esse final de semana fiquei todo em função do show da madonna no rio de janeiro, com a turnê mundial 'sticky & sweet', que já arrecadou mais de 200 milhões de dólares.
no primeiro show fiquei na
arquibancada e tive uma visão sensacional de todo o luxuoso palco com seus telões de última geração (quadrados e cilíndricos), todas luzes, lasers, efeitos especiais e mensagens transmitidas. era possível ver a energia e vibração de toda galera no estádio, fazendo ôla, pulando e se divertindo.
no segundo show fiquei na
pista vip, a pouco metros de
madonna. acompanhar de pertinho foi sensacional. desta vez foi possível ver detalhes do figurino, dos passos, ver os feições no rosto de cada um dos performistas e dela própria, como ela brinca com eles e como eles se divertem nos divertindo. o final foi sensacional, com ela vestindo a camisa da seleção brasileira e saindo enrolada em nossa bandeira!
a impressão que fica é que são dois shows completamente diferentes. de longe os telões mostram alta definição de imagens e todo o cenário parece vivo, interagindo com ela e colaborando para o espetáculo. de perto, não tiramos os olhos de
madonna e fica difícil olhar ao mesmo tempo pra ela e para os telões, que têm proporções gigantescas.
resultado: quem vai somente a um show tem que decidir se quer o espetáculo como um todo ou se quer ver a musa de perto. porque as impressões vão ser diferentes, como falei. mas o que importa é que em ambos é possível dançar muito, pular, cantar e se emocionar.
há imagens que evocam sentimentos, poesia, que surpreendem pela beleza e inovação, além de nos envolver dentro do contexto de cada bloco. muitas vezes o show chama nossa atenção para a questão do tempo (tic-tac), liberdade de expressão, questões humanas, sociais, políticas e religiosas.
é possível ler frases bíblicas e mensagens que falam de deus, que é sempre o mesmo apesar de ter nomes diferentes em cada religião; é possível ver mensagens poéticas, que evocam amor, respeito e solidariedade; há um vídeo chamado
'get stupid' (
seja burro) que critica o consumo e fala do planeta, o que estamos fazendo com ele e que é hora de tomarmos uma ação a respeito:
'acorde! é a hora! seu mundo! sua vida! o tempo é agora! se esperar muito pode ser tarde'. inclusive são mostrados rostos de personalidades famosas por terem algum tipo de contribuição para a história do planeta.
madonna aparece sensual, mais roqueira do que nunca, dança muito, canta (algumas músicas são playbacks, mas e daí?) e exibe a boa forma aos 50 anos de idade. é o maior
ícone da música pop mundial e arrasa por todos lugares onde passa. com mais de 25 anos de carreira, ela mostra que a idade só tem feito bem pra ela, como o vinho. e que, definitivamente, ainda não chegou a hora de passar a coroa.
resumindo, é uma experiência sensorial inesquecível (aguardem os vídeos em breve).
pretérito perfeito: a kibon e a campanha do ipod no palito