quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Para onde corre Miguel Veloso?
Miguel Veloso parece querer tornar-se no protagonista de mais uma novela no Sporting. Aliás, Veloso sempre foi um jogador dado a protagonismos, nem tanto pelo que faz dentro de campo mas principalmente pelo que faz fora dele. Seja pelo seu excesso de peso, ou pela suas aparições nas passerelles, pelas mudanças de visual, Miguel Veloso é sempre notícia.
Recentemente, Miguel Veloso e Djaló ficaram fora das opções de Paulo Bento e logo se começou a falar do descontentamento de ambos pelo facto de não terem sido convocados e, no caso de Veloso, que o mesmo se devia ao facto de ter sido utilizado a defesa esquerdo. Veloso já por diversas vezes afirmou que é profissional e que aceita as decisões de Paulo Bento e que joga onde este entender. Mas não é isso que transparece para fora. Mais ainda depois das declarações do seu pai, o ex-jogador António Veloso, que critica Paulo Bento pelas opções tomadas.
Hoje é notícia um alegado interesse da Fiorentina em contratar Veloso já na reabertura do mercado em Janeiro. Mais uma vez vem à ribalta o empresário do jogador que afirma “As conversas com a Fiorentina estão avançadas e podemos ter novidades interessantes durante a quadra natalícia”. Será verdade? ou é apenas uma forma de pressionar o Sporting? Na minha opinião, se houver mesmo interesse dos italianos, que paguem 20 milhões e podem levá-lo.
É caso para perguntar, para onde corre Miguel Veloso?
Escrito por Gnitrops à(s) 13:12 2 comentários
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Futebol Formação - Resultados
Juvenis - 13ª Jornada
U. Leiria 0-2 Sporting
Golos: Ricardo Esgaio e Natham Bordignon
Classificação: 1º Lugar - 37 pontos
Iniciados - 14ª Jornada
Sporting 7-0 Alverca
Golos: Edilino Ié, Carlos Mané (3), Bryan Cerqueira (pb), Antoninho Silva e Frederic Maciel
Classificação: 1º Lugar - 42 pontos
Escrito por Gnitrops à(s) 01:00 0 comentários
sábado, 20 de dezembro de 2008
Liga Sagres - 12ª Jornada: Sporting 0-0 Académica
Deu empate!
O Sporting não foi esta noite além de um empate frente à Académica. Foi o 1º empate caseiro da época numa altura em que o Sporting procurava a 5ª vitória consecutiva. E não o conseguiu porque, mais uma vez, deu a 1ª parte de avanço e quando tentou reagir foi tarde demais.
Para este jogo, Paulo Bento voltou ao seu 11 "fetiche", com a entrada de Caneira para a lateral esquerda e de Romagnoli para o vértice mais adiantado do losango. Postiga voltou ao ataque e Rochemback ao meio campo. E o Sporting não entrou nada bem no jogo, jogando a passo e sem conseguir criar oportunidades de golo. A Académica, sempre muito pressionante, foi controlando o jogo a seu belo prazer e ia trocando muito bem a bola entre os seus jogadores, chegando com facilidade ao último terço do campo mas sem conseguir incomodar Rui Patrício.
Só aos 39 minutos (!) o Sporting chegou perto do golo quando na sequência de um canto Izmailov rematou de primeira mas o Guarda Redes dos estudantes defendeu novamente para canto. Peskovic logo de seguida voltou a brilhar ao defender um remate de Polga de fora da área. Estava dado o mote para o que seria a 2ª parte.
No 2º tempo, Caneira ficou no balneário tendo entrado Miguel Veloso e o Sporting apareceu melhor, com mais atitude mas nem sempre com o melhor descernimento tendo falhado sobretudo na finalização. Postiga por diversas vezes, João Moutinho, Rochemback, Liedson...desperdiçaram várias ocasiões de golo tendo Peskovic evitado a maioria delas tornando-se o melhor jogador em campo.
Depois deste jogo, chega-se facilmente à conclusão que, pelo menos nos jogos em casa, Caneira nunca pode jogar a lateral. Jogando com o meio campo em losango é fundamental que os laterais apoiem bem o ataque e Caneira não tem características para tal. Outra questão prende-se com Romagnoli. É claramente um jogador em baixo de forma e o público não o perdoa assobiando constantemente. Tem que ser protegido e como tal tem que ser lançado aos poucos até adquirir melhor forma.
Hoje, para não variar muito, também tivemos uma arbitragem muito fraquinha em Alvalade. Desde uma mão do Guarda-Redes fora da área onde nada foi marcado, passando por um lance de golo não validado na sequência dum livre rapidamente marcado (igual ao que o Sporting sofreu do Barcelona...), pontapés de canto transformados em pontapés de baliza, enfim, um chorrilho de disparates!!
Gostaríamos de ter terminado o ano de 2008 com uma vitória... espero que o ano de 2009 seja melhor e que o Sporting consiga chegar ao título!
