quarta-feira, 29 de abril de 2009

divã

assiti a este filme brasileiro e cada vez fico mais contente em perceber o quanto nosso cinema tem evoluído. que filme bacana! você ri, torce, chora, emociona e se diverte muito com a história.

baseado no livro de mesmo nome da escritora/poetisa gaúcha martha medeiros, essa história foi apresentada por anos no teatro, encenada pela atriz lília cabral, que também faz a mesma personagem no filme. mercedes é uma professora de matemática quarentona, casada e com dois filhos, que resolve fazer terapia buscando auto-conhecimento.

é um filme inteligente e bem humorado, dirigido por josé alvarenga jr, o mesmo diretor de 'os normais - o filme', e com roteiro de marcelo saback. também estão no elenco josé mayer, como o marido, e alexandra richter, como a melhor amiga, além de cauã reymond, reynaldo gianecchini e paulo gustavo.

o analista nunca aparece, é como se ela falasse para o público e compartilhasse conosco suas questões: uma mãe que sempre viveu em função da família e que, de repente, precisa aprender a viver em função de si mesma; uma mulher que tem medos, por exemplo, diante da possibilidade de experimentar novas sensações que achava que com sua idade não experimentaria. o filme também é sobre amizade e respeito com a opinião dos outros em relação a como levar o casamento, seja de maneira mais tranquila ou com ciúmes e possessividade.

lília cabral comandando o filme, mostrando que é uma excelente atriz e protagonizando ótimos diálogos e ótimas cenas, que acontecem de forma bem natural e passam credibilidade. destaque para o papo sobre masturbação, o creme pro rosto, as saídas pra fazer compras, as idas ao salão e a cena da maconha.

na questão do marketing, as marcas foram inseridas na história de forma bastante sutil, com um merchandising muito diferente do que acontece nas novelas ou bbb, por exemplo. o cinema americano faz isso muito bem e o nosso está aprendendo. a marca tem que estar inserida no contexto de forma natural e não forçada. neste filme, por exemplo, o nome do supermercado está ali na cestinha de compras e os produtos do anunciante aparecem durante as conversas, atingindo o público muitas vezes de forma inconsciente.

apenas uma marca fugiu a isto e foi escancarada no filme, ocupando a tela inteira do cinema (não lembro de ter visto isso antes em nenhum filme). a marca refere-se à uma grande e moderna boate gay carioca que foi cenário para a história.

divã (site oficial) foi bem realizado e é indicado pra todo mundo, principalmente por falar sobre como a felicidade chega, não importa a idade, e que, mesmo sozinhos, a gente tem sempre uma grande companhia, aliás, a melhor de todas: a gente mesmo!

terça-feira, 28 de abril de 2009

vou de táxi

tive um dia muito agitado. fui visitar um cliente, depois tive que ir ao médico buscar exame na hora do almoço e depois ainda ir pra empresa pra terminar o dia. toda essa correria pra lá e pra cá eu faço de táxi e sempre aparecem histórias pra contar.

primeiro eu tenho que confessar uma coisa: não gosto de táxi santana. meus amigos me enchem o saco, mas se eu tou pagando pelo serviço, posso escolher. a maioria desses carros desse modelo são mais velhos, me deixam afundado no banco, sem cinto (sempre tá escondido debaixo), sem encosto de cabeça... e a segurança, onde fica? meu preferido é o meriva, que é alto e o cinto de segurança do banco de trás (eu uso!) está sempre ali disponível.

outra coisa que não abro mão é o ar condicionado. aliás, aqui no rio táxi sem ar condicionado não é táxi. e quando o motorista faz cara feia ou fica de mau humor porque eu pedi pra ligar o ar? hoje em dia, quando me destraio e paro um táxi com vidro aberto, eu logo pergunto antes de entrar: 'o seu carro tem ar?'. uma vez um cara me respondeu: 'tem sim, mas não vou ligar pois estou fumando'. como assim?

