknshtyne”, Kevin Mowrer.
Apresentação, Edição, Redação, Tradução e Direção:
Bruno Accioly
Agradecimentos:
Carol Fortuna
Cândido Ruiz
Carlos Felippe
Romeu Martins
Lidia Zuin
Eduardo Santos
Lucas Sigaud
Uma produção conjunta:
dotweb.com.br
Conselho SteamPunk
aoLimiar . Rede de Literatura Fantástica
OutraCoisa.com.br
No dia seguinte, Alexandre Lancaster retomou sua série a respeito de mangás e animes dedicados ao steampunk. Na postagem que pode ser lida na íntegra aqui ele analisou a animação Steamboy, do mesmo criador de Akira, Katsuhiro Otomo. Segue um trecho:
Um detalhe curioso em Steamboy é que sua filiação à corrente moderna do gênero Steampunk (que poderia ser bem definida como "ficção científica de época") aparentemente é levantada por aspectos pós-modernos que fazem parte do que se espera do material com esse rótulo hoje em dia – a revisão de personagens históricas e ficcionais nesse novo contexto de ficção científica. O personagem histórico no caso é Robert Stephenson – um dos mais importantes nomes na história da tecnologia ferroviária. Curiosamente a própria vida de Stephenson o aproxima e muito da figura dos edisonades literários, uma vez que aos nove anos ele já interpretava desenhos técnicos e trabalhava na manutenção de maquinário – vale a pena forçar um pouquinho o inglês e dar uma olhada AQUI.
Por fim, chegamos ao penúltimo dia de 2010, quando as novidades vieram em dose dupla. A primeira delas foi a realização do segundo SteamCon, o encontro virtual promovido também pelo Conselho Steampunk com entusiastas do gênero de todo o país. O evento repetiu o sucesso de sua estreia no ano anterior, conforme pode ser visto aqui e na apresentação escrita para a ocasião, abaixo:
A primeira Virtual SteamCon se deu em 2009 e foi um sucesso entre um então crescente grupo de entusiastas do gênero SteamPunk.
Agora em 2010, “O Ano do Vapor”, o Conselho SteamPunk deu de presente de Natal à uma legião crescente de entusiastas do Movimento SteamPunk, o vidcast bilingue sobre o gênero e, como não podia deixar de ser, resolvemos promover mais uma reunião, que vai se dar no dia 30 de Dezembro de 2010 às 21 horas, neste mesmo endereço.
Não deixe de aparecer aqui para encontrar amigos e outros interessados em Cultura SteamPunk.
Veja como foi a Virtual SteamCon 2009
E para encerrar, a última e bombástica notícia do ano foi concebida exatamente durante as conversas do SteamCon. M D. Amado, da editora Estonho, anunciou aquela que vai ser a mais nova coletânea steamer do Brasil, desta vez totalmente dedicada às escritoras do Brasil. Abaixo, a chamada e a capa, ainda provisória, do livro, conforme postadas originalmente neste endereço:
Já temos a antologia Deus ex machina, representando o Steampunk na editora Estronho, mas em 2011 vamos dar um toque feminino ao Steampunk. A imagem abaixo NÃO É a capa definitiva. Apenas uma chamada para o que vem por aí... Meninas, vão se preparando, pois a Editora Estronho irá lançar em 2011 a antologia STEAMPINK, uma antologia Steampunk escrita apenas por mulheres, mas que tem como padrinho e prefaciador, ninguém menos que Romeu Martins!Em breve mais informações... Acompanhem o site e o @estronho
E então? Não é ótimo fechar o ano com tantas boas notícias? O Ano do Vapor não poderia se despedir de maneira mais adequada que assim, com as caldeiras a toda. E sinalizando que 2011 também vai ser um grande ano, provavelmente superando a quantidade de lançamentos e de eventos que tivemos nos últimos 365 dias. Que assim seja! Um abraço a todos os amigos da Malta do Vapor e até a próxima.