domingo, 20 de dezembro de 2009
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Pelo clima - Olha para o que digo, não olhes para o que eu faço
Pelo menos , por cá, as políticas, não indicam nenhuma inversão de marcha... investem nas eólicas semeadas por esses morros fora, mas teimam em destruir o último rio selvagem de Portugal (Sabor) para fazerem uma barragem; querem que os cidadãos utilizem os transportes públicos e automóveis eléctricos, mas investem em estradas e andam a altas velocidades, querem o ar "limpo" e mantêm que a co-incineração em Souselas não é nociva... vá-se lá entender estas contradições...
domingo, 6 de dezembro de 2009
Campaña solidaria - una navidad, un niño, un libro/campanha solidária
Ojalá pudiésemos anunciar la Campaña Solidaria en las paradas de autobús. Pero, como no podemos, tendremos que difundirla nosotros mismos, a través de emails, del boca a boca, de nuestro muro en Facebook, de Twitter...
¿Nos ayudáis a que todo el mundo lo conozca y colabore, por favor? :-) http://www.librovirtual.org/librosolidario.php
Oxalá pudéssemos anunciar esta campanha nas paragens de autocarro, mas, como não podemos, teremos que divulgá-la nós próprios, através de mails, boa a boca, da nossa página en facebook, de twitter...
colaborem!!!
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
A minha experiência em BUBOK.PT
Pode ser vista aqui
http://www.bubok.pt/blog/
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
"Una Navidad, un niño, un libro" /Um Natal, uma criança, um livro
Para ello, 40 autores y 9 ilustradores han aportado sus relatos, cuentos, poemas e ilustraciones de temática navideña, con los cuales se ha confeccionado un Libro Solidario que lleva el título de la Campaña.
Podemos encontrar toda la información en http://www.librovirtual.org/librosolidario
FUNDACION PEQUEÑO DESEO ES LA ONG ELEGIDA PARA LA CAMPAÑA SOLIDARIA DE NAVIDAD
Com o lema "Um Natal, uma criança, um livro", a associação sem fins lucrativos Escritores Solidarios organizou uma campanha com o objectivo de ANGARIAR FUNDOS que serão entregues a uma ONG de AJUDA À INFÂNCIA.
Para isso, 40 autores e 9 ilustradores contribuíram com as suas narrativas, contos, poemas e ilustrações de tema natalício, e publicou um LIVRO SOLIDÁRIO com o título da campanha.
Toda a informação em http://www.librovirtual.org/librosolidario
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Avaliação de professores - a rendição?
Opinião de Santana Castilho in "Público" de 25 de Novembro de 2009.
Frases cirúrgicas, a apontar o caminho a partir de um "entendimento" que travou a luta dos professores, depois de fantásticas manifestações e greves. Depois desse momento, surge a rendição. De sindicatos, políticos , PSD em particular e outros. Aliás, o PSD navega á vista de acordos subreptícios com o PS. Também o PS e a nova Ministra , estou eu convicta , não são de fiar... Entretanto, termina a divisão de carreira e desaparecem os titulares. Resolvido? Surgirão novos problemas.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Campaña solidaria - una navidad, un niño, un libro
E tu, que vais fazer este Natal?
Vais preocupar-te com julgamentos que não têm nem fim nem consequências? Com escutas que, para uns têm sinais de crime e para outros não têm importância nenhuma? Com casos de justiça que acabam arquivados? Com gentinha que envergonha o teu belo país?
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Sol escreve que Sócrates mentiu
Sócrates diz que é um insulto.
Entretanto, "Ingleses arquivam processo Freeport
Londres decidiu dar por encerrado o lado britânico das investigações à alegada corrupção para a aprovação do outlet de Alcochete. As autoridades portuguesas ficam sozinhas no caso. " ( Expresso), por isso o PM respira mais descansado, porque as águas de bacalhau começam a estar aí para "limpar" tudo.
