Título: Destino
Título Original: Matched
Autor: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 238
Série: Destino - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva
Sobre o livro:
Cassia é uma adolescente de 17 anos. E por isso mesmo irá participar do Banquete do Par - um evento onde ela ficará sabendo o par que a Sociedade escolheu para ela.
Ela fica muito surpresa quando descobre que Xander, seu grande amigo, foi o escolhido. Entretanto, essa não é a única surpresa que terá.
Ela confia plenamente na Sociedade - obedece todas as imposições, não faz perguntas, é feliz com o que a Sociedade determina que seja o melhor para sua vida. É um cidadão exemplar.
Até que vê o rosto de Ky, um vizinho, no lugar onde apenas o rosto de Xander deveria aparecer.
As coisas, então, começam a mudar de figura. Cassia não consegue mais ser apenas aquela menina que confiava na Sociedade e achava que estava tudo bem. Porque ela agora precisa de mais e mais e mais. Precisa de respostas. Precisa escolher.
"Deitada na cama, com o corpo e a alma machucados e cansados, percebo que os Funcionários têm razão. Assim que você deseja alguma coisa, tudo muda. Agora eu quero tudo. Mais e mais e mais. Quero escolher meu trabalho. Casar com quem eu escolher. Comer torta no café da manhã e correr numa rua de verdade, não num rastreador. Ir rápido quando quiser, e devagar quando quiser. Decidir quais são os poemas que eu quero ler e quais as palavras que quero escrever. Há tanta coisa que quero."
O que eu achei do livro:
Destino foi uma grata surpresa! Estava com altas expectativas quanto ao livro e posso dizer que não me decepcionei, muito pelo contrário!
Ally Condie criou o mundo perfeito - onde tudo dá certo, as pessoas vivem muito, casam com o melhor par possível, comem uma refeição balanceada, tem horas de lazer em locais apropriados, não há violência, não há doenças. Entretanto, não há liberdade. Escolhas, questionamentos, desejos - nada disso existe no mundo em que Cassie vive. Não é possível ler esse livro sem se perguntar "estou deixando que me levem?", "estou questionando pouco?", "estou deixando que outros façam escolhas por mim?". E só por me fazer questionar minhas próprias escolhas, esse livro já ganhou meu coração. Gosto de livros que me façam pensar. E esse é um deles.
Tudo no mundo de Cassie é restrito e escolhido pela Sociedade. São apenas 100 poemas, 100 canções, 100 lições de História. Nada pode ser criado - apenas copiado. Você não tem o direito de fazer o que quiser, ou de escolher o que irá comer. A Sociedade define tudo. Até mesmo o seu Par. E embarcar nesse mundo criado por Ally Condie é uma delícia. Uma delícia porque nos faz refletir sobre as nossas escolhas na nossa sociedade. No que estamos fazendo para que o nosso mundo chegue lá. Não seria assim algo tão absurdo de acontecer. Eu até posso imaginar os meus tataranetos vivendo em um mundo. Não que eu queira. Essa é a questão. O que podemos fazer para não chegar lá.
A escrita de Ally Condie é simples e gostosa. O ritmo do livro não é tão rápido, mas tampouco é lento demais. É gostoso, leve, fluidio. E sim, para as aficcionadas em romance, tem romance no meio. Inclusive, é esse romance que não me deixa dar nota máxima ao livro. Porque eu não consegui entender completamente as aflições amoras de Cassie e tampouco consegui discernir as suas dúvidas. Entender os seus motivos. A única parte, portanto, que não me agradou tanto assim foi o romance. Eu gostaria de ter visto um pouco mais do questionamento de Cassia quanto a outros pontos na Sociedade, sua rebeldia contra o sistema. Ainda assim, parece que a continuação irá trazer mais disso - mesmo que a base seja o romance.
Enfim, Destino é um livro inesquecível. Que irá lembrá-lo do quanto é importante questionar. Do quanto é valorosa a nossa liberdade!
"E lembre-se: você tem o direito de questionar."
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Gostei da sua resenha Nanie! "Destino" está na minha lista de livros desde sempre! Tbem curto livros que me fazem pensar, que fazem questionamentos principalmente sobre nosso futuro ^^
ResponderExcluirBeijocas, bom findi =*
@morenalilica
Doida para ler meu exemplar, sei que não vou me decepcionar, as amigas estão amando, falta apenas eu para formar minha opinião...
ResponderExcluirUma hora chega a hora dele!
Hmmm gostei da sua opinião Nanie, ainda não o li, mas gostei de saber que é um livro que faz a gente pensar, gosto de livros assim também!!
ResponderExcluirBeeijoss
Lilian Bitto, fico feliz que tenha gostado da resenha =) Como é um YA, o livro não é tão forte quanto um "1984", ou um "Laranja Mecânica", ou um "Admirável Mundo Novo", mas é do tipo que faz pensar sim! É uma história muito boa!
ResponderExcluirLeninha, não vai se decepcionar mesmo!!! Tomara que possa ler em breve! Quero muito saber a sua opinião \o/
Bruna M. Silva, é um bom livro - faz pensar bastante!!!
Ei Nanie,
ResponderExcluirTambém gostei muito do livro, gosto muito das histórias de sociedades utópicas e a crítica a estas sociedades.
bjoo
Nanda.
Nanda, é um dos meus tipos favoritos de livros \o/
ResponderExcluirEssa questão do mundo *perfeito* mas sem liberdade me lembrou um pouco um dos meus livros preferidos, o "The Handmaids Tale", da Margaret Atwood. Me interesso muito por livros que trazem esse universo e nos fazem pensar, como bem disseram as meninas aqui nos comentários. Logo, tratarei de adquirir "Destino" assim que possível. :)
ResponderExcluirnossa, amei, de verdade
ResponderExcluirnunca tinha ouvido falar dele, mas na minha proxima visita a livraria vou procurar
adoro livros que me fazem questionar, pensar, analisar e trazer algo de bom pra minha vida...
beijos
Aii fiquei com ainda mais vontade de ler!!
ResponderExcluirAmei a resenha! Sou questionadora!!!!
ResponderExcluirAdorei!
ResponderExcluirNão imaginava que o livro falava sobre tudo isso!
Fiquei muito curiosa.
Bjs
Evana R., não conheço esse livro que você mencionou, mas me despertou interesse =D Já tem em português?! Compre sim, você vai gostar!!!
ResponderExcluirElaine, esse é um bom livro para pensar. E como é um livro para adolescentes, ele tem uma leitura leve - dá pra ler rapidinho ^^
Paola Severo, tomara que possa matar essa vontade em breve!
Vanessa, se é =D hahahahah
Carla, o livro fala sobre tudo isso e um pouquinho mais. Basta que o leitor seja crítico para enxergar as entrelinhas.
Nanie, "The Handmaids Tale" já tem em português sim! O título foi traduzido como "O Conto da Aia" e ainda não li a tradução, mas farei isso em breve. ;)
ResponderExcluirQuanto a Destino, acho que encomendarei para ler nas férias, vai que entra pra minha lista dos preferidos!
Evana R., achei o livro \o/
ResponderExcluirNossa... parece mesmo muito, muito, muito bom!!! Já marquei como desejado no Skoob =D
Muito obrigada pela indicação \o/
Comprei ele essa semana!
ResponderExcluirEspero gostar dele, faz tempo que estava de olho nele, quando ainda foi lançado lá nos EUA...
Tb gosto de livros assim!
Show sua resenha Nanie!
bjusss
Beli, então leia-o logo!!! Você vai gostar muito!!!
ResponderExcluirOi, Nanie.
ResponderExcluirA capa é linda, né?
Comecei a ler esses dias, mas parei para concluir a leitura de outro livro em questão, mas hoje retomo novamente. Estou achando bem interessante a dinâmica desse livro.
Pelo tema da "sociedade" lembrei-me do livro "Feios", do Scott Westerfeld.
Assim que terminar minha leitura, comento aqui novamente.
Beijos.
Carla Fernanda, eu também acho essa capa linda demais \o/
ResponderExcluirEu gostei muito da história, espero que você goste também =D Vou aguardar ansiosamente para saber a sua opinião ^^
Nossa, to muitoooooo, muitoooo mesmo ansiosa pra ler esse livro.
ResponderExcluirAmo a capa e a história me desperta grande interesse. Tomara que eu consiga ler logo.
Beijinhos....
Pri, esse livro é muito bom!!! Lê sim que você vai gostar =D
ResponderExcluirAhhhhhhhhhhhh
ResponderExcluirLoka pra ler esse livro!!
Está na minha listinha de compras... o problema é q estou no rehab... mimimi
suhsuh
beijo
tá na minha lista, mas acabo passando outros na frente...
ResponderExcluirAmei a resenha, me instigou...
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros
Eu também já li e gostei muito do livro!
ResponderExcluirNão sei o por quê mas não simpatizei com o Ky *--*
Sou Team Xander =D
Ansiosa pela continuação ;)
Bjus =*
Tyele, sei como é isso... também estou me segurando pelo Rehab da Lívia >.< Mas a cada mês sem comprar livro nenhum, você pode comprar um *-* E Destino é certamente uma ótima pedida - o livro é muito legal!!!
ResponderExcluirdeiare, se puder compre esse sim e leia-o - o livro é excelente!
Anaísa, não é excelente?! Estou com você >.< Não que eu não tenha simpatizado com o Ky - até simpatizei, ele é um cara legalzinho. Mas eu gostei muito mais do Xander >.<
Tenho bastante vontade de ler esse livro, quando lançou eu quase comprei-o, só que dei prioridade aos que eu queria comprar a mais tempo.
ResponderExcluirMas ele ainda continua na minha lista de compras.