Frango japonês - Desafio 100 anos da imigração Japão-Brasil

domingo, 31 de agosto de 2008



A fôfa da Akemi do Pecado da Gula, (menina este nome combina tanto comigo, você nem imagina), lançou o Desafio de 100 anos da Imigração Japão/Brasil.

Minha homenagem para este povo maravilhoso que mudou o nosso país por inteiro com sua sabedoria, tranqulidade, disciplina e delicadeza. A todos vocês descendentes deste país tão único, o meu abraço apertado e agradecimentos.

Na culinária, os japoneses arrasam, soube que eles adoram comer e cozinhar, mas eles o fazem de uma forma muito especial, e nisto, mudaram a alimentação do mundo, não só aqui. Sou fã desta culinária, não tem nada que não goste. Sushi, sashimi, sukiaki,yakisoba, temppanyaki, tempura, robatayki, os modernos temakis e o fantástico sakê, não sei mais viver sem eles.

Incrível como alguns ingredientes estão tão incorporados a nossa culinária que nem notamos mais que têm descendência nipponica, isto é ótimo, já virou comida usual. Eles vieram para enriquecer o nosso caldeirão cultural. Graças!!!

Para participar do desafio, fiz um frango com legumes, shiitake, castanhas, gengibre e molho de soja. Acho que atendem os requisitos do desafio.

Meu querido amigo Paulo de Floripa almoçou aqui em casa no sábado e não podia comer nada pesado, o frango acabou sendo uma ótima opção. Foi bom, volte logo, saudades sempre.
Aí vai a receita:

Ingredientes (Para 8 pessoas)
1 1/2 kg de peito de frango cortado em cubos médios
1 maço grande de brócolis (usei só as flores)
50 gramas de shiitake desidratado
2 cenouras cortadas em rodelas finas
2 cebolas cortadas em pétalas
1 pacote pequeno de broto de feijão
10 pedaços de gengibre fresco
1/2 xícara de molho de soja (shoyu)
1 xícara de castanhas
1/2 xícara de vinho branco ou tinto (usei tinto)
3 colheres de sopa de maisena
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de óleo de girassol, amendoim ou gergelim (usei girassol)
3 colheres de sopa de gergelim branco ou preto (usei branco)
Sal a gosto

Coloque o shiitake de molho por 1 hora (no mínimo) em água quente. Jogue os talos fora e corte-os em fatias finas.

Tempero o frango com o shoyu, o vinho, 2 colheres do óleo, a maisena, o sal e o
gengibre. Deixe na geladeira marinando por 1 hora.

Aqueça bem uma wok ou frigideira, coloque o restante do óleo e a manteiga, a marinada e jogue o frango, quando começar a dourar acrescente na ordem: shiitake, cebola, cenoura, brócolis e o broto. Quando os legumes e o shiitake estiverem al dente e o frango dourado jogue as castanhas e o gergelim, deixe fritar por 3 minutos. Acerte o sal se achar necessário.
Servi com arroz com canela e raspas de limão.
Bjs.

As 10 + do Banquetes e Lanchinhos

sábado, 30 de agosto de 2008

A queridísima Cláudia do Doces Encontros, me convidou para participar do desafio dos 10 + aqui do meu jovem blog. É meu primeiro convite de uma cozinha amiga. E eu, claro, adorei e fiquei muito feliz.

Obrigada de coração doce amiga. E muitas desculpas pela demora.

Demorei muito porque não estava conseguindo colar as fotos no lugar certo, coisas de blogueira nova, mas o super marido resolveu o problema. Além disto, vou contar para vocês, foi como se pedissem para escolher entre filhos o melhor, é um sofrimento, mas a idéia é muito interessante, para nos lembrarmos das nossas receitas e das cozinhas amigas. E ainda, sou daquelas pessoas que amam lista das melhores de tudo. É tudo!!!!

Escolhi as seguintes e postei em ordem alfabética:
Bobó de Frango
Casquinha de Atum

Couscous de Calabresa

Damascos com Brigadeiros

Filé Suíno com Abacaxi e Cebola
Mousse de Queijo com Calda de Goiabada

Nhoque de Ricota com Molho de Camarão

Risoto de Damasco e Brie e Robalo ao Molho de Laranja

Travessa de Bombom de Morango


Torta de Pão-de-Ló com Morangos e Brigadeiro

A lindinha Mari, do Vanilla Bistrô, ao invés de postar receitas dela, tendo em vista que ainda não possuía, na época, 10 receitas postadas, escolheu as +10 das cozinhas amigas. Achei a idéia ótima, pode ser um próximo desafio.
Espero que gostem da seleção.
Beijocas.

Nhoque da Sorte e Torta da Nina para comemorar os 2 meses do Banquetes e Lanchinhos

sexta-feira, 29 de agosto de 2008


Eu simplesmente adoro comemorações, como a maioria dos sagitarianos. Tanto que a cada mês, e não ano, gosto de comemorar, que as festividades e a ansiedade não conseguem esperar.

