Conselhos de Schumann - 1
Começarei aqui a publicar uma selecção do livro Musikalische Haus- und Lebens-Regeln (Conselhos musicais para o Lar e para a Vida) de Robert Schumann.
Este livro contém alguns conselhos, quase em forma de provérbio e tem como destinatários os jovens que pretendem ser músicos.
Para cada conselho será apresentada a versão na língua original (alemão) e a tradução em português.
Obviamente que este livro de meados do Século XIX contém expressões e termos muito próprios da época, mas a essência dos conselhos mantém-se bastante actual e julgo que seja ainda muito útil nos dias de hoje.
Gostaria que comentassem a utilidade, validade e actualidade destes conselhos, ou outra questão que vos aprouver.
Die Bildung des Gehörs ist das Wichtigste. Bemühe dich frühzeitig, Tonart und Ton zu erkennen. Die Glocke, die Fensterscheibe, der Kuckuck – forsche nach, welche Töne sie angeben.----------------------- // -----------------------
A Cultura do ouvido é da maior importância. Trabalhai desde tenra idade para distinguir cada nota e tonalidade. Procurai a nota exacta tocada pela campainha, o vidro, o cuco.
Praticai com frequência as escalas e outros exercícios de dedos, mas não basta isto. Muitas pessoas julgam obter grandes resultados por esta via, e até à idade madura gastam muitas horas do dia neste trabalho mecânico. É exactamente a mesma coisa que experimentar todos os dias a pronúncia do alfabeto com crescente volubilidade! Pode empregar-se o tempo com mais utilidade.
----------------------- // -----------------------
Há os chamados teclados mudos. Experimentai-os por algum tempo e vereis que são inúteis. Os mudos não nos podem ensinar a falar.
Tocai rigorosamente a tempo. A execução de muitos virtuosi assemelha-se ao andar de um ébrio. Não tomeis tais pessoas por modelo.
Aprendei cedo os princípios fundamentais da Harmonia.
----------------------- // -----------------------
4 comentários:
Sábios conselhos de outros tempos, eternamente actuais.
Abraço
Alaertes
Muito interessantes e é engraçado como, apesar de já ter passado tanto tempo, continuam realmente bastante actuais e próprios para se passarem aos músicos do nosso tempo.
Gostei especialmente da frase relativa à escalas e outros exercícios: "Pode empregar-se o tempo com mais utilidade." Não sei se toda a gente ia achar esta observação pertinente... ;)
Quando chegam os conselhos mais importantes? Aqueles do "cantai frequentemente em coro" e "educai a vossa voz mesmo que não sejais dotado", entre outras... eheh...
Pois ia mesmo referir esses conselhos de Schumann que a Cláudia menciona e que me parecem de todos os mais importantes: "cantai em coro e não temeis escolher as partes mais difíceis pois essas irão tornar-vos melhores músicos"... Há-que cantar!!!!
Enviar um comentário