Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Agosto - Vila do Ferro em festa

XIII Festival Nacional de Folclore
Organização:
RANCHO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO CENTRO SOCIAL SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA DO FERRO
PROGRAMA:
18h00 - recepção aos ranchos e grupos folclóricos convidados
19h00 - jantar convívio, nas instalações da Associação C.S.S. Coração de Maria
20h30 -desfile pelo centro histórico do Ferro
21h00 -início do festival
Ranchos e grupos participantes:
Rancho Folclórico da Associação C.S.S. Coração de Maria do Ferro - Covilhã
Grupo de Bombos da Associação C.S.S. Coração de Maria do Ferro – Covilhã
Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz
Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira- Mealhada
Rancho Folclórico "As Rosinhas da Borralheira"- Teixoso- Covilhã
Rancho Folclórico do Ladoeiro - Idanha-A-Nova
Entrada livre no recinto das festas...
Reservam-se apenas mesas e cadeiras
HAVERÁ ESMERADO SERVIÇO DE BAR...
Desde já agradecemos a Sua presença... Foi a pensar em si que organizámos este evento.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Nasceste em 1991? Dia da Defesa Nacional - convocatória

Informações Gerais
O Dia da Defesa Nacional visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, a quem incumbe a defesa militar da República.A sua comparência é um dever militar para todos os cidadãos portugueses que cumpram 18 anos de idade e ocorre em Centros de Divulgação de Defesa Nacional sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.
A quem se destina
A comparência ao Dia da Defesa Nacional no Ciclo de 2009/10 destina-se:
Aos jovens do sexo masculino nascidos em 1991, de acordo com editais de convocação;
Aos jovens do sexo masculino nascidos em 1990, convocados para o Dia da Defesa Nacional 2008/09, que tenham ainda o processo de adiamento em curso.
Às jovens, nascidas em 1990, que tenham efectuado o recenseamento militar em Janeiro de 2008, convocadas para o Dia da Defesa Nacional 2008/09, que tenham ainda o processo de adiamento em curso;
Às jovens nascidas em 1991, que queiram cumprir este dever militar e as convidadas a participar no Dia da Defesa Nacional no período de transição para a extensão deste dever militar ao sexo feminino.
Editais de convocação
Consulte os Editais de Convocação, bem como, o Edital de Avisos Importantes


ADRIANO DA TORRE AGUIAR
BRUNO ANDRE FERNANDES PINTO
GUILHERME JOAO VERSOS BAPTISTA DOS SANTOS
VITOR DANIEL BATISTA ROLO
TIAGO BERNARDINO OLIVEIRA
JOAO CARLOS SIMOES CARDOSO
IVO MIGUEL SILVEIRA MARTINS
TIAGO FILIPE VENANCIO DE JESUS
PEDRO GIL DAS NEVES BERNARDINO
FABIO MIGUEL VENANCIO MARTINS
GIL HENRIQUE SILVEIRA FATELA
FREDERICO SAMUEL GONCALVES SILVA
RUI MIGUEL CAMPOS SILVA
HENRIQUE REIS SILVA PAULOS BAIA

terça-feira, 28 de julho de 2009

Noite cultural - CONVITE

No âmbito do Curso de Apoio Familiar e à Comunidade, promovido pela Junta de Freguesia do Ferro, vimos convidá-lo a assistir à Noite Cultural levada a cabo pelos formandos, na Casa do Povo do Ferro, dia 31 de Julho pelas 21h30.
Fica o convite.
Entrada gratuita.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Circule com precaução máxima

As obras de desmatação dos taludes e bermas, deslocalização de vedações agrícolas existentes, reconstruções de muros, e alargamento de pontes e pontões, para a implantação da futura plataforma rodoviária da EM 506-1, tiveram hoje inicio junto à Cooperativa Agricola Cova da Beira, na zona da Ponte Pedrinha.
Solicita-se a todos os condutores máxima atenção e velocidade reduzida para evitar acidentes.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ruas D. Zeca Gonçalves e da Igreja, reabertas ao trânsito na sexta-feira

Caras e caros concidadãos do Ferro,
Estamos todos de parabéns.