Para comemorar, já que hoje é dia 29, um nhoque da sorte. De quem? Dela que foi a minha maior inspiração para virar blogueira, minha ídola, pé-de-coelho, queridíssima, salve, salve, Valentina do Trem Bom.

Um nhoque de ricota, que nunca tinha comigo. Gostei, é diferente, uma consistência mais firme. O molho eu fiz um de tomate basicão e camarões grelhados, temperados só com azeite, limão, pimenta do reino e sal.

Fiz o nhoque igualzinho, só mudei o molho.

Receita aqui:
http://trembom.blogspot.com/2007/12/gnochi-de-ricota-com-um-molho.html



A mistura ficou boa.

Como festa não é festa sem torta, posto uma linda, com tema infantil, que fiz para o chá de bebê da Nina sobrinha da Valentina. Legal, né?

A receita é a mesma da Torta de Chocolate com Morango já postada (sem os morangos), mas o bonitinho foi a decoração e a foto do fotógrafo oficial do blog.


Bj à família toda.

Parabéns ao JV com o Fudgê do Chocolatria!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008




Hoje faz 10 aninhos o meu quase sobrinho João Vitor, filho dos meus compadres Nanda e Lu (sou madrinha oficial da filha deles Luíza, na verdade me sinto madrinha dela e da Maria Fernanda, pois são gêmeas, e são queridas do mesmo jeito) e eles também são meus padrinhos de casamento. E para completar os avós do JV são meus padrinhos de casamento também. Amo esta família, eles são tios, primos e sobrinhos de coração, e não se fala mais nisso.

Ele é um little boy, meigo, inteligente, simpático. Aquele típico easy going. Adorado e querido por todos.

Infelizmente, ele teve um probleminha no sábado e ficará engessado por 6 semanas??? Ninguém merece, né JV? (Este apelido foi o Miltão que deu pra ele). E não podermos comemorar como ele queria, andando de kart, mas soube que neste momento está "rolando" uma pizza com a família. Pelo que eu conheço dele, não deve estar tão ruim assim....

Lindinho, tudo de bom para você, uma vida maravilhosa é o mínimo que você merece, alcance suas metas, siga os seus sonhos e não deixe o mundo mudar sua linda personalidade.

Para comemorar um doce que eu fiz há um tempinho, mas que não havia postado, um maravilhoso fudgê que eu peguei emprestado lá na minha querida, ídola e diva Simone do Chocolatria. (Vão lá e me digam se é exagero).
Antes de ser blogueira já tinha feito esta receita, que fiquei namorando até surgir a oportunidade, e também achar um dos ingredientes, os caramelos mastigáveis do nosso tempo de infância, que no meu caso foram aqueles quadradinhos da Nestlé. Não achei e acabei usando um toffe de leite com recheio de nozes da Arcor e ficou ótimo.
Fiz em uma fôrma de coração e caiu como uma luva para comemorar o aniversário de hoje.
JV meu coração para você e de chocolate que você merece. Aposto como você ia gostar de provar este doce....
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
320 g de chocolate meio amargo (a Si mandou colocar 450g, mas só tinha duas barras em casa)
17 caramelos mastigáveis (só usei 10 do toffe porque são mais doces e maiores)
1 xícara de castanha do pará picada grosseiramente (usei 1/2 de castanha e 1/2 de pistache porque adoro misturar frutas oleaginosas)
1 pitada de sal
Derreta o chocolate com leite condensado por 1 minuto e 1/2 no microondas. Reserve.
Acrescente os caramelos (ou toffes) e leve por 3 minutos ao microondas em potência alta.
Junte a castanha e o sal.
Coloque em uma fôrma untada com manteiga e coberta por filme plástico, deixando um pedaço do plástico para fora para facilitar desenformar. Leve a geladeira por 1 hora e desenforme e corte em quadrados.
Como a Si disse no seu post: É tudo! Rápido, fácil e a textura é macia, derretendo na boca.
P.S. A foto não está maravilhosa porque eu ainda não tinha o blog e fui eu quem tirei. Não é obra do meu marido talentoso. Aliás, quando vocês verem alguma foto + ou - fui eu. Pode apostar. Calma meu povo, tô treinando, daqui há um tempo eu chego lá.

Couscous "The Flash"

terça-feira, 26 de agosto de 2008



Eu acho que couscus de semolina é igual a arroz. Explico. Combina com quase tudo, e a forma de preparo é muuuito simples.
Terça-feira à noite um friozinho gostoso, que insiste em continuar, apesar de ser uma época muito quente aqui em Bsb. Nada como uma comidinha prática, que aquece a alma, a barriga e o coração.
Esta é uma dica super rápida (como o nome do post já diz) para momentos de fome iminente e para usar aqueles ingredientes que estão na geladeira e/ou no freezer esperando um momento de inspiração.
Nunca tinha visto couscus com calabresa, criei na hora. Gostamos. Modéstia a parte, ficou uma delícia.