E assim segue , cantando e rindo a vida portuguesa.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
nova Direcção do "Público"
Muitos dos comentários que ontem li no "Público" online a este propósito, congratulavam-se com a saída de José Manuel Fernandes; outros nem por isso... eu também não... não irei a correr ler os editoriais escritos por ele próprio, Manuel Carvalho ou Nuno Pacheco, porque esses editoriais só poderão ser uma salgalhada anónima, esperemos que não encomendada.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
José Saramago e Caim
Um dia, houve quem instituísse , já muito depois da Inquisição, um novo index para lá colocar "O Evangelho segundo Jesus Cristo"; hoje, em nome da defesa de certos valores de certas cabeças (que não são os de todos) , recomenda-se a Saramago a auto-exclusão da nacionalidade portuguesa.
Nem sequer pestanejam com o ridículo da proposta...
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Emigrante português aparece morto
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
domingo, 4 de outubro de 2009
A Irlanda disse sim
Tivessem feito referendos em todos os países e a questão já estava arrumada de vez; assim, brinca-se à democracia, faz-se crer que o povo é que decide e o povo, supondo que vai ganhar algo com o voto, vai-se deixando manipular até dizer chega! quer dizer "yes"!!! ... e ficam todos contentes: o Presidente da União Europeia, o Primeiro Ministro Sócrates, o qual, em particular, se congratula com a importância deste "sim" para si próprio... a Alemanha, a França...
E assim segue a vida!!!
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Por que razão jornalistas e comentadores se antecipam ao voto do povo?
sábado, 26 de setembro de 2009
A semana política - opinião São José Almeida
P.S. Por causa de uma regra , que nem sequer está explícita na lei, apenas no costume, e que considera que os cidadãos portugueses, agora compulsivamente erguidos ao estatuto de eleitores recenseados, são ou burros ou completamente influenciáveis ou de raciocínio lento e que precisam de 24 horas para reflectir sobre em quem querem votar, este texto não pode falar sobre campanha eleitoral nem sobre nenhum assunto que nela tenha tido reflexos e implicações. Isto, é claro, porque escrevo num jornal de papel. Se escrevesse apenas num meio de comunicação on-line ou num blogue, podia continuar a falar sobre tudo sem limitações. É que a norma , por assim dizer consuetudinária, além de ser absurda , está desfasada e regula um mundo comunicacional que já não existe.
Como este mundo não existe, que tal mudarem-se as regras? Mas os portugueses são tão obedientes !!! quando se pretende evitar que não pensem muito, aceita-se tudo sem pestanejar... é um completo absurdo este "costume", mas, apesar do imenso , enorme, imensamente propagado choque tecnológico, as mentalidades cr~eem que ainda estão no século passado... a quem convém este e outros "costumes"?
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Paranóias e medos
da gripe A
das escutas ao Presidente da República
do atrevimento do Governo mandar escutar o PR
da insegurança
da instabilidade política
das proibições
da falta de liberdade de expressão
dos pequenos poderes
do desemprego
da fome
da solidão
que geram o medo
e o medo atrai tragédias ...
sábado, 19 de setembro de 2009
Nas sondagens Ps ainda (???) à frente
Como é possível tão grande esquecimento das pessoas deste país que têm visto a sua vida a andar para trás com este Governo? Como é possível ainda alguém pensar em dar votos a este PS? Ficaram com amnésia?
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Gripe A: sem abraços enm beijos
sábado, 5 de setembro de 2009
CASO TVI visto por Eduardo Cintra Torres
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Pela liberdade de imprensa
Hoje, sexta-feira, 4-9-2009, pelas 20 horas, em frente à TVI,
na Rua Mário Castelhano, n.º 40, Queluz de Baixo
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
«Eu sei o que fizeste no Verão passado» ( José Sócrates)
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Alunos em contentores - 45 mil
Arranque do ano: 45 mil alunos metidos em contentores
Uma em cada cinco escolas secundárias vai abrir o ano lectivo em obras. Num total de 450 escolas, 92 ainda estão com cenário de estaleiro e 45 mil alunos vão começar o ano em 1800 contentores.
Ninguém comenta , ninguém diz nada. Acham isto normal?segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Afinal o PS sempre anda em guerra com os professores
Entrevista
“Paz com professores vai sair muito cara ao país”
Bruno Proença e Madalena Queirós
31/08/09 00:05
Maria de Lurdes Rodrigues diz que a oposição erra ao tentar “comprar a paz com os professores”.