outro dia entrei com três colegas de trabalho e dois deles eram gordos. o taxista já foi reclamando que não gosta de táxi lotado. depois meu colega, sem querer, bateu a porta ao entrar e o motorista começou a xingar dizendo que aquilo não era geladeira, que se fosse o outro do ponto colocava todo mundo pra fora! perguntamos se ele queria parar pra gente descer ali mesmo, mas daí ele fechou a boca.

o que fazer quando o taxista pega uma pista de velocidade rápida e vai mais devagar? ou aqueles que vão quase freando pra ver se o sinal fecha antes deles passarem? acho que todo mundo já sentiu que algum taxista estava passando a perna na gente, te deixando desconfiado muitas vezes por causa de centavos. infelizmente por culpa de alguns, toda a classe fica com má fama.

lembrei daqueles que ficam parados em pontos estratégicos, como no centro do rio ou porta de boate. você diz que quer um táxi e eles perguntam 'pra onde?', com a intenção de decidir se vão te levar ou não, ou seja, se a corrida vai valer a pena. se me perguntam isso eu já respondo logo 'pra lugar nenhum, obrigado' e vou fazer sinal pra outro. o bom de uma cidade como o rio é que táxi não falta. é só estender o braço e quase tem batida entre os amarelinhos disputando quem vai te levar ao teu destino.

hoje tenho alguns conhecidos para quem sempre ligo antecipadamente quando tenho viagem ou algum compromisso que sei que vou precisar de táxi. eles colocam música bacana, um deles me oferece café (ok, em forma de bala) e pergunta antes, por exemplo, se pode atender o celular que toca; outro já é mais falante, dirige rápido e com segurança; todos são pontuais e tratam bem o cliente sabendo que um bom serviço prestado é garantia de retorno. esses tinham que dar curso por aí.

domingo, 26 de abril de 2009

skype (mbv)

as pessoas têm necessidade de estar em contato umas com as outras. cada vez mais isso é possível, mesmo à distância, graças ao avanço da tecnologia. de longe tudo fica mais complicado, mas que bom que existe o telefone, carta, email e até vídeo online para nos ajudar. nenhum deles substitui a ausência, mas todos confortam.

quando a questão financeira influencia para se usar o telefone, uma saída é o skype. esse serviço foi criado para que se pudesse utilizar um canal de voz e imagem, confiável e de qualidade, através da internet. ele está disponível em 27 idiomas! basta ter um microfone para falar com pessoas do mundo todo, online. se tiver uma webcam, melhor ainda, já que áudio e vídeo ampliam a proximidade.

faça o download aqui e comece a usar. você adiciona pessoas e consegue ver na sua lista se elas estão online ou não. daí é só fazer a chamada telefônica e começar a falar!

'ah, mas e seu quiser ligar pra alguém que não tem skype?'
isso é possível, celular ou fixo! mas nesse caso vai haver um custo que é menor do que atualmente é cobrado pelas operadoras de telefonia. basta você acessar sua conta skype e inserir créditos. na conta você consegue ver o preço das ligações para os países com que deseja falar, além de acompanhar os seus gastos.

na janela abaixo pode-se ver um exemplo. eu ainda tenho 24,28 reais (brl) em créditos para ligar para telefones não skype, via computador (eu falo pelo computador e a pessoa atende no fixo/celular). na lista, os nomes com ícone mais escuro são telefones fora do skype e os demais (cinza claro) são os números skype.

uma dica: quando ligar pra alguém que não tem o serviço, já peça a pessoa pra instalar também! e quem quiser falar comigo, meu usuário skype é railer.freire


pretérito perfeito: terminologias utilizadas na internet

sábado, 25 de abril de 2009

del.icio.us (mbv)

no topo deste blog existem alguns links.
um deles será o tema desta postagem: del.icio.us

você costuma salvar nos seus 'favoritos' os sites de que mais gosta? essa lista é chamada de 'bookmark'. mas e quando você está em outro computador e quer se lembrar daquela página que está no seu bookmark?