Qualquer dia experimentem ou usem a imaginação.
Couscous de Calabresa com Seleta de Legumes, Passas e Geléia de Maracujá e Damasco

Ingredientes (2 pessoas)

200g de couscous de semolina
250ml de caldo de carne (usei 250ml de água quente e 1/2 tablete de caldo de carne)
1 lata de seleta de legumes (milho, ervilha e cenoura)
1/3 de xícara de uvas passas pretas sem semente
1/3 xícara de vinho branco para deixar as passas de molho (pode ser água)
1 linguiça calabresa média, cortada em rodelas e depois em quatro pedaços
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal derretida
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
2 colheres de sopa de geléia de maracujá com damasco sem açúcar (ou outra a gosto)

Coloquei o couscous de molho no caldo quente e as passas no vinho aquecido por 15 minutos.
Fritei na frigeira sem nenhum óleo a linguiça, juntei a ela a seleta e as passas com o vinho. Acrescentei o couscous, a manteiga e o azeite.
No prato coloquei o couscous e por cima uma colher de sopa bem cheia de geléia.

Dicas:

1. Em lanchinhos, sirva em pratos de sobremesa, em banquetes como entrada em ramequins.
2. Você pode usar qualquer geléia, mas a agidoce fica mais interessante. Usei a geléia de maracujá com damasco sem açúcar, novidade da Queenberry, e juro, é igual a normal.


Bj a todos.

É ouro! É ouro!

sábado, 23 de agosto de 2008



Ave Maria! Tô toda inchada com os olhos e nariz vermelho.

Finalmente, demorou mais chegou, o Brasil ganhou hoje, agora à pouco, medalha de Ouro no Vôlei Feminino nas Olimpíadas.

Título inédito, campanha linda, só um set perdido.

É maravilhoso ver atletas neste país conseguir chegar aqui.

Parabéns as meninas e ao Zé Roberto. Vocês mereceram. Nós merecemos.

Para comemorar, posto uma sobremesa cor de ouro.

Ontem a noite aqui em casa rolou uma reuniãozinha bem informal, comemos estes docinhos e hoje, após a vitória, comi os últimos dois que haviam sobrado.

Ficou bom, todo mundo elogiou.

Damascos com recheio de brigadeiro preto e branco

30 damascos
2 latas de leite moça
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 xícara de castanha de cajú picadas (xerém)
1/2 xícara de chocolate granulado preto e branco

Deixe os damascos de molho por 1/2 hora em água ou vinho aquecido. Abra na metade sem desprender as partes.

Faça um brigadeiro branco com 1 lata de leite condensado e 1 colher de manteiga no ponto de enrolar. Molde os brigadeiros e coloque dentro do damasco.

Faça o brigadeiro preto com 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga e o chocolate em pó no ponto de enrolar. Faça com o branco.

O xerém passei na ponta que fica por fora do brigadeiro preto e o granulado no branco.

Como o preto sobrou um pouco, fiz 6 brigadeiros, passei no granulado e coloquei no meio do prato para ficar bonitinho.

Idéia muito simples, mas a mistura é delicada

Delícia!

Torta de Frango Desfiado com Cobertura de Creme de Milho

quarta-feira, 20 de agosto de 2008









Pensem em um prato que eu adoro e vivo repetindo. É este. Pra variar, receita da mamy...
Nas postagens aqui procuro colocar aquelas que já foram testadas várias vezes para que não dê nenhum problema na hora de alguém fazê-las e ficar com raiva de mim ou desperdiçar os ingredientes e o tempo, afinal cozinhar tem que ser para nos alegrar e não nos chatear. Além disto, gosto dos pratos que sejam da preferência da maioria, e frango e milho dificilmente não combina, bem como não agrada.
Dito isto, segue a receita.
Ingredientes (6 pessoas):
Frango:
1 kg de frango (pode ser peito ou sobrecoxa, gosto de misturar os dois) ensopado ou cozido na água desfiado
2 tomates
1 cebola picada
meia lata de molho de tomate pronto
meia lata de ervilha
cheiro-verde, pimenta-do-reino e sal a gosto
Faça o frango refogando a cebola no azeite, depois os tomates, o cheiro verde, a pimenta, o molho de tomate e o sal. Espere amornar, desfie, acrescente as ervilhas escorridas e coloque no fundo de uma travessa.
Creme:
1 lata de milho com água
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de sopa de maisena
meia lata de leite
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de queijo parmesão
Bata o creme de leite, o milho, a maisena, o leite e a manteiga no liquidificador, até ficar cremoso. Leve ao fogo até virar um migau.
Coloque por cima do frango e jogue o queijo parmesão por cima.
Leve ao forno na temperauta de 200 graus por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar o creme de milho e o frango ferver levemente. Sirva fumegante.
P.S1: Na hora em que eu coloquei no prato, achei um pouco sem cor e queimei com o maçarico. Melhorou um pouquinho.
P.S2: Cláudia, Doces Encontros, minha querida, até o final da semana posto as 10+do banquetes. Com uma pequena inovação, se você me permite. Não esqueci de jeito nenhum, é o corre-corre. Aguarde.

