Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Edital - Assembleia de Freguesia Ferro

Informação - Treinos de captação do SCC

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Divulgação - Troca de Palavras

Feira das Freguesias 2010

À semelhança dos anos anteriores, a Junta de Freguesia do Ferro esteve presente com um stand na Feira das Freguesias que decorreu desde sexta-feira dia 18 e terminou hoje Domingo dia 20, na Praça do Município, na Covilhã. O Ferro, fez-se representar com uma produtora agrícola da freguesia, que assim promoveu a boa cereja local e divulgou a nossa bonita Freguesia.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Análise de Água para Consumo Humano, mês de Junho

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Reportagem Localvisão - Feira da Cereja

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tolerância de ponto dia 11 de Junho

Por motivo de tolerância de ponto, os Serviços Administrativos e Posto de Correios da Junta de Freguesia estão encerrados dia 11 sexta-feira.

O Ferro na imprensa nacional


A RTP, esteve em reportagem no Ferro.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Feira Agricola - Feira da Cereja 2010 - Um sucesso!

Encerrou no passado domingo, a 5ª Feira Agrícola/Feira da Cereja, que se realizou na Freguesia do Ferro.Esta edição que teve um aumento de 22%, no número de expositores, contou, novamente, com a presença de inúmeros produtores agrícolas e de gado, empresas, artesãos e instituições, num total de 90, e envolveu na sua organização mais de 30 pessoas, coordenadas pela Junta de Freguesia do Ferro.

Este ano, o certame, que decorreu sob elevadas temperaturas, teve uma animação cultural permanente, que mais uma vez foi essencialmente dedicada à cultura popular, através dos dois ranchos folclóricos da freguesia, tunas académicas, grupos de dança, 9 grupos de bombos, que participaram no III Festival de Bombos "Vila do Ferro" (organizado pelo Grupo de Bombos da Associação e patrocinado pela Junta de Freguesia) e acordeonistas, antecedidos, no primeiro dia, por um concerto musical, levado a cabo pelo Conjunto Radical, de modo a que a alegria imperasse permanentemente neste certame.

Foram milhares as pessoas que, nos três dias, se deslocaram a esta Feira, vindas de diversos pontos da região e do país, para provar e adquirir a boa cereja, rainha indiscutível do certame, este ano novamente de grande qualidade, apesar da pouca quantidade, o que não impediu, no entanto, que se vendessem algumas toneladas.Mas as vendas não se esgotaram com a cereja pois inúmeros produtos agrícolas, doçaria, pastelaria regional, charcutaria, artesanato, vinhos regionais, licores, mel, pão, etc., foram muito transaccionados, deixando satisfeitos os seus vendedores, tendo muitos manifestado à organização o interesse em participar na próxima edição.

O público visitante não deu por mal empregue o seu tempo, pois, para além de todos estes atractivos pode ainda assistir a uma emocionante garraiada, com sete bonitas vacas bravas, num espectáculo que é já uma tradição local, apreciar as três dezenas de animais em exposição no parque de gado, que fez as delícias, sobretudo, das crianças e assistir ao tradicional passeio equestre, que efectuou um percurso pela bonita serra da freguesia, que terminou no recinto da feira.

