Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

RECOLHA DE BRINQUEDOS

Um brinquedo em troca de um sorriso
Solidariedade pelas crianças carenciadas do Concelho da Covilhã
«Brinquedos novos ou usados, mas sempre embrulhados». É este o apelo lançado pelo Centro Popular Pinhos Mansos, com sede no Tortosendo, à população de todo o concelho da Covilhã, para se dar brilho ao Natal de crianças carenciadas.
As ofertas podem ser feitas até 20 de Dezembro, todos os dias, entre as 9 horas e as 17h30, na sede da Junta de Freguesia do Ferro, que se encontra a colaborar nesta campanha.
Segundo Marco Nunes, presidente da direcção do Centro Popular Pinhos Mansos, a iniciativa tem como objectivo permitir que “o maior número possível de crianças tenha uma prenda para desembrulhar na noite de Natal”, uma vez que “há muito lares em que o dinheiro mal chega para as despesas essenciais”.

"Os brinquedos usados devem estar em bom estado", realça Marco Nunes, acrescentando que nos presentes oferecidos deve ser indicado se a prenda é para menino ou menina e qual a idade a que se destina.
A recolha será depois feita pela direcção da colectividade, Cruz Vermelha e Câmara da Covilhã.
Depois, a partir de dia 20, cabe à Cruz Vermelha distribuir todos os brinquedos pelas famílias mais carenciadas do concelho.
O núcleo da Covilhã vai trabalhar em parceria com outras entidades, como juntas de freguesia, "que conhecem a realidade, de forma a reunir todas a informações", explica Miguel Castelo Branco, responsável pela Cruz Vermelha local
"Sabemos que não vamos resolver problemas sociais e económicos, mas o objectivo é contribuir com um sorriso para o Natal de cada criança", conclui Marco Nunes.
A campanha de angariação de brinquedos é feita em parceria com a delegação da Cruz Vermelha da Covilhã.

Domingo cerca das 19H00, a Estrada Municipal 506-1 junto ao cemitério, fez mais uma vítima grave, o nosso conterrâneo Forte, despistou-se quando seguia na sua motorizada. Prontamente assistido pelo INEM, que prestou assistência fundamental para a manutenção da vida – Reanimação cardio-respiratória, foi encaminhado para o Hospital Pêro da Covilhã, onde se encontra internado.
A Junta de Freguesia deseja as melhoras do cidadão e alerta os condutores para o perigo que se encontra na mesma estrada, junto ao entroncamento para as Quintas de Madeira, e solicita aos condutores o máximo de precaução quando se desloquem nesta via.
Seja prudente!

sábado, 25 de novembro de 2006

“Olival é aposta estratégica”

Subcomissão de Agricultura defende reforço do sector na Beira Interior.
O Regadio da Cova da Beira deve ser aproveitado para reforçar a plantação de olival na Beira Interior, defendeu o deputado Miguel Ginestal, que recebeu a Confraria do Azeite da Cova da Beira em audiência parlamentar
Leia mais AQUI

Orçamento de Estado para 2007

ANAFRE reafirma que freguesias mantêm «patamar de indignidade»

O presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Armando Vieira, reafirmou hoje que a verba para as freguesias inscrita no Orçamento de Estado (OE) para 2007 faz com que estas continuem a funcionar num «insustentável patamar de indignidade»

Saiba mais, clicando aqui

Natal

Com a aproximação do Natal, surge a necessidade de partilhar com os menos afortunados um pouco do espírito da época e minorar, ainda que pontualmente, as dificuldades e carências que enfrentam.
A Junta de Freguesia e a Câmara Municipal da Covilhã, irão proceder à atribuição de cabazes de Natal a algumas famílias.

Contamos consigo para saber quem são essas famílias.
Contacte-nos através do telefone, de mail jf-ferro@sapo.pt ou pessoalmente.
Seja solidário!

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

RIO ZEZERE

Era este, o estado do Rio Zezere, ás 16H00.


SITUAÇÃO METEOROLÓGICA ADVERSA





SITUAