A implantação do Parque Tizo
(Terras Institucionais da Zona Oeste) teve a participação de muitas autoridades, principalmente, do Governador do Estado Dr. Geraldo Alckimin, do Secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, do Prof. Dr. Paulo Nogueira, do Prefeito de Cotia Carlão Camargo, da arquiteta Ana Lúcia P. de Faria, alunos e professores da EMEF Teófilo Benedito Ottoni e pessoas importantes da comunidade de amigos do Bairro do Parque Ipê (sabipe), Sr. Nicasso (conselheiro) e Fábio Sanches (presidente).
Sentimos falta da Profª. Dra. Silvana Santos (agora morando em Natal-RN). Silvana foi a maior incentivadora para a participação da escola neste projeto, iniciado em 2003.
Alckmin
destina 28 milhões para o Parque Tizo
O governador Geraldo Alckmin esteve nesta sexta-feira, 24 num evento acontecido no Parque Tizo, na região oeste de São Paulo, onde destinou 28 milhões para o início das obras de instalação do parque. Segundo ele, o dinheiro será oficialmente destinado na segunda-feira, dia 27. Segundo o secretário estadual do Meio-Ambiente, Bruno Covas, dezesseis milhões serão destinados ao parque neste ano e, no ano que vem, mais doze milhões.
O governador Geraldo Alckmin disse, em entrevista coletiva no evento, que o Parque Tizo tem potencial para ser o Ibirapuera da Zona Oeste, tendo inclusive o mesmo tamanho do parque da capital paulista. A previsão do governador, confirmada pelo secretário de meio-ambiente, é que o parque possa ser inaugurado em um ano e meio (18 meses).
Em discurso no evento, Alckmin arrancou risos da população presente ao evento quando se referiu à cidade que governou, Pindamonhangaba. Ele afirmou que o parque pode representar uma grande marca para a região metropolitana, que necessita de símbolos, assim como é o Central Park de Nova York e o Bosque da Princesa em Pinda. Alckmin também afirmou, durante a entrevista coletiva, que destinou nesta semana R$ 15 milhões para o Horto Florestal, o que foi possível porque se trata de uma área de preservação ambiental, o que não é o caso do Parque Tizo.
Perguntado se ele apoiaria uma iniciativa de entidades da região para transformar em área de proteção a região que vai do Parque Tizo até outras próximas, como o Morro Grande e o Parque das Nascentes, Alckmin afirmou que “seria ótimo transformar em área de preservação essa região”. Para o governador, essa região onde está o Parque Tizo é “um grande pulmão verde da região metropolitana”.
Também estiveram presentes no evento os secretários estaduais de Habitação, Silvio Torres, e do Desenvolvimento Urbano, Edson Aparecido, além do prefeito de Cotia, Carlão Camargo, e do secretário de meio-ambiente de Osasco, Carlos Marx Alves.
Mais sobre o evento pode ser visto no Portal do Governo do Estado de São Paulo.