As ruas agora requalificadas são o modelo daquilo que preconizo para o núcleo urbano mais antigo, da nossa bonita Vila.

Pela primeira vez, em muitos anos, considero ter havido uma marcada preocupação com a circulação das pessoas, tendo sido criadas condições que melhoram, sem sombra de dúvida a circulação pedonal, pois entendo que a Vila é das pessoas e para as pessoas, e não dos automóveis.

Este pensamento é fulcral para podermos melhorar a qualidade de vida dos ferrenses e de todos aqueles que nos visitam, por isso, reforço a ideia de que, o que se pretende é, cada vez mais, valorizar e privilegiar as pessoas e a sua mobilidade, daí que, a Rua D. Zeca Gonçalves passou agora a dispor de passeios.


Esta rua, destinada ao tráfego automóvel, com uma largura de seis metros, é uma das mais largas da vila do Ferro. Para além disso, a Junta de Freguesia cedeu terreno para o domínio público, construindo 5 lugares de estacionamento, que coloca à disposição de todos que os queiram utilizar.

Têm sido inúmeras as manifestações de regozijo e satisfação, que múltiplas pessoa diariamente me fazem chegar, pela lindíssima requalificação efectuada. Mas as obras ainda não acabaram, pois agora vão ser substituídos todos os candeeiros de iluminação pública.

Esta Junta não fez promessas! Assumiu compromissos com os eleitores. E para nós os compromissos são para honrar. Em cerca de sete meses, efectuámos uma obra tecnicamente muito difícil, pois, nestas ruas, estão enterradas duas condutas de água que se dirigem de e para o depósito principal, a rede de saneamento, a rede de distribuição de água ao domicílio e agora a rede de águas pluviais, electricidade e comunicações

A Junta de Freguesia do Ferro e a Câmara Municipal da Covilhã, estão há quatro anos consecutivos, diariamente junto da população a trabalhar por forma a melhorar as condições de vida daqueles que ainda vão resistindo ao abandono do interior.

Destaco ainda o excelente trabalho que a Empresa Botão Bidarra efectuou na Vila e enalteço os seus funcionários que sempre se destacaram pela correcção e disponibilidade.

Para o próximo mês, a Junta de Freguesia, em parceria com os moradores, está a programar uma grandiosa inauguração, na qual será convidado de honra o Presidente Carlos Pinto e a sua equipa de Vereadores.


Paulo Jorge Tourais
Presidente da Junta

12º Ano - mais um objectivo atingido!

Cidadãos e cidadãs do Ferro, com o apoio da Junta de Freguesia, continuam a apostar forte na sua valorização. Mais um júri de certificação de RVCC, teve lugar na Vila do Ferro.
O Cilan e os seus técnicos, vieram até nós para avaliar mais um grupo de pessoas que concluíram o 12º ano por Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
A Junta de Freguesia do Ferro, agradece a todos os intervenientes neste processo, a dedicação, o esforço e o empenho pessoal aplicado por cada um, para que estas acções continuem a ser um êxito retumbante.