Durante toda a entrevista, Maria de Lurdes Rodrigues manteve a determinação que lhe é reconhecida e que os opositores, nomeadamente os sindicatos, caracterizam de teimosia. A ministra da Educação fez o balanço do mandato e respondeu aos críticos dentro do PS. Quanto às promessas da oposição, avisa: "Estão a comprar a paz com os professores por um preço que o país não pode pagar".
http://economico.sapo.pt/noticias/paz-com-professores-vai-sair-muito-cara-ao-pais_68511.html
1) Afinal chegamos todos à conclusão ( que já sabíamos há muito) que a Ministra da Educação e o PS , durante estes quatro anos "compraram" uma guerra com os professores.
2) Têm-lhes tanta raiva que até se revoltam todos por haver alguém que queira fazer a paz com eles...
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Acordo e já há acordo?
Dúvida: eu fui uns diazitos de nada ver o mar e , distraída de tvs , rádios, ( ainda li as gordas de um jornal diário) , nada de net , nem blogues, nem mails nem nada, abro esta revista e o novo acordo ( que eu pensava já morto e enterrado) já entrou/ vai já entrar em vigor? (Desde) quando?…
Ah na pág 7 a Enciclopédia Moderna Larousse também vem com o registo de ” a primeira enciclopédia com o novo acordo ortográfico”… mas adormeci assim durante tanto tempo?
terça-feira, 4 de agosto de 2009
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Tribunal Constitucional recusa apreciar avaliação dos professores
Segundo o TC, os deputados tinham requerido "a apreciação e declaração, com força obrigatória geral, da inconstitucionalidade das normas constantes" em vários artigos do decreto regulamentar de 5 de Janeiro, que "estabelece um regime transitório de avaliação de desempenho do pessoal a que se refere o Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário".
Então quem tem competência para uma apreciação destas? São pagos para quê? A quem querem agradar? Ou melhor a quem não querem desagradar? Dia 27 de Setembro, explicamos-lhes tudo tim-tim por tim-tim...
quinta-feira, 30 de julho de 2009
sexta-feira, 24 de julho de 2009
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Espelho, espelho meu, quem melhor que eu???
Deve ser para pôr no curriculum...
Pode ter feito (?) muito bem ao défice... mas os portugueses estão mais pobres, desmotivados e infelizes... pior era impossível, com ou sem crise...
quinta-feira, 16 de julho de 2009
O medo vence
Na Cisjordânia, a Al-jazira é calada por ter dado notícias pouco satisfatórias sobre a autoridade palestiniana.
Natalia Estemirova é assassinada em Grozni, por estar a investigar alguns casos muito sensíveis...
quarta-feira, 15 de julho de 2009
demagogia - o princípio do fim?
terça-feira, 14 de julho de 2009
No reino da bufaria
http://www.profblog.org/2009/07/rapariga-da-js-economista-recem-saida.html
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Gripe A
terça-feira, 7 de julho de 2009
novos deuses
sexta-feira, 3 de julho de 2009
O GESTO
quarta-feira, 24 de junho de 2009
sexta-feira, 19 de junho de 2009
O PM estava errado , mas a avaliação não vai para o lixo
Reajam ,
digam alguma coisa,
sindicatos, onde estais?
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Confusões
segunda-feira, 15 de junho de 2009
sábado, 13 de junho de 2009
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Adieu Monsieur le Professeur
Este vídeo NÃO foi patrocinado pelo Ministério da Educação. (Recebido por mail do Manuel Sanches)
Adieu Monsieur Le Professeur
Star Academy
Les enfants font une farandole
Et le vieux maître est tout ému :
Demain, il va quitter sa chère école.
Sur cette estrade, il ne montera plus.
Refrain Adieu, monsieur le professeur.
On ne vous oubliera jamais
Et tout au fond de notre coeur,
Ces mots sont écrits à la craie.
Nous vous offrons ces quelques fleurs
Pour dire combien on vous aimait.
On ne vous oubliera jamais.
Adieu, monsieur le professeur.
Une larme est tombée sur sa main.
Seul, dans la classe, il s'est assis.
Il en a vu défiler, des gamins
Qu'il a aimés tout au long de sa vie.
Refrain
De beaux prix sont remis aux élèves.
Tous les discours sont terminés.Sous le préau, l'assistance se lève.
Une dernière fois les enfants vont chanter :
Refrain
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Eleições europeias - a derrota da arrogância
Ontem, a arrogância perdeu.
