domingo, 25 de julho de 2010

chame o gerente

essa semana eu tomei café da manhã com um amigo numa lanchonete em ipanema, uma dessas casas de suco com mesinhas na esquina. pra começar pedi uma vitamina de banana com aveia e um sanduíche. quando chegou a vitamina, eu comecei a tomar e fiz sinal para a garçonete. ela se aproximou e eu falei 'gostaria de falar com o gerente ou alguém encarregado, por favor'.

então ela me olhou com os olhos arregalados e perguntou qual era o problema, se tinha alguma coisa que não estava do meu agrado. então falei que não tinha nada. em seguida chegou um senhor e me perguntou o que era. daí eu falei que eu tinha pedido uma vitamina de banana com aveia e que, quando provei, achei deliciosa. completei dizendo que eu gostaria que ele falasse isso para a pessoa que preparou a vitamina. ele agradeceu e saiu com um sorriso no rosto.

espero que você não tenha ficado espantado como a garçonete. a questão é que a maioria das pessoas só fala quando tem algo a criticar, poucas são as que elogiam qualquer tipo de serviço. muitas vezes a gente nem vê quem está lá atrás fazendo as vitaminas, mas imagino que essa pessoa deve ter gostado do comentário que eu fiz.

normalmente a gente só aciona os responsáveis quando quer reclamar.

até mesmo nossas redes de contato são acionadas sempre que a gente tem um problema ou está passando por alguma dificuldade. daí é legal a gente pensar que também deve se manifestar mesmo que algo ruim não tenha acontecido.

são maneiras simples de se agir e que trazem bons resultados.

terça-feira, 20 de julho de 2010

dia do amigo

descobri uma coisa interessante sobre o dia do amigo:

esta comemoração foi criada por um argentino, enrique ernesto febbraro, quando este viu o homem chegar à lua em 20 de julho de 1969. ele percebeu que essa conquista do espaço sideral também era uma oportunidade de se fazer amigos em todo universo, pois de nada adiantava alcançar o espaço exterior se a amizade não pudesse ser difundida.

assim, ele iniciou uma campanha para tornar aquele dia o 'dia internacional da amizade', conseguindo registrar a data na onu, o que lhe rendeu duas indicações ao prêmio nobel da paz.

belíssimo gesto.
(postagem publicada em julho de 2007 no antigo blog)

domingo, 18 de julho de 2010

estrelas na bandeira

(fonte: aula brasil)


durante os jogos do brasil na copa teimaram comigo que a estrela sozinha lá em cima, na bandeira brasileira, era o distrito federal.

eu sempre soube que aquela estrela não era o distrito federal (só não lembrava qual era) e que o sudeste, inclusive minha querida minas gerais, estava representado nas estrelas do cruzeiro.

veja a figura pra localizar melhor cada estado e também brasília.
pra quem tiver mais curiosidade, leia aqui outra postagem que fiz sobre o mapa do brasil.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

voltando a ser criança

todo mundo que tem contato com crianças (sejam filhos, afilhados, sobrinhos, irmãos etc) sabe como elas gostam de mcdonalds, seja pelos lanches, brinquedos ou até as áreas de diversão nas lojas.

mas e os adultos? conheço muita gente que come mclanche feliz quando os brindes são interessantes (eu inclusive) ou outros que comem lá toda semana. todos seguem seus rituais de comer as batatas antes do sanduíche, ou depois, ou junto. e o fato de estar ali fazem com que se sintam bem.

com a intenção de chamar mais a atenção da criança dentro da gente, a loja de sydney, austrália, construiu um playground em sua área externa com padrões de tamanha de forma que os adultos pudessem sentir como é a brincadeira para uma criança.

vejam o vídeo e percebam como eles conseguiram colocar gente grande se relacionando com a marca e experimentando na prática a campanha 'amo muito tudo isso'. genial.

domingo, 11 de julho de 2010

estímulo

ainda criança comecei a me interessar por música mesmo sem nunca ter tido um aparelho de toca-discos. mas as fitas cassete sempre me acompanharam, como eu já contei aqui. a portabilidade começava a fazer parte do universo musical nessa época, através das vitrolas e dos gravadores.

