segunda-feira, 14 de novembro de 2011

IV Festival Internacional de Cinema


O ano está acabando e como já é tradição em Luanda, vai começar mais um Festival Internacional de Cinema. De 18 a 24 de novembro com sessões no Cine Atlântico e no Auditório Pepetela do Instituto Camões.

A mostra reune filmes de ficção, curta metragens e documentários de excelente qualidade das mais diversar regiões como Brasil, Portugal, Grécia, Senegal, Cabo Verde e muito mais.

Esse ano a abertura oficial conta com o filme “ Por Aqui Tudo Bem “ da realizadora angolana Esperança Pascoal (Pocas), a abertura conta ainda com outros atractivos culturais como a exibição do Ballet Nacional de Angola e do Saxofonista Sanguito.

A programação completa você pode conferir aqui.
Mas um excelente programa para os amantes da cultura.

domingo, 6 de novembro de 2011

Cantinho do Sossego,

Passar um final de semana com o tempo esquisito, meio que chove, meio que sai sol tem suas vantagens. Como não dá praia o jeito é arrumar alguma coisa diferente para fazer.

Então resolvi ir a caça de um restaurante que já ouvi várias pessoas falarem, mas nunca tinha ido até ontem.

O Cantiho do Sossego fica no Morro Bento completamente perdido entre becos e ruas de terra, mas é um verdadeiro achado tanto quanto ao preço quanto pela qualidade da comida e do lugar, que diga-se de passagem é realmente um cantinho de sossego.

Os pratos variam todos os dias misturando comida Angolana com Portuguesa, ontem provei o choco grelhado, delicioso, mas da próxima vez o funge de carne seca já está na minha lista.

Os preços variam de Kz 1.500 a Kz 2.000 e são bem servidos.

O ambiente é super acolhedor e informal, como se você estivesse almoçado no quintal de casa, com muitas árvores, pássaros e até mesmo um laguinho com carpas para relaxar.

Para os pais ficarem tranquilos ainda há um pequeno playground onde as crianças podem correr e brincar a vontade.

Infelizmente esqueci a máquina fotográfica e ainda não achei nenhuma foto na internet, mas da próxima vez vou provideciar.

Para chegar nesse oasis é bem fácil. Seguindo pela estrada do Golf sentido Nova Vida, após passar o Mundo Verde (que agora é Martal), passa as bombas de gasolina vc vai ver uma pequena placa escrito jardins do Liro (ou algo parecido), ai você vira a direita nessa rua de terra e vai em frente até avistar um grande muro verde. Quando chegar no muro vire a esquerda e vá até o final da rua.

Pronto! Chegou ao Cantinho do Sossego.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O lixo de Luanda


Vou mais uma vez divulgar o trabalho dos cartunistas do Jornal de Angola, eles fazem uma crítica da sociedade que vai direto na jugular do povo.

O lixo em Luanda é um caso sério, e justiça seja feita a muito tempo que deixou de ser apenas um problema do governo.

Todos os dias um esquadrão de garis vão para as ruas varrer o lixo que o povo joga nas ruas. Eu sei que fora da região central a coisa é muito mais feia e saneamento básico não passa de um sonho distante.

Mas o povo poderia ao menos preservar o que é feito!

Outro dia ouvi o rádio um rapaz dizer que o povo joga o lixo no chão porque não tem cesta de lixo. Francamente, desculpinha mais majuta essa. O cara está dentro do carro e joga a latinha pela janela porque não tem cesto? Vamos combinar que basta segurar o lixo mais algumas quadras que com certeza vai achar o lugar devido…

Nem vou falar em coleta seletiva, aterro sanitário e afins, por hora me contento em esperar que o povo aprenda que lugar de lixo é no lixo!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011


Eu sou super fã do Lindomar e do Olímpio, já falei deles aqui no Blog, eles fazem um trabalho muito bom com a banda desenhada, história em quadrinhos para nós brasileiros, rs.

Tem um personagem deles que eu adoro é o Cabutela, é o esteriótipo do angolano, simplesmente perfeito e de morrer de rir com os gibis deles.

Hoje recebi essa charge, excelente! O mundo realmente dá voltas, todos os dias não param de chegar portugueses por essas bandas, ainda mais depois que a crise mundial começou a castigar principalmente a europa.

Só o ano passado o Ministério do Turismo recebeu mais de 100 mil portugueses em Angola. E esse número tende a crescer e muito depois que Portugal e Angola assinaram um acordo de cooperação de vistos. Os portugueses agora recebem visto de trabalho válido por 3 anos.

E nós brasileiros, nadica de pitibiribas, nem mesmo a Dilminha paz e amor, que esteve em Angola esse mês, fez alguma coisa por nós.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Hackers?

A teoria da conspiração logo poderia pensar que meu blog foi atacado por hackers a mando de algum poderosão que não gostou do que eu escrevi, mas a verdade é que eu mesma fiz o estrago....

Deletei todas as fotos do blog, sem querer é lógico!!! Maldito google +!!!

Agora não adianta chorar, o jeito é ficar olhando o Wando beijando calcinha mesmo e aos poucos, e bota poucos nisso, ir repondo as fotos uma por uma...

Odeio google+

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia da amizade Angola Brasil


O dia da amizade Angola Brasil é um evento promovido pela Promongol, empresa de eventos que atua em Angola, e já está na terceira edição.

Como nos anos anteriores o evento é gratuíto e será realizado no estádio dos coqueiros. Apresentado pelo Luciano Huck e com shows de Sandra de Sá, Wando (wando??? É isso mesmo?), Anselmo Ralph e Pérola.

Bom, eu sei que gosto não se discute, mas Wando, um dos maiores ícones da música brega brasileira, definitivamente não é o tipo de artista que me faça sair de casa. A primeira coisa que me vem a cabeça quando ouço o nome dele são calcinhas voando.

Mas para quem gosta, fica a dica: Dia da Amizade Angola Brasil dia 15/10 a partir das 17h no estádio dos Coqueiros e de graça.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Primavera Africana


Fonte: Jornal de Angola

As pequenas e isoladas manifestações continuam pela cidade de Luanda, mas ao contrário do que alguns jornais insistem de chamar de primavera Africana, por aqui o povo faz mesmo é piada, como a da charge no Jornal de Angola.

Há até quem diga a baixa voz, porque esses assuntos logo a gente aprende que só se fala ao pé do ouvido, que os manifestantes ganharam 250 mil dólares para irem as ruas. Uns dizem que o partido no poder está por trás para colocar a culpa na oposição e outras que é a oposição que está por trás para tentar desmoralizar o partido no poder.

A verdade ninguém sabe, mas com certeza a grande maioria do povo não tá mesmo é nem um pouco preocupado com as tais manifestações e a vidinha na cidade continua naquele frenesi louco de sempre. As zungueiras a levar o peixe com seu grito peculiar, os meninos andando entre os carros com suas mil e uma mercadorias made in china e o trânsito, bom o trânsito nosso de cada dia continua o mesmo.

sábado, 24 de setembro de 2011

Tráfico de seres humanos


Foto: Angola In

Hoje quando estava lendo o jornal me deparei com um anúncio do Jornal de Angola que faz parte de uma campanha nacional contra o rapto de crianças em Angola.

Na mesma hora eu lembrei do dia que contei para os meus pais que tinha recebido uma proposta de trabalho em Angola. O meu pai como sempre centrado foi logo dizendo “Tem de ver bem se vale a pena”. Minha mãe entrou em pânico e foi logo dizendo que eu ia ser raptada, que era um golpe que eu ia virar escrava sexual ou alguma coisa do genero.

Há quase quatro anos atrás não era raro ouvir falar desses tipos de golpes. Hoje em dia não se fala tanto, mas o tráfico de seres humanos tanto adultos como crianças não para de crescer em todo o mundo.

De vez enquando um ou outro sumiço de criança ganha a mídia internacional, mas apesar da pouca divulgação as crianças dos países pobres são grades vítimas.

As causas são inúmeras, pobreza, falta de tempo da família para tomar conta dos inúmeros filhos e grande ingenuidade das crianças que se iludem facilmente.

A Organização Mundial do Trabalho calcula que por ano haja cerca de 700 mil de pessoas vítimas de tráfico, dessas 90% são meninas e 80% são usadas para exploração sexual. No mundo todo são mais de 5 milhões de vítimas vivendo em condições de tráfico.

Hoje de manhã no caminho do trabalho em meio ao trânsito infernal da Ho Chi Min(esse nome chinês por incrível que possa parecer é o nome de uma importante avenida de Luanda, mais uma prova incontestável da influência que a China exerce em Angola), parada no trânsito vi um senhor bem apanhado descer do carro e ralhar com duas crianças que andavam pela rua a mendigar.

De onde eu estava não dava para ouvir o que ele dizia, só dava para ver que o Sr. ficou muito bravo, agarrou o telefone na mesma hora e ligou para alguém. Os dois meninos, um com no máximo 10 anos que carregava o outro nas costas que não devia ter mais de 6 anos, possivelmente irmãos. Ficaram ali parados com cara de cachorrinho que caiu da mudança.

Não demorou muito para o trânsito andar o senhor seguir seu caminho e as crianças voltarem para a rua e continuarem esmolando. Um cena corriqueira em cidades grandes nos países em desenvolvimento.

Quantas dessas crianças que vão para a rua esmolar já devem ter desaparecido para sempre vítimas de traficantes de seres humanos? Quantas dessas crianças não poderiam ter um futuro diferente se em vez de achar normal a cena, nós tivessemos ralhados com elas também e mandado-as pra casa?

A campanha no jornal contra o tráfico de seres vivos num primeiro momento me pareceu totalmente sem nexo, mas a verdade é que não só a família, os professores e os amigos têm de se preocupar e sim toda a sociedade, somos todos parte de uma estrutura única e não podemos virar a cara para o perigo eminente, não podemos mais achar normal que uma criança fique na porta do supermercado passando uma mãozinha na barriga e dizendo “Madinha, tenho fome” enquanto estende a outra mãozinha pra você esperando por míseros trocados.

23/09 dia mundial contra o tráfico de humanos e exploração sexual.

Faça a sua parte, denúncie!

Somos responsáveis tanto pelo que fazemos quanto pelo que deixamos de fazer.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Teoria da Conspiração?


Foto Jornal de Angola.

Se no começo da semana só se falava na eleição da miss universo Leila Lopes, o que foi motivo de orgulho e felicidade para todos os angolanos, agora a tristeza e tensão toma conta de Luanda, devido a queda de um avião ontem em Huambo.

Os acidentes de aviões de pequeno porte não são raros, mas um avião militar que transportava figuras importantes do exército não é fato corriqueiro, principalmente se dias antes a cidade via pequenas manifestações contra o governo acontecendo.

Não demorou muito para as teorias de conspiração aparecerem e os oportuistas de plantão espalharem aos 4 cantos que foi um atentado.

Pronto, está feita a balburdia. A tropa de choque está na rua! Várias operações Stop e claro muito trânsito e aquele clima sinistro no ar…

O avião Embraer - 120 da Força Aérea Angolana voava de Huambo para Luanda e transportava 36 civis e militares, segundo os jornais oficiais, 17 pessoas morreram e os feridos estão sendo atendidos no hospital militar de Huambo.

Ainda não foram divulgados os laudos técnicos sobre o acidente, mas as testemunhas contam que viram o motor pegar fogo logo após a decolagem e em seguida o piloto tentou fazer uma aterrissagem de emergência que resultou no acidente.

Nada de se estranhar para quem conhece as condições em que voam essas aeronoves, mas tinha de ser um avião militar e logo em Huambo?

Pronto está armado o circo!

PS: Hoje pela manhã mais um avião da FAN caiu, dessa vez um caça que fazia manobras de treinamento no Lubango.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Orgulho Nacional



Os angolanos são muito patrióticos, dão muito valor as marcas nacionais e suas figuras de destaque. Hoje não se fala em outra coisa a não ser a eleição da miss uiverso. A angolana Leila Lopes, também chamada de diamante negro angolano arrancou suspiros dos homens e olhares de admiração e simpatia das mulheres e virou assunto nacional.

Linda e simpática não há dúvidas que mereceu a conquista, natural de Benguela a famosa terra das acácias rubras é também considerada a cidade com as mulheres mais lindas da África. Agora Benguela pode sim afirmar que tem a mulher mais bela do universo.

Além de mulheres lindas, Benguela também tem praias paradisiacas e um grande potencial turistico. Mas assim como os outros paraísos perdidos de Angola, continua com muita fama e pouco investimento na área de turismo.

