falando um pouco de saúde, fiz uma ressonância recentemente e descobri que estou com uma hérnia entre a quinta e sexta vértebras da coluna cervical. a dor do pescoço irradia para o ombro, clavícula e alguns movimentos com o braço nem consigo realizar. já estou na fisioterapia faz um tempo, o tratamento está dando resultado e depois de os sintomas sumirem, vou trabalhar fortalecimento de forma mais direcionada (rpg, pilates etc).
com isso, desde o início do ano nada de academia, nem mesmo correr, que eu tanto gosto. ficar parado, para alguém como eu que sempre pratiquei esportes e me exercitei, não é fácil. mas sei que é preciso pra eu poder ficar bem e depois retomar as atividades.
estou comentando tudo isso porque, numa conversa com a fisioterapeuta, ela estava me falando como aumentou o número de casos de pessoas com 'retificação' do pescoço. as vértebras, que antes faziam uma curva, estão ficando alinhadas e de forma reta. muito por causa do uso de computadores, que a gente sem querer projeta o pescoço pra frente, pra olhar a tela.
tenho me policiado quanto a isso, inclusive coloco o notebook numa base que levanta a tela até a altura dos olhos, evitando que eu olhe para baixo. daí coloco outro teclado à frente para utilização. a cadeira também é importante, com regulagem no encosto, braços e altura. sem falar na nossa postura sentados (leu isso e se ajeitou aí, né?).
outra coisa é o celular, que faz o pescoço ficar pra baixo por muito tempo, já que a tendência é usá-lo mais junto ao corpo. aliás, outra coisa comum na clínica tem sido tendinites na base dos polegares e dedos, por conta do uso excessivo do aparelho.
então, meu caros, por favor fiquem atentos e se cuidem. novos hábitos trazem também novas preocupações quanto à nossa saúde e bem estar.