Faleceu o Dr. José Geraldes, arcipreste da Covilhã

Uma figura singular da cidade da Covilhã, ligada ao ensino, ao sacerdócio e ao jornalismo, é assim que José Geraldes é visto pela comunidade regional. O antigo docente do curso de Ciências da Comunicação da UBI e também director do semanário Notícias da Covilhã, faleceu na madrugada de quarta-feira, dia 15, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.José Geraldes tinha 71 anos e o seu desaparecimento provocou grande consternação na comunidade local. Docente aposentado da Universidade da Beira Interior, com a qual colaborava desde 1988, era também director do Notícias da Covilhã e colaborador do Urbi.Nasceu em Casegas, a 31 de Março de 1938 e cedo descobriu a sua vocação cristã. É ordenado sacerdote a 5 de Maio de 1963 no Seminário do Fundão. Depois de toda uma vida dedicada a esta causa desempenhou várias funções na hierarquia cristã, entre as quais se destaca a de arcipreste da Covilhã, administrador da paroquia da Boidobra, capelão da Misericórdia da Covilhã e da Capela de Nossa Senhora do Ar da Serra da Estrela. Outra das suas grandes paixões era o ensino. Antes mesmo de passar por França e pela Bélgica, países onde se licenciou em Ciências da Comunicação, desempenhou funções de docente em escolas secundárias da Covilhã. Uma paixão que o faz também colaborar com a UBI. Na academia covilhanense começa por leccionar no curso de Comunicação Social e depois na licenciatura de Ciências da Comunicação, até à sua aposentação, que se deu há pouco mais de um ano.No dia 20 de Outubro de 2008, José Geraldes foi distinguido com a Medalha de Ouro, pela Câmara Municipal da Covilhã, por todos os seus serviços à comunidade.
Informação retirada do Jornal da UBI
A Junta de Freguesia do Ferro apresenta os pêsames à família enlutada.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Concurso do melhor blog chegou ao fim

Na sequência do Curso Oficinas TIC, realizado numa parceria FDTI e Junta de Freguesia do Ferro, foi proposto aos formandos a realização de um Blog, posteriormente submetido a concurso.O júri, constituído pelo Presidente da Junta, pela coordenadora do Gabinete Social, pela formadora do curso e pelos votos dos leitores deste blog, classificou os três melhores blogues da seguinte forma:

1º lugar – Sofia Macedo
http://conheceroferro.blogs.sapo.pt/
2º lugar – Diana Esteves
http://ferrotecnologico.blogs.sapo.pt/
3º lugar - Ana Tiago
http://city_ferro.blogs.sapo.pt/

Os 3 primeiros blogues foram premiados, e passarão a constar no Portal do IPJ e no Blogue da Junta de Freguesia do Ferro.

Junta de Freguesia do Ferro e FDTI entregam diplomas

“Parabéns a todos, não só por terem concluído mais uma etapa de formação mas também por terem dedicado o vosso tempo pessoal na aquisição de mais competências e informação”. Foi com estas palavras que o Presidente da Junta de Freguesia, Paulo Tourais, abriu a cerimónia de entrega dos diplomas de Oficinas TIC, Empreendedorismo – Get It, e Formações Modulares, aos 47 formandos, no dia 22 de Julho, no salão da Casa do Povo.Estas acções de formação desenvolvidas pela Junta de Freguesia em parceria com a FDTI, Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação de Castelo Branco, permitiram entregar mais 95 diplomas aos fregueses.
Na ocasião, o autarca ferrense, lembrou que “desde 2005, mais de 600 pessoas já efectuaram formação diversa e gratuita, promovida pela Junta de Freguesia. Nesta cerimónia, o Delegado Distrital da FDTI, Jaime Barata, elogiou, não só todos os formandos – destacando o facto de todos os que iniciaram as formações modulares, as terem concluído, o que confere um carácter de excepção a nível distrital, mas também a Junta de Freguesia e seus colaboradores, pelo apoio inexcedível e de qualidade que colocam à disposição das entidades formadoras para que possam desenvolver o seu trabalho com um cunho de excelência.Relembramos que a Junta de Freguesia do Ferro, tem ao serviço uma sala de formação apetrechada com todo o equipamento necessário à melhor aprendizagem dos formandos, e que a coloca permanentemente à disposição da população da freguesia. VEJA AQUI

domingo, 19 de julho de 2009

Publicação de Edital

Travessa do Rebolal, nº 28

domingo, 12 de julho de 2009

E eis que mais um ano lectivo termina.
Fica assim, encerrado um ciclo de trabalho, em que alunos, professores, encarregados de educação e Junta de Freguesia deram o seu melhor, de forma a atingir o sucesso educativo..
Agora, é chegado o momento de retemperar forças e energias… é tempo de férias.

