Vislumbre
Um dos Poemas da Minha vida, o «CAMINHO», de Camilo Pessanha, fala das «saudades do presente» que açambarcam o espírito insatisfeito na detenção do que, contemporaneamente, quer, lastro das escarpas íntimas de onde se pode abeirar nessa atracção galinácea pelo binómio dor-distância que traz a certeza de existir. Da saudade do que se possuiu - ou conheceu - que quase redunda em sinónimo, quer no sentido bíblico, quer no que nos acostumou, se coisa perdida ou retida, é a interrogação de sempre que Allen fez sua na fala final de «UMA OUTRA MULHER». Mas há também as saudades do futuro, das quais mais do que um nos falaram. A vontade está lá. E a contrariedade, pois já Pope dizia ser «a ausência uma espécie de morte», igualmente. Em vez, contudo, do quid pretérito que leva à nostalgia, oprimindo por se haver subtraído às nossas amarras, é a imprecisão que esmaga na impossibilidade de dominar o que virá.
Todo este paleio para saudar o enriquecimento da blogosfera com uma assinatura de peso. O meu Amigo João Marchante chega a ela e promete chegar-lhe, com ETERNAS SAUDADES DO FUTURO. A minha consciência das Suas sensibilidade, qualidade e erudição obriga-me a aconselhar sem reservas a visita e a dar ao nome que escolheu para blogar um outro sentido: o das saudades que sentiremos em tempos vindouros de cada uma das palavras que Ele nos legue.
E assim cedi a um furo mais na última semana de pausa que programara. A janela aberta, a vários títulos associável, é de Frank Horvat.
Obrigado pela Vossa paciência.
8 Comments:
At 7:04 PM, Maríita said…
Olá Paulo,
Já estive a ler o blogue do teu amigo João Marchante. Gostei muito. Também gosto de ver este retomar tranquilo e paulatino da tua vida.
Muitos beijinhos,
Jojoca
At 7:45 PM, Anonymous said…
Gosto em tê-lo de volta!
Abraço!
At 9:34 PM, Marcos Pinho de Escobar said…
Uma grande notícia este regresso, meu Caro Amigo.
Um abraço apertado.
At 9:40 PM, Teresa said…
paulo,
paciência é o que não nos falta, como sabes.
obrigada pela comunicação, vou lá dar uma espreitade-la.
um abraço amigo.
At 9:58 AM, Anonymous said…
Caríssimo Amigo:
É excelente tê-Lo de volta à blogosfera, com os Seus Textos de excepção!
Um grande e forte abraço, e força na caminhada!
At 3:39 PM, Anonymous said…
Olá Paulo
Que bom mais uma vez, porque eu estou impaciente. Que hei-de eu fazer?
Já fui ao Blogue do João Marchante e gostei muito.
Beijinho grande e até já.
At 4:26 PM, T said…
A Marta já disse tudo o que eu queria dizer:)
Um abraço Paulo!
At 1:36 PM, Anonymous said…
Voce ,que eu nao conheço pessoalmente, escreve muitissimo bem.Bom regresso.
Post a Comment
<< Home