No passado dia 13 de Fevereiro, a Junta de Freguesia do Ferro, procedeu à entrega de 174 diplomas às pessoas que concluíram algumas das diferentes acções de formação que ao longo do ano se efectuaram.
Num Salão da Casa do Povo, repleto de gente, o Presidente da Junta de Freguesia Enfº Paulo Tourais, deu inicio à cerimónia cerca das 21H20, que contou com a presença da Câmara Municipal da Covilhã, representada pelo seu Vereador das Freguesias Sr. Engº Victor Marques, do CILAN – Centro de Formação Profissional para a Indústria de Lanifícios, representado pela Eng Carla Diniz, e da FDTI – Fundação para a Divulgação das
Tecnologias de Informação, representada pelo seu delegado distrital Sr Jaime Barata.
Esta cerimónia, referiu Paulo Tourais, “pretende ser um momento simbólico de reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos os formandos que, com algum sacrifício pessoal, decidiram que não é tarde para aprender e investir em si próprios. A Junta de Freguesia, por entender que a formação é fulcral para o desenvolvimento das populações, conta manter o investimento nesta área, proporcionando à população novas ofertas durante este ano, de forma a facultar o acesso de todos a formação diversificada e que favoreça a sua integração no mercado de trabalho”.
O Presidente Paulo Tourais, agradeceu e reconheceu o empenho com que estas entidades entre outras, têm vindo a desenvolver parcerias com a Junta de Freguesia do Ferro, por forma a oferecer à população do Ferro e de outras localidades vizinhas, formação diversa com vista a facultar a todos a possibilidade de investir na melhoria das suas qualificações escolares bem como dos seus conhecimentos.
Múltiplas acções desde 2006, em diferentes áreas, possibilitaram já a cerca de 500 pessoas efectuar formação gratuita.
Em 2007, efectuou-se a seguinte formação:
FDTI - Fundação para a Divulgação das
Tecnologias da Informação:
Tecnologias Básicas da Informação - abrangeu mais de 175 pessoas.
Geração Millennium, (edição de imagens e criação de websites) 47 crianças e jovens.
CILAN - Centro de Formação Profissional para a Indústria de Lanifícios:
Higiene e Segurança no Trabalho
Técnicas Básicas de Socorrismo - 24 formandos
1º Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – RVCC, para o 9º ano de escolaridade, 60 pessoas.
2º Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – RVCC, para o 9º ano de
escolaridade, 15 pessoas
3º Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – RVCC, para o 12º ano de escolaridade, 58 pessoas
Centro de Formação de Castelo Branco
1º Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais – RVCC-PRO, 19 pessoas
O Presidente da Junta durante o seu discurso, endereçou uma palavra de reconhecimento e estimulo a todos os homens e mulheres, jovens e menos jovens, ali presentes, pois só quem lida e contacta com as pessoas que realizam estas formações, a maior parte delas em horário pós-laboral, consegue perceber o esforço e a importância que momentos simbólicos como este, de entrega de diplomas, representa na vida de cada pessoa, adulto ou jovem.
Contra o conformismo, todos decidiram, um dia, melhorar as suas qualificações e conhecimentos, seja para dessa forma obter melhores oportunidades de emprego, dar continuidade aos estudos, ou simplesmente obter ganhos imediatos ao nível da auto-estima e satisfação pessoal.
Todas as entidades presentes, fizeram questão de colaborar na distribuição dos diplomas.
Antes do inicio formal da cerimónia a Junta de
Freguesia do Ferro e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, assinaram um protocolo de cedência definitiva de 4 computadores, com os quais passará a ser possível aumentar o Posto Público de Internet, protocolado com a Câmara Municipal da Covilhã a qual cedeu o equipamento inicial, sedeado na Junta o qual é já manifestamente insuficiente, face à elevada procura que este posto apresenta, por parte da população.
Disponibilizar equipamentos informáticos aos jovens que frequentam o ATL da Freguesia é outro dos objectivos.