Em meio a tanto orgulho ninguém comenta sobre as manifestações contrárias ao presidente no poder, muito pelo contrário o povo não está preocupado com isso, os partidos de oposição também não e não demorou para eles esclarecerem que não estão envolvidos em nenhuma manifestação…

Se antes do ocorrido os tais manifestantes já eram desconhecidos da grande massa, agora que foram condenados a 3 meses de prisão, a oposição se isenta de qualquer envolvimento e a miss angolana foi eleita miss universo e muito pouco provável que a população realmente se envolva nesse movimento.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Candongueiro



Desde que cheguei em Angola há mais de 3 anos conheci muitas pessoas diferentes. Pessoas de város países, várias profissões e o mesmo desafio: Se adaptar as dificuldades de um país em reconstrução.

Isso sem falar nas nossas próprias reconstruções diárias. O resultado disso são muitos dilemas e histórias para contar.

E foi exatamente isso que o João Fellet fez em forma de livro. Eu conheci o João na despedida do F. que escrevia o blog Casa de Luanda. O João me contou que estava indo embora também e que planejava ir até o Cairo de Candonga, rs. A Candonga era figurada, na verdade ele foi por terra.

A aventura virou o blog candongueiro que eu acompanhei dia a dia morrendo de inveja e fazendo mil planos para quando eu for embora também…

Agora o blog virou livro e apesar de ainda não ter lido, tenho certeza que é de primeira qualidade.

Fica a dica para quem quer conhecer mais de Angola e da África sem sair de casa, ou mesmo para quem quer se aventurar pelo continente mais misterioso e selvagem da terra.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma criança morre a cada 15 minutos



Hoje o blog abre espaço para falar de um assunto muito mais importante do que os costumeiros posts relacionados ao dia a dia em Angola.

Uma catástrofe natural está matando milhares de pessoas na África. A seca que castiga o leste da África mata uma criança a cada 15 minutos.

A Somália é o país mais afetado e milhares de refugiados tem emigrado pelo deserto para os campos de ajuda humanitária no Kenia.

Infelizmente, esses refúgios não estão dando conta de atendar a tanta procura e pedem ajuda urgentemente. O campo de Dagahaley projectado para atender 90 mil pessoas já tem mais de 332 mil e todos os dias chegam mais refugiados

Os países desenvolvidos se prontificaram a ajudar, mas o dinheiro não chega, e enquanto não chega mais uma criança morre.

Se você assim como eu se sensibiliza com o sofrimento de tantas crianças inocentes e não sabe como ajudar, ou mesmo tem medo que a sua ajuda caia em mãos oportunistas a ONU, por meio da sua agência de ajuda para refugiados tem um site para receber doações.

Clique aqui para acessar o site da UNHCR e fazer a sua doação.

É rápido, fácil e seguro, basta ter um cartão de crédito, as doações podem ser programadas para serem feitas mensalmente ou individual.

Não importa o valor, por menor que seja a quantia é uma ajuda válida.

A foto acima está espalhada por vários sites, mas não achei o autor, poderia encher o blog de fotos chocantes, mas prefiro ver as crianças felizes e sorrindo como a menina de angola que abre esse post.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Angola está a mudar

Já faz muito tempo que se ouve o jargão “Angola está a mudar”, mas quem vive fora do país, nas redomas do Talatona ou na loucura da cidade talvez não tenha dimensão do quanto Angola está realmente a mudar.

Não estou aqui para fazer propaganda do governo e não há dúvidas que há muito o que fazer, mas é impossível fechar os olhos para as novas centralidades habitacionais que estão surgindo em vários pontos da cidade.

A cidade do Kilamba Kiaxi com mais de 40 mil apartamentos na primeira fase é um bom exemplo.



Lógico que nada é de graça nem cai do céu, tudo tem um custo. Ainda não está claro como essas casas vão ser vendidas, mas o governo já anunciou que para adquiri-las tem de ser cidadão angolano, estar empregado e não ter casa própria. Essas medidas tentam conter a especulação imobiliária.

Para os novos moradores do Kilamba o governo já está preparando um manual de boa vizinhança que explica como viver bem em sociedade. São coisas básicas como não jogar lixo pela janela, não ouvir música muito alta e não parar na vaga do vizinho.

Quem já viveu em Luanda sabe bem porque isso tem de ser ensinado…

Outro exemplo das mudanças é a nova cidade do Camama com casas, apartamentos e 9 faculdades.



Centenas de famílias que foram desalojadas nos programas de requalificação urbana e que estavam em zonas de risco foram alojadas no Zango II e III. Muitas reclamam que é longe, que falta luz, que falta água e uma série de problemas que só o tempo dirá se serão solucionados ou não.

Mas uma coisa é certa, viver do jeito que estavam vivendo em áreas como a do Boa Vista com certeza não era melhor.



Esses são apenas alguns exemplos do que está sendo feito de concreto para melhorar a condição de habitação da população. Ainda tem muito o que ser feito, mas os primeiros passos estão sendo feitos.

E antes que digam que é ano eleitoral, vale lembrar que a eleição passa, mas as casas ficam.

E então você acha que Angola está ou não a mudar?

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Luanda Jazz Festival 2011



A terceira edição do Luanda Jazz Festival já está batendo a porta. Mais uma vez Luanda vai receber músicos internacionais de excelente qualidade.

A edição desse ano vai de 29 a 31 de julho e os ingressos já estão a venda ao preço de Kz 8.800 na sexta e Kz 1.100 no sábado e domingo.

Felizmente a organização sentiu no bolso o efeito dos preços abusivos praticados o ano passado e baixaram os preços.



A programação oficial ainda não foi divulgada, mas entre os convidados internacionais o destaque fica por conta de Macy Gray que dispensa apresentações, o Pianista cubano Gonzalo Rubalcaba e Dee Dee Bridgewater, com o show dedicado a Billie Holiday (“To Billie with Love”).

Do Brasil nada mais nada menos que ninguém, bom pelo menos até agora ninguém foi anunciado e como estamos a pouco menos de 2 semanas do início do Festival é muito pouco provável que alguém venha. Uma pena para a comunidade brasileira que é a terceira maior em número de expatriados em Angola!

Mais informações no site oficial do festival

domingo, 26 de junho de 2011

Mais um ícone de Luanda vem abaixo


O patrimônio arquitetônico de Luanda não é respeitado, muito menos valorizado, e isso todo mundo sabe e não faltam pessoas que aprovem a demolição dos antigos casarões da baixa da cidade. Uns alegam que a cidade deve evoluir, outros que Luanda não deve guardar as marcas do colonialismo, enfim argumentos não faltam tanto para os que defendem quanto para os que são contra as demolições desenfreadas que assolam a cidade.


Mas sem dúvida nenhuma não vai ter uma só pessoa que conheceu Luanda que não vá sentir falta do Prédio da Cuca.


Primeiro foi o mercado do Kinaxixi que veio abaixo para a construção de um mega projeto de shopping, escritórios e residências e agora chegou a vez do famoso prédio azul com o letreiro amarelo da Cuca, ponto de referência em quase toda a cidade.


Logo que eu cheguei em Luanda e ainda não conhecia bem a cidade, sempre me guiava pelo prédio da Cuca para chegar ao trabalho, agora os novos visitantes vão ter de encontrar outra bússola para se orientar.

Com a estrutura abalada, depois que começaram os trabalhos de fundação do mega complexo em frente, não houve outra saída a não ser desalojar todos os moradores e proceder a sua demolição.


A demolição está sendo feita aos poucos, piso a piso, e confesso que é muito estranho passar em frente e ver tratores no teto em vez do letreiro luminoso, mas aqui é assim a memória da arquitetura vai se apagando com a mesma velocidade com que as novas edificações riscam o céu e alteram de forma irrevogável o horizonte.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Restaurante da Rua 11



Quem costuma trafegar pela estrada que liga o talatona ao Benfica já deve ter notado uma infinidade de placas com setas indicando o caminho para o restaurante da rua 11.

O restaurante na verdade fica na rua 23 e é um excelente local para quem quer apreciar os quitutes da culinária angolana num verdadeiro restaurante angolano.

Localizado numa rua de chão batido no Benfica, tem aquele ar de almoço de domingo no quintal de casa. A decoração é simples com muitos panos africanos e esculturas de madeira, tudo muito limpo e organizado.

Os pratos são servidos no sistema de buffet, (coma quanto puder) o preço é fixo Kz 4.500, não é nada barato nem mesmo para os padrões angolanos.



