24 de fev. de 2012

Grande dia para escola Teófilo B. Ottoni e comunidade do Parque Ipê

Imagens por Josete Zimmer e Maria Eduarda, aluna do 7º Ano B


A implantação do Parque Tizo
(Terras Institucionais da Zona Oeste) teve a participação de muitas autoridades, principalmente, do Governador do Estado Dr. Geraldo Alckimin, do Secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, do Prof. Dr. Paulo Nogueira, do Prefeito de Cotia Carlão Camargo, da arquiteta Ana Lúcia P. de Faria, alunos e professores da EMEF Teófilo Benedito Ottoni e pessoas importantes da comunidade de amigos do Bairro do Parque Ipê (sabipe), Sr. Nicasso (conselheiro) e Fábio Sanches (presidente).





Sentimos falta da Profª. Dra. Silvana Santos (agora morando em Natal-RN). Silvana foi a maior incentivadora para a participação da escola neste projeto, iniciado em 2003.



Alckmin destina 28 milhões para o Parque Tizo 

(Por Fábio Sanches)

O governador Geraldo Alckmin esteve nesta sexta-feira, 24 num evento acontecido no Parque Tizo, na região oeste de São Paulo, onde destinou 28 milhões para o início das obras de instalação do parque. Segundo ele, o dinheiro será oficialmente destinado na segunda-feira, dia 27. Segundo o secretário estadual do Meio-Ambiente, Bruno Covas, dezesseis milhões serão destinados ao parque neste ano e, no ano que vem, mais doze milhões.

O governador Geraldo Alckmin disse, em entrevista coletiva no evento, que o Parque Tizo tem potencial para ser o Ibirapuera da Zona Oeste, tendo inclusive o mesmo tamanho do parque da capital paulista. A previsão do governador, confirmada pelo secretário de meio-ambiente, é que o parque possa ser inaugurado em um ano e meio (18 meses).

Em discurso no evento, Alckmin arrancou risos da população presente ao evento quando se referiu à cidade que governou, Pindamonhangaba. Ele afirmou que o parque pode representar uma grande marca para a região metropolitana, que necessita de símbolos, assim como é o Central Park de Nova York e o Bosque da Princesa em Pinda. Alckmin também afirmou, durante a entrevista coletiva, que destinou nesta semana R$ 15 milhões para o Horto Florestal, o que foi possível porque se trata de uma área de preservação ambiental, o que não é o caso do Parque Tizo.

Perguntado se ele apoiaria uma iniciativa de entidades da região para transformar em área de proteção a região que vai do Parque Tizo até outras próximas, como o Morro Grande e o Parque das Nascentes, Alckmin afirmou que “seria ótimo transformar em área de preservação essa região”. Para o governador, essa região onde está o Parque Tizo é “um grande pulmão verde da região metropolitana”.

Também estiveram presentes no evento os secretários estaduais de Habitação, Silvio Torres, e do Desenvolvimento Urbano, Edson Aparecido, além do prefeito de Cotia, Carlão Camargo, e do secretário de meio-ambiente de Osasco, Carlos Marx Alves.

Mais sobre o evento pode ser visto no Portal do Governo do Estado de São Paulo.

17 de fev. de 2012

Laçamento do Parque Tizo em 24/02/2012!

Foto: Josete Zimmer
Enfim... Chegou o grande dia de lançamento do Parque Tizo!
Convidamos todos para presenciar o plantio de uma muda de árvore pelo governador no dia 24/02/2012, às 10:00, na futura Praça do Encontro.
Lembram? No mesmo local aonde foi decretado a instituição do Parque Tizo em 2006.
"Pedimos desculpas pelo convite em cima da hora, pois, trata-se de agenda de governador... Esperamos a compreensão" de todos (as).
Na ocasião também faremos o convite para a abertura da Exposição Interativa do Projeto do Parque, que está em fase de elaboração.
Agradecemos a divulgação de mais esse evento em prol da preservação da Mata Atlântica.
Segundo a Assessoria de Imprensa em nome da Arquiteta Ana Lúcia P. Faria (Secretaria do Meio Ambiente - SMA), o sucesso deste evento será mais um passo rumo ao nosso Parque Tizo – “exemplo de participação e preservação”.
Atenção para o endereço:
Evento: Implantação do Parque Tizo Data: 24 de fevereiro Horário: 10h Local: Futura Praça do Encontro, na esquina das ruas Santiago Ferrer e Savério Quadrio, bairro do parque Ipê - São Paulo/SP
Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Secretaria do Meio Ambiente (SMA) (11) 3133-3370/4008/3376 sma.imprensa@gmail.com ou Arq. Ana Lúcia P. de Faria SMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente Parque Villa-Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1025 CEP 05461-010 - Alto de Pinheiros - São Paulo - SP - Brasil Fone: +55 11 3021-6137 e +55 11 3023-0316

12 de fev. de 2012

Economia Verde? Desenvolvimento sustentável?

