Feira Agrícola Feira da Cereja 2008, foi um êxito e o Ferro e as suas gentes estão de Parabéns!
Na passada sexta-feira abriu ao público mais uma edição da Feira Agrícola/Feira da Cereja, evento que, nos últimos três anos se tem vindo a afirmar como o maior do género no concelho da Covilhã.
A inauguração oficial ocorreu, Sábado, e foi efectuada pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto o qual foi acompanhado pelo executivo da Junta de Freguesia, que percorreram demoradamente os diversos stands, cumprimentando e trocando impressões com os cerca de 60 expositores, ali presentes.
Esta feira agrícola, é “uma mostra diversificada e que revela bem a dinâmica e as potencialidades que o Ferro tem” refere Paulo Tourais, Presidente da Junta.
Este ano a Junta de Freguesia, que contou com o apoio da Câmara e de diversas empresas regionais e nacionais – Riberalves, SA, Frulact, SA, Coviserra, Lda, Crédito Agrícola, Alberto Carvalho e Filhos, SA, AFGold, Sagres e Pinto e Filho, Lda e, organizou um certame diversificado, atractivo e ao gosto dos milhares de pessoas que ali se deslocaram.
Este evento, ponto de encontro de agricultores, comerciantes, visitantes e compradores que apreciam os bons produtos do campo, foi também espaço de negócio onde os agricultores e expositores puderam mostrar aos visitantes aquilo de bom sabem fazer.
Já conhecida como uma feira que dá um forte apoio à cultura popular, (vários ranchos folclóricos, grupos de bombos, e de cantares e concertinas por ali actuaram) contou este ano com um espectáculo internacional, que animou a gélida e chuvosa noite de Sábado.
Um consagrado grupo espanhol de Flamengo e Danças Sevilhanas, trouxe até ao Ferro as sonoridades da nossa vizinha Espanha, que assim se associou à festa brava que durante a tarde teve lugar - a garraiada popular.
Nesta feira teve espaço também o mundo animal.
A
garraiada, que mais uma vez atraiu muitas pessoas, é já um espectáculo indissociável deste evento, tendo criado inúmeros aficionados destas lides.
No Domingo dia 1,
Dia Mundial da Criança, realizou-se o
2º Passeio Equestre, no qual cavaleiros e suas montadas oriundos de várias zonas da região, percorreram a Serra do Ferro, de onde se avistam as lindas paisagens da Serra de Estrela e do fértil Vale da Cova da Beira, que fizeram as delicias de todos os participantes.
Mas a rainha da Feira foi sem dúvida a Cereja, o chamado “ouro vermelho” e que a Junta de Freguesia tem vindo de há três anos a esta parte a divulgar de forma sustentada e forte, valorizando junto dos consumidores a excelência do produto, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia local. No âmbito destas acções de valorização, destacam-se, entre outras, a entrega de couvetes de cereja, ao Sr. Presidente da República Aníbal Cavaco Silva e sua comitiva em 2007, e este ano, a realizada junto dos quase 400 participantes na Marcha pelo Coração, organizada pelo Centro de Saúde da Covilhã e pelo Núcleo da Covilhã da Cruz Vermelha Portuguesa, que permitiu não só divulgar o produto e a Feira, como também que os participantes repusessem as energias dispendidas.
Os produtores locais, venderam e divulgaram este tão simpático e saboroso fruto, que faz com que a freguesia do Ferro, seja a terceira maior freguesia do Distrito a produzi-lo, e puderam também participar no 2º Concurso da Melhor Cereja, cujo Júri de Selecção composto por um leque de 9 personalidades presidido por Paulo Tourais, que numa prova cega puderam apreciar dois parâmetros – o aspecto e o sabor, tendo o primeiro prémio sido atribuído a Sandrina Melfe da Quinta do Limite e o segundo prémio a Rogério Martins do Ferro. No Domingo e último dia de feira, houve diversas actividades alusivas ao Dia Mundial da Criança, tais como passeios a cavalo, show de dança, etc., pelo que se pode dizer que foi um dia inesquecível para as muitas crianças ali presentes.
Para o Presidente da Junta, esta foi mais uma feira de sucesso, que se destaca no panorama regional, pois atrai, não só muitos visitantes, como deixa satisfeitos a maior parte dos produtores e expositores, o que é expresso pelos “mais de 50% dos participantes, já demonstraram a intenção de voltar para o ano que vem, o que é demonstrativo da qualidade deste evento”, refere.