A Junta de Freguesia do Ferro que tem vindo a apostar na realização destes eventos sectoriais (organiza também a Feira da Castanha), pretende usá-los como forma de promover a freguesia, dinamizando a economia local, criando oportunidade de negócio como forma de contrariar as dificuldades conjunturais que o país e o mundo atravessam.
O Presidente da Junta, Paulo Tourais, pretende, no entanto, efectuar algumas alterações na dinâmica deste certame agrícola, pelo que, para o próximo ano várias novidades surgirão, de forma a aumentar ainda mais o seu interesse.
Esta Feira Agrícola, que aposta fortemente no mundo rural e na sua diversidade, pretende demonstrar a capacidade e a dinâmica da freguesia e do concelho, tendo contado novamente com o apoio de empresas e instituições de reconhecido mérito, (Riberalves, Frulact Nutrição, Coviserra, Unitom e Caixa Geral de Depósitos).
O autarca, refere ainda que "apesar dos condicionalismos que rodearam esta edição da Feira Agrícola/Feira da Cereja, a mesma cumpriu a maior parte dos objectivos propostos, pelo que, esta é uma aposta ganha e na qual a Junta de Freguesia pretende continuar a investir, de modo a promover o Ferro e o concelho, contribuindo para a dinâmica da economia local e para a valorização do "Ouro Vermelho" que é a cereja".
"A Junta de Freguesia não pode deixar de agradecer a todos os participantes no evento: produtores, expositores, feirantes, entidades, pessoas ligadas à restauração e às instituições, bem como aos funcionários da Junta de Freguesia, pois, sem eles, este evento não teria sido possível", refere ainda Paulo Tourais.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Junta de Freguesia assinala Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança assinalado na EB1 do Ferro, com oferta de “Bola Solidária”
As cerca de 50 crianças que frequentam a Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da Vila do Ferro, foram no passado dia 1 de Junho presenteadas com uma “Bola Solidária”, cujo valor de compra reverteu para a Cruz Vermelha – Secção da Covilhã.

A iniciativa, que visou, principalmente, assinalar o Dia Mundial da Criança, serviu ainda como uma oportunidade para dar a conhecer ás crianças, os objectivos e finalidades da Cruz Vermelha Portuguesa – sessão da Covilhã, bem como serviu para assinalar junto dos jovens a presença da Selecção Nacional de Futebol, no estágio preparatório do Mundial da África do Sul, e que como é sobejamente conhecido, decorreu no concelho da Covilhã.
Paulo Tourais, Presidente da Junta de Freguesia do Ferro, proferiu numa breve palestra ás crianças, a importância fundamental de todos, enquanto cidadãos de uma comunidade, sermos solidários com aqueles que mais necessitam, e referiu também a importância simbólica que este estágio tinha conferido à nossa região, pois revelava-a ao mundo, como umas das boas regiões portuguesas para viver devido à boa qualidade de vida, que nela existe.

Aliado a este presente, a Junta de Freguesia destaca também a viagem de estudo de final de ano lectivo, que a autarquia do Ferro, ofereceu a todas as crianças da EB1.
No próximo dia 8 de Junho, alunos e professores, rumarão a Castelo Branco, para visitarem a Dinoexpo, que decorre no Nercab em Castelo Branco.
Esta viagem resultou de um compromisso do Presidente da Junta com a EB1, pois a escola por solicitação da autarquia iniciou um processo de educação da comunidade escolar, através da recolha de óleo alimentar usado, para mais tarde, ser reciclado para biodiesel, por uma empresa regional.
Este óleo, é o inimigo número 1 da ETAR principal do Ferro, pois se depositado no sistema de saneamento básico, poderá extinguir toda a flora e bactérias da etar, mortificando-a, impedindo-a assim de exercer as funções para que foi construída – purificar até 95% a água dos esgotos. Através desta acção iniciada no principio do ano lectivo, os alunos efectuaram nos seus lares, educação ambiental.

Correio da Manhã

Noticias da Covilhã edição de 02/06/2010

Freguesia realiza este fim-de-semana Feira Agrícola

Os jogadores da selecção nacional já a provaram na semana passada após o jogo com Cabo Verde, altura em que foram distribuídas cerca de três mil e 500 cuvetes de cereja da freguesia do Ferro. Agora, este importante fruto para aquela vila será o “prato” principal da Feira Agrícola que este fim-de-semana se realiza na freguesia, com organização da Junta.
De facto, a autarquia realiza de 4 a 6 deste mês mais uma edição da Feira Agrícola/Feira da Cereja, um evento que deverá contar com cerca de 80 stands onde não haverá apenas cereja, mas também os melhores produtos da vila e muito artesanato. Isto para além de instituições e associações. Uma feira que todos os anos mobiliza milhares de visitantes de diversos pontos do País, ávidos de provar e adquirir a cereja de grande qualidade produzida na freguesia.