Sporting: Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e Caneira (Miguel Veloso, 45 min); Rochemback, João Moutinho, Izmailov (Djaló, 77 min) e Romagnoli (Vukcevic, 65 min); Postiga e Liedson
Suplentes não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Adrien, e Tiuí
Académica: Peskovic; Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando e Pedro Costa; Pavlovic; Miguel Pedro (Nuno Piloto, 83 min), Lito (Licá, 69 min), Cris e Diogo (Tiero, 73 min); Éder
Suplentes: Rui Nereu, Madej, Carlos Aguiar, Edson
Escrito por Gnitrops à(s) 22:49 3 comentários
Futsal - 12ª Jornada: Sporting 1-1 Fundão
Mais um empate!
Já pouco há a dizer sobre esta época do Sporting...são pontos perdidos atrás de pontos perdidos. Esta tarde foram mais 2 frente ao Fundão e jogando em casa.
E o empate até acabou por ser um bom resultado face ao que se passou no terreno de jogo. O Fundão foi sempre a equipa mais perigosa aproveitando a falta de acutilância ofensiva do Sporting e a aparente desmotivação de alguns jogadores. Ao intervalo o placar marcava 0-0. O Fundão adiantou-se no marcador aos 5 minutos da 2ª parte tendo o Sporting igualado a 1 minuto do fim da partida por Paulinho.
O Sporting perdeu assim a oportunidade de ultrapassar o seu adversário de hoje na classificação e atrasa-se ainda mais em relação aos primeiros lugares.
Sporting: João Benedito; Alex, Café, Djo, Davi, Zezito, Deo, João Matos, Paulinho (1) e Bibi.
Escrito por Gnitrops à(s) 21:27 0 comentários
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Liga Sagres - 12ª Jornada: Sporting vs Académica
Escrito por Gnitrops à(s) 20:04 2 comentários
Bayern no caminho do Sporting
FC Bayern München!
É este o adversário do Sporting nos Oitavos de Final da Liga dos Campeões, assim o ditou o sorteio realizado esta manhã.
Segundo a sondagem levada a cabo neste Blog, os germanicos eram o adversário mais temido por todos já que não teve nenhum voto. Sem dúvida que os alemães são um osso duro de roer.
Há 2 épocas, Sporting e Bayern fizeram parte do mesmo grupo na 1ª Fase da Liga dos Campeões. Na altura, o Sporting perdeu em Alvalade por 0-1 (golo de Schweinsteiger) e empatou a 0 na Alemanha. Desde então, ambas as equipas sofreram algumas alterações, mantendo no entanto a sua estrutura base.
O Bayern é treinado pela antiga estrela do futebol alemão, Jurgen Klinsmann. Na baliza, depois da retirada de Oliver Kahn, Michael Rensing tem-se assumido como titular. A defesa tem-se mantido praticamente inalterada ao longo das épocas...Sagnol, Lahm, Van Buyten, Lucio, Demichellis, e Oddo formam um sector bastante forte e coeso.
O meio-campo está recheado de "estrelas". Acima de todos, o francês Franck Ribéry que está a atravessar um excelente momento de forma. Depois há que contar ainda com o veterano Zé Roberto, o experiente Van Bommel, com o turco Hamit Altintop, o irreverente Schweinsteiger e Tim Borowski, entre outros.
O ataque não é menos forte que os restantes sectores...Luca Toni, Miroslav Klose e Lukas Podolski são sinónimos de golos. Todo o cuidado é pouco.
O 4x4x2 é o sistema normalmente utilizado por Klinsmann. Actualmente, o Bayern é 2º classificado da Bundesliga, em igualdade pontual com o Hoffenheim.
Os jogos dos Oitavos de Final serão disputados em 24 ou 25 de Fevereiro a 1ª mão, e a 10 ou 11 de Março o 2º jogo.
De salientar que o Bayern não jogará para o Campeonato durante todo o mês de Janeiro devido à habitual pausa de Inverno no Campeonato Alemão.
Escrito por Gnitrops à(s) 11:32 3 comentários
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Visita ao passado - Oceano
Oceano Cruz chegou ao Sporting na época 1984/1985 pela mão de Pedro Gomes que tinha sido seu treinador no Nacional da Madeira e que tinha vindo para o Sporting para ser adjunto de John Toshack.
“A princípio disse que não, que tinha contrato e iria cumpri-lo. Depois conversei com a minha família e chegamos à conclusão que era uma oportunidade única.”
Desde cedo que Oceano começou a mostrar as suas qualidades dentro campo. Dono de uma capacidade física impressionante, Oceano exemplicava bem o que é um trinco. O que lhe faltava em técnica, sobrava em raça, força e vontade de vencer.
“No meu primeiro treino, numa jogada mais dura carreguei o Jordão, coloquei as mãos na cabeça e pedi desculpas.” Ele disse-me: “O que é isso miúdo, o que estás a fazer?"
Logo na sua 1ª época em Alvalade, foi titular em todos os jogos e passado pouco tempo foi chamado à Selecção Nacional. Depois de 7 épocas em Alvalade, foi para a Real Sociedad de Espanha, juntamente com Carlos Xavier e a convite de John Toshack. Em Espanha, o médio cabo verdiano evoluiu bastante, tendo regressado ao Sporting 3 anos depois como um jogador mais completo, com soluções técnicas mais vastas e um melhor entendimento do jogo.
A polivalência também era uma das suas imagens de marca. Médio centro, lateral direito, central... até me lembro de o ver jogar a Guarda Redes, salvo erro num jogo em casa contra o Vitória de Guimarães.