Receitas a Pedidos - Segunda da Série - Bombom de Morango de Travessa

sábado, 16 de agosto de 2008




Dando continuidade à Série, segue a receita de morango que a sobrinha Raíssa vive me pedindo.

Gente, essa menina é tudo. Este ano ela debutou (Credo, coisa mais antiga, acho que ela vai fingir que não me conhece depois desta...), quer dizer, fez 15 anos. Ah, que maravilha. Aproveite muito sua vida, hoje e sempre princesa.

Eu e ela somos um caso de empatia total, temos gostos parecidos e forma de agir também. Adoramos maquiagem, bijus (já fizemos até curso juntas), somos vaidosas até o útimo fio de cabelo, temos 450 amigos, falamos pelos cotovelos e rimos de tudo que é bobagem. Como não podia deixar de ser, adora doces e é prendada na cozinha e nos bordados (este ela herdou da mãe e das avós, de mim é que não foi, infelizmente). Tomara que você faça e me chame para comer junto porque eu também adoro esta sobremesa.

O interessante é que ela nasceu no mesmo dia que o irmão, então, fiz a mesma coisa, para os dois, coloquei em uma utensílio plástico para que ela comesse depois da festa. Soube que a mais nova, a Rafinha entrou como sócia, mas ela é um baby de 5 aninhos e ninguém iria negar isto a ela....

Ah, a Liz, amiga nova lá do meu trabalho, apaixonada por comida igual a mim, (ou a nós) pediu para eu postar uma sobremesa de morangos, já que eles estão em todas as prateleiras. Então, estou atendendo na verdade a dois pedidos.

Que bom, matei dois coelhos numa cajadada só...

Pois é, a época de morangos, é só alegria. Ô frutinha que combina com tudo e faz um contrastre maravilhoso com seu azedinho. Façam, é muito bom.

Ingredientes e modo de fazer (8 pessoas)

1 lata de leite condensado
1 litro de leite integral
3 gemas
2 gotas de corante amarelo gema (opcional)

2 colheres de chá de extrato de baunilha
3 colheres de sopa de maisena
1 lata de creme de leite, sem sôro

Leve ao fogo todos os ingredientes (com excessão do creme de leite) até virar um mingau. Acrescente o creme de leite gelado depois do mingau ficar morno.

Pique 2 caixinhas de morangos em pedaços grandes e junte ao creme frio. Coloque em uma travessa.

Pique grosseiramente 10 biscoitos de bis branco e jogue por cima do creme.

Derreta no microondas (2 minutos) 1 tablete de chocolate ao leite ou meio amargo picados com uma caixinha de creme de leite e jogue por cima dos bis.

Huuuummm....

Como Fazer Comentários - Curso Rápido e Gratuito


A pedidos de amigos que estão com dificuldades técnicas para fazer comentários nas postagens do Blog, segue um passo-a-passo infalível:

1) Clicar em “Postar um Comentário
2) No topo da janela que irá se abrir, clicar em “Ir para formulário de comentário
3) No espaço abaixo de “Faça um Comentário”, escreva livremente o que desejar
4) Logo abaixo do espaço há um texto que diz “A moderação de comentários foi ativada.” Abaixo dele estarão algumas letras (geralmente 6) que deverão ser digitadas no campo “Verificação de Palavras”.
5) Seguindo abaixo, há uma área chamada de “Escolher uma identidade”. Caso tenha uma conta Google (um gmail, por exemplo), digite o nome de usuário e senha. Caso não tenha, clique em “Anônimo”, lembrando de se identificar no texto que escreveu (mais acima, no espaço “faça um comentário").
6) Pronto! Clicar no botão laranja “Publicar comentário”.

Ah! Os comentários são moderados, o que significa que depois que se clica em Publicar comentário, para ele aparecer no blog ainda depende da “dona” do blog aprová-lo...
P.S.: Este Miltão não é fácil, acabou colocando uma foto com o Notebook igual ao meu novo, lindinho...Infelizmente o baby não é nossa filha, fazer o quê?

Obrigada pela visita, voltem sempre. E, por favor, deixem ou continuem deixando comentários.

Gente, queria começar agradecendo as visitas ao meu cantinho, apesar da minha ausência esta semana, já devidamente justificada.

Obrigada pela força e palavras gentis!

Ah, várias pessoas que encontro falam que já acessaram o blog, mas não deixaram comentários porque não souberam como ou porque não tiveram tempo.

Para os que não tiveram tempo, por favor, deêm um jeito, os comentários são os temperos do blog. Quando abro e vejo que têm recados, fico parecendo criança em dia de Natal, com aquela sensação de que vou abrir um presente. Tenho certeza que as minhas amigas blogueiras concordam comigo. Não é verdade queridas?

Quanto àqueles que não estão conseguindo fazer os comentários, o marido, mestre da informática, criou o passo a passo que estará no próximo post.

Espero que ajude, viu Malu, Lili, Odá e Bia?

Valeu, Tina, Lu, Clau, Mari, Marcia, Paul e Lilian. Adorei e adoro todos os comentários que recebi.

