segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Esta receita é a realização de um "sonho", nem tanto para mim, mas para o maridão que é fissurado nela. Para mim, foi mesmo o desfecho de uma grande curiosidade.
Há anos que comemos no Restaurante Francisco, hoje Dom Francisco, este musse e sempre a achei muito diferente dos outros musses que conheço. E olha que conheço muitos. Não tem a leveza dos conhecidos. É muita mais densa, super gelada e com um gosto de chocolate bem pronunciado. O toque da bebida alcóolica aparecia nitidamente, mas tinha alguma coisa de diferente.
Eis que o sr. marido me traz de presente um livro com receitas do chef Francisco Ansiliero, super conhecido aqui em Brasília, e fui correndo ver se tinha as receitas que adoramos aqui em casa, assim como quase todos os brasilieses, a picanha, o bacalhau, o arroz de brócolis super verde, a farofa de ovo mais substanciosa e molhadinha do mundo (já fiz também, receita em breve) e claro, esta receita que aqui está. Sim, todas estavam lá! Felicidade total.
Não deu nem 24 horas e lá estava eu fazendo a receita.
Fica mesmo muito parecida, e o ingrediente secreto é que se usa leite condensado na receita. Diferente para um musse, certo?
Há também o pulo do gato, a receita deve ser congelada, sim, congelada, por no mínimo 24 horas. Não tenha meda, siga as instruções à risca, ela não vai virar sorvete, fica um cremão. Maravilha!!!!
A bebida alcóolica que consta na receita é o rum, mas eu usei o licor de laranja (Contreau), ficou ótimo, não trocaria de jeito nenhum.
Receita: (8 pessoas)
12 ovos (separar gemas das claras)
1 lata de leite condensado
25 g de manteiga sem sal
380g de chocolate meio amargo
2 colheres de sopa de rum (usei licor de laranja)
Coe as gemas e bata com o leite condensado no liquidificador. Deixei uns 5 minutos para sair bem o gosto forte. Bata as claras em neve e reserve. Junte o chocolate à manteita, mexendo até que o chocolate dereta por completo, sem ferver. (Fiz no micro-ondas). Adicione a mistura do leite condensado com as gemas, mexendo sempre. Lentamente,aos poucos, e em círculos suaves, adicione as claras batidas. Incorpore o licor e lave para o congelador.
Bj a todos.