Depois de mais 4 épocas em Alvalade (11 no total), terminou a sua relação com o Sporting como tantos outros jogadores...sem direito a jogo de despedida e em litígio com alguns dirigentes. Em final de carreira, rumou a França para jogar 1 época no Toulouse antes de pendurar as botas.
Como tantos outros grandes jogadores que passaram pelo Sporting, Oceano nunca foi campeão de leão ao peito. No seu cirriculum conta-se apenas 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças Candido de Oliveira. É o 3º jogador da história do Sporting com mais jogos disputados no Campeonato (só Damas e Hilário têm mais) tendo realizado 308 jogos e marcado 39 golos.
“A final da Taça de Portugal foi quando vi realmente uma loucura muito grande, foi contra o Marítimo. Até eles entraram na festa.”
Oceano foi, sem dúvida, um dos grandes capitães leoninos!
Escrito por Gnitrops à(s) 12:07 1 comentários
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Futebol Formação - Juniores
Juniores - 15ª Jornada
Sporting 7-0 Real
Golos: Wilson Eduardo (3), Renato Neto, Diogo Rosado, Rabiu Ibrahim e Henrique Gomes
Classificação: 2º Lugar - 33 pontos (+1 jogo)
Escrito por Gnitrops à(s) 23:50 1 comentários
31
Liedson da Silva Muniz!
O nosso "Levezinho" faz hoje 31 anos. Chegado a Portugal há quase 6 anos, o brasileiro tem sido um caso raro de sucesso em Alvalade. Os golos são a sua imagem de marca e, mesmo tendo chegado na "sombra" de Jardel, nunca acusou essa pressão e rapidamente se afirmou no 11 leonino.
Liedson tem batido vários records no Sporting: é actualmente o jogador com mais golos marcados em jogos nas competições europeias (20); é já o 2º melhor marcador estrangeiro da história do clube com 124 golos, a apenas 2 de Yazalde; e se jogar no Sábado irá igual Iordanov como o estrangeiro com mais jogos jogados pelo Sporting (222).
Em entrevista ao Jornal O Jogo de hoje, Liedson revelou que gostaria de renovar pelo Sporting:
"Seria uma bela prenda [risos]. Aí ia caminhar para a minha tranquilidade. Mas isso não é o mais importante. Como eu falei, quero é acabar bem a carreira, com saúde, fazendo mais do que aquilo que tenho feito até aqui."
"Ser campeão na época em que faço 31 anos? Quem me dera, seria inesquecível. O Sporting é o clube que mais me marcou na carreira, sem desprimor para os outros, e quero conquistar muitas coisas aqui"
Que continue por muitos mais anos em Alvalade e nos continue a brindar com os seus golos.
Escrito por Gnitrops à(s) 11:06 3 comentários
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
2 pesos e 2 medidas
Cresci a ouvir dizer que o Jornal Record tinha ligações ao Sporting, o Jornal A Bola ao Benfica e o Jornal O Jogo estava conectado com o Porto. Destes 3 diários, O Jogo parece-me ser claramente aquele que é mais imparcial. Só o facto de ter uma capa para o Norte e outra para o Sul já demonstra algum cuidado no público alvo. Em relação aos outros dois jornais, um dos factores de selecção na altura da entrevista de emprego deve ser quantos anos tem de associado do clube do milhafre...
A imprensa devia primar pela isenção e imparcialidade dos seus comentários mas não é isso que se vê diariamente. A dualidade de critérios nas análises e na importância que se dá a determinados assuntos é vergonhosa! Senão reparemos em alguns exemplos:
- Tem-se falado ultimamente do facto de Djaló não comemorar os golos. Quando Lisandro Lopez também não festejou em Alvalade e nos jogos seguintes, tendo até depois pedido desculpa aos adeptos, quantas vezes foi este assunto notícia de 1ª página?
- Se o Sporting tem o azar de perder 2 jogos seguidos, como aconteceu com Benfica e Porto, é sinal de grave crise. O Porto pode perder 3 jogos consecutivos que está tudo bem...os outros são humilhados na Europa, eliminados da Taça, empates caricatos no Campeonato, mas o importante é salientar que o jogador A fez isto ou que o jogador B fez aquilo...viva a paz e harmonia!
- Vukcevic não é um jogador fácil de entender e teve os seus problemas com o Sporting, tendo até ficado a treinar à parte. Mais uma série de 1ªs capas... Oscar Cardozo também não teve afastado alguns dias pelo Quique Flores? Para alguns parece que foi assunto quase tabú...
E como estes exemplos, muitos mais têm acontecido ao longo dos anos.
Enfim, o problema disto tudo, e no que toca a nós sportinguistas, é que a Comunicação Social começa com os "boatos" e nós vamos atrás da conversa.
Façam como eu, NÃO COMPREM JORNAIS DESPORTIVOS!
Escrito por Gnitrops à(s) 12:26 5 comentários
domingo, 14 de dezembro de 2008
Foi há 22 anos...
14 de Dezembro de 1986
SPORTING 7-1 BENFICA
Escrito por Gnitrops à(s) 23:40 0 comentários
Taça da Liga: Sporting 3-0 Marítimo
Tranquilo!