pensando nisso, surgiu o del.icio.us, um serviço que cria bookmarks online, permitindo seu acesso em qualquer lugar. você pode adicionar os sites que quiser, vídeos, fotos, separando tudo em temas (tags) que você mesmo cria e facilita sua busca depois. existe a possibilidade de se incluir páginas/tags ocultas, só deixando públicas aquelas que você quer compartilhar.

você também pode adicionar amigos, compartilhando páginas que julgar interessantes e acompanhar as atualizações de cada um, sendo avisado sempre que alguém incluir algum tema que te interesse. além disso, é possível compartilhar arquivos sem precisar mandar por email. por isso esse tipo de serviço é também conhecido como 'social bookmark'.

o link do meu blog, por exemplo, te leva diretamente para o meu bookmark, onde você pode ver todos os meus favoritos/tags. quem quiser me colocar como amigo, basta usar meu login (railer.freire). mas você pode criar o seu próprio espaço clicando no botão verde 'join now!' (junte-se a nós agora!).

após seu cadastro, serão instalados dois botões na sua barra de navegação (ver círculo na figura abaixo). o primeiro é para ir para o site del.icio.us. o segundo é para incluir entradas no bookmark. ambas irão pedir login/senha se você ainda não estiver dentro da sua conta del.icio.us.

sempre que você estiver numa página relevante, clique no botão tag e será aberta uma janela (ver destaque na figura abaixo) onde deve-se adicionar/editar um título para a página (title), comentários (notes), definir um tema novo ou existente (tags) e, caso seja privado, marcar a opção de 'não compartilhar' (do not share). para terminar, clique em salvar e a janela se fecha, registrando a nova entrada. quando você voltar ao del.icio.us, ela já estará lá. não é fácil?



pretérito perfeito: como usar o pincel no word

sexta-feira, 24 de abril de 2009

agregador de conteúdo (mbv)

você gosta de ler vários blogs quando entra na internet? gosta ainda de ler o jornal, algum site de cinema, esportes, curiosidades ou qualquer outro conteúdo? usando um agregador, você pode direcionar as páginas que você mais gosta para um único local.

em vários outros blogs e sites,
existem links para feeds/rss, representados por este símbolo ao lado.

como eu já comentei em outra postagem, feeds são os conteúdos liberados por esses sites e rss é a tecnologia que agrega todos eles num mesmo lugar para que você não precise ficar visitando várias páginas para ler o que você considera relevante.

existem vários agregadores, mas eu recomendo o google reader. se você tem conta no google ou em alguns de seus produtos (gmail, orkut etc) você terá acesso ao google reader. senão, faça o seu cadastro rapidamente em google.com/reader

para adicionar uma inscrição, basta clicar no botão apropriado e digitar alguma palavra, endereço da internet ou o endereço de feed. a interface é fácil de navegar e, na página principal, é possível ver o que há de novo e o que foi lido recentemente.

você pode optar em ver todos conteúdos publicados (todos os itens) ou apenas as atualizações. prefiro ver sempre apenas as atualizações, pois tudo que vou lendo vai sendo marcado como lido e sai da lista, deixando só conteúdos que ainda vou ler.

é possível ainda fazer buscas em conteúdos novos ou antigos dentro da lista de blogs/sites ou ver as tendências, que são dados estatísticos que mostram o total de inscrições, itens lidos, marcados com estrela como favoritos, atualizados com frequência etc.

vale a pena conhecer e experimentar.


pretérito perfeito: mbv 2008

terça-feira, 21 de abril de 2009

ortografia

muito se tem falado sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa e as mudanças no modo de escrever para se criar um português com regras unificadas nos oito países que fazem parte do acordo (portugal, brasil, angola, moçambique, guiné-bissau, são tomé e príncipe, cabo verde e timor leste).

