GOMES, M, J. (2005)" Blogs:um recurso e uma estratégia pedagógica" , in Antonio Mendes, Isabel Pereira e Rogério Costa (editores), Atas do VI Simpósio Internacional de Informática Educativa, Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria, pp. 311-315.
Resenha por Josete Maria Zimmer
O artigo revela que em Portugal desde a criação do primeiro blog até 2005 o número de autores e leitores crescem em rítmo acelerado, e que, embora não haja referências sobre blogs diretamente relacionados com a educação, há interesse e adeptos em diversas experiências com blogs sendo que uma dessas ocorreu na Universidade do Minho em um curso de Mestrado em Informação e Jornalismo, quando em 2002 foi criado o Blog "Jornalismo e Comunicação". A autora indica que a nível mundial já existe a blogosfera educacional que constitui uma variedade de blogs existentes no contexto escolar. Essa "blogosfera" está cada vez mais transversal atendendo aos diferentes níveis de ensino. Desse modo, para a autora, os blogs na Educação ou Edublogs, já constituem uma prática de intervenção pedagógica e também um domínio de estudo e investigação.
Segundo a autora exploração dos bloggs centraram-se essencialmente em aspectos de caráter pedagógico que estão relacionados diretamente com o processo de ensino e de aprendizagem. Outrossim, indica outras vertentes de utilização de blogs consideradas pedagógicas, quando por exemplo, no domínio da ligação da escola à comunidade em que se insere, ou na aproximação entre a escola e os dirigentes da educação. A facilidade de criação e manutenção de um blog e a existência de serviços gratuitos e de qualidade, bem como a crescente divulgação de perspectivas e experiências práticas da sua utilização, no âmbito escolar, pressupõe que não seja uma moda passageira, mas, um novo recurso que pode suportar diversas estratégias de ensino aprendizagem.
Com o aumento das condições de acesso à Internet, a colocação de “banda larga” nas escolas e o aumento do número de famílias com acesso à Internet a partir das suas residências é também outro pressuposto muito positivo.
Minha conclusão e intuição é que, os blogs como recurso de ensino-aprendizagem podem facilitar o acompanhamento das atividades realizadas na sala de aula e discutí-las com os alunos em qualquer lugar e espaço de tempo. Além disso, os blogs podem ser utilizados por qualquer professor, de qualquer área do conhecimento e nível de ensino.
Se pensarmos na perspectiva transversal, o blog pode ser um ótimo recurso para se trabalhar projetos como: Saúde, Meio Ambiente, Diversidade Cultural com ênfase no desenvolvimento da leitura e escrita.
Texto completo disponível aqui
Nesta página gostaria de apresentar idéias de blogs no contexto ambiental. Se você tiver um blog que discute questões relacionadas ao Meio Ambiente, por favor deixe um comentário com o seu link.
Obrigada