“É um apoio à agricultura local, aos resistentes” frisa o presidente da Junta, Paulo Tourais, que lembra que a cereja é a “fruta rainha do concelho da Covilhã”. Porém, no Fundão é que ela ganha mais mediatismo, mas o autarca desvaloriza. “Não vejo concorrência nenhuma entre esta feira e o Fundão. Estamos é a unir esforços para a promoção do fruto. O nosso evento é conhecido a nível nacional e não vejo aqui qualquer rivalidade” assegura. A feira terá cereja para todos os gostos e todos os preços, já que a Junta não irá impor uma tabela. “Apenas aconselhamos os produtores a que pratiquem um preço atractivo” diz o autarca, que revela que a freguesia produz, por ano, cerca de mil toneladas do fruto, um número que poderá, em breve, duplicar, já que há muitos novos pomares que foram plantados recentemente. Porém, a feira não se esgot no precioso fruto vermelho e inclui um vasto reportório cultural no qual se contam as actuações de bombos, ranchos, grupos de dança e de grupos musicais.
Este ano, a integrada na Feira da Cereja, será recriada uma "Feira Antiga" a qual contará com a participação de artesãos que irão
mostrar como era uma Feira há séculos atrás. A já tradicional garraiada irá realizar-se, no sábado de tarde. No domingo de manhã realizar-se o passeio equestre que contará com a presença de diversos apaixonados dos cavalos e da arte equestre.
Este ano, a Feira Agrícola/Feira da Cereja, irá sofrer uma remodelação a nível do seu espaço físico. E terá como prato oficial o “bacalhau com molho de cereja”, que no ano passado, segundo o autarca local, teve boa aceitação por parte dos visitantes.
(Notícia completa na edição papel)

João Alves

VEJA AQUI

Ferro - Retratos de Vida - Lançamento

A Junta de Freguesia do Ferro patrocinou, ontem dia 2, no Salão Carlos Pinto da Casa do Povo do Ferro o lançamento da obra literária do Eng Xavier e do Dr Zeca Elias – Ferro, retratos de vida. Na mesa estiveram os presidentes da Assembleia e da Junta de Freguesia, o pároco do Ferro e os autores.
Estiveram presente nesta cerimónia, perto de 150 pessoas, lotando este grande salão. Foram muitos os familiares, amigos e leitores, que quiseram marcar presença.
Após as palavras proferidas pelos membros da mesa, os autores tiveram oportunidade de relatar aos presentes, a sua sensibilidade acerca deste livro, e no final foram todos convidados para um beberete oferecido pela autarquia, bem como puderam solicitar autografos aos escritores
Esta cerimónia foi a prova de que a cultura não é pertença só de eruditos.
(A JFF agradece à Casa do Povo do Ferro, à Rádio Clube da Covilhã e Rádio Cova da Beira)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Feira da Cereja - 2010 - PROGRAMA

FEIRA AGRÍCOLA/FEIRA DA CEREJA 2010
VILA DO FERRO

DIA 4 DE JUNHO - Sexta-feira
20h – Abertura
- Inauguração da “Feira Antiga”
21h – Actuação do conjunto radical

DIA 5 DE JUNHO -Sábado
14h – Inauguração
15h – Grupo de Danças em Movimento do GIR do Rodrigo
16h – Grupo de Dança e Cantares da Escola Campos Melo
17h – Monumental Garraiada
21h – Rancho Os Camponeses do Ferro
Tunas Académicas

DIA 6 DE JUNHO - Domingo
10h – Passeio Equestre
14h – Concerto de Acordeonistas
15h – Bombos da APPACDM da Covilhã
15h45m – demonstração de Karaté – Casa do Povo do Ferro
16h – III Encontro de Bombos Vila do Ferro

organização Grupo de Bombos da ACSSCMF

Grupo de Bombos de:

Alpedrinha, Boidobra, Cantar Galo, Castelejo, Barco, Vales do Rio, Vale Prazeres, Três Povos e Ferro

18h – Rancho Folclórico da ACSSCM do Ferro
20h - Encerramento

Free Hit Counters
Free Hit Counter