quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Fascismo e o Sporting!

Entre 1942 e 1973 o Sporting teve 11 presidentes. Onze, repito.


Todos figuras do regime. Bastaria referir Goes Mota, é certo, para as mentes mais obtusas ficarem elucidadas.


Esta besta negra do regime, chefe da ultra reaccionária legião portuguesa, foi, durante anos, chefe de departamento de futebol e, depois, presidente. Conta-se, como todos sabem, que chegou a invadir o gabinete do árbitro, na Tapadinha, empunhando uma pistola e relembrando-lhe a sua posição na nomenclatura dirigente do país.


Mas isso não me satisfaz. Não nomear Francisco de Cazal-Ribeiro, Gulherme Brás Medeiros (este, enquanto proprietário do Diário Popular, ainda teve algumas atitudes aceitáveis), Comodoro (ainda os havia...) Silva Pascoal, Brigadeiro Viana Rebelo e General Homem de Figueiredo, seria branquear a história.


Nestes anos negros e sombrios, só um clube como o Sport Lisboa e Benfica, de forte cariz popular, com ligações ao Partido Comunista Português, ao reviralho e a sectores importantes de Maçonaria (como Octávio Pato e o Capitão Júlio Ribeiro da Costa poderiam atestar), com alguns apoios entre ilustres académicos de Coimbra ligados ao regime, poderia singrar.
Para mais, a equipa era constituída entre "portugueses de segunda" (expressão utilizada pelo regime para descaracterizar os brancos de Áfricca), como José Águas e Costa Pereira, "portugueses de terceira" (os negros de África) e desfavorecidos da margem industrial de Lisboa.
O Sport Lisboa e Benfica não era só a única instituição democrática portuguesa. Era, acima de tudo, uma associação de bem, criada por pessoas de bem, mas que ambicionava ser o maior clube da Europa. E foi: como diz o Kaiser, na década de 60 o Benfica foi o maior clube da Europa, dominando internamente e impondo respeito além fronteiras.
O regime, claro está, em meados de 60 aproveitou-se desta grandeza e passou a utilizar a nossa imagem como a imagem da convivência social portuguesa.
(continua)

4 comentários:

Anónimo disse...

noto algumas tendências de esquerda... lol :) bem, no que interessa estamos de acordo, carrega BENFICA!!!
Ps: atenção, não sou fascista...

Anónimo disse...

E comentários ao Duarte Gomes como árbitro da partida?

E comentários à ausência do Lucho na convocatória do porto, alegadamente por gestão de esforço?
Cá para mim estamos 3 pontos à frente do Porto quando a 4ª jornada acabar!

Anónimo disse...

E algo mais.

Nos 40 anos antes do 25 de abril o Sporting ganhou 14 campeonatos (35%). Nos 20 anos seguintes, ganhou 2 (10%).

Será coincidência?

Enquanto isso... Benfica ganhou antes do 25 de ABril, 20 campeonatos (50%) e nos 20 anos seguintes, ganhou 10 (50%).

E relembro que a queda do Benfica e o dominio dos corruptos acontece com a criação da LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL, que ficou no PORTO e que foi quase sempre liderada por IMPLICADOS NO APITO DOURADO (tirando os 6 meses de DAMÁSIO, foi sempre Valentim e Pinto da Costa).

Numero Dez disse...

http://sectorofensivo.blogspot.com/