O Sporting bateu esta noite o Marítimo por 3 golos sem resposta na 1ª Jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga. Foi um triunfo tranquilo, numa noite onde os leões foram sempre melhor equipa dentro de campo e aquela que teve as melhores ocasiões para marcar.
Paulo Bento fez algumas alterações em relação ao jogo na Suiça. Abel surgiu de novo como titular no lado direito da defesa, Adrien foi o trinco, Miguel Veloso foi lateral esquerdo e no ataque Liedon regressou para fazer dupla com Yanick Djaló. O Sporting entrou muito bem no jogo, com trocas rápidas de bola, e Izmailov aos 7 minutos teve a primeira boa oportunidade para marcar mas o seu remate embateu no poste. Na sequência do lance Liedson também podia ter marcado mas rematou para a bancada. O Sporting era dono e senhor do jogo mas o ritmo era um pouco lento. À passagem da meia hora foi a vez de Vukcevic desperdiçar mais uma boa ocasião tendo permitido a defesa ao guardião madeirense. Adivinhava-se o golo do Sporting que viria a surgir pouco tempo depois. Miguel Veloso marcou um livre do lado esquerdo do ataque para o 2º poste onde se encontrava Polga que cruzou para Djaló encostar facilmente para a baliza. Estava feito o mais difícil. O Marítimo nesta 1ª parte nunca incomodou verdadeiramente Tiago.
Na 2ª parte, o Sporting não entrou tão bem, tendo permitido algumas aproximações mais perigosas do Marítimo à sua defesa. Num desses lances, Tiago respondeu com uma grande defesa a remate de fora da área de Olberdam. À passagem dos 60 minutos Rochemback entrou para o lugar de Vukcevic e a partir daqui o Sporting foi mais dominador e controlou melhor o jogo. O 2º golo acabaria por surgir por intermédio do inevitável Liedson. Izmailov recuperou uma bola a meio campo, passou a Djaló que serviu o levezinho, e este com uma "chapelada" bateu Marcelo Boeck. Um grande golo de Liedson! Estava feito o golo da tranquilidade. Para acabar em beleza, e no último lance do jogo, Romagnoli fez o 3º golo após uma excelente jogada colectiva do Sporting com Moutinho a assistir o argentino que só teve que encostar para a baliza.
O Sporting entrou assim com o pé direito nesta competição onde a época passada foi finalista vencido. O objectivo esta época passa por ser vencedor. Na próxima jornada desta prova o Sporting desloca-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave.
Sporting: Tiago; Abel (Caneira, 71 m), Daniel Carriço, Polga, Miguel Veloso, Adrien (Romagnoli, 75 m), Izmailov, Vukcevic (Rochemback, 59 m), João Moutinho, Yannick Djaló e Liedson.
Suplentes não utilizados: Rui Patrício; Ronny, Tiuí e Hélder Postiga.
Golos: Yannick Djaló (37 m), Liedson (70 m) e Romagnoli (92 m).
Marítimo: Marcelo Boeck; Paulo Jorge (Víto Júnior, 49 m), Fernando Cardozo, Van der Linden, João Guilherme, Bruno, Olberdam, Miguelito, Marcinho (Pedro Moutinho, 73 m), Babá e Manú.
Suplentes não utilizados: Bruno Grassi; Bruno Fogaça, Luís Olim, João Luiz e Briguel.
Escrito por Gnitrops à(s) 22:42 1 comentários
Futebol Formação - Resultados
Juniores - 14ª Jornada
Sporting 2-0 E. Amadora
Golos: Renato Santos e Rabiu Ibrahim
Classificação: 4º Lugar - 30 pontos
Juvenis - 12ª Jornada
Sporting 4-0 Entroncamento
Golos: Mauro Antunes, Peter Caraballo, Nathan Bourdignon e Hugo (pb)
Classificação: 1º Lugar - 31 pontos
Iniciados - 13ª Jornada
Belenenses 3-4 Sporting
Golos: Edgar Lé (2), Carlos Mané e Armindo Bangna
Classificação: 1º Lugar - 39 pontos
Escrito por Gnitrops à(s) 19:44 0 comentários
sábado, 13 de dezembro de 2008
Futsal - 11ª Jornada: Instituto D.João V 3-3 Sporting
Na sempre difícil deslocação ao terreno do Instituto D. João V, o Sporting empatou a 3 bolas, perdendo assim mais 2 pontos neste campeonato.
Ao intervalo o Sporting vencia por 1-2, com 2 golos de Deo.
Na 2ª parte o jogo foi novamente equilibrado tendo-se decidido no último minuto. O Sporting chegou à vantagem a 12 segundos do fim com um golo de Djo. Incrivelmente, o Sporting acabaria por consentir o golo do empate...mais uma vez a equipa a não ter estofo para aguentar o resultado.
Na próxima jornada o Sporting recebe o Fundão.
Sporting: Sandro, Davi, Bibi, Café, Paulinho, Deo (2), Zézito, Djo (1), João Matos e Alex
Escrito por Gnitrops à(s) 17:57 1 comentários
Taça da Liga: Sporting vs Marítimo
Escrito por Gnitrops à(s) 15:58 1 comentários
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Visita ao passado - Queda do Varandim
Nem só de histórias felizes é feito o passado do Sporting Clube de Portugal. E a tarde de 7 de Maio de 1995 é um bom exemplo disso mesmo.
Corria a época 1994/1995 e o Sporting recebia em Alvalade o FC Porto em jogo a contar para a 31ª Jornada. As equipas estavam separadas por 5 pontos...jogo do título portanto. Mas rapidamente o jogo passou para 2º plano...
À chegada do autocarro azul e branco junto à porta 12-A, como era costume, um grupo de dezenas de adeptos leoninos concentrou-se junto a um dos varandins do velhino Estádio José Alvalade para "receber" os jogadores portistas. O dito varandim não aguentou a pressão e o peso de tanta gente e acabou por ceder provocando a queda a muitos jovens que ali se encontravam. O resultado da queda foi trágico: dezenas de feridos, alguns com gravidade e, pior que tudo, 2 mortes a lamentar, Zé e Paulo. Os momentos que se seguiram à queda foram dramáticos com membros da Juventude Leonina e da Polícia a ocorrerem ao local para socorrem as pessoas que tinham caído. O próprio médico do FC Porto na altura, Dr. Domingos Gomes, ocorreu ao local para prestar os 1ºs socorros mas consta que acabou por ser apedrajado...ridículo e lamentável!
A vontade dos jogadores leoninos, após este episódio, era de não disputar o jogo, mas tal não foi possível. Jorge Sampaio também se mostrou incrédulo com a situação: "Fiquei muito impressionado com tudo o que se passou, mas também com a normalidade com que tudo prosseguiu. Senão fosse a faixa preta da Juve Leo, nem se teria notado que algo de anormal se tinha passado antes."
O FC Porto acabaria por vencer o jogo por 0-1 e sagrar-se Campeão Nacional.
Escrito por Gnitrops à(s) 14:40 6 comentários
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Possíveis adversários do Sporting na Liga dos Campeões
Manchester United, Panathinaikos, Bayern Munique, Liverpool, Roma e Juventus.
Escrito por Gnitrops à(s) 23:34 4 comentários
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Liga dos Campeões: Basel 0-1 Sporting
3 pontos, 600 mil euros!
Foi este o saldo da vitória leonina desta noite na Suiça. Um golo solitário de Yanick Djaló foi suficiente para os leões garantirem a 4ª vitória na fase de Grupos da Liga dos Campeões e terminarem assim da melhor forma esta fase da prova.
O Sporting apresentou-se em campo com algumas alterações em relação aos últimos jogos. Na baliza, Tiago ocupou o lugar do castigado Rui Patrício e foi dos melhores durante todo o jogo, mostrando-se sempre muito seguro; Caneira foi titular no lado esquerdo da defesa enquanto Simon Vukcevic foi pela 1ª vez titular esta época. No ataque, Derlei e Djaló fizeram dupla. E foi boa a 1ª parte do Sporting, jogando quase sempre em contra-ataque e controlando sem problemas o jogo no seu sector defensivo. Ao quarto de hora a primeira grande oportunidade com Derlei sózinho na área a cabeçar para defesa de Constanzo, após bom trabalho de Djaló. Yanick Djaló que viria a marcar pouco tempo depois ao aproveitar da melhor forma um bom cruzamento de Izmailov. Em vantagem, o Sporting soube controlar o jogo nunca deixando de criar problemas na defesa do Basel. Duas contrariedades marcaram no entanto esta 1ª parte do Sporting: as lesões de Vukcevic, que teve de sair em maca, e de Pereirinha, que ficou no balneário ao intervalo. Para os seus lugares entraram Abel e Adrien.
O 2º tempo foi mais mal jogado, com o Basel a pressionar mais e com o Sporting a sentir maiores dificuldades para sair no ataque e a cometer algumas falhas defensivas que podiam ter criado alguns problemas a Tiago. Miguel Veloso entrou para o lugar de Izmailov e a partir daqui o Sporting acentou o seu jogo e começou a trocar mais e melhor a bola entre os seus jogadores. No ataque só Djaló conseguiu criar alguns problemas ao Basel já que Derlei se mostrou sempre muito desinspirado. O Sporting acabou assim por conseguir gerir o tempo e o resultado garantindo um precioso triunfo.
Com este triunfo o Sporting confirmou o 2º lugar com 12 pontos, apenas a 1 ponto do Barcelona que ficou em 1º lugar. Agora é esperar pelo sorteio para saber qual o adversário que nos calha nos Oitavos de Final da competição.
Basel: Costanzo; Morganella, Marque, Ferati e Safari; Huggel, Ergic, Frei (Perovic, 77 m) e Carlitos; Chipperfield (Stocker, 45 m) e Streller (Derdiyok, 65 m)
Suplentes não utilizados: Stockli, Almerares, Eduardo e Mustafi
Sporting: Tiago; Bruno Pereirinha (Adrien Silva, 45 m), Daniel Carriço, Anderson Polga e Caneira; Fábio Rochemback (Miguel Veloso, 72 m), João Moutinho, Marat Izmailov e Simon Vukcevic (Abel, 42 m); Yannick Djaló e Derlei
Suplentes não utilizados: Ricardo Baptista, Hélder Postiga, Ronny e Rodrigo Tiuí
Golos: Yanick Djaló (18 min)
Escrito por Gnitrops à(s) 22:57 1 comentários
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Futsal - 10ª Jornada: Sporting 4-3 Freixieiro
Assim sim! Hoje houve atitude por parte da equipa do Sporting que, mesmo perante uma série de adversidades e uma péssima arbitragem, conseguiu de levar vencida a equipa do Freixieiro.