mas e o dialeto do português usado na internet? o 'msn', que é o mais usado no brasil por pessoas e empresas (devido ao seu custo), tem colaborado para isso. são comuns diálogos como:

- 'kd vc?'
- 'to aki. blz?'
- 'td certo. passou a dor de kbça?'
- 'ainda naum. tava kerendu descansar. qq coisa te ligo.'

mas, por incrível que pareça, pior é quando essa forma de escrita começa a sair do virtual para o mundo real. comecei a perceber que tem gente esquecendo como se escreve por causa das 'abreviaturas' utilizadas em programas de bate-papo ou email.

outro dia li um recado (à mão) no trabalho que tinha 'vc' e 'naum'. tudo bem que quase ninguém escreve à mão no trabalho hoje em dia, mas quando isso tem que ser feito, é preciso atenção. já li textos na internet de professores reclamando de adolescentes que escrevem assim nas provas, inclusive de português.

num momento em que a reforma é que deve ser incorporada à escrita, o que fazer com o 'msn-ês' que vem ganhando força? como a idéia é escrever rápido como se estivesse falando, palavras surgem erradas e fica tudo bem, ninguém se corrige. usar s, ss, c, ç, x etc deveria ser feito de forma consciente e segura. na dúvida, por que não usar um dicionário?

programas do tipo 'soletrando' incentivam as crianças/adolescentes a lerem e melhorar o vocabulário. mas esse também deve ser um trabalho constante dos pais e educadores. pra gente que já cresceu, tem que partir de nós mesmos, afinal escrever direito é um tipo de qualificação que conta e sempre vai contar muito, seja na nossa vida pessoal ou profissional.

curiosidade: etc vem do latim et cætera, que significa 'e outras coisas', ou seja, já tem o 'e' na abreviação e, portanto, não se usa vírgula antes de etc.

pretérito perfeito: tinha feito um mês sem a vovó

domingo, 19 de abril de 2009

mbv 2009

assim como participei do movimento em 2008, vou participar da movimento do blog voluntário 2009, que vem cheio de novidades.

assim como no ano passado, durante três dias, os diversos blogs vão fazer postagens para ajudar as pessoas que são iniciantes no mundo da internet ou que têm alguma dificuldade. a diferença é que este ano as melhores postagens serão reunidas em um e-book (um livro em pdf) funcionando como uma cartilha.

segundo os organizadores, 'ano passado fomos mais de 470 blogs e cerca de 700 posts escritos' e a idéia é bater esse recorde este ano. as regras são:
1) cadastrar seu blog no site oficial do mbv.
2) colocar o selo no seu blog.
3) nos dias 24, 25 e 26 de abril, escrever quantas postagens quiser sobre qualquer assunto que ajude algum iniciante a usar o computador/internet.

'ah, mas eu não tenho blog e queria participar...'
não tem problema, escreva algo e me envie que eu publico no figura220 sem problemas, dando o devido crédito. basta mandar via e-mail através do link ao lado do título do blog, à esquerda.

ano passado falei sobre como utilizar a ferramenta pincel no word, falei sobre várias terminologias do mundo digital e sobre as maneiras de colocar comentários em blogs. além disso, o m.balbino me enviou um texto sobre o que é o youtube.

participe e divulgue, seja por e-mail, blog, orkut, msn, twitter #mbv2009 ou do jeito que preferir. a hora é agora. ensine algo que você sabe e ajude nesta inclusão.

pretérito perfeito: as mudanças e a juventude

sexta-feira, 17 de abril de 2009

minhas fitas k7

outro dia mexendo no meu armário achei uma caixa velha cheia de fitas k7. caramba, que saudade... eu fui vendo as marcas (basf, tdk, sony...), todas com as músicas escritas na capa de acrílico (sou bem organizado), 'lado a' e 'lado b'.

fiquei lembrando de como era bom ouvir as fitas. de como eu gostava de gravar músicas da rádio e ficava puto quando o locutor falava alguma coisa no meio! a rádio ficava tocando e assim que começava a música tinha que correr e apertar o 'rec' e o 'play' juntos! hehe

e quando a fita embolava? uma das utilidades da caneta bic era ser enfiada no buraco da fita pra ajudar a puxar a cinta de volta outra vez. e tinha que ser certinho pra tocar direito.

lembro também da alegria quando surgiu o aparelho com espaço de duas fitas, pra gravar de uma pra outra. era o máximo! quem diria que encontrar uma velha caixa iria me trazer tantas memórias.

o engraçado é que penso o que passará na cabeça da minha afilhada, que tem quase cinco anos hoje, quando um dia ela vir essa caixa. será que vai entender o que é? vou guardar uma pra mostrar pra ela depois, assim como um disquete, uma fita de vídeo vhs... pensando bem, melhor levá-la em algum museu quando ela crescer.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

poderosa susan

em 2007 uma grande lição aconteceu no palco do programa 'britain's got talent', quando paul potts apareceu humilde, desacreditado e calou a boca de todo mundo, consagrando-se posteriormente como o grande vencedor da edição do concurso.

eu comentei sobre ele e mostrei um vídeo no antigo blog, na postagem poderoso paul.
(vale a pena reler e rever, ainda mais se essa postagem te emocionar)

essa semana, o mesmo programa recebeu susan boyle, uma senhora de 47 anos, desempregada, que vive com seu gato num conjunto de vilas no interior da inglaterra. ela nunca se casou e disse que seu sonho é cantar profissionalmente como 'elaine paige'. com um aspecto humilde e desacreditado (já vi isso antes) e uma voz estranha, ela vem relembrar a todos que as aparências realmente enganam.

um dos juízes (o temido simon) pergunta por que ela ainda não atingiu o sonho de ser cantora e ela responde 'por que nunca tive a oportunidade antes e estou aqui na esperança de que isso mude'. assim, quando ela anuncia que vai cantar 'i dreamed a dream', da obra 'les miserables', ninguém acredita.

mas ela não se intimida e mostra que está ali para brilhar. a história de superação se repete e mais uma vez deixa a gente de queixo caído. algo para se surpreender, se emocionar e repensar em como nosso preconceito atrapalha e nos impede de enxergar coisas.

parabéns, susan! e obrigado por não deixar a gente esquecer!



pretérito perfeito: dia mundial do beijo

terça-feira, 14 de abril de 2009

ipod submarino

domingo cheguei de viagem (aliás, feliz páscoa a todos!) e, como sempre faço quando chego, já tiro a roupa suja e deixo perto da máquina de lavar. depois, quando vou lavar a roupa, já jogo tudo pra dentro, coloco o sabão em pó, amaciante, ligo a máquina e vou fazer outras coisas. ao final, coloco as peças no varal e pronto.

fiz isso tudo no domingo e, à noite, quando decidi sair pra comer alguma coisa aqui perto da minha casa, pensei em escutar uma música no caminho. sabe quando você toma um susto enorme pois se lembrou de ter esquecido alguma coisa em algum lugar e só então se deu conta? pois é...
corri pro varal, abri o bolso da bermuda e lá estava meu ipod.

quase morri. eu uso o ipod (modelo shuffle) para correr, pois ele tem um clipe que se prende ao meu short e daí não preciso me preocupar com ele. então pensei, e agora? estragou? por um lado ele estava seco, o que prova que a centrífuga da minha lavadora funciona bem. hehe
fui testar primeiro o fone de ouvido, no meu aparelho de som. não é que estava perfeito? aliás, parece que o som agora até melhorou! e o fio ficou até mais branco! hehe

mas e o aparelhinho? conectei o fone e ele ligou! mas a alegria durou pouco, pois as músicas estavam pulando (lembra de disco arranhado? acho que sou o primeiro ser com um ipod arranhado!). tive uma idéia. coloquei o bicho atrás do computador onde sai ar quente, com a esperança de secar qualquer vestígio de água que ainda estivesse ali. e fui jantar, sem música.

quando voltei, o conectei ao computador e o itunes informou que era preciso restaurar o software. baixei a versão mais recente do itunes para fazer isso, restaurei o software e tcharán!!! tudo funcionando normalmente!!! aê!!!

ipod é muito bom mesmo! o seu design e tecnologia são sensacionais, a apple criou uma grande marca que sempre é lembrada pelas pessoas quando o assunto é música digital. além disso, esse produto comunica modernidade, juventude, além de ser objeto de desejo para deixar qualquer um 'cool'. para mim, a imagem que a marca tinha só melhorou e agora se sustenta ainda mais depois do ocorrido.

mas, por favor, não tentem fazer isso em casa!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

filas

as pessoas reclamam de filas, mas eu tenho percebido que as pessoas gostam delas. quando vou ao cinema perto da minha casa eu nunca entendo por que todo mundo corre pra fazer fila pra entrar sendo que os ingressos são com lugar marcado.

já quando vou ao teatro, também com assento definido, ninguém corre pra formá-la pra entrar. a diferença que vejo é que cinema com lugar marcado é novidade. antes tinha o estresse de ter que chegar cedo e agora já que é possível comprar ingresso pela internet e ainda escolher a cadeira. mas mesmo com essa facilidade, talvez tem gente que não acredita que isso funciona.

ônibus de viagem é igual. e avião? vejo as pessoas preparadas na sala de embarque como se fossem largar em uma corrida. um segundo após o voo ser anunciado, elas já correm para a formar a entrada mesmo tendo lugares marcados. pra sair do avião é a mesma coisa, nem bem tocou o solo e já estão todos de pé no corredor, parados, esperando abrir a porta.

ansiedade? medo? insegurança? tudo junto? é pressa pra entrar nos lugares e pressa pra sair. talvez a gente precisasse desacelerar, tentar relaxar um pouco mais com as coisas. afinal, cinema, teatro e viagens são coisas pra gente descontrair.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

realidade aumentada - torre eiffel

para ilustrar a postagem sobre realidade aumentada, segue uma foto da experiência com a torre eiffel, para quem, por algum motivo, não conseguiu ver o que acontece. estou segurando o símbolo impresso no papel e vendo, pela webcam, a torre com o dirigível girando ao seu redor.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

realidade aumentada

na última semana a torre eiffel completou 120 anos de existência e o estadão a homenageou com um recurso que está se tornando comum: a realidade aumentada (r.a.). basta ter uma câmera digital, imprimir um símbolo e a brincadeira já pode começar. o processamento acontece em tempo real, utilizando um software que consegue decodificar o símbolo projetado para ele através da câmera.

a r.a. é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que tem como objetivo ampliar o mundo real, adicionando elementos virtuais criados por computador. já viu em filmes sobre o futuro quando alguém usa um óculos ou um visor qualquer que mostra dados de computador sobre a imagem real que está ao fundo? esse futuro já está mais perto do que se imagina.

atualmente há pesquisas em r.a. voltadas para jogos de computares ou adição de cenários virtuais a vídeos transmitidos ao vivo. já viu nos jogos de futebol os letreiros computadorizados que mostram as marcas patrocinadoras ao invés do que realmente está escrito na lateral do campo? existem até livros voltados para isso, onde cada página em frente a uma webcam gera um mundo em terceira dimensão e também a geração de ambientes em 3d para arquitetura.

dessa forma, a linha que separa o real do virtual está ficando mais estreita. e as marcas estão descobrindo isso, já que este elemento gera interação, divulgação e uma experiência marcante. exemplos disso são a torre eiffel em 3d no estadão (com um dirigível girando ao redor) e a propaganda do evento skol sensation que aconteceu recentemente em sp.

faça o teste, sinta a experiência e comente aqui o que achou.

pretérito perfeito: a bela exposição de fotos de david lachapelle

segunda-feira, 6 de abril de 2009

diversão ou exploração?

em janeiro deste ano o pai do pequeno david levou o garoto ao dentista. ao contrário do que acontece aqui no brasil, lá fora a anestesia do dentista não é com injeção local, mas com gases ou remédios anestésicos.

assim, enquanto voltavam para casa e o garoto estava 'na onda', o pai resolveu fazer o vídeo abaixo (david after dentist - d.a.d.), que virou febre na internet (tem versão remix e até versão paródia com o darth vader). não tem como não rir diante das imagens e perguntas feitas pela criança, como 'essa é a vida real?'
mas... (veja o vídeo e depois continue lendo)


mas se ficasse por aí a gente dava um desconto, pois não acho que tenha sido intencional e também não acho que o pai esperava toda essa fama.

acontece que o pai resolveu se aproveitar da situação de sucesso do vídeo e lucrar com isso. em notícia do g1, ele começou a vender camisetas com as frases ditas pelo filho, além de criar blog e conta no twitter.

as opiniões estão divididas. uns acham que foi legal, bacana e que está tudo bem. outros acham que foi uma forma de humilhação e exposição, já que o menino estava drogado.

qual a opinião do pequeno david após isso tudo?
e qual a sua?

pretérito perfeito: mulheres jogando c.s. (counter strike) na série play us

sábado, 4 de abril de 2009

favelado milionário


o grande vencedor do oscar 'quem quer ser um milionário?' ('slumdog millionare'), realmente mereceu os oito prêmios da academia além de todos os outros prêmios que ganhou nos últimos tempos.

o filme é bonito, inspirador e mostra como a gente tem que acreditar naquilo que a gente quer, naquilo em que a gente sonha. ele foi comparado a 'cidade de deus', já que retrata a pobreza de um lugar, os conflitos sociais e religiosos, a exploração infantil e as consequências para as crianças que vivem essa realidade.

mas o filme fala de amor. amor entre os dois irmãos salim e jamal, amor deles com a pequena latika. amor de um povo por sua cidade, por dinheiro, por um programa de tv que dá um prêmio milionário. mas como um favelado estaria respondendo certo a todas perguntas desse show?

esse é o barato do filme. como cada momento da vida do pequeno indiano vai servir de pista para ele acertar cada pergunta e avançar no programa. tudo que ele passou na vida, que serviu para torná-lo quem ele é, vai ajudá-lo e mostrar que não houve trauma, mas sim superação das dificuldades.

claro que não vão acreditar nisso, chegando a torturá-lo para descobrir como ele está indo tão bem no jogo. e ele passa por isso mostrando que a dor física ali não é nada se comparado ao que ele já sentiu. só é estranho ele ficar calado depois, sem denunciar a tortura e agindo normalmente em frente ao apresentador.

mas isso não prejudica o filme. o garoto é perseverante e, aos poucos, vamos descobrindo como e porque ele entrou e segue no jogo. uma história sobre destino (ou coincidências?) que nos leva em uma viagem sobre um lado feio e triste da índia, mas que é passado de forma leve e colorida, nos fazendo torcer pelo final feliz.

e por falar em final, fique para assistir à já famosa dancinha do hit jay-ho,
canção ganhadora do oscar.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

paradoxo do pinóquio

outro dia conversava com colegas de trabalho sobre paradoxos e nos lembramos do paradoxo do pinóquio, que destaco abaixo. paradoxo é uma declaração que parece ser verdade, mas quando interpretada leva a uma contradição lógica.

paradoxos existem na matemática, na filosofia, na ciência e já ajudaram a definir conceitos e auxiliar o progresso das mais diversas áreas. nesse primeiro de abril, imaginem o que aconteceria ao pinóquio ao dizer a frase abaixo.

bom exercício pra fundir a cuca. será que o gepeto pensou nisso?

postagens relacionadas