Sócrates diz que vai continuar as políticas com determinação. Ainda bem. Em Outubro, a queda do "menino de ouro" será mais estrondosa ainda! Os jornalistas, perante as evidências, ficaram transtornados, teimavam, ao final da noite, como último recurso de esperança rosada, impingir uma sondagem para as legislativas, em que o PS ganhava de novo. E, mesmo depois de comentada tal sondagem, repetia-se, insistentemente, a pergunta num desespero, em figuras tristes. Nem a resposta de António Barreto, dizendo que tal sondagem era inútil naquele momento, pois os dados tinham mudado, os calou. E queriam a todo o custo levantar o PS, caído no chão.
Miguel de Sousa Tavares parecia um menino mimado a quem tinham trocado os brinquedos na caixa. Ele também não soube nem quis ler os sinais.
Ninguém viu os trabalhadores na rua, ninguém viu os agricultores, os enfermeiros, os professores na rua, ninguém os levou a sério, bando de ingratos, manipulados por forças ocultas. Ninguém leu os sinais , não quiseram ou não souberam. Em tempos , não se liam jornais, agora , apesar do choque tecnológico, anunciado com pompa e circunstância, não se lêem blogues. OU se os lêem, é para lançarem alfinetadas e os desprezarem... a resposta das pessoas está aí, a determinação não é coragem, é cegueira e teimosia irresponsável.
domingo, 7 de junho de 2009
sábado, 6 de junho de 2009
Eduardo Cintra Torres - in Público
«O Expresso de sábado passado confirmou o mais ruidoso silêncio musical dos últimos tempos: a música dos Xutos e pontapés Sem eira nem beira não passa em nenhuma rádio nacional.»
(...)
Sem eira nem beira foi censurada pelas rádios por ser identificada como um libelo contra o regime de Kim-Il Chávez Sócrates. É uma vergonha para os directores das rádios públicas e privadas e um sinal horrível do tempo em que vivemos.»
quinta-feira, 4 de junho de 2009
70% de abstenção e nada acontece?
segunda-feira, 1 de junho de 2009
sábado, 30 de maio de 2009
Manifestação de Professores em Lisboa - 30 de Maio
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Manifestação Professores
quinta-feira, 28 de maio de 2009
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Encontramo-nos Sábado
1) Este governo desfigurou a escola pública. O modelo de avaliação docente que tentou implementar é uma fraude que só prejudica alunos, pais e professores. Partir a carreira docente em duas, de uma forma arbitrária e injusta, só teve uma motivação economicista, e promove o individualismo em vez do trabalho em equipa. A imposição dos directores burocratiza o ensino e diminui a democracia. Em nome da pacificação das escolas e de um ensino de qualidade, é urgente revogar estas medidas.
2) Os professores e as professoras já mostraram que recusam estas políticas. 8 de Março, 8 de Novembro, 15 de Novembro, duas greves massivas, são momentos que não se esquecem e que despertaram o país. Os professores e as professoras deixaram bem claro que não se deixam intimidar e que não sacrificam a qualidade da escola pública.
3) Num momento de eleições, em que se debatem as escolhas para o país e para a Europa, em que todos devem assumir os seus compromissos, os professores têm uma palavra a dizer. O governo quis cantar vitória mas é a educação que está a perder. Os professores e as professoras não aceitam a arrogância e não desistem desta luta: sair à rua em força é arriscar um futuro diferente. Saír à rua, todos juntos outra vez, é o que teme o governo e é do que a escola pública precisa. Por isso, encontramo-nos no próximo sábado.
Subscrevem:
Os blogues: A Educação do Meu Umbigo (Paulo Guinote), ProfAvaliação (Ramiro Marques), Correntes (Paulo Prudêncio), (Re)Flexões (Francisco Santos), Educação SA (Reitor), O Estado da Educação (Mário Carneiro), Professores Lusos (Ricardo M.), Outròólhar (Miguel Pinto), O Cartel (Brit.com, Advogado do Diabo)
Os movimentos: APEDE (Associação de Professores em Defesa do Ensino), MUP (Movimento Mobilização e Unidade dos Professores), PROmova (Movimento de Valorização dos Professores), MEP (Movimento Escola Pública), CDEP (Comissão em Defesa da Escola Pública)
***
segunda-feira, 25 de maio de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Crónica de Manuel António Pina no JN
A Associação de Pais e a DREN acharam muito bem. Ninguém, nem pais, nem Conselho Directivo, nem DREN "acharam mal" o facto de duas jovens de 12 anos terem cometido um crime (se calhar encomendado) para alcançarem os seus fins. O Código Penal pune com prisão até 1 ano "quem, sem consentimento, gravar palavras proferidas por outra pessoa e não destinadas ao público, mesmo que lhe sejam dirigidas", punição agravada de um terço "quando o facto for praticado para causar prejuízo a outra pessoa". Educadas desde jovens para a bufaria e a delinquência e sabendo que o crime compensa, que género de cidadãos vão ser aquelas miúdas?
terça-feira, 19 de maio de 2009
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Jorge Sampaio na Guarda
Controlo (quase) total, em nome da liberdade
quinta-feira, 14 de maio de 2009
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Bartoon de Luís Afonso
sexta-feira, 8 de maio de 2009
O Presidente da Câmara que fez queixa ao Director que demitiu o Coordenador em Fafe
O BE chamou hoje a ministra da Educação ao Parlamento para explicar a demissão de um coordenador de uma escola em Fafe, por este alegadamente «não ter mobilizado» a comunidade escolar para a inauguração de uma nova biblioteca
(…)
num momento em que havia uma inauguração de uma biblioteca escolar, o presidente da Câmara achou que nesse domingo de manhã não havia lá gente suficiente e fez queixa ao novo director da escola, que resolveu destituir o coordenador», referiu.
Para a deputada do Bloco, «o que está em causa é a aplicação do novo modelo de gestão das escolas que dá poderes totalitários ao director, de nomear e destituir coordenadores a seu bel-prazer».
In sapo/sol on-line
Então dever-se-ia ter demitido também o Presidente da Câmara, que não soube “arregimentar” os seus munícipes para tal inauguração… e por que razões não fez a inauguração num dia de aulas? ( eu vou dizer pela milésima vez a imagem que me vem à cabeça, quando me falam em inaugurações: corre o ano lectivo 1958/1959 , andava eu na 4ª classe, estava em Lagoaça, Freixo-de-Espada-à-Cinta, foi a esta terra Américo Tomás, na qualidade de Presidente da República e as criancinhas com muitas bandeirinhas na mão – era tão pequena que não sei que foi ele inaugurar ou a que evento foi presidir – e passados anos, no meu 1º ano de trabalho, 1973/1974 ( não, ainda não tinha sido Abril) , no início do ano lectivo foi inaugurar a Escola Preparatória, em Anadia, novinha em folha – quem? Quem? – o mesmo Presidente Américo Tomás… e agora, quando falam em inaugurações, de quem me lembro? … como se nada tivesse mudado…
Além disso, os professores – coordenadores ou outros - (ainda) não estão ao serviço das Câmaras 24 horas por dia, sábados e domingos incluídos , mas lá chegaremos…
E como se ainda não bastasse , chega-me esta novidade:
Tavira: Professor do filho de autarca afastado desde 5.ª feira
Suspenso sem saber porquê
Sandro Colaço, professor de Expressão Corporal do ATL da Escola Básica de Santa Luzia, Tavira, foi suspenso pela autarquia, na quinta-feira, depois de um acidente durante uma aula que envolveu o filho do presidente da câmara, Macário Correia.
"Era um exercício normalíssimo, supervisionado por mim", explica o docente, que diz não saber por que razão está suspenso. A turma tinha terminado o ensaio da peça ‘Inspector Tótó’ e, no exercício seguinte, com os alunos de olhos vendados, o filho do presidente da Câmara de Tavira feriu o lábio.
Ler tudo em www.sinistraministra.blogspot.com
1) coitada da criança, florzinha de estufa;
2) os tiques estão aí à vista de todos, só não vê quem não quer…
quinta-feira, 7 de maio de 2009
terça-feira, 5 de maio de 2009
Desobediência pedagógica
sexta-feira, 1 de maio de 2009
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Educação - depressa e bem... ninguém!
segunda-feira, 27 de abril de 2009
O que faz falta
Lembrem-se, porque podem, e antes que outros vos façam esquecer.
H. M.
( via mail, De Barcelona, )