Três especiais comentários:

Luciana, parabéns pela formatura da sua filha, que tudo tenha sido como vocês desejavam. Muito sucesso para ela. Tenho certeza que você está "inflada de orgulho" e certa de que cumpriu seu dever. Apesar do tempo curto esta semana,você está sempre presente no seu blog e nas cozinhas amigos. Vou seguir seu exemplo.

Paul, meu amigo de Floripa (tempórario) apareceu e deixou um comentário lindo. Beijão e volte logo, você faz muita falta.

Lilian, namorada do meu sobrinho, o "big boy", também esteve aqui, adorei você ter me visitado. Faça mesmo o pavê, tenho certeza que vai ficar ótimo.

Encerrada a sessão "rasgação de seda", vamos aos próximos posts, um com o passo a passo e outro, finalmente, com receita.

Notebook novo! Vida nova!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Pessoal, após uma semana problemática com batida de carro e doença, finalmente as coisas começaram a dar certo, e vou conseguir voltar a ativa, meu filho (notebook) novo chegou e já estou estreando.

Desculpa aí a ausência e a falta de postagem.

Agora é vida nova...muitas receitas, muitos posts, muitos comentários. Quem viver verá.

Bj a todos.

UM DIA DOS PAIS MARAVILHOSO!

domingo, 10 de agosto de 2008

A todos os pais, avós, tios, irmãos, sobrinhos e amigos que são pais o meu Parabéns.

Desejo a todos saúde, paz, amor, realizações e alegrias.

A meu pai que já está no céu minha eterna saudade.Ele que foi um exemplo de pai amoroso, alegre, lutador e generoso. Sinceramente espero que, se Deus me der o privilégio e se eu fizer a minha parte, quando chegar no céu, ele seja a primeira pessoa que eu encontre por lá.

A ele muitos beijos e um abraço apertado.

A meu irmão, que soube tão bem criar seus filhos, a quem considero como meus também, tudo o que eu desejo aos pais e mais um beijo na bocheca.

A meu marido que ainda não é pai, muita sorte para que um dia o seja, tenho certeza que será um pai maravilhoso e dedicado.

A minha mãe que é pai e mãe há 15 anos, tudo de bom sempre. Obrigada por tudo.

Receitas à pedidos - Primeira da série - O famoso Pavê Tipo Charge do Rainhas do Lar

sábado, 9 de agosto de 2008




Hoje vou começar uma série de receitas que alguns parentes e amigos me solicitam. Como é mais fácil para mim as pessoas virem pegar as receitas aqui, pois não preciso copiar, e o pior, lembrar de levar para eles, a saga vai começar.

Caso vocês parentes e amigos queiram alguma encomenda, ou qualquer visitante que venha me visitar deseje uma receita, pode pedir à vontade. A casa é sua. Deixem solicitações nos Comentários que eu posto e digo de quem foi o pedido. Fico esperando.

A primeira da série, é uma receita do Rainhas do Lar, (somente alterei algumas quantidades dos ingredientes e incluí 1/2 xícara de leite para ficar um tiquinho menos doce), solicitada pelo meu sobrinho e afilhado Rogerinho, que apesar do nome diminuitivo, é um "big boy", já com 19 anos, e alto como o quê (como diria os queridos baianos) e um comilão de primeira (mal de família).
Eu fiz para o aniversário dele, para ele comer depois, há uns meses atrás, e já levei em utensílio plástico para ele não ter que devolver. As fotos não estão lindas, porque naquela época não tinha blog e o plástico não realça em fotos, mas o pavê é delicioso.
Lindo, você me pediu, eu demorei um pouco, mas agora vai. Bom apetite!

A próxima será para minha sobrinha Raíssa, que fez aniversário no mesmo dia. Aquela receita com morangos que você tanto me pede. Princesa, já, já, viu?

Ingredientes:
2 caixinhas de pudim sabor caramelo
2 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de leite integral
2 xícaras de amendoim torrado, sem pele e sem sal
1 tablete de chocolate meio amargo
2 caixas de creme de leite
1 xícara de guaraná
1 pacote de biscoitos maisena
Leve ao fogo o pó do pudim, o leite condensado, o leite integral e a manteiga, até soltar do fundo da panela. Quando estiver morno acrescente 1 caixa do creme de leite e o amendoim. Reserve.
Derreta no microondas (aproximadamente 2 minutos, na potência máxima) ou em banho maria, o chocolate e o creme de leite. Reserve.
Unte uma travessa.
Montagem:
De baixo cima:
biscoitos molhados no guaraná
camada de caramelo com amendoim
biscoitos molhados no guaraná
camada de caramelo com amendoim
Creme de chocolate
Faça desenhos com o garfo e enfeite com chocolate ralado.
Bom demais!

O Rei da Quinzena do Colher de Tacho - Bobó de Macaxeira com Frango e Milho

sexta-feira, 8 de agosto de 2008



Nem todo Bobó é de camarão...

Este bobó tem algumas vantagens, para quem mora a 1.200 km do mar principalmente, aqui nem sempre é possível comprar camarão fresco e a um preço razoável, além disto, vamos e venhamos bobó é para confraternizar, não dá pra fazer pouco, e tenho alguns amigos e parentes que não gostam ou não podem comer o crustáceo. Sendo assim, este bobó é popular aqui em casa.

O interessante é que este Bobó tem duas histórias bem engraçadas.

A primeira é a de uns amigos de trabalho que foram almoçar lá em casa. Uns dias antes eu conversava com três deles, e dizia:

- Gente, a Ana eu posso chamar pra comer lá em casa sem avisar, assim de improviso, porque ela come pouco e eu não passo vergonha (lá em casa no dia-a-dia a comida é feita para não sobrar, primeiro porque não gostamos de desperdício, segundo porque eu não gosto de comida repetida), mas você dois, Y e A não dá, vocês comem muito, têm que avisar para eu me preparar. E caímos na gargalhada.
Dois dias depois eu chamo a Ana, os dois e mais uns quatro para comer o Bobó lá em casa e na hora eles falam:
- Nós vamos limpar nossa imagem, iremos na sua casa e comeremos pouco, só um prato, e aí você não vai poder falar mais nada. E eu: -Tá bom, se vocês comerem pouco eu fico quieta. Chegou o almoço e Y e A comeram cada um...... 3 pratos. Pronto, peguei no pé deles um tempão, e rimos muito com esse caso até hoje.

A segunda é curtinha:
Na mesa do almoço de domingo com a família toda:
Meu irmão: - Téia, seu bobó de frango tá muito bom, só está faltando uma coisa.
Eu: -Ah é? O quê Ró? Tá sem sal, precisa engrossar?
Meu irmão: - Não, tá faltando camarão.
Todos: - Kkkkkkkkkkkkkkkk....(A mesa veio a baixo)
Gente, esse meu irmão é uma figura, não dá pra ficar séria perto dele. Comédia...

Estou adorando os desafios da blogesthera, este aqui é o primeiro para o Colher de Tacho da Valentina, Miki e Laila, como todos sabem, espero que seja o primeiro de muitos.

Vamos a receita: (para 8 gulosos, ou seja 8 Ys e/ou As)

Ingredientes:

2kg de sobrecoxas e peito de frango (1 kg de cada)
1 e 1/2 kg de mandioca cozida
2 tabletes ou saquinhos de caldo de galinha
1 vidro de leite de côco
1 litro de leite integral
2 latas de milho
6 tomates (ou 2 latas de molho de tomate pronto)
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 cebolas
1/2 xícara de cheiro-verde (eu uso metade salsa, metade coentro)
sal, pimenta-do-reino, pimenta a gosto
3 pimentas de cheiro
2 folhas de louro
1 pimenta dedo-de-moça ou 15 gotas de molho de pimenta
2 colheres de óleo ou manteiga
Cozinhe o frango e desfie. Reserve.

Bata no processador a mandioca, o leite quente (dissolva os caldos nele), o leite de côco e os caldos de galinha disssolvidos no leite. Reserve.

Leve ao fogo o óleo e as cebolas até ficarem transparentes, acrecente os tomates, o extrato de tomate e deixe engrossar por 10 minutos. Reserve.

Junte o frango, a mandioca batida, o milho e o molho.

Verifique o sal, acresente o cheiro-verde, as pimentas, o louro.

Sirvo com arroz branco ou arroz com côco queimado.

Dicas:

-Evite bater a mandioca em liquidificador, a massa é muito grossa. Caso não tenha processador, vá batendo aos poucos e sempre acrescentando o leite.
-O arroz de côco queimado realça o bobó. Queime o cocô ralado (200g) na frigideira até dourar, acrecente 1/4 de xícara de água e deixe umedecer (10 minutos). Acrescente ao arroz já pronto.

Enjoy!

Notebook de férias - Buá!!!!!!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Amigas e amigos:

Logo agora que consegui realizar o sonho de ser blogueira, meu notebook resolveu tirar férias, e sem o consentimento da empregadora. Resultado, não estou conseguindo responder aos comentários pelo blog. Na medida do possível vou respondendo em cada blog, mas infelizmente não dá para ser rápido, qualquer ação leva um tempão para abrir. Estou chateada, mas são coisas da tecnologia. Já encomendei outro e semana que vem ele chega. Aí, ninguém me segura. Responderei super rápido. Felizmente os outros blogs continuo acessando. Então, meninas, continuarei espreitando vocês todas, mas o comentários estarão devagar.

Mil desculpas e obrigada a todos que têm me visitado: Valentina, Simone, Iliane, Cláudia, Ameixa Seca, Leila, Luciana, Mari Resende, Nat , Laila, Cinara, Elvira (Cozinhas Amigas), Liz , Dig e Raquel (amigos), Rogerinho (sobrinho) adorei todos os comentários, não sei se os mereço, mas fiquei com um sorriso de orelha a orelha com tantos elogios.

Prometo responder e retribuir tanto carinho.

Bj a todos e um abraço bem apertado.

Téia.