O desafio é aperfeiçoar o código florestal brasileiro, pois o que está em vigor protege apenas o meio ambiente. Assista o vídeo e tire as suas próprias conclusões.

1 de fev. de 2012

Rio + 20, Sustentabilidade, e o Parque Tizo.

Rio + 20 será a Conferência pelo meio ambiente no Rio de Janeiro (Brasil), de 20 à 22 de junho 2012. Há 20 anos aconteceu este mesmo evento, em 1992, também no Rio de Janeiro.

O objetivo dessa Conferência é garantir um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso alcançado e as lacunas ainda existentes na implementação dos resultados dos grandes encontros ocorridos. Além disso, discutir novas formas de como enfrentar os emergentes desafios dos dias atuais. (tradução nossa).

Quanto ao Parque Tizo, lembra do Decreto assinado pelo Governo do Estado, GERALDO ALCKMIN em 27 de março de 2006?

Na época, os alunos, professores e funcionários da EMEF Teófilo Benedito Ottoni, juntamente com a comunidade de amigos do bairro do Parque Ipê ficaram felizes e satisfeitos com a decisão sobre a preservação da Mata Atlântica e a construção do Parque Tizo.

Este Decreto de nº 50.597, em seu Artigo 2º diz o seguinte:

O Parque Urbano de Conservação Ambiental e Lazer de que trata este decreto terá as seguintes finalidades:

I - proteção dos remanescentes de mata atlântica, admitido o manejo da vegetação com o objetivo de assegurar a manutenção dos processos ecológicos;

II - realização de pesquisa científica e capacitação técnica visando orientar a proteção de remanescentes de vegetação nativa em áreas urbanas e peri-urbanas e a formação de corredores regionais de biodiversidade;

III - realização de atividades de educação ambiental visando difundir conceitos e estimular a adoção de práticas para a conservação ambiental, o uso sustentável de recursos naturais, a minimização e adequação da destinação de resíduos e efluentes;

IV - uso público para atividades culturais e educacionais, recreação e lazer, condicionado à observância do inciso I deste artigo.
Paragráfo único - A implantação de infra-estrutura e edificações na área deverá limitar-se às intervenções necessárias ao desenvolvimento de atividades relacionadas às finalidades previstas neste decreto.

Então pessoal, seis anos passaram, e nada de parque ecológico, nada de atividades sobre educação ambiental, nada de formação de pessoas para a conservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais, nada de construção de parque? Nada... Será que não está na hora da escola e comunidade começarem o movimento em prol dessa construção? Afinal, o Decreto foi assinado por conta do movimento da escola e comunidade. Portanto, temos muita força perante à boa vontade dos governantes. Vamos começar?
Quem gostaria de ir ao Rio + 20 contar e defender essa causa desafiadora?
Conforme a ONU (Organização das Nações Unidas), desenvolvimento sustentável enfatiza uma abordagem holística, eqüitativa, e clarividente à tomada de decisões em todos os níveis. Apóia-se na integração equilibrada dos objetivos sociais, econômicos e ambientais. Portanto, o compromisso e cuidado com as questões ambientais é de todos! (Por Josete Zimmer).
Vinte Anos Depois... Rio + 20

Nosso projeto no II Webcurrículo da PUC/SP

A Educação tem sentido...

“A educação tem sentido porque o mundo não é necessariamente isto ou aquilo, porque os seres humanos são tão projetos quanto podem ter projetos para o mundo. A educação tem sentido porque mulheres e homens aprenderam que é aprendendo que se fazem e se refazem, porque mulheres e homens se puderam assumir como seres capazes de saber, de saber que sabem, de saber que não sabem. De saber melhor o que já sabem, de saber o que ainda não sabem. A educação tem sentido porque, para serem, mulheres e homens precisam de estar sendo. Se mulheres e homens simplesmente fossem não haveria porque se falar em educação.”

Paulo Freire (2000, Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros, p. 40).

MATA ATLÂNTICA: Caminhos para Conservação

Encontrei esse vídeo na TV Meio Ambiente e uma série de outros que indicam caminhos para conservação da Mata atlântica na cidade de São Paulo. Embora ainda não esteja incluso o Parque Tizo, que é um fragmento de Mata Atlântica na Zona Oeste de São Paulo, estes aqui trazem muito conteúdo.

VÍDEOS INTERESSANTES

Para a galera do Futebol

Sobre o Conhecimento

"O conhecimento é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação."

José Armando Valente

Metodologia de Trabalho Online

Salve a Floresta

Powered By Blogger

Arquivos

Vídeo Carta da Terra

Hora Certa

Para compartilhar em outras redes