A Junta de Freguesia, continuará a trabalhar para que os nossos alunos possam atingir resultados cada vez mais positivos, e também nesse sentido, disponibilizará aos pais e encarregados de educação, o ATL – Apoio aos Tempos Livres, espaço lúdico e de aprendizagem que cuida das crianças, fora dos períodos escolares.

Agradecemos também ao empenhado corpo docente que agora terminou as suas funções na nossa escola, toda a disponibilidade, colocada no ensino dos mais pequenos.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Obras na EM 506-1, prosseguem o seu ritmo

Solicitamos cautelas redobradas a todos os que nesta via circulamOs carros e as máquinas dividirão o espaço na estrada municipal entre a Ponte Pedrinha, o Ferro e o entroncamento com a nacional 345.
Conforme informação veiculada AQUI, tiveram início, no dia 22 de Junho, as necessárias e demoradas reposições de vedações agrícolas existentes, reconstruções de muros, bem como as desmatações dos taludes e bermas, da futura plataforma rodoviária da EM 506-1, para de seguida se proceder à movimentação de terras, rectificação do percurso com eliminação de algumas curvas, alargamento de pontes e pontões, construção de rotundas para melhor distribuição do tráfego automóvel, possibilitando assim, o alargamento da faixa de rodagem dos actuais 4,5 metros para 6 metros mais 2 de ciclovia.Estas obras foram adjudicadas à empresa José Manuel Pinheiro Madaleno e são fiscalizadas pela Divisão de Obras da Câmara Municipal da Covilhã. Hoje, quinta-feira, dia 9, os trabalhos prosseguiam o seu ritmo, havendo todavia a salientar, o facto de, mesmo perante a sinalização de existência de obras e máquinas, serem poucos os automobilistas a abrandarem a velocidade, de forma a garantir a segurança de todos os intervenientes. Contra os chamados “velhos do Restelo” estas obras desejadas por todos há muito anos, estão no terreno, aproximando-se da zona das bombas de gasolina de Peraboa e, brevemente, estarão no Ferro, causando os incómodos habituais neste tipo de obras e para os quais solicitamos a maior comprensão. Junta de Freguesia do Ferro

Alunos da EB1 “Jardim” do Ferro, visitaram a ETAR

Patrocinados pela Junta de Freguesia do Ferro, os 56 alunos da EB1 do Ferro, realizaram no passado dia 16 de Junho uma Visita de Estudo à ETAR da grande Covilhã, situada na Freguesia vizinha da Boidobra. Nesse mesmo dia e durante a manhã, estava prevista a visita à requalificada ETAR do Ferro, mas, devido a chuva intensa, não foi possível realizá-la.
Todavia e porque houve melhoria do tempo, depois do almoço, foi efectuada a visita à grande ETAR, considerada por todos, alunos e professoras, muito interessante e educativa, pois puderam observar todo o ciclo de tratamento das águas residuais desde a saída do cano de esgoto (suja e malcheirosa) até ao momento em que é devolvida ao rio Zêzere, já limpa. No próximo ano lectivo, a Junta de Freguesia do Ferro, vai desenvolver, em parceria com a Escola, um concurso inter-turmas, na área do ambiente, que consistirá na recolha de óleo usado, e cujo prémio final será uma visita de estudo ao Sea Life – Oceanário do Porto. Com estas iniciativas, a Junta de Freguesia espera contribuir para que os agora jovens alunos se tornem cidadãos responsáveis e amigos do Ambiente.
Aproveitamos esta oportunidade para agradecer ao corpo docente desta Escola e que este ano terminou as suas funções, nomeadamente às Exmas. Professoras Lídia Manteigueiro, Filomena e Ana Maria, todo o empenho, dedicação e sabedoria, colocada à disposição dos nossos alunos, que certamente os marcará positivamente no seu percurso e na construção do seu carácter de homens e mulheres.

Quatro dias depois desta visita, Sábado dia 20, a Câmara Municipal da Covilhã inaugurou a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade, que para o Presidente Carlos Pinto, “era a peça que faltava para que o concelho se tornasse exemplar em termos ambientais”.
O Presidente da Câmara da Covilhã lamentou que o Ministro do Ambiente não se tenha associado a esta obra, pois apesar do convite enviado pela autarquia não houve qualquer resposta do governante “talvez porque tenha algum peso na consciência pelo facto do Estado Central não ter contribuído com rigorosamente nada para esta obra”, acrescentou.
A ETAR da Grande Covilhã, as Etar’s do Ferro e do Monte Serrano, bem como as outras 32 estruturas e a construção de 14 fossas sépticas, representam um investimento total de 19 milhões de euros.
A infra-estrutura, instalada na freguesia da Boidobra, vai tratar diariamente cerca de 11.500 metros cúbicos de águas residuais abrangendo uma população de 75 mil habitantes.
Veja mais AQUI E AQUI

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Divulgação - Exposição

Tinturaria - Galeria de exposições

Divulgação - Exposição - Museu Arte e Cultura

Divulgação

terça-feira, 7 de julho de 2009

Divulgação: 20º Aniversário da Associação C.S.S.C.Maria

100.000 visitas

Hoje, este espaço informativo da Junta de Freguesia do Ferro, atingiu 100.000 visitas e os 1.000 post informativos.
Este facto, que nos enche de orgulho também aumenta as nossas responsabilidades.
Quando em Novembro de 2005, iniciámos a gestão da Junta de Freguesia do Ferro, sentimos necessidade de facultar o máximo de informação aos fregueses, no sentido de estes formarem melhor a sua opinião sobre os diversos assuntos da freguesia,e nesse sentido criamos este blog.
Nele, procuramos facultar a todos, informação com qualidade, para que o leitor, enquanto cidadão individual, membro de uma comunidade social ou empresarial, nos mais variados contextos, possa exercer os seus direitos e deveres de cidadão, de forma activa e consciente.
Reconhecemos as nossas limitações, ao nível dos recursos humanos com formação na área da informática, e apenas a boa vontade, nos permite manter este blog sempre numa linha informativa isenta, com linguagem acessível e compreensível à maioria dos seus leitores, apostando na informação “em cima da hora”

Por último, e de acordo com os nossos compromissos eleitorais, esperamos contribuir com este espaço on-line, para que o cidadão da nossa freguesia, possa aumentar o seu conhecimento sobre esta nova sociedade informática, sempre com a esperança de o transformar num cidadão mais activo e mais interveniente, em prol de uma vida em comunidade mais profícua.
Junta de Freguesia do Ferro

1º Encontro Distrital de Freguesias do Distrito de Castelo Branco

No passado Sábado dia 4, decorreu em Castelo Branco o primeiro encontro distrital das freguesias do Distrito de Castelo Branco, organizado pela delegação distrital da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.
A secção de abertura deste primeiro encontro, teve a presença de Presidente do Conselho Directivo da ANAFRE, do Presidente da Câmara de Castelo Branco e dos deputados à Assembleia da Républica, Ribeiro Cristóvão e Hortense Martins, bem como o Coordenador da Delegação Distrital da Anafre, Jorge Neves.
Nele, foram abordados diversos temas como, “Perspectivas futuras das Freguesias”, “Freguesia Autarquia de Proximidade”, bem como foram analisadas diversas questões técnicas como “Obrigações Contabilísticas e Fiscais”, “Recursos Humanos”, “Contratação pública – Plataforma de compras públicas electrónicas”, sendo ainda abordadas “Questões práticas acerca do Licenciamento de utilizações de Recursos Hidricos”.
Durante a tarde, foram diversas as intervenções levadas a cabo pelos participantes, pois são diversas as preocupações dos autarcas locais e no final ficou a sentimento de que este 1º encontro distrital de freguesias, foi importante "para que os autarcas estejam melhor preparados, no sentido de dar resposta às solicitações dos munícipes uma vez que em muito casos são as juntas de freguesia as entidades que se encontram mais próxima dos cidadãos".
A Junta de Freguesia do Ferro, que faz parte do Conselho Directivo da Delegação de castelo Branco, esteve presente e o seu presidente efectuou uma intervenção denominada “Juntas de Freguesia – governo de proximidade ao serviço do cidadão, ou autoridade administrativa em vias de extinção?”
Leia mais AQUI, AQUI ou AQUI

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A floresta precisa de ti!

Programa Voluntariado Jovem para as florestas.
A Direcção Regional do Centro do IPJ, seleccionou para a 1ª quinzena de Julho, os seguintes jovens:
Carlos Alberto Verso
Hugo Alberto Afonso Moreira
Ricardo Miguel Forte Alves
Estes encontram-se na Freguesia a desenvolver diversas acções, tendentes à salvaguarda do património florestal, integrados na Junta de Freguesia.
Para eles o nosso "bem haja".

Divulgação

domingo, 5 de julho de 2009

Alterações à Lei da Água, ou lei dos poços, como ficou conhecida

O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, publicou no Diário da República em 2 de Julho, o Despacho 14872 de 2009, que vem alterar a obrigatoriedade do registo das captações de água na Administração da Região Hidrográfica do Tejo, no caso da Freguesia do Ferro.

Quem tem actualmente de declarar os poços e furos?
Todos os que tiverem motores de extracção superiores a cinco cavalos e todos os que quiserem fazer novas captações.
No caso destes últimos, apenas precisarão de autorização aqueles que usarem motores potentes, enquanto os restantes se limitarão a ter de informar sobre a sua intenção.
Onde o devem fazer?
Nas administrações de região hidrográfica que se encontram junto das cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional existentes no país.
Estão a ser estabelecidos protocolos com as associações de agricultores e juntas de freguesia (a Junta de Freguesia do Ferro, continuará a apoiar todos os cidadãos que o desejem e aguarda a entrada em vigor do protocolo entretanto assinado com a ARHTejo) para informar e apoiar os utilizadores. Também pode ser feito na Net.
Quanto custa?
Quem extrair mais de 16.600 metros cúbicos por ano (caso das grandes explorações agrícolas) terá de pagar dez euros anuais, subindo este valor proporcionalmente ao volume de água captado.
O que é exigido?
O formulário a preencher exige algumas informações que se poderão revelar difíceis de obter, sobretudo no que diz respeito às características da captação, mas o ministro diz que este já foi simplificado e adianta que todas as empresas que hoje fazem furos sabem dar esses detalhes. Pede-se o registo de propriedade, a localização do furo, a sua caracterização e os fins a que se destina.
Leia mais AQUI E AQUI

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Inscreve-te e passa uma férias divertidas

Novamente e face ao sucesso alcançado com as iniciativas realizadas durante as férias de Natal e da Páscoa, a Junta de Freguesia do Ferro vai promover mais uma edição de Férias Desportivas.
Esta iniciativa irá decorrer de 6 de Julho a 28 de Agosto, e engloba diversas actividades culturais e desportivas, num programa especialmente preparado para proporcionar umas férias repletas de animação, desporto e muita aventura a todas as crianças e jovens do Concelho da Covilhã, entre os 6 e os 17 anos de idade.
Entre as actividades previstas, destaca-se a natação, equitação, desportos colectivos e de combate, jogos desportivos, entre muitas outras.
As inscrições (10€/participante + 2,5€ para seguro de acidentes pessoais) deverão ser efectuadas na Junta de Freguesia do Ferro, entre as 9h e as 18h, estando limitadas ao máximo de 20 participantes por quinzena.
As actividades iniciam-se às 9h e terminam às 17h.
Facultar aos mais jovens a possibilidade de ocupar parte das suas férias em actividades desportivas, num espírito de convívio e de promoção de hábitos de vida saudáveis, é o principal objectivo desta iniciativa.

21ª Covifeira - Feira das Actividades Económicas da Civilhã

Free Hit Counters
Free Hit Counter