Robalo ao molho de laranja e risoto de damasco e brie

terça-feira, 5 de agosto de 2008



Este prato foi para agradar a mim e ao marido, em um daqueles momentos românticos. Gostamos muito de peixe (bem preparados, lógico) e de qualquer comida que seja agridoce. O molho realçou o robalo que é deveras delicado, e o risoto combinou perfeitamente o doce do damasco com o sal carregado do queijo brie. A idéia do peixe peguei no livro Bistrô da Alice, já citado antes, só que ela usou a tilápia, que também adoro, e empanou, aí já não gosto. Metida que sou, claro, fiz algumas alterações, o risoto só adaptei os ingredientes ao risoto "basicão".

Um amigo tinha dado a idéia para fazermos o risoto, e um peixe, ficou enrolando, mudou de cidade, então resolvi tentar. O provador oficial (o marido) adorou e participou. Ele fez uma entrada que estava d-e-l-i-c-i-o-s-a, cuscuz marroquinho com frutas secas envolto em beringela. Ah, e fiz também de sobremesa, o fudgê da Simone do Chocolatria, em uma fôrma de coração. Estas duas posto já, já...

Bom cardárpio para casais apaixonados...

Robalo ao molho de laranja

Ingredientes (para 4 pessoas):

800g de filé de robalo
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de chá de manteiga
1 fio de azeite

Tempere os filés com o sal e a pimenta. Doure-os em uma frigideira na manteiga e azeite. Mantenha aquecido.
(Depois vou contar como faço isto).

Molho:

1 colher de sopa de manteiga
500ml de suco de laranja
2 colheres de geléia de laranja (como não tinha em casa, substitui por 5 gotas de essência de laranja e 1 colher de sopa de raspas de laranja)
2 colheres de vinagre de maça ou de arroz (usei o de vinho branco)
50ml de caldo de peixe
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sobremesa de maisena (não tem na receita, acrescentei para ficar aveludado)

Derreta a manteiga e misture a geléia (ou a essência e as raspas), o suco, o vinagre, o caldo, a mostarda e a maisena. Deixe reduzir e engrossar até virar um creme fininho.

Sirva quente sobre o robalo.

Risoto

Ingredientes:

4 xícaras de chá de arroz arbóreo
700ml de caldo de galinha
1 cebola bem picadinha
1 xícara de vinho branco seco
2 colheres de sopa de manteiga
1 fio de azeite
200g de damasco laminados
150g de queijo brie

Derreta a manteiga junto com o azeite e frite a cebola até ficar transparente, em fogo baixo, juntar o arroz e deixe fritar por uns 3 minutos. Junte o vinho, mexendo sempre, até evaporar boa parte, acescente aos poucos o caldo até ficar "al dente", neste momento inclua os damascos e o brie e jogue a última parte do caldo. Sirva em seguida.

Dicas:
1. Quando fiz o curso de risotos, o professor falou que o risoto não espera os convidados, os convidados é que esperam o risoto. Achei ótimo, avisem às visitas. Rsss...Para não causar desconforto a eles, faça o cozimento antecipado, depois de ficar al dente, deixe bem espalhado na panela, e vá recebê-los, na hora de servir, acrescente, então, mais caldo, o damasco e o brie;

2. Agora é sério, o momento certo para adicionar o caldo é quando começar a "chiar", vai deixá-lo cremoso;

3. Nunca lave o arroz para risoto!

4. Mexa o tempo todo, é isto que garante a textura cremosa. Então, não adianta, risoto é comida carente, fique ao lado da penela o tempo todo.

Bon apetit!

Muito obrigada Valentina - TREM BOM

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Tem gente que se não existisse tinha que ser inventado.


A Valentina do Trem Bom é assim, você encontra pessoas como ela a cada década, aquelas pessoas com aura branca, que falamos com ela por 1 hora e parece que a conhecemos há tempos e sabe que ela especial.


Fui abrir o blog dela agora, como faço todos os dias, há mais de 3 anos, e dei com um post com o título do meu blog Banquetes e Lanchinhos, tão verde quanto possível, visto que só tem um mês de vida.


Fiquei sem jeito e muito emocionada com as suas palavras, mas principalmente fiquei muito, muito feliz.


Como se não bastasse, ainda fez vários comentários no blog, cada um mais fôfo que o outro.


Não sei como agradecer um post e comentários tão delicados e simpáticos, mas vou tentar.


Querida, muitíssimo obrigada, espero trocarmos muitas receitas e idéias, e claro, espero nos encontrarmos no Natal, aliás gostaria que você viesse aqui em casa. Já está convidada.


Tenho seu irmão e sua cunhada como meus irmãos. E a sua sobrinha como minha sobrinha também. A sua família é maravilhosa, sua mãe um doce, a gente vê logo que educação e carisma a gente aprende em casa.


Continuarei a visitá-la diariamente e quando puder venha me dar um oi.


Beijoca.

Concurso Comida&Música do Chocolatria - Creme de manga com limão

sábado, 2 de agosto de 2008










Esta é a minha primeira participação em desafios.


A talentosa Simone do Chocolatria, está promovendo o evento "Música e Comida". Pensei: que combinação que dá certo, cozinhar e comer ouvindo música ao mesmo tempo é essencial. Além disto, como a música nos faz viajar no tempo e no espaço dá para criar muito.


Seguem as explicações! Aqui em casa temos uma mangueira que dá frutas ótimas, docinhas, suculentas, só que já tem vários meses que elas não dão o ar de sua graça. (Na verdade, estão fora de safra). Como estava acostumumada a tê-las por perto para um suquinho ou um docinho, acabei ficando viciada, e tinha uns dez dias que eu ficava pensando em comprá-las para fazer esta receita que aqui lhes apresento. O engraçado é que, toda vez que me dava esta vontade, me vinha à cabeça uma música super antiga, genuinamente nacional, que tocava lá nos idos dos anos 80. E ficava pensativa, com um sorrisinho na boca, com lembranças da minha adolescência...



Estas lembranças são da mesma época que a música, quando ela tocava nos bares e nas rádios de Macéio onde passei diversos verões nas casas das tias Marlene e Marilene, irmãs, que nem são minhas tias, na verdade são minhas primas de segundo grau, mas devido a diferença de idade entre nós, e de filhos com a mesma idade minha, acabaram virando tias mesmo. Uma coisa que sempre era comum, ano após ano, era como comíamos naquelas casas, e muito, e bem, porque minha família é chegada em um banquete. E elas cozinhavam com amor, para agradar mesmo. Acho que todos nós da família somos assim. Aprendi direitinho... Além dos pratos elaborados, me lembro de comermos manga de "baciada" nos quintais de suas casas. Uma ia descanscando e as outras comendo, e o papo rolando...E mais uma vez aparecem as mangas.


Elas, juntamente com meus queridos primos, fizerem destes momentos, um dos melhores e mais alegres da minha vida, até hoje, ou principalmente hoje, passados mais de 20 anos, sinto falta das nossas risadas, conversas, passeios de windsurf, de lancha, de carro, enfim, tudo o que aqui em Brasília não encontrávamos, pelo menos tendo a praia como companhia. Agradeço muita a hospitalidade e as "paparicações" de todos eles.


É, este desafio veio mesmo a calhar...


Bem, vamos a música:


Da manga rosa quero o gosto e o sumo
Melão maduro, sapoti, joá
Jaboticaba teu olhar noturno
Beijo travoso de umbú-cajá
Pele macia ai carne de cajú
Saliva doce, doce mel, mel de urucú
Linda morena fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana, vou te desfrutar
Morena tropicana eu quero teu sabor
Oi, oi, oi, oi!
Morena tropicana eu quero teu sabor
Oi, oi, oi, oi!
Morena tropicana eu quero teu sabor
Oi, oi, oi, oi!
Morena tropicana eu quero teu sabor
Oi, oi, oi, oi! "

Segue a receita, tão singela quanto a música, tão gostosa como aquelas férias e tão fácil quanto nossos tempos adolecentes. Fica aqui minha homenagem a todas as tias, mães e parentes que nos inspiram a fazer da comida um agrado e um grande prazer, seja cozinhando ou comendo.


Ingredientes:

3 mangas (usei haden)

1 caixinha de creme de leite gelado

meia xícara de açúcar

meio limão espremido

1 colher de sopa de raspas de limão



Corte em pedaços a manga e leve ao congelador ou freezer por 2 horas. Quando estiver quase congeladas, bata-as no liquidificador com o creme de leite, o suco e 1lher das raspas de limão e o açúcar. Vira um creme aveludado e com uma cor linda. Matei minha vontade e minhas saudades.


Enfeitei com a outra metade das raspas do limão e com as cascas das mangas, simulando folhinhas. Como ela é multicolorida, deu para fazer de três cores: amarela, vermelho e verde.


Desfrutem!


Bj a todos.


P.S: Simone tive outra idéia para este desafio, a gente pode participar com mais de uma receita?


Atualizado em 05/08/2008.


Gente, a Simone me mandou um e-mail lindo de morrer, estou explodindo de felicidade, sou "fãnzoca" dela, cada receita e texto que leio no seu blog o Chocolatria me faz achá-la cada vez mais competente e querida. Dá uma olhadinha no comentário, ela disse que nunca me viu, e sempre me adorou. A recíproca é totalmente verdadeira lindinha. Só vou sossegar o dia que conseguir fazer todas as suas receitas e conhecê-la pessoalmente, e também, claro, conhecer o "Divas". Vou fazer um regime até novembro, quando farei uma vista em Sampa, para comer e trazer tudo o que ela deve fazer de maravilhoso.
Ah, não tinha mandado o link porque já estava muito tarde, e ia fazê-lo hoje pela tarde, mas você já leu, então, contei com a sorte e ela me ajudou.

Até domingo vou postar a outra música e receita que me fazem lembrar o meu pai. Achei que era uma boa oprtunidade para homenageá-lo no Dia dos Pais, e ainda participar de novo do seu concurso. Lá de cima tenho certeza que ele vai ficar feliz.


 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger