Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Liga Sagres - 7ª Jornada: Rio Ave vs Sporting

1 de Novembro de 2008
21:00
Liga Sagres - 7ª Jornada
Estádio dos Arcos
Transmissão TV: RTP1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Batista

Defesas: Abel, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Pedro Silva e Grimi

Médios: Adrien, Miguel Veloso, Rochemback, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli e Izmaillov

Avançados: Hélder Postiga, Yannick, Derlei e Liedson.

Para a deslocação sempre difícil a Vila do Conde, destaque para os regressos de Miguel Veloso e Djaló ao lote de convocados. Simon Vukcevic mantem-se fora das opções de Paulo Bento tal como Tonel que se encontra lesionado. Tiuí e Ronny ficaram também de fora por opção técnica. De saudar o regresso de Marco Caneira depois de algumas semanas lesionado. O internacional português deve mesmo fazer dupla no centro da defesa com Polga.

Paulo Bento na conferência de imprensa não explicou os motivos que levaram a deixar de fora Veloso e Djaló do último jogo e disse ainda que Vukcevic continua sob avaliação.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Procura-se...

- Não foi visto em Leiria...

- Não foi visto na Ucrânia...

- Não foi visto em Paços de Ferreira...

- Os seus últimos paradeiros foram: nas capas de 2 jornais desportivos, em Vilamoura num torneio de Golfe e em Cascais num congresso do PS...

Visitas ao passado - Jorge Cadete

Jorge Cadete! Amado por uns, odiado por outros...

Pessoalmente, era fã do Cadete! Não era muito dotado tecnicamente, mas era rápido, rematava bem com os 2 pés e tinha um bom cabeceamento. E depois, como capitão de equipa, sempre defendeu com unhas e dentes o clube nunca negando o seu sportinguismo.

Cadete chegou novo ao Sporting e depois de 1 época emprestado ao Vitória de Setúbal, regressou a Alvalade e por lá ficou durante 6 épocas onde marcou 70 golos em cerca de 180 jogos. Foi o melhor marcador do campeonato na época 92/93 com 18 golos e ainda foi bola de prata com 25 golos em 91/92.

Quem não se lembra da noite frente ao Celtic em que Cadete fez os 2 golos da vitória numa noite de temporal e casa cheia em Alvalade? Ou o golo ao Bologna?

Depois de sair do Sporting, Cadete jogou em vários clubes tendo alcançado o estrelato ao serviço do Celtic de Glasgow onde apontou mais de 30 golos numa época e onde ainda hoje é visto com um autêntico herói!

It's only one Jorge Cadete...



quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pedro Barbosa

Olha quem falou!

Um artista dentro do campo, capitão de equipa, um virtuoso do futebol, desde que abraçou a profissão de Director Desportivo do Sporting que pouco ou nada se tem ouvido falar de Pedro Barbosa. Mas hoje, pasme-se, Pedro Barbosa é capa de 2 jornais desportivos!

A equipa vive momentos conturbados, não vence há 3 jogos para o Campeonato e é notícia por tudo menos pelo que interessa. Pedro Barbosa deve ter sentido necessidade de vir falar nesta altura, para talvez mostrar que afinal nem tudo vai mal no reino do leão. Mas após a leitura das ditas entrevistas, muitas dúvidas persistem...

Das palavras de Pedro Barbosa, destaco alguns excertos:

"A estabilidade do Sporting é uma coisa que incomoda as pessoas… " - A estabilidade de todos os dias sairem notícias de problemas no balneário? jogadores que não são convocados por razões anormais? "A SAD tem a mesma administração há três anos e meio, o treinador vai já na sua quarta época" - concordo, sem dúvida que 4 anos à frente do clube não é nada normal, pelo menos no Sporting. Aqui há estabilidade. "É muito maior o ruído exterior do que aquilo que se passa internamente." - não é o que parece...
"Eu, que estou com o plantel no dia-a-dia, sinto que temos um grupo unido, solidário, forte." - gostava de acreditar que isso tudo era verdade.

"O Paulo é um líder por natureza. Tem uma ambição brutal, ao contrário do que alguns pensam, e é um homem extraordinário." - Já tive mais certezas em relação à liderança do Paulo Bento... "Vê-se no treinador a pessoa que o Paulo é: coerente, frontal, objectivo" - concordo plenamente, tem é que se saber usar a coerência, a frontalidade e a objectividade.

"Sem dúvida O dia-a-dia é feito com o Paulo Bento, o Pedro Barbosa, o dr. Ribeiro Teles mas cada vez mais também com o presidente." - o Presidente tem é tempo para passear e ir ver torneios de golf...futebol, só no sofá!

"Vai depender inteiramente dele. É um jogador com potencial, tem contrato com o Sporting e nós contamos com ele." - Sobre o Vuk...assim seja Pedro, assim seja.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Empresários?

Convido os leitores deste blog desde já a pegarem num qualquer Dicionário da Lingua Portuguesa e consultarem o significado da palavra "Empresário".

Irão encontrar algo como: gerente de uma empresa; responsável pela organização e rendibilização da actividade artística de pessoa(s) ou estabelecimento; aquele que empreende um negócio, indústria, etc. Até aqui tudo bem.

Quando esse mesmo empresário passa a ser conhecido como "Empresário de Futebol", o que é que lhe podemos chamar? responsável pela desorganização e desvalorização da actividade artística de pessoa(s), vulgo jogadores? aquele que destroi um negócio? ou, pura e simplesmente, um parasita do futebol?
Estes senhores estão no futebol para encherem os bolsos às custas de comissões absurdas aquando de transferências, mais nada.

Em tempos queixava-me eu do Gilmar Veloz que andava sempre a falar do Liedson, Polga e afins e que todos os jogadores que chegavam ao Sporting eram representados por ele. Engano meu. O homem ao pé de outros artistas que por cá andam é um santinho.

O "artista" maior da nossa praça é, sem dúvida, Zoran Stojadinovic. Dia em que não fale à comunicação social não é dia. Empresário de Vukcevic, Stojkovic e Purovic, conseguiu colocar o avançado numa equipa turca mas não conseguiu arranjar clube para Stojkovic que não faz parte das opções de Paulo Bento. Em relação a Vukcevic, a história é conhecida, um dia diz uma coisa, noutro já diz outra completamente diferente. Resolver assuntos? não é preciso.

De tempos a tempos também aparece o Sr. Paulo Barbosa. Se o que veio hoje a público sobre um possível pedido de explicações por parte deste Sr. à SAD por causa da não convocação de Veloso e Djaló então estamos mesmo entregues à bicharada! Então mas o Sporting é governado de dentro para fora ou de fora para dentro? Que raio de estrutura é esta que permite este tipo de situações? Os jogadores têm contractos assinados com o clube e têm que se limitar a cumpri-los. São pagos para treinar e, eventualmente, jogar.

Penso que a SAD do Sporting tem que, de uma vez por todas, por cobro a este tipo de situações que em nada dignificam o nome do Sporting e que só vêm desastibilizar um grupo de trabalho que se quer unido e coezo.

Empresários de Futebol? NÃO, OBRIGADO!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Liga Sagres - 6ª Jornada: Paços Ferreira 0-0 Sporting

2 pontos perdidos!

O Sporting deixou fugir esta noite 2 pontos na deslocação à Mata Real e perdeu assim uma boa oportunidade de se aproximar do 1º lugar. Face ao desenrolar do jogo acaba por ser um resultado justo onde o Sporting só se pode queixar de si próprio.

Os leões apresentaram-se no seu esquema habitual, com Grimi à esquerda e Hélder Postiga no ataque as alterações em relação ao jogo frente ao Shakhtar. Cedo o Sporting tentou tomar conta do jogo mas teve no Paços um valoroso opositor nunca deixando os jogadores leoninos ter muita posse de bola devido principalmente a uma boa pressão sobre o homem que tinha a bola. Até aos 20 minutos de jogo foi por isso um jogo muito disputado a meio campo.

Foi entre os 20 e os 30 minutos de jogo da 1ª parte que o Sporting teve o seu melhor período no jogo e onde conseguiu criar várias oportunidades de golo mas onde lhe faltou a eficácia do último jogo. Liedson, Postiga, Izmailov podiam ter marcado mas o Guarda Redes adversário conseguiu levar sempre a melhor.

Ao intervalo registava-se um 0-0. Na 2ª parte, Paulo Bento deixou Romagnoli no banco e lançou Pereirinha. Pareceu-me precipitada esta substituição até porque Romagnoli não vinha a jogar mal e a partir daqui o Sporting não mais conseguiu ter o controlo do jogo. Pereirinha como já é habitual nada de novo trouxe à equipa acabando mais uma vez a jogar a lateral direito. De resto, foi uma 2ª parte com um Paços de Ferreira mais afoito no ataque e com o Sporting sem conseguir criar os problemas à defesa adversária que tinha conseguido criar no 1º tempo. O tempo de recuperação em relação ao jogo da Champions não pode justificar uma 2ª parte tão mal jogada.

Uma nota ainda para a estreia em competições oficiais de Daniel Carriço que rendeu na 2ª parte o lesionado Tonel.

Na próxima jornada o Sporting desloca-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave e só um resultado é permitido: a vitória!

Paços Ferreira: Cássio; Ricardo, Ozeia, Kiko e Kelly; Paulo Sousa, Filipe Anunciação e Rui Miguel (Pedrinha, 80 min); Edson (Leandro Tatu, 45 min) William e Cristiano (Chico Silva, 85 min)

Suplentes não utilizados: Bruno Conceição, Prieto, Dedé e Guedes

Sporting: Rui Patrício; Abel (Derlei, 72min), Tonel (Daniel Carriço, 72 min), Polga e Grimi; Rochemback, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli (Pereirinha, 45 min); Postiga e Liedson

Suplentes não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Adrien Silva e Tiuí

domingo, 26 de outubro de 2008

Futebol Formação - Resultados

Juniores - 7ª Jornada

Oeiras 1-1 Sporting

Golos: Armido Balde


Juvenis - 6ª Jornada

Sporting 2-2 E. Amadora

Golos: Matheus Coelho e William Carvalho


Iniciados - 6ª Jornada

Benfica 2-6 Sporting

Golos: Iuri Medeiros, Alexandre Guedes (2), Eric Dier, Carlos Mané (2)

Simon Vukcevic - Fim da Linha?

Afinal há mesmo "Caso Vukcevic"!

Paulo Bento criticou ontem fortemente o jogador montenegrino na conferência de imprensa que antecede a visita a Paços de Ferreira. Entre outras coisas, o técnico leonino disse que "estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para o recuperar, tanto fisicamente, tanto na integração no grupo, com o apoio de todos os colegas. Falta a outra parte, que é a dele. Neste momento não quer muito jogar no Sporting. O comportamento dele é completamente diferente em relação aos colegas. Trabalha pouco."

Começo por criticar o "timing" destas declarações. Não me parece que antes de um jogo importante seja a melhor altura para criticar um jogador. Paulo Bento pode ter razão no que diz, mas este tipo de assuntos não deviam de sair de dentro do balneário. A fazê-lo, que fosse depois do jogo. Este tipo de declarações só servem para alguns: os nossos adversários...

Depois de durante a semana Miguel Ribeiro Telles ter vindo a público dizer que não havia nenhum caso Vukcevic, Paulo Bento mostrou ontem o contrário. E só um cego é que não vê que algo de anormal se passa. Não é normal um jogador ir fazer os jogos da Selecção e sempre que volta, ou volta com problemas físicos ou volta atrasado. E com Simon Vukcevic isso já aconteceu, pelo menos 2 vezes. Não é normal um jogador dizer que quer sair, o seu empresário fazer uma oferta de compra do seu passe e, depois de recusada, vir dizer que afinal está tudo bem e que afinal quer continuar no Sporting. Nada me parece normal no meio disto tudo.

Também não me parece normal que aquando da contratação de um jogador não seja estudado o perfil psicológico do mesmo e os seus antecedentes nos anteriores clubes. Vukcevic por onde tem passado tem-se mostrado um jogador problemático. Terá esta avaliação sido feita na sua contratação por parte do Sporting?

Com isto tudo, quem fica a perder é o Sporting. Paulo Bento mantém a sua posição irredutível e tal como já não conta com Stojkovic, parece também cada vez menos contar com Simon. Não teria a SAD do Sporting que também marcar a sua posição? Afinal, Vukcevic é um activo do Sporting e não é a não jogar e a sair diariamente na Comunicação Social pelo que não faz dentro das 4 linhas que vai ser valorizado.

Fim da linha para Vukcevic?

sábado, 25 de outubro de 2008

Futsal - 3ª Jornada: Sporting 1-1 Benfica

Sporting e Benfica empataram esta tarde a uma bola em jogo a contar para a 3ª Jornada do Campeonato Nacional de Futsal.

Acabou por ser um resultado penalisador para o Sporting que foi sempre mais e melhor equipa podendo apenas queixar-se de si próprio já que esteve muito mal na finalização. E como quem não marca acaba por sofrer, o Sporting acabou por consentir o golo do empate a apenas 20 segundos do fim da partida.

Sporting: João Benedito, Davi, João Matos, Alex, Zezito, Deo (1), Bibi, Café, Djo e Diogo

Liga Sagres - 6ª Jornada: Paços Ferreira vs Sporting

26 de Outubro de 2008
21:00
Liga Sagres - 6ª Jornada
Estádio da Mata Real
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de Convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago

Defesas: Daniel Carriço, Polga, Pedro Silva, Ronny, Tonel, Grimi e Abel

Médios: Adrien, Izmailov, Pereirinha, Rochemback, João Moutinho e Romagnoli

Avançados: Derlei, Tiuí, Hélder Postiga e Liedson.


Para a sempre difícil deslocação à Mata Real, são várias as alterações de Paulo Bento em relação ao jogo na Ucrânia, algumas delas surpreendentes. Miguel Veloso e Djaló ficam de fora por opção técnica. No mínimo estranha esta situação, ainda mais para Veloso que foi titular contra o Shakhtar. Terão feito alguma os 2 meninos? Depois, Simon Vukcevic, mas aqui o caso é diferente. Depois das declarações de hoje de Paulo Bento, parece-me que dificilmente o montenegrino voltará a jogar no Sporting. O técnico leonino afirmou que Simon trabalha pouco nos treinos e que não quer continuar no Sporting. Por último, e aqui já se esperava, Caneira ainda não faz parte da convocatória.
Tiuí e Ronny regressam aos convocados depois de terem jogado na Liga Intercalar.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Futsal - 3ª Jornada: Sporting vs Benfica

Visita ao passado - Ivkovic vs Maradona

Corria o ano de 1989, ao Sporting tinha calhado em sorte na 1ª eliminatória da Taça Uefa o poderoso Nápoles de Diego Armando Maradona. Depois do 0-0 do jogo de Alvalade, que tinha enchido para ver o astro argentino, o jogo em Nápoles acabaria por ser decidido na marca de grandes penalidades após o nulo verificado no tempo regulamentar.

E é aqui que começa a história de hoje. Aquando da vez de Maradona tentar converter o castigo máximo, Ivkovic chegou-se junto do argentino e apostou com este 100 dólares como defenderia o penalty... e assim foi. Ivkovic defendeu, Maradona pagou. Já na conferência de imprensa desse mesmo jogo e antes que os jornalistas presentes perguntassem, Maradona disse logo que tinha pago a “ele” apontando para o fundo da sala onde estava Ivkovic acenando com a nota. Na chegada a Lisboa, Sousa Cintra quase obrigou Ivkovic a mostrar a nota aos jornalistas presentes no aeroporto. Ivkovic havia feito história de leão ao peito.








Mas a história haveria de se repetir, desta feita em pleno Mundial de 1990 disputado em Itália. Jugoslávia e Argentina depois do empate no tempo regulamentar dos Quartos Final tiveram que decidir o apuramento nos penaltys. Novamente Ivkovc vs Maradona e novamente Ivkovic a levar a melhor! Nova aposta? consta que sim...




quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Liga dos Campeões: Shakhtar 0-1 Sporting

Um golo para a história!

Com a vitória desta noite na Ucrânia, o Sporting deu um passo de gigante para conseguir o apuramento para a 2ª fase da Liga dos Campeões. Liedson, mais uma vez, foi o herói da partida ao apontar o único golo, golo esse que foi o seu 19º nas competições europeias tornando-se assim o jogador leonino de todos os tempos com mais golos nas provas internacionais.

O resultado acabou por ser bem melhor que a exibição. Paulo Bento surpreendeu ao colocar Miguel Veloso como lateral esquerdo e Rochemback como médio mais recuado do losango. O Sporting não entrou bem no jogo sentindo grandes dificuldades em segurar a pressão do Shakhtar. Os ucranianos conseguiam com alguma facilidade chegar perto da área de Rui Patrício mas sem criar grandes oportunidades de golo. E foi, na minha opinião, em Rui Patrício que começou esta vitória do Sporting. O jovem guardião mostrou-se sempre bastante seguro durante todo o jogo transmitindo grande confiança aos seus companheiros de defesa. A partir da meia hora de jogo o Sporting equilibrou e começou a jogar mais no meio campo adversário. Ao intervalo o resultado aceitava-se, apesar do maior domínio do Shakhtar.

A 2ª parte começou como havia começado a 1ª, com o Shakhtar a procurar o golo tendo mesmo desperdiçado uma boa oportunidade pelo sul americano Marcelo. Mas seria Liedson pouco tempo depois a deixar o 1º sério aviso ao cabeçear ao lado uma bola cruzada por João Moutinho.

O momento do jogo chegaria à passagem dos 76 minutos quando Liedson recebeu um excelente passe de calcanhar dentro da área de Derlei e fez o golo que viria a valer 3 preciosos pontos.

Antes do golo, destaque para a saída de Izmailov com problemas físicos (câimbras) passando o Sporting a jogar num 4x4x2 mais clássico com Grimi a lateral esquerdo e Veloso e Rochemback no meio do campo.

Com esta vitória, o Sporting passa a somar 6 pontos, mais 3 que o seu rival de hoje. O Barcelona depois da vitória por 0-5 na Suiça, lidera isolado com 9 pontos. Na próxima jornada, novo duelo entre leões e ucranianos onde só a vitória interessa para praticamente garantir o apuramento para a 2ª fase.


Shakhtar Donetsk: Pyatov, Srna, Kucher, Chygrynsky e Rat; Hubschman (Gai, 83 min), Duljaj, Jadson (Willian, 72 min) e Fernandinho; Moreno (Gladky, 72 min) e Brandão

Suplentes: Khudzhamov, Seleznov, Lewandowski, e Ischenko


Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga e Miguel Veloso; Moutinho, Rochemback, Romagnoli (Pereirinha, 68 min) e Izmailov (Grimi, 73 min); Liedson e Derlei (Postiga, 87 min)

Suplentes não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Daniel Carriço, Yannick Djaló

Golos: Liedson (76 min)

COMENTE A VITÓRIA DO SPORTING

Liga Intercalar - 1ª Jornada: Sporting 2-3 Mafra

Sporting 2-3 Mafra

Sporting: Victor Golas, Cedric Soares, Pedro Mendes (Nuno Reis, 45 m), Ricardo Alves, Ronny, Diogo Amado (André Martins, 45 m), Diogo Rosado (Gregory Graza, 85 m), Renato Neto, Tiuí, Rabiu e Romário Silva (Amido Baldé, 65 m).

Suplentes não utilizados: Rúben Luís, Michael Santos e Renato Santos.

Golos: Golos: Diogo Rosado (40 m, gp), Ricardo Alves (51 m)

Marcha do marcador: 1-0, 2-0, 2-1, 2-2 e 2-3 final.

Sorteio Taça Portugal - 4ª Eliminatória: Sporting vs Porto

Mais um clássico!

O Sorteio da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, que decorreu esta manhã, ditou novo embate entre leões e dragões. É, assim, a reedição da final da época passada.

Espera-se que o Sporting consiga um melhor resultado do que aquele que fez para o Campeonato (1-2).

Esta eliminatória será disputada no dia 9 de Novembro (sujeito a alterações).

Jogos da 4ª eliminatória

Olivais e Moscavide-Beira Mar
Valdevez-Gil Vicente
Académica-E. Amadora
Portimonense-Varzim
(a)-V. Setúbal
Boavista-V. Guimarães
Gondomar-Trofense
Vizela-Esmoriz
Sporting-F.C. Porto
(b)-U. Madeira
Cinfães-Fátima
Nacional-Sp. Braga
Benfica-D. Aves
Naval-Belenenses
Arouca-P. Ferreira
Leixões-Santana

(a)
1ª.Eliminatória: Jogo Lusitano-Fiães Protestado
2ª.Eliminatória: Santa Clara-Vencedor do Lusitano-Fiães
3ª.Eliminatória: Vencedor Santa Clara/Vencedor Lusitano-Fiães-Freamunde

(b)
2ª. Eliminatória: Peniche-Sourense (29 de Outubro)
3ª. Eliminatória - Vencedor Peniche-Sourense-Torre Moncorvo

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Paulo Bento - 3 anos de Sporting

21 de Outubro de 2005.


O Sporting havia perdido em casa com a Académica e José Peseiro tinha sido demitido. Paulo Bento era treinador dos Juniores (Campeão Nacional) e decide aceitar o convite de Filipe Soares Franco para ser o novo treinador principal do Sporting.

Começava aqui um ciclo de 3 anos. Um ciclo com mais altos que baixos, com algumas conquistas e com algumas desilusões. A maior dessas desilusões, claro está, o facto de não ter conseguido vencer nenhum campeonato. Para já, 3 segundos lugares marcam o reinado de Paulo Bento. O positivo desses 2ºs lugares, o acesso directo à Liga dos Campeões, sinal sempre positivo para as finanças do clube. Extra-campeonato, Paulo Bento tem-se mostrado um verdadeiro "papa taças". No curriculum, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças Cândido Oliveira.

É certo que Paulo Bento não tem tido o mesmo capital disponível que os seus rivais e que por isso lhe reconheço qualidades pelo que já conseguiu fazer. Mas também é certo que o futebol apresentado pelo Sporting está longe de convencer, apresentando muito pouca qualidade em grande parte dos jogos.

Nestes 3 anos, Paulo Bento já se tornou no treinador com mais jogos nas competições europeias e, entre todos os técnicos que passaram por Alvalade, é o recordista de invencibilidade na Taça de Portugal, tendo completado 13 desafios sem ser eliminado - ele que desde Outubro de 2005 nunca perdeu um jogo no tempo regulamentar na dita competição. É também o 2º treinador há mais tempo à frente do Sporting sendo apenas superado por Josef Szabo.

O seu estilo directo e sem "papas na língua" aliado ao seu feitio marcado por alguma teimosia também tem causado alguns problemas nas suas relações com imprensa, outros treinadores e, principalmente, no seu relacionamento com alguns jogadores. Basta ver os recentes casos com Stojkovic, Simon Vukcevic,...

Espero que Paulo Bento continue a conquistar títulos à frente do Sporting e que possa já ser este ano que consiga vencer o Campeonato.


COMENTE O TRABALHO DE PAULO BENTO

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Liga dos Campeões - 3ª Jornada: Shakhtar vs Sporting

22 de Outubro de 2008
19:45
Liga dos Campeões - 3ª Jornada
RSC Olympiyskiy
Transmissão TV: Sport TV2

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Baptista;

Defesas: Abel, Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga, Tonel e Grimi;

Médios: Adrien Silva, Miguel Veloso, Rochemback, Pereirinha, Moutinho, Romagnoli e Izmailov;

Avançados: Derlei, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson.

São 20 os jogadores que Paulo Bento levará à Ucrânia para disputar o importante desafio frente ao Shakhtar. Como já era previsível, Simon Vukcevic ficou de fora das opções. Só hoje é que o montenegrino se apresentou a 100%. Em relação ao jogo de Leiria regressam Rui Patrício e Adrien. Caneira é o único indisponível por lesão.

Espera-se um jogo complicado em que o Sporting terá que ser muito forte de modo a conseguir trazer um resultado positivo.



COMENTE A CONVOCATÓRIA

domingo, 19 de outubro de 2008

Resultados Futebol Formação


Juvenis - 5ª Jornada

Oeiras 0-2 Sporting

Golos: Mateus Coelho (2)

Iniciados - 5ª Jornada

Sporting 16-0 O Elvas

Golos: Iuri Medeiros (3), Edgar Ié (3), Carlos Mané (4), Adonis Romão (3), Eric Dier, Frederic Maciel e Armindo Bangna

Taça de Portugal - 3ª Eliminatória: U.Leiria 0-1 Sporting

Liedson resolve!

1 golo do levezinho foi o suficiente para o Sporting levar de vencida a União de Leiria e assim seguir em frente na Taça de Portugal. Esteve longe de ser uma boa exibição, mas a vitória não pode ser posta em causa já que a União pouco ou nada fez para assustar o Sporting.

Apresentando-se no seu esquema habitual, Paulo Bento procedeu a algumas alterações nas pedras do seu xadrez: Tiago regressou à baliza, fez estrear Pedro Silva esta temporada em jogos oficiais, Izmailov regressou 1 mês após paragem e Liedson voltou a ser titular depois da operação ao joelho. Como tem vindo a ser um hábito, o Sporting entrou no jogo lento, com pouca vocação ofensiva, à espera não sei do quê. Só à passagem do 25º minuto iria criar perigo num lance em que Polga rematou em grande estilo à barra Leiriense e na recarga Postiga fez o golo de cabeça mas o auxiliar anulou o golo (mal) por pretenso fora de jogo. Aliás, os auxiliares tiveram uma noite para esquecer, com inúmeros lances mal ajuizados. Pouco depois viria o golo do Sporting num lance "à Liedson". Liedson sofreu falta, o árbitro mandou seguir, o levezinho continuou o lance e com uma finta de corpo tirou 2 defesas do caminho e fez golo. 6 meses depois Liedson voltava a marcar, curiosamente no último estádio onde o tinha feito.

A partir daqui e até final da partida assistiu-se a um domínio claro do Sporting que podia ter construído um resultado mais dilatado tendo, contudo, falhado no capítulo da finalização. João Moutinho, Miguel Veloso, Tonel, Derlei, Izmailov, Liedson, entre outros, falharam claras oportunidades de golo.

Penso que este jogo acabou por ser um bom ensaio para a deslocação à Ucrânia onde o Sporting certamente que irá sentir mais dificuldades e onde não poderá ter uma tão baixa eficácia se assim quiser trazer um resultado positivo para Lisboa.

U. Leiria: Fernando; Márcio (Ricardo Pateiro, 44 m), Wagnão, Luiz Carlos, Patrick, Tiago, Marco Soares, João Pedro, Luís Manuel (Vanderlei, 76 m), Cássio e Outtara (Pedro Cervantes, 56 m).

Suplentes não utilizados: Ricardo, Paulo Vinicius, Correa e Bruno Miguel.


Sporting: Tiago; Pedro Silva (Abel, 90 m), Tonel, Polga, Grimi, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov, Romagnoli (Rochemback, 77 m), Hélder Postiga (Derlei, 70 m) e Liedson.

Suplentes não utilizados: Ricardo Batista; Carriço, Yannick Djaló e Pereirinha.

Golos: Liedson (30 m).

DEIXE O SEU COMENTÁRIO...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Taça de Portugal - 3ª Eliminatória: U.Leiria vs Sporting

18 de Outubro de 2008
20:00
Taça de Portugal - 3ª Eliminatória
Estádio Municipal de Leiria
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Tiago e Ricardo Baptista

Defesas: Grimi, Daniel Carriço, Polga, Pedro Silva, Tonel, Abel

Médios: Izmailov, Miguel Veloso, Pereirinha, Rochemback, João Moutinho e Romagnoli

Avançados: Derlei, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson

Simon Vukcevic é, novamente, a grande ausência da lista de convocados para a deslocação a Leiria. Desta vez, o problema parece ser que o jogador se encontra com febre. O que mais irá acontecer a Vuk? Paulo Bento deixou também de fora, por opção, Rui Patrício. Tiago deverá regressar assim à baliza leonina. Polga foi convocado mas é provável que seja poupado. Liedson vai ser titular pela 1ª vez esta época.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Visita ao passado - Krassimir Balakov

Quando entrava no meu quarto da casa dos meus pais lá estava ele na parede. Poster gigante da revista Foot, imagem dum lado e doutro.


Balakov era um jogador que me enchia as medidas...pé esquerdo fabuloso, técnica individual acima da média, um predistinado! Cada bola parada por ele marcada, seja canto ou livre, era um perigo constante para as defesas adversárias. Tinha o carisma de um líder e a magia de um artista, não deixando de ser, por vezes, bastante controverso (provavelmente a sua má relação com Carlos Queiroz levaram à sua saída do Sporting).

Na memória de todos estarão certamente alguns golos por ele marcados: o golo marcado aos 13 segundos de jogo frente ao Benfica (o Silvino nem a viu)...uma chapelada ao Michel Preudhomme em pleno Estádio da Luz...a cavalgada desde o meio campo em Setúbal onde fintou "meia equipa" sadina antes de fazer o golo...os 5 golos marcado num só jogo ao Lourosa para a Taça (vitória por 6-0)...a chapelada ao Alfredo no fantástico Sporting 3-1 Boavista de 93/94...

Balakov chegou ao Sporting já com a época 1990/1991 a meio num jogo frente ao Penafiel. Lembro-me que num livre, bem ao seu jeito, a bola por ele rematada embateu nos 2 postes da baliza e saiu. Balakov participou em 168 jogos e apontou 59 golos tendo apenas conquistado uma Taça de Portugal na sua época em Alvalade.

Actualmente, "Bala" é treinador da equipa suiça do St. Gallen. Quem sabe um dia não o veremos a treinar o Sporting...

Sporting - Visita ao passado...

O Sporting na Mente vai, a partir de hoje e semalmente, trazer à memória dos sportinguistas que nos visitam algum facto do nosso passado, seja ele jogadores que tenham passado pelo clube, algum jogo que nos ficou na memória, curiosidades,...


Se alguém quiser contribuir com alguma sugestão faça o favor de nos enviar um email. Todas as sugestões serão analisadas e aqui colocadas se se enquadrarem no espírito do passado leonino.

Saudações Leoninas

Taça de Portugal - U.Leira vs Sporting - Bilhetes

Para os interessados em ir a Leiria ver o U.Leiria vs Sporting para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, aqui ficam os preços dos bilhetes:

Lateral - 18€
Central - 22€
Sócios dos Clubes - 8€
Cartão Jovem - 5.50€

Nota:

Sócios do Sporting irão para a Bancada Sul.
Cartão Jovem para as laterais.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Assembleia Geral Sporting - Contas aprovadas

A Assembleia Geral do Sporting, que decorreu ontem à noite, aprovou por maioria, 806 votos favoráveis (76,91%), o relatório e contas de 2007/08. Do total de 1048 votos, 101 (9,64%) foram contra e 141 (13,45%) abstiveram-se.

Aqui, como no estádio, pouca afluência de sócios: apenas 130 sócios marcaram presença o que corresponde a 1048 votos.

Este Relatório de Contas mostrou um resultado negativo de 1 milhão e 990 mil euros.

A justificação para este resultado, segundo Agostinho Abade, decorre da “derrapagem” resultante da questão dos terrenos. Sem juros, explicou, o resultado teria sido de 1 milhão e 700 mil euros positivo. Sem encargos financeiros e amortizações seria de 7 milhões e 800 mil euros positivo. O ano passado o resultado foi positivo em 2 milhões e 959 mil euros devido à venda patrimonial.

Antes da Assembleia, em entrevista à SIC, Dias da Cunha disse que "Soares Franco é metiroso". Como diz o povo, "Diz o roto para o nu...".

domingo, 12 de outubro de 2008

Futsal - Master Cup Lagoa

O Sporting conquistou hoje a 2ª Edição da Futsal Master Cup disputada em Lagoa no Algarve.

Na meia-final disputada ontem, os leões venceram os belgas do Action 21 Charleroi por 2-0.

Hoje, na final, o Sporting venceu o Pinto F.S. por 7-6 após grandes penalidades (3-3 no fim do tempo regulamentar).

Resultados do torneio:

Meias-Finais

Pinto F.S. (Espanha) 5-3 Arzignano (Itália)

Sporting 2-0 Action 21 Charleroi (Bélgica)

Golos: Café e Deo

3º/4º Lugar

Action 21 Charleroi 4-4 (9-7 gp) Arzignano

Final

Sporting 3-3 (7-6 gp) Pinto F.S.

Golos: Davi, Deo e Café

Futebol Formação - Resultados

Juvenis - 4ª Jornada

Sporting 3-0 Benfica

Golos: Alexis Quintulen, Mário Danilo Serrano e Matheus Coelho


Iniciados - 4ª Jornada

Sporting 8-1 E. Amadora

Golos: Miguel Rodrigues, Eric Dier, Frederic Maciel, Alexandre Guedes, Filipe Chaby, Rafael Floro e Carlos Mané (2)

sábado, 11 de outubro de 2008

A voz do Presidente

Hoje, 6ª feira, foi dia de Filipe Soares Branco. O presidente leonino desdobrou-se em entrevistas em alguns jornais diários: Record, Diário de Notícias e Diário Económico.


O actual momento do clube, o mercado de transferências de Janeiro, jogadores, adeptos, foram vários os temas debatidos por FLF. O Sportingnamente concorda com algumas coisas, com outras nem tanto.

Concordo com o total apoio dado ao técnico Paulo Bento. Nas últimas épocas, com poucos ovos tem conseguido fazer razoáveis omeletas. Espero mais para esta época. A situação financeira do clube, de tão complexa que é, abstenho-me de comentar, acreditando que esta Direcção está a fazer o melhor possível para a melhorar. O que mais critíco nesta altura é a relação adeptos / equipa e a ausência de público no estádio. Urge tomar medidas de fundo para melhorar esta situação. Só vejo uma solução: baixar o preço dos bilhetes!

Aqui fica o que de principal disse o nosso presidente:

. Saída de jogadores em Janeiro: "Não. Aliás, que me lembre só pontualmente o Sporting entrou a sério no mercado de Janeiro e tendencialmente foi para comprar e não para vender. A estabilidade de termos um plantel para uma época é uma boa filosofia. Acredito e aposto nela, pelo que lhe darei todo o meu suporte e apoio."

. Declarações do João Moutinho: "Na altura, não gostei. Depois procurei entender o problema e dentro de alguma relatividade tentei percebê-lo. Hoje, é um assunto arrumado. O João Moutinho também percebeu e aceitou muito bem as razões que a administração da SAD lhe comunicou pelas quais as suas palavras não podiam ter qualquer tipo de acolhimento. Está completamente integrado. É um profissional de mão cheia e um excelente capitão do Sporting."

. Oposição no Sporting: "Há um sentido crítico muito apurado dentro do Sporting, mesmo quando as ideias são sistematicamente votadas por uma maioria muito qualificada, ainda que não chegue aos 66.6 por cento. Mas é uma larga maioria que tem sempre apoiado estes projectos (...) Ainda existe muita gente que quer apurar e ajustar contas do passado e imputar responsabilidades. Não contem comigo nesse filme. Não entro nele nem como actor nem como espectador. Importante é saber analisar o presente e trabalhar para o futuro ser melhor, mesmo que tenhamos ideias diferentes sobre os assuntos. A realidade está cá. Ir agora desenterrar cadáveres para mostrar que este é o responsável por isto ou por aquilo, não serve para nada."

. Paulo Bento: "O Paulo Bento tem grande qualidade e que é precisamente a forma como gere os recursos humanos. Não é boa, é excepcional! (...) Se tivesse que decidir hoje, obviamente gostaria que ele ficasse por cá." (...) "Eu acho Paulo Bento um excelente profissional em todas as suas componentes. Na competência, na dedicação, no espírito de missão, na disciplina, na autoridade, na motivação, acho-o um treinador completíssimo."

. Passivo do clube: "Sem o problema dos VMOC’s, o endividamento deveria situar-se à volta dos 190/200 milhões de euros. Daqui a 5 anos, com a conversão dos VMOC’s em capital, poder estar nos 140/150 milhões. Era o valor que tínhamos estimado há dois anos para o endividamento saudável do Sporting. Se a reestruturação tivesse ficado fechada de acordo com o projecto inicial e se o dossier da câmara não tivesse demorado mais dois anos a resolver, diria que a dívida do Sporting neste momento estaria nos 120 milhões."

. Pavilhão: "É um tema que deve ser muito bem debatido e equacionado, nomeadamente no Congresso. É preciso esclarecer quanto é que custa fazer um pavilhão, para que serve, quais são as receitas que podemos obter e quais os custos de manutenção."

. Sócios: "Neste momento há três pontos negativos a considerar: vendemos menos gameboxes este ano do que no ano passado -- o qual já tinha representado um decréscimo em relação à época anterior; a média de assistência aos jogos é menor em relação aos anos anteriores; e o Sporting tem 94 mil sócios registados mas apenas tem 50 mil a pagar dos quais cerca de 27 mil são os sócios efectivos que têm as quotas em dia."

. Bilhetes: "O preço médio por jogo da venda de uma gamebox é francamente competitivo no mercado, interno e externo. " (...) "Acha que um sócio do Sporting vai ver um jogo a Braga num domingo às 21h00? Nem eu vou, e sou o presidente, se no dia a seguir tiver aqui uma obrigação às nove da manhã... "

. Futuro: "O objectivo continua a ser o mesmo: ser campeão. E estes resultados não afectam esse propósito."

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sporting fora de portas

Passadas as 2 derrotas na Liga, é tempo de recuperar forças e começar a pensar nos jogos que aí vêm. O ciclo que se avizinha tem a curiosidade de ser sempre jogado fora de Alvalade.

A aventura fora de portas começa no próximo dia 19 em Leiria, com o Sporting a visitar a União Desportiva local para jogar para a Taça de Portugal. Segue-se a viagem à Ucrânia para defrontar o Shakhtar naquele que pode ser o jogo mais importante para as apirações leoninas em seguir em frente na prova milionária. Depois do frio do Leste da Europa, duas deslocações consecutivas ao frio do Norte de Portugal, com visitas a Paços de Ferreira e Rio Ave. Dois jogos em que o Sporting tentará recuperar os pontos perdidos nas últimas duas jornadas.

Os jogadores que se encontravam lesionados já começam a voltar aos treinos em pleinitude. Caneira continua a ser o caso mais demorado. Izmailov já treina sem limitações enquanto Vukcevic seguiu para o estágio da selecção do Montenegro com um plano de recuperação. Derlei recupera ainda de alguns problemas físicos resultantes do jogo com o Porto, tal como Polga.
Espera-se que para o próximo ciclo de jogos Paulo Bento já possa ter todo o plantel à disposição.

O próximo jogo em Alvalade será somente daqui a 42(!!) dias, na recepção aos ucranianos do Shakhtar. É secalhar também altura de os dirigentes aproveitarem este tempo sem jogos para encontrar soluções para as fracas assistências de espectadores que se têm registado esta época. Um bom exemplo é o de no jogo com o Porto terem estado apenas 35 mil espectadores em Alvalade, muito pouco para um clássico. Nos 2 jogos anteriores, com Trofense e Belenenses, os números são aindas piores, rondando os 25 mil por jogo. Uma solução já implementada desde o jogo com o Porto, e que é de aplaudir, é a suspensão do valor de 5€ que se tinha que pagar a mais na compra do bilhete no dia em que se realizavam os jogos.

A crise financeira não pode servir de desculpa para tudo...baixar o preço dos bilhetes é fundamental! Basta ver a venda das Gamebox, em 2 anos houve uma quebra de 21,30%, cerca de 7300 Gamebox's.

Um Sporting forte necessita dos adeptos do seu lado!

Liga Intercalar - Zona Sul

Teve hoje lugar o sorteio da Liga Intercalar - Zona Sul. Depois do relativo sucesso que foi a edição da época passada só com equipas do Norte, 10 equipas do Sul estreiam-se esta época nesta prova.

A Liga Intercalar-Zona Sul terá dez jornadas, com as primeiras cinco englobadas no denominado «Campeonato de Inverno» e a outra metade no «Campeonato Primavera».

Após os dois campeonatos, haverá uma segunda fase, com quartos-de-final e meias-finais. O campeão do Sul defrontará o vencedor nortenho, para apurar o campeão da Liga Intercalar.

Paulo Bento revelou que não vai «gerir a equipa na competição», uma vez que os leões vão apresentar equipas sub-19, e, «pontualmente», futebolistas do plantel principal «com menos ritmo e menos tempo de competição».

Na minha opinião, esta prova pode ser muito importante para começar a lançar "às feras" os jogadores mais jovens e, ao mesmo tempo, para poder rodar alguns jogadores menos utilizados ou até jogadores que estejam a sair de lesões e necessitem de ganhar ritmo de jogo.

Aqui fica o calendário completo de jogos do Sporting:

Inverno:
1ª jornada (22 Outubro): Sporting-Mafra
2ª jornada (29 Out): Belenenses-Sporting
3ª jornada (12 Nov): Sporting-E. Amadora
4ª jornada (19 Nov): Sporting-Torreense
5ª jornada (03 Dez): Benfica-Sporting

Primavera:
1ª jornada (17 Dez): Mafra-Sporting
2ª jornada (30 Dez): Sporting-Belenenses
3ª jornada (21 Jan): E. Amadora-Sporting
4ª jornada (04 Fev): Torreense-Sporting
5ª jornada (18 Dez): Sporting-Benfica

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Futsal - Master Cup Lagoa

Sábado

Futsal Master Cup - Lagoa - Pavilhão Jacinto Correia

22h00 - Sporting vs Action 21 Charleroi

Domingo

Futsal Master Cup - Lagoa - Pavilhão Jacinto Correia
Jogo da Final

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Liga Sagres - 5ª Jornada: Sporting 1-2 Porto

Mar de equívocos!

O Sporting e Paulo Bento perderam esta noite por culpa própria o clássico frente ao Porto. Em relação ao último jogo apenas uma alteração com a entrada de Djaló para o lugar de Romagnoli. Logo aqui começaram os equívocos de Paulo Bento. Djaló nunca pode ser um nº 10, não tem características para tal, e mesmo jogando numas das alas, como fez na 2ª parte, será sempre uma adaptação. Depois, não se percebe uma série de outros acontecimentos durante o jogo: os 2 laterais que começaram o jogo, não o acabaram: Grimi saiu ao intervalo e Abel saiu durante a 2ª parte. Os 4 médios que iniciaram o jogo, acabaram o mesmo fora das posições em que começaram: Veloso começou no meio acabou como lateral esquerdo, Rochemback começou na direita e acabou no meio, Moutinho começou na esquerda acabou no meio, Djaló começou no meio acabou na direita. Assim não há organização que aguente.
Depois, porquê tirar Hélder Postiga? claramente estava a ser melhor que Derlei e principalmente que Djaló. Porquê Pereirinha? jogos após jogos este jovem jogador prova que está longe de ter estofo para jogar na equipa principal do Sporting, nunca traz nada de novo quando entra em campo.

Em relação ao jogo propriamente dito, o Porto mereceu vencer porque foi mais eficaz e porque soube aproveitar os erros do Sporting. O 1º golo surgiu após um falha tremenda de Grimi e de muita passividade da defesa. João Moutinho ainda empatou ao transformar uma grande penalidade que o próprio tinha sofrido, mas logo de seguida o Porto se adiantou novamente no marcador, com Bruno Alves a marcar de livre directo (mais uma falta escusada à entrada da área). O resultado ao intervalo era justo porque o Porto foi mais equipa com o Sporting novamente a dar 45 minutos de avanço. Não se percebe a aparente falta de entrega e motivação dos jogadores leoninos.

Na 2ª parte o Sporting foi melhor mais foi insuficiente para chegar pelo menos ao empate. Teve boas oportunidades para o fazer mas não teve arte nem engenho para o conseguir.

Lucílio Baptista teve igual a si próprio. Arbitragem enervante, tendo perdoado a expulsão a Tomás Costa no início da 2ª parte.

O Porto aproveitou para matar vários borregos: venceu o Sporting em Alvalade que já não perdia em casa desde 2006; venceu o Sporting, coisa que já não conseguia há alguns jogos; viu Lisandro marcar pela 1ª vez ao Sporting.

O próximo jogo do Sporting para o campeonato é daqui a 3 semanas em Paços de Ferreira. Pelo meio haverá compromissos da Selecção Nacional e a eliminatória da Taça de Portugal no dia 19 frente à União de Leiria.

Sporting: Rui Patrício, Grimi (Pereirinha, 45 m), Abel (Romagnoli, 65 m), Polga, Tonel, Veloso, Moutinho, Rochemback, Djaló, Derlei e Postiga (Liedson, 65 m).

Suplentes não utilizados: Tiago, Carriço e Pedro Silva.

Golos: João Moutinho (27 min, gp)


Porto: Nuno, Fucile, Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, Raul Meireles, Fernando, Lucho (Guarín, 82 m), Tomas Costa (Mariano, 57m), Rodriguez (Hulk, 72 m) e Lisandro.

Suplentes não utilizados: Ventura, Pedro Emanuel, Lino e Pelé.

Golos: Lisandro (17 m) e Bruno Alves (31 m)

Futebol Formação

Juvenis - 3ª Jornada

Odivelas 0-2 Sporting

Golos: Miguel Serôdio e André Oliveira

sábado, 4 de outubro de 2008

Futebol Formação - Juniores

Juniores - 6ª Jornada

Farense 0-4 Sporting

Golos: André Martins, Renato Neto (2) e Renato Santos

Equipa após o 1º golo

Livre de Diogo Rosado

Festa após o 2º golo


Festa do 4º golo

Liga Sagres - 5ª Jornada: Sporting vs Porto

5 de Outubro de 2008
19:45
Liga Sagres - 5ª Jornada
Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.

Defesas: Daniel Carriço, Polga, Pedro Silva, Abel, Tonel e Grimi.

Médios: Adrien, Miguel Veloso, Romagnoli, Bruno Pereririnha, Rochemback e João Moutinho.

Avançados: Yannick Djaló, Liedson, Hélder Postiga e Derlei.

Os piores cenários não se confirmaram e Anderson Polga recupera a tempo do clássico. Já Izmailov e Vukcevic ficam de fora, tal como tinha acontecido na Luz. 2 baixas do meu ponto de vista muito importantes já que as laterais do Porto parecem-me ser o seu sector mais fraco. Caneira também é carta fora do baralho de Paulo Bento.
Temos que jogar com os que temos e vencer na mesma!

Todos a Alvalade apoiar o Sporting!




sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Antevisão: Sporting vs Porto

Sporting e Porto medem forças no próximo Domingo, em jogo a contar para a 5ª Jornada da Liga Sagres. Em causa pode estar o 1º lugar na tabela classificativa. Nesta altura, o Sporting é líder em igualdade pontual com Nacional e Leixões (todos com 9 pontos) enquanto o Porto surge no grupo perseguidor com 8 pontos. Ou seja, 1 ponto apenas a separar as 2 equipas.

Para esta partida, vários jogadores estão em dúvida do lado leonino: Izmailov já regressou aos treinos mas ainda de forma condicionada; Polga e Simon Vukcevic estão em tratamento e serão reavaliados amanhã. Caneira está afastado do clássico. Fábio Rochemback é a única boa nova já que se encontra apto depois de ter saído lesionado no intervalo do jogo com o Basel.


Caso Polga não recupere, e com Caneira também lesionado, quem irá Paulo Bento colocar ao lado de Tonel? recua Miguel Veloso ou lança Carriço às feras? Na minha opinião, é preferível utilizar Daniel Carriço. Miguel Veloso é muito lento para a posição de central.

Do lado Porto, não há muitas novidades. Helton esteve ausente do último treino devido a um problema no pescoço mas é recuperável para Domingo. Para além de Helton, Rabiola é o único indisponível no plantel. Depois do arsenal de golos trazidos de Londres, Jesualdo Ferreira é praticamente certo que irá proceder a várias alterações no 11 inicial para Alvalade.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Liga dos Campeões: Sporting 2-0 Basel

3 pontos!

Não foi nada fácil a vitória desta noite do Sporting frente aos suiços do Basel. Actuando no seu esquema habitual, os leões sentiram muitas dificuldades para criar oportunidades de golo, em especial na 1ª parte. Em relação ao último jogo houve apenas 1 alteração: saiu Djaló, entrou Derlei.

O Sporting, na 1ª parte, foi mais dominador, com mais posse de bola mas sem criar grandes oportunidades de golo. O máximo que os leões conseguiram foram alguns lances de bola parada. Os suiços também pouco ou nada conseguiram fazer para incomodar Rui Patrício. Só bem perto do intervalo é que o Sporting assustou, primeiro num lance de Romagnoli e principalmente por Derlei no último lance da 1ª parte, com o Guarda-Redes Constanzo a negar o golo.

Na 2ª parte tudo foi diferente, para melhor. Rochemback, tocado, ficou nos balneários entrando para o seu lugar Simon Vukcevic. Mas nem foi pela exibição do montenegrino que o Sporting foi melhor mas sim pelo conjunto que finalmente começou a circular a bola com mais rapidez. Cedo o Sporting podia ter marcado, novamente por Derlei, com este a cabecear ao poste. Mas o golo não tardaria e seria apontado por um defesa suiço na própria baliza graças à pressão exercida por Romagnoli. O argentino galvanizado por este lance arrancou para uma 2ª parte de grande nível. Pipi podia ter feito o 2º golo após excelente jogada individual com o remate a sair ligeiramente ao lado. Mais tarde, Derlei enviaria nova bola ao ferro da baliza contrária e seria já perto do fim que o "Ninja" acabaria, finalmente, por sentenciar o jogo com um belo golo após grande assistência de Romagnoli. Estava assim decidido o vencedor da partida. Miguel Veloso ainda podia ter marcado mas viu o seu remate ser interceptado por um defesa quando a bola ia para a baliza.

Com esta vitória o Sporting cola-se no 2º lugar aos ucranianos do Shakhtar que perderam esta noite em casa com o Barcelona. Pode ser, por isso, decisiva a jornada dupla que se segue com os ucranianos.

Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Grimi, Miguel Veloso, Rochemback (Vukcevic, 45 m), Moutinho, Romagnoli (Yannick, 72 m), Postiga (Pereirinha, 88 m) e Derlei.

Suplentes não utilizados: Tiago, Daniel Carriço, Pedro Silva e Liedson

Golos: Zanni (55 m, pb) e Derlei (86 m).

Basel: Costanzo, Zanni, Abraham, Ferati, Safari, Huggel, Gelabert (Ergic, 60 m), Gjasula, Carlitos, Chipperfield (Perovic, 82 m) e Streller (Mustafi, 78 m)

Suplentes não utilizados: Stöckli, Morganella, Eduardo, Rúbio e Eduardo

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops