segunda-feira, 19 de março de 2007

The Pooh Sticks


The Pooh Sticks | Million Seller | Zoo | CD

Essa divertida e bem humorada banda gaulesa surgiu já no final da Class of 86 (em meados de 87) se auto-intitulando como a pior banda indiepop de todos os tempos. A gravadora Fierce se empolgou com a idéia de lançar o pior single de indiepop de todos os tempos e chamou a banda para gravar algo para o selo. Em 1993 conseguiram um contrato com a gravadora norte-americana Zoo, um dos tentáculos da BMG, para o lançamento do 3º disco, ironicamente intitulado de “Million Seller” e com o figurassa vocalista Hue Willians na capa, em cima de um disco de ouro.

Eu (e a maioria dos críticos norte-americanos) acho esse o melhor álbum da banda. Já os antigos fãs os acusaram de vendidos. Em todo caso, “Million Seller” foi totalmente ofuscado pela onda grunge que ainda reinava entre a garotada. Uma injustiça das grandes. O pop puro e viciante presente em todas as canções é certeza de provocar um sorriso de felicidade em qualquer fã do bom guitar pop. É um álbum alegre, com gosto de verão e vento no rosto, levanta o ânimo de qualquer um! Esse álbum fez com que eles fossem inclusos numa cena “power pop” criada pela imprensa norte-americana da época, que reunia bandas como Redd Kross, Posies, Jellyfish, Material Issue, Teenage Fanclub, Velvet Crush... realmente, é por aí.

“Million Seller” ainda contém uma das canções mais perfeitas de todos os tempos, com apenas 1:48 de duração, “The World Is Turning On” tem refrão grudendo, um dos melhores solos de guitarra que já ouvi, dedilhados de violão, tudo se encaixando perfeitamente, é o que eu costumo chamar de canção pop perfeita, e poucas bandas conseguem fazer esse tipo de coisa tão bem! Como se não bastasse, o álbum conta com vários outros destaques, como “Sugar Baby”, “Rainbow Rider”, “That Was The Greatest Song” etc etc etc e ave!, como eu gosto desse disco. Depois de ouvi-lo inúmeras vezes decidi comprar tudo que encontrasse da banda. Quando completei a coleção escrevi um super artigo para meu fanzine, o Esquizofrenia, publicado na edição # 10, uns 6 anos atrás.

(192 kbps com scan do encarte e suas ótimas fotos)


3 comentários:

Alessandro disse...

O primeiro disco deles que ouvi foi "Optimistic Fool", depois de ler uma critica meia-bomba da revista SPIN.
Gostei muito deste CD. O Million Seller tb é muito bom, mas realmente, era complicado "brigar" com as bandas da época do lançamento deste álbum.

Gilberto Custódio Junior disse...

Eu acho o Optimistic Fool o pior deles, apesar de ainda sim ser um disco bem legal! :-)

Ivo Escossia disse...

Eu gosto da música do "Alan McGee".
Nem lembro o nome do álbum que eu tinha deles, um com capa branca e a banda desenhada
Enfim...
É o que eu escrevi: Eu gosto da música do Alan McGee e só.


Ivo Escossia
http://ourlittleunderground.wordpress.com/