É uma iniciativa voluntária de incentivo à leitura na cidade de Maringá. Levamos livros para lugares públicos e disponibilizamos para a leitura e apreciação de quem se interessar; não vendemos e nem alugamos livros, emprestamos momentaneamente. Nosso acervo é composto por histórias em quadrinhos, poesias, livros de imagem, livros bilíngues e toda a boa literatura infantil e juvenil. Todos são convidados a se deliciar com as leituras embaixo das árvores em dias de sol.
"AS PALAVRAS TEM A LEVEZA DO VENTO E A FORÇA DA TEMPESTADE" Victor Hugo
terça-feira, dezembro 27, 2011
INFÂNCIA EM PAUTA !: Doação de parte do Imposto de Renda devido pode se...
INFÂNCIA EM PAUTA !: Doação de parte do Imposto de Renda devido pode se...: Pessoas físicas e jurídicas podem destinar uma parte do Imposto de Renda devido para o Fia Fundo da Infância e Adolescente , recursos que s...
INFÂNCIA EM PAUTA !: Doação de parte do Imposto de Renda devido pode se...
INFÂNCIA EM PAUTA !: Doação de parte do Imposto de Renda devido pode se...: Pessoas físicas e jurídicas podem destinar uma parte do Imposto de Renda devido para o Fia Fundo da Infância e Adolescente , recursos que s...
sábado, dezembro 24, 2011
Encerramento Projeto Leituras ao Vento 2011 - Discurso de Wagner Oliveira
DO PROJETO LEITURAS AO VENTO
NA PRAÇA DA CATEDRAL DE MARINGÁ
A exatos nove meses e doze dias, eu, Maristela e Adah viemos a esta praça, exatamente como fazíamos já alguns domingos antes, residindo a poucos meses na cidade, ainda sem muitos amigos chegados, daqueles que habitam a casa da gente. Aqui, como já de costume, Maristela leu um de seus livros de pedagogia, enquanto eu e Adah brincávamos de bola no gramado.
Desde agosto do ano anterior, quando as duas chegaram , buscamos a Biblioteca Pública e nos integramos às atividades ali realizadas: os Clubes de Leitura, os cursos de desenho e pintura, as oficinas de poesia. No Clube de Leitura adulto conhecemos um simpático grupo de intelectuais, seleto, cada um com um jeito de viver e de ganhar a vida, que passaram a fazer parte das nossas amizades mais fortes e com eles exploramos idéias, sentimentos, nossas casas e a intensa vida cultural de Maringá.
Já com os olhos e o coração banhados pela leitura, ainda no início dessa história, Maristela teve a idéia de disponibilizar sua coleção de livros infantis, reunida por amor à literatura e zelo profissional, às crianças e jovens da cidade, ali mesmo, no espaço da praça.
No domingo seguinte, 13 de março de 2011, nascia o Projeto Leituras ao Vento, com um acervo de cerca de cem livros infantis e juvenis, um bauzinho de vime em que Adah costumava guardar suas bonecas e bichos de pelúcia, um varal de nylon de 5 metros e duas esteiras de nylon, sobre as quais colocamos algumas almofadas.
A idéia era disponibilizar o acervo enquanto continuávamos nossas atividades normais. Mas, desde o primeiro dia fomos surpreendidos com a afluência de público na área do Projeto, e, ao invés de ler ou jogar bola, passamos a recepcionar esse público, explicar-lhes os objetivos do Projeto, indicar leituras, tirar fotos e registrar em relatório o que acontecia.
Três semanas depois outra idéia simples e genial de Maristela ganhou realidade: tendo como primeira leitora Adah, surgia o “Soprando Histórias”, momento dentro do Projeto em que passamos a trazer convidados para ler para as crianças e os jovens. Pelo “palco” do “Soprando Histórias” passaram juízes, pedagogos, psicólogos, empresários, jovens estudantes, professores e pessoas que vieram simplesmente por amor à literatura ou pela vontade de ler para os pequenos.
Nesses meses, presenciamos nesse espaço, além da literatura, teatro de fantoches, música, leitura bilíngüe. E vimos crianças e jovens, muitas crianças e jovens lendo; pais e familiares lendo para suas crianças ou crianças lendo para os irmãos, amiguinhos e mesmo para seus pais e familiares.
Por meio do Clube de Leitura e especialmente de Angelita, nossa amiga e irmã de coração, nos aproximamos da Universidade Estadual de Maringá e nos integramos a outros Projetos de apoio à criança e ao adolescente e ao conhecimento.
O Projeto ganhou espaço e participamos de eventos importantes, como a Semana Literária do SESC, o Paraná em Ação, Semana da Criança Cidadã e o Programa UEM na Região. Estivemos em Sarandi, Ivatuba, Goioerê, Ivaiporã. Promovemos a leitura entre crianças e adolescentes e incentivamos as artes e a literatura.
Deixamos o ano de 2011 cheios de esperanças de fazer um grande ano de 2012 e satisfeitos por provar, em nossas vindas à Praça e em nossas viagens, que os jovens e as crianças gostam sim, de ler e da literatura, que não estão perdidos no cyberespaço nem na selva da mídia televisiva, mas que estão prontos a se aproximar desses veículos de comunicação como opções válidas que não excluem a literatura e as outras artes.
Agradecimentos especiais às nossas irmãs de coração Hilda e Angelita, que são co-fundadoras do Projeto, aos amigos do Clube de Leitura, ao amigo Robson, à Secretaria de Cultura e seu sistema de Bibliotecas, aos Corais da UEM, aos nossos colaboradores blogueiros, que tem gentilmente nos divulgado, ao PCA, MNMMR, à professora Verônica Müller, nossa “locomotiva” e mentora, e ao nosso público, razão de estarmos aqui. Muito obrigado.
Maringá, 18 de dezembro de 2011
Wagner Oliveira Candido
Relator do Projeto Leituras ao Vento
Maringá, 18 de dezembro de 2011
Wagner Oliveira Candido
Relator do Projeto Leituras ao Vento
segunda-feira, dezembro 19, 2011
Ana Beatriz e Bruna Pinheiro - MOMENTOS - FOTOS PARTE 2
O SOPRANDO HISTÓRIAS ESPECIAL DE FÉRIAS FOI REALIZADO NO DIA 11 DE DEZEMBRO COM AS IRMÃS LEITORAS CONVIDADAS:
ANA BEATRIZ PINHEIRO E BRUNA PINHEIRO.
AGRADECEMOS AS DUAS CONVIDADAS POR ACEITAR O CONVITE E ENCANTAR A TODOS COM SUAS LEITURAS ALEGRES.
sábado, dezembro 17, 2011
Ana Beatriz e Bruna Pinheiro - MOMENTOS - FOTOS PARTE 1
Assinar:
Postagens (Atom)