A equipa não entrou bem no jogo e o Freixieiro chegou com alguma facilidade a 0-2. O Sporting dispôs de várias oportunidades para reduzir mas ou a falta de pontaria ou o guarda redes adversário impediram que tal acontecesse. João Benedito foi expulso e a baliza leonina foi ocupada por Sandro Azenha. E seria o Freixieiro a chegar ao 3º golo em cima do intervalo na transformação de um livre de 10 metros.
Na 2ª parte veio ao de cima o verdadeiro Sporting que conseguir recuperar dum 0-3 para 4-3! Alex por 2 vezes, Deo e Paulinho na transformação dum livre de 10 metros consumaram a reviravolta. Destaco ainda a grande exibição do jovem Sandro Azenha que, mesmo entrando a meio do jogo, realizou uma série de defesas importantes impedindo o golo do Freixieiro. Vitória muito importante para o Sporting que assim voltou aos triunfos 4 jogos depois.
Espera-se que tenha sido este o jogo que permita ao Sporting começar a recuperar na tabea classificativa.
Sporting: João Benedito, Sandro Azenha, Bibi, Davi, Alex (2), Café, Deo (1), Paulinho (1), João Matos, Zézito e Djo
Escrito por Gnitrops à(s) 18:41 3 comentários
domingo, 7 de dezembro de 2008
Liga dos Campeões: Basel vs Sporting
Escrito por Gnitrops à(s) 23:00 2 comentários
Futebol Formação - Resultados
Juniores - 13ª Jornada
Belenenses 2-1 Sporting
Golos: Diogo Rosado
Classificação: 4º Lugar - 27 pontos
Juvenis - 11ª Jornada
Sporting 8-0 D. Castelo Branco
Golos: Tiago Cerveira, Peter Caraballo (3), Daniel Pereira, Thomás Silva, Miguel Serôdio, Alberto Coelho
Classificação: 1º Lugar - 31 pontos
Iniciados - 12ª Jornada
Sporting 3-2 Corroios
Golos: Carlos Mané, Edgar Lé e Rafael Floro
Classificação: 1º Lugar - 34 pontos
Escrito por Gnitrops à(s) 21:28 2 comentários
Futsal - 9ª Jornada: SL Olivais 7-4 Sporting
Mais uma derrota!
Já pouco há a dizer da prestação do Sporting neste campeonato até ao momento...derrota atrás de derrota, a equipa vai-se afundando na classificação.
Hoje chegou a estar a perder por 7-1 e só nos últimos minutos de jogo se evitou um desastre maior.
É urgente mudar alguma coisa!
Sporting: João Benedito; Bibi, Alex, Davi e Café (1). Jogaram ainda: Sandro, Djô (1), João Matos, Deo (1), Paulinho (1).
Escrito por Gnitrops à(s) 00:33 0 comentários
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Liga Sagres - 11ª Jornada: E. Amadora 1-3 Sporting
Vuk a marcar, Sporting a ganhar!
Não foi fácil a vitória desta noite do Sporting na Reboleira, longe disso. Valeu a 2ª parte e a eficácia na hora de chegar ao golo. Vukcevic regressou em grande e marcou o 3º golo da partida. Com este triunfo, o Sporting consegue a 3ª vitória consecutiva no Campeonato e iguala, ainda que à condição, o Benfica no 2º lugar da Classificação.
O Sporting não entrou bem no jogo e aos 5 minutos já perdia por 1-0 após defesa incompleta de Rui Patrício a remate de Varela com Anselmo a encostar facilmente para a baliza deserta. O Sporting reagiu bem e empatou 4 minutos depois com Izmailov a aproveitar bem uma boa desmarcação de João Moutinho e a bater sem dificuldades Nélson. Pensou-se que o Sporting podia partir para uma melhor exibição e maior domínio de jogo mas nada disso aconteceu pertencendo ao Estrela as melhores ocasiões, nomeadamente um remate de Anselmo ao poste e de Celestino a obrigar Rui Patrício a uma boa defesa para canto. A defesa do Sporting mostrou-se neste período de tempo muito intraquila. Curiosamente, com a saída por lesão de Grimi e a entrada de Caneira, o sector defensivo estabilizou e não mais o Estrela atacou com perigo. O resto da equipa é que não melhorou e só perto do intervalo é que Liedson teve uma boa ocasião para marcar mas rematou ao lado.
Com o empate verificado na 1ª parte, o Sporting entrou melhor no 2º tempo e viria a marcar cedo, aos 50 minutos, pelo inevitável Liedson que cabeceou uma bola cruzada por Rochemback para o fundo da baliza de Nélson. Estava feita a cambalhota no marcador. A partir daqui, o Sporting recuou um pouco as suas linhas e começou a jogar mais em contra ataque, aproveitando o adiantamento dos jogadores do Estrela. E as oportunidades foram-se sucedendo com Nélson a negar por várias vezes o golo. Golo esse que acabaria por surgir pelo regressado Simon Vukcevic que estava em campo há apenas 3 minutos. O montenegrino apareceu solto na área e, com alguma sorte já que a bola ressaltou num defesa, fez o golo. Se dúvidas houvesse, o Sporting garantia assim o triunfo na Reboleira.
Apesar da vitória, a exibição esteve longe de ser convincente, principalmente na 1ª parte. A equipa esteve lenta de processos, principalmente a sair para o ataque. Miguel Veloso e Rochemback juntos param muito o jogo.
Na próxima jornada o Sporting irá receber a Académia e espera-se que consiga a 4ª vitória consecutiva. Antes, na 3ª feira, deslocação à Suiça para disputar a última jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões frente ao Basel.
E. Amadora: Nélson; Hugo Gomes, Hugo Carreira, Nuno André Coelho, Moreno, Fernando Alexandre (Celsinho, 63 m), Vidigal, Celestino, Ndiaye (Jardel, 75 m), Anselmo e Silvestre Varela.
Suplentes não utilizados: Filipe Mendes, Filipe Figueiró, Marcelo Goianira, Vítor Vinha e Rui Varela.
Golos: Anselmo (5 min)
Sporting: Rui Patrício; Pereirinha, Daniel Carriço, Polga, Grimi (Caneira, 22 m), Miguel Veloso, Rochemback, Izmailov (Pedro Silva, 80 m), João Moutinho, Postiga (Vukcevic, 75 m) e Liedson.
Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Ronny, Adrien e Yannick.
Golos: Izmailov (9 min), Liedson (50 min) e Vukcevic (77 min)
Escrito por Gnitrops à(s) 23:22 3 comentários
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Visita ao passado - Vítor Damas
Vítor Damas foi, sem dúvida, um dos melhores guarda-redes portugueses de todos os tempos, ágil, felino, determinado e elegante, marcou uma época no Sporting e no futebol português, tornando-se num mito. Um verdade capitão dentro do Sporting!
Damas começou a jogar no Sporting aos 14 anos e logo num Sporting-Benfica: "Tenho muito boas recordações, mas simbolicamente a melhor é o primeiro jogo que fiz aqui (Antigo Estádio José Alvalade), com 14 anos, pela equipa de principiantes B. Foi uma emoção muito grande, pela idade que tinha, porque vi muitos jogos na bancada e porque foi a primeira vez que joguei no relvado do Estádio José Alvalade. Foi um jogo maravilhoso, por toda a emoção, por tudo aquilo que envolveu o próprio jogo e pelo que eu já gostava do Clube. Perdemos, mas não foi importante. O resultado não conta, o que conta foi a emoção de ter jogado no terreno onde jogou Peyroteo e todos os outros grandes jogadores do Sporting, embora o Estádio já fosse outro." Assim era Vítor Damas, um verdadeiro sportinguista.
Chegou à equipa principal do Sporting com 18 anos, na época 66/67, mas só 2 épocas depois se afirmou como titular, destronando Carvalho e tornando-se no dono da camisola 1 e mais tarde Capitão de equipa, até à época de 1974/75. Jogou depois 5 temporadas em Espanha, no Racing de Santander, regressando a Portugal para jogar no Vitória de Guimarães e mais tarde no Portimonense. Regressou a Alvalade em 1984 tendo jogado até 1988. Depois de terminada a carreira de futebolista, Damas foi treinador adjunto no Sporting, treinador dos guarda-redes até 1999 tendo passado a treinador principal do Lourinhanense e mais tarde o Sporting B.
O seu estilo nas balizas era inconfundível...o passar da bola por detrás das costas, a agilidade e espectacularidade que punha em cada defesa que fazia...era único!
Damas continua a ser o jogador que mais jogos disputou com a camisola leonina, 444 jogos sendo que 332 foram para o Campeonato. No seu currilum constam 2 Títulos Nacionais e 3 Taças de Portugal.
Damas faleceu há mais de 5 anos, a 13 de Setembro de 2003, vítima de cancro. Antes de partir, Damas afirmou "quero estar presente na inauguração do novo Estádio e se isso acontecer posso morrer feliz."
Vítor Damas partiu, mas ficou e ficará para sempre na memória de todos os sportinguistas.
Escrito por Gnitrops à(s) 14:43 2 comentários
Liga Sagres - 11ª Jornada: E. Amadora vs Sporting
De volta! O regresso de Simon Vukcevic aos convocados do Sporting, alguns meses depois, é a nota de maior destaque na convocatória de Paulo Bento para a deslocação à Reboleira. Depois da "mea culpa", Simon regressou aos treinos com a equipa na 3ª feira e já opção para o jogo de amanhã. Também de regresso estão Caneira, Pedro Silva e Rochemback. De fora ficaram Abel e Tonel que, no entanto, já se encontram fisicamente aptos mas ainda sem o ritmo ideal para jogar. Romagnoli é baixa de última hora visto que não treinou no dia de hoje devido a queixas na coxa esquerda.
O jogo de amanhã não será fácil para o Sporting que, normalmente, sente sempre grandes dificuldades quando joga na Amadora. O Estrela vive momentos difíceis devido à questão dos salários em atraso mas dentro de campo tem-se mostrado uma equipa unida. Cabe ao Sporting ser mais forte ainda.
Escrito por Gnitrops à(s) 14:04 0 comentários
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Liga Intercalar - 5ª Jornada: Benfica 2-1 Sporting
Sporting: Victor Golas; Cedric Soares, Pedro Mendes, Ricardo Alves (Nuno Reis, 45 min) e Michael Santos (Luís Oliveira, 45 min); André Martins (Luís Almeida, 72 min), Alexander Zahavi (Diogo Rosado, 53 min), Renato Neto e Gregory Garza; José Lopes e Henrique Gomes (Rabiu Ibrahim, 53 min)
Golos: Gregory Garza (4 min)
Classificação:
Escrito por Gnitrops à(s) 21:38 0 comentários
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Imagem do dia - Simon Vukcevic
Simon Vukcevic regressou hoje aos treinos com o restante plantel do Sporting.
Que seja em boa hora e que brevemente possamos ver Vuk nos relvados.
Escrito por Gnitrops à(s) 16:40 2 comentários
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Futsal - 8ª Jornada: Sporting 2-3 Módicus
O que se passa com esta equipa?
Em 8 jornadas, 3 derrotas! Para uma equipa que no início de época se intitulou candidata ao título está longe de o poder vir a conseguir.
E perder em casa com o Módicus, sem desprimor para esta equipa, é um péssimo resultado!
O Sporting entrou muito mal no jogo e ao intervalo já perdia por 1-2. Na 2ª parte conseguiu chegar ao empate mas mais uma desatenção defensiva permitiu o golo da vitória dos visitantes.
Penso que os responsáveis leoninos têm que repensar os objectivos propostos para esta época ou então reforçar a equipa, principalmente com um fixo de qualidade e um pivot. A equipa defende muito mal e não tem ninguém para jogar como pivot.
Sporting: Benedito e Cristiano; Éder, Zezito, Bibi (1), Djô, João Matos, Déo, Davi (1), Alex, Café e Paulinho.
Escrito por Gnitrops à(s) 21:56 1 comentários
Liga Sagres - 10ª Jornada: Sporting 2-0 V.Guimarães
Atitude vencedora!
O Sporting bateu o Vitória de Guimarães por 2 bolas a zero e voltou assim às vitórias em Alvalade depois de 3 derrotas nos últimos 3 jogos caseiros. Os jogadores cumpriram assim o que Paulo Bento havia dito antes do jogo e mandaram no jogo, construíndo uma vitória que se pode considerar de fácil.
Em relação ao jogo para a Liga dos Campeões, o Sporting apresentou 2 alterações: Pereirinha recuou para lateral direito, face às ausências de Abel e Pedro Silva, e Hélder Postiga rendeu Yanick Djaló no ataque. E foi um Sporting dominador aquele que iniciou o jogo, como há muito não se via. Logo no 1º minuto de jogo ficou por assinalar uma grande penalidade de João Alves sobre Izmailov. Aos 7 minutos o 1º golo: excelente o passe de João Moutinho a desmarcar Postiga que de primeira fez um bonito golo. O Sporting não baixou o ritmo de jogo com uma pressão a todo o campo e em mais uma excelente jogada Romagnoli serviu Liedson para o 2º golo leonino. Estavam decorridos 22 minutos de jogo. Neste período de tempo o Sporting apresentou um futebol de grande qualidade. A partir daqui os leões passaram a controlar mais o jogo permitindo apenas uma única chance de golo aos vimaranenses.
A 2ª parte foi mais disputada, com o Vitória a correr atrás do prejuízo e a arriscar mais mas sem nunca criar grandes lances de perigo tentando chegar ao golo principalmente através de remates de longe. Patrício correspondeu sempre bem a estes remates. A partir dos 60 minutos o Sporting voltou novamente para a mó de cima e as oportunidades foram-se sucedendo até que a arbitragem foi novamente protagonista ao não sansionar um golo de Postiga quando a bola já tinha ultrapassado na totalidade a linha de golo. De salientar ainda a estreia de Ronny no campeonato tendo o lateral brasileiro efectuado um parde bons remates.
O Sporting subiu assim provisoriamente ao 3º lugar do Campeonato ficando à espera do que os seus adversários irão fazer. Na próxima 6ª feira o Sporting vai à Reboleira defrontar o Estrela da Amadora.
Sporting: Rui Patrício; Pereirinha, Polga, Daniel Carriço, Grimi (Ronny, 62 m), Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov, Romagnoli (Adrien, 86 m), Hélder Postiga e Liedson (Tiuí, 90+2 m).
Suplentes não utilizados: Tiago; Yannick Djaló, Pedro Mendes e Cédric Soares.
Golos: Hélder Postiga (7 min) e Liedson (22 min)
V. Guimarães: Nilson; Andrezinho, Gregory, Vítor Bastos (Roberto, 45 m), Momha, Wénio, Flávio Meireles (Carlitos, 64 m), João Alves, Nuno Assis, Marquinho (Fajardo, 77 m) e Desmarets
Suplentes não utilizados: Nuno Santos; Márcio, Jean Coral e Lionn.
Escrito por Gnitrops à(s) 13:57 2 comentários