Mas a comida de excelente qualidade compensa o preço. Na longa mesa do buffet você vai encontrar o famoso funge de milho e mandioca, muamba de carne seca e de galinha, peixe grelhado, feijão de palma , e o meu prato preferido da culinária angolana: muteta com carne seca.

A muteta é um bolinho feito da semente da abóbora, ele é servido com molho de tomate e carne seca, o do Restaurante da Rua 11 estava impecável.



Para quem gosta de se aventurar pelos sabores exóticos ainda é possível experimentar uma enorme quantidade de verduras como a kizaca que lá é preparada de várias formas diferentes.

O prato que mais chamou a atençao foi o catato, uma espécie de minhoquinha crocante e com muita pimenta. Não, eu não experimentei, prefiro ficar no funje com muteta e feijão de palma mesmo.(para quem quiser saber como é a cara do catato de um pulinho no blog do Afonso Loureiro)



Se você ficou com vontade de experimentar um pouco da culinária angolana num verdadeiro restaurante angolano é só seguir pela estrada do golf até a feira de artesanato do benfica, vire a esquerda na rua do BFA e siga reto até a Rua 23.

OBS: As fotos que ilustram esse post foram retiradas do site: http://viajar.sapo.ao
um ótimo local para encontrar informações sobre Angola.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ciclo de Cinema Europeu


Mais uma dica para o pessoal que ainda reclama que em Angola não há nada para se fazer ou que tudo é muito caro. O Instituto Camões começa na próxima sexta dia 20 o Ciclo de Cinema Europeu.

Serão apresentados 8 filmes de diferentes países com sessões gratuítas às 15h e as 20h.

O evento ocorre de 20 de maio a 2 de junho.

Para você que mora no Talatona e trabalha na cidade esse é um excelente motivo para fugir do trânsito, mas se você mora e trabalha fora do centro não tem desculpa já que nesse horário o trânsito está no contra-fluxo.

Mas lembrem-se os lugares são limitados, portanto, cheguem cedo para garantir o seu lugar na sala. O Instituto Camões fica na Av. De Portugal, ao lado da embaixada portuguesa.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Fica a dica


A companhia de dança contemporânea de Angola está com um novo espetáculo no Chá de Caxinde, infelizmente eu só fiquei sabendo hoje e quem não viu deve se apressar porque as apresentações encerram-se no próximo domingo.

Eu já falei da minha admiração pela coreográfa Ana Clara Guerra, e mesmo sem ainda ter visto o novo espetáculo eu assino embaixo de qualquer apresentação dela, pois já tivi a oportunidade de assistir a outros espetáculos maravilhosos da CDCA.

Para quem reclama que em Angola não tem nada pra fazer, fica a dica, espetáculo de dança contemporânea “O Homem que Chorava Sumo de Tomate” no Chá de Caxinde sexta e sábado as 20:30h e domingo as 18:30h.

Mas não esqueçam que essa é a última semana!

terça-feira, 8 de março de 2011

Mães Internacionais


Dia 08 de março é o dia internacional da mulher, esse ano um pouco ofuscado pelo carnaval, mas não menos importante. Para comemorar a data topei participar de uma blogagem coletiva em homenagem as mulheres do mundo todo.

A iniciativa partiu do site Mães Internacionais , um projeto que reune mães brasileiras espalhadas pelo mundo todo. Eu como ainda não sou mãe estou ajudando a divulgar o site e aproveito para fazer uma homenagem as mães angolanas.

A mulher angolana é acima de tudo uma grande guerreira. As zungueiras como são conhecidas as mulheres que andam vendendo pelas ruas das cidades com grandes bacias nas cabeças, tiram o sutento da família.



Não é dificil encontra-las com um filho amarrado nas costas e outro na barriga, com um sorriso no rosto elas enxugam o suor e seguem na batalha um dia após o outro. Muitas vezes essas belas mulheres são vítimas de violência doméstica e o dinheiro suado é tirado para comprar bebida.

Mas a mulher angolana não abaixa a cabeça o tempo todo, elas também mostram a sua força, brigam pela sua família e por um futuro melhor para os seus filhos.


Hoje a mulher angolana conhece os seus direitos e luta por eles.

A OMA, (organização da mulher angolana) é um grande movimento de guerreiras angolanas que não aceitam mais a violência e a discriminação contra a mulher. Um movimento sério e legítimo que tem todo o meu apoio e respeito.


Angola passou por mais de 30 anos de guerra e muitas mulheres tiveram de ser pai e mãe ao mesmo tempo, educando, amando e sustentando seus filhos.


Num país onde a fome e a miséria ainda são tão marcantes e a criminalidade está ai batendo a porta transformar crianças em adultos dignos e de caráter não é tarefa fácil e só é possível com muito amor e dedicação das grandes guerreiras angolanas.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Happy Valentine’s Day


Em Angola, assim como no resto do mundo ocidental, comemora-se o dia dos namorados hoje (14 de fevereiro). Aqui como no Brasil é uma data muito festejada. Eu diria até que tanto ou mais festejada do que o natal.

É impressionante como o comércio de rua, desde a semana passada, está repleto de presentes para namorados, ursos, ursinhos e ursões adornam barraquinhas e mais barraquinhas em todas as ruas da cidade.



Os spots de rádio e comerciais de TV não param de anunciar festas especiais em comemoração ao Valentine’s day. São jantares romanticos embalados por artistas consagrados como Paulo Flores e Yola Araujo. Além de promoções especiais em hotéis com direito a jantar romantico e uma noite em quarto com a cama decorada com petalas de rosas e garrafa de champanhe.



Apesar de ser meu terceiro ano em Angola, nunca tinha reparado o quanto essa data é festejada por aqui. Ou será que esse ano a data está sendo mais divulgada do que os outros anos?

Fato é que os solteiros de plantão já começam a se organizar para ir a forra, rs. Organizando festas só para solteiros. Não que eles queiram deixar de ser solteiros e sim porque tudo é motivo de festa mesmo.



A fama de namorador do angolano é notória, não é difícil encontrar um angolano que tenha mais de uma namorada, (quero deixar claro que não são todos os angolanos que têm esse comportamento), mas com tantas namoradas deve ser bem difícil se organizar em uma noite apenas, ainda mais quando essa noite em questão cai em plena segunda-feira.



A mim que tenho um namorado só (e é o melhor namorado do mundo), só me resta desejar aos solteiros que encontrem a sua cara metade e aos casais apaixonados um Feliz dia dos Namorados!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pambala


Pambala é mais uma dessas jóias do atlântico escondidas no litoral angolano. Apesar de ser muito próxima de Luanda, chegar até lá não é tarefa das mais fáceis, já que não existe nenhuma placa ou indicação de caminho.

A primeira vez que ouvi falar dessa praia foi em Cabo Ledo quando um grupo de franceses que estavam acampados ao nosso lado perguntou se conhecíamos. Eles disseram que queriam ir até lá, mas não sabiam exatamente como chegar, e que algumas pessoas lhes haviam dito que era uma praia maravilhosa de coqueiros e areia branquinha.Parece roteiro de cinema no melhor estilo a Ilha, uma praia secreta, difícil de achar que apenas poucos privilegiados descobrem o caminho, rs.

Na realidade o que falta é informação mesmo. Pois a praia não está nenhum pouco escondida, são kms e mais kms de areia branquinha e muita sombra de coqueiros para quem quiser desfrutar.



Pambala foi uma fazenda na época colonial, onde se plantava coqueiros, engraçado que em Angola não se tem o costume de tomar água de coco geladinha direto do coco verde como no Brasil. Olhar aquele mundaréu de coqueiros carregados ali na praia e não poder tomar nenhuma aguinha da uma tristeza danada.

O fim da história todo mundo sabe, o dono foi embora quando houve a guerra, depois dizem que morreu, o lugar ficou abandonado e hoje pertence a um general que não tem interesse em retomar as atividades.

Para chegar à praia que tem o mesmo nome da fazenda é preciso entrar numa estradinha há 18 km depois da Barra do Dande e ir embora estrada adentro até chegar à praia.
O lugar está um pouco sujo, devido aos resíduos que vem do mar, mas continua paradisíaco: o mar azul, as falésias do Dande ao longe e a areia branca emoldurada pelos coqueiros verdinhos fazem lembrar muito o litoral sul da Bahia. Um litoral que não existe mais graças à especulação imobiliária.

Em Pambala a paz e a beleza natural estão garantidas ainda por muitos anos, já que por essas bandas ainda não se investe em resorts faraônicos.



Existe uma pequena comunidade vivendo na vila de Pambala, os garotos são muito prestativos e podem ajudar no que for preciso, dentro das limitações que o lugar impõe é claro.

O fim de tarde é fascinante as cores do por do sol só não são mais belas do que ver o barquinho de pesca aportando com um peixe realmente fresco para o jantar.
A noite em volta da churrasqueira enquanto o peixe assa a gente ainda pode prosear com o guarda fiscal da praia. Sim, isso mesmo, uma praia deserta com peixe fresco delivery e segurança particular, rs.



Entre um gole e outro ele nos conta dos senegaleses e congolenses que tentam entrar ilegalmente no país, das plantações clandestinas de lhambra, do pai êbo que nasceu depois de uma gestação de 12 anos (sim eu disse 12 anos), já com dentes e cabelo. Fala com saudosismo das duas esposas e dos 6 filhos, os dois últimos um casal de gêmeos que ele ainda não conheceu porque está de serviço.



Pambala é a Angola bela, a Angola sem maldade, sem miséria, onde quem tem fome vai pescar, onde a terra é boa e se plantando tudo dá...

Pambala é a Angola pura, onde você pode chegar e prosear sem medo e com a cumplicidade de velhos amigos...

Pambala é a Angola que vale a pena conhecer...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Exposição Panos e Palhas


Eu não costumo publicar eventos no blog antes de conhecer, mas achei as peças dessa exposição muito bonitas e como vai ser um dia apenas, fica a dica.

Exposição panos e palhas com venda de produtos artesanais.
Dia 29/01/2011
das 10:00 as 14:00
R. Eng. Armindo de Andrade, 189 - Miramar (junto a embaixada do Japão)

Há um ano atrás lembro de ouvir a Migas reclamando que ninguém fazia bolsas com esses panos bonitos... Pois é Migas, parece que alguém ouviu suas reclamações, rs.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011


Foto: Jornal Sol 7/01/2011

Quando se volta a Angola, após um longo período fora, a sensação é de que tudo a sua volta está diferente. São tantas as obras em andamento que mesmo sabendo que 2 meses apenas não são suficientes para mudar uma sociedade inteira, tudo parece novo.

Não sei se foram as chuvas de verão ou as campanhas de educação espalhadas por toda a cidade, mas fato é que Luanda está mais limpa. Ou será que são meus olhos?

Lógico que os problemas crônicos da cidade não acabaram e ainda me dói ver as valas de escoamento de água da Rocha Pinto cobertas de lixo, mas as ruas principais estão sim mais limpas e com semaforos em todos os cruzamentos.

Tudo bem que eles ainda não funcionam, isso é só uma questão de tempo. Lembro muito bem que quando cheguei aqui há 3 anos atrás não havia nenhum sinal nas ruas e isso foi um grande choque pra mim, era praticamente impossível atravessar um cruzamento sem se jogar em cima de outros carros.

A Ilha do Cabo está ficando linda. Lembra muito Copacabana, só uns 200m foram requalificados, mas confesso que a sensação de andar por esse pequeno espaço ao fim de tarde é ótima, principalmente quando se sabe que em breve toda a ilha estará assim.

Novos restaurantes, novos supermercados, novas vias, novos postes de iluminação, novos empreendimentos residenciais… São tantas as benfeiturias que ainda estou perdida.


Foto: http://www.skyscrapercity.com

Ontem fui ao novo supermercado Kero, não gosto de fazer propaganda, mas esse realmente merece! São mais de 11.000m², estacionamento enorme, muito muito limpo e iluminado. Mas o que mais me surpreendeu foi atendimento. Impecável! Excelente treinamento da equipe toda.

E antes que alguém mais pessimista comece a reclamar que esses benefícios são só para os ricos e que a miséria continua a mesma para o resto da população. Devo lembrar-lhes que a praia é de todos, o supermercado gerou mais de 500 empregos diretos para os angolanos e que a porcentagem de angolanos vivendo na miséria caiu de 70% para 35% nos últimos 3 anos.

Ainda há muito o que se fazer, mas não posso negar que Angola está mesmo a Mudar!