mas levar música numa viagem, por exemplo, era sinônimo de ter que gastar muito com pilhas, sem contar que os aparelhos eram uma bagagem à parte, assim como as fitas e cds. um walk-man necessitava trocar a fita de lado e o disk-man tinha o problema de ficar pulando a música.

os nativos digitais, que formam essa nova geração de consumidores de música, não devem nem imaginar como era isso, já que pra eles sempre existiu um mundo onde ipod e mp3 player solucionam de forma elegante esta questão.

resolvi escrever sobre isso quando peguei meu ipod para correr esta manhã e pensei que, sem música, a corrida fica mais chata. então lembrei daquela época quando correr sem música era a regra, não a exceção, já que não dava pra carregar um peso extra. hoje em dia tem gente que evita música, mas pra mim é um estímulo.

além disso, há djs, como o steve boyett do podrunner, que criam sequências musicais de acordo com a frequência cardíaca que você quer alcançar num determinado exercício. é a tecnologia auxiliando o esporte, contribuindo para que você cuide da saúde de forma prazerosa.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

diversão

todo mundo sabe que não é tarefa fácil conscientizar as pessoas sobre meio-ambiente, vida saudável, respeito no trânsito entre outras atitudes que melhoram a vida de um cidadão. como também não é fácil fazer uma criança recolher os brinquedos ou arrumar o quarto.

mas se você pensar que não fazemos certas coisas porque são tarefas chatas, o que aconteceria se fossem divertidas? a wolksvagen acreditou nisso e criou a 'teoria da diversão' (thefuntheory.com), provando que 'a diversão é a maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas para melhor, seja por si mesmo, pelo meio-ambiente ou por algo inteiramente diferente'.

com isso mostraram na prática que, quando algo é divertido de se fazer, a gente faz sem reclamar.

no metrô, por exemplo, a grande maioria prefere usar a escada rolante ao invés de usar a escada comum. então, com uma ideia simples, transformaram uma escada em algo divertido e aumentaram seu fluxo em 66% comparado com a escada rolante que ficava ao lado (veja o vídeo abaixo).

essa é apenas uma de várias iniciativas divertidas feitas por eles, que também já tiveram ideias para controle de velocidade no trânsito e até para que as pessoas limpassem os pés no tapete antes de entrar em algum lugar.

procure fazer algo que você goste, inclusive no seu emprego.
tá mais do que provado que a diversão faz tudo ficar agradável.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

eu desligo por você


continuando a falar do celular e do impacto das novas tecnologias em nossa vida, uma coisa que incomoda muito é quando você está com alguém à mesa e, além de conversar contigo, essa pessoa fica mexendo no celular, trocando torpedos, lendo email, tuitando... isso quando não atende/faz ligações.

a designer ingrid zweifel lançou um projeto chamado 'my phone is off for you' (meu telefone está desligado por você) com o conceito de que precisamos dar atenção a quem está conosco num evento social seja um jantar a dois ou em família.

assim, ela desenvolveu algumas ferramentas como carimbos com a frase da campanha ou até guardanapos para envolver o celular e que realmente bloqueiam o sinal dele (veja no site oficial).

como ela mesma diz, "é uma revolução que independe de ferramenta ou produto. depende apenas das pessoas. ao se desconectar você será levado a interações com mais foco, vai aprofundar relações e contribuir para uma vida longa e saudável".

tem hora que fico preocupado com as necessidades que vão sendo criadas como, por exemplo, checar mensagens toda hora, coisa comum em usuários de blackberry ou iphone. a tecnologia vicia a gente, mas é preciso saber dosar. usuários do famoso fone branco, por exemplo, podem estar perdendo oportunidades boas de ouvir uma conversa bacana que vai gerar uma ideia ou até mesmo de se mostrar disponível para que alguém chegue para conversar.

tem gente que acha isso besteira.
são justamente as pessoas que estarão no celular enquanto você come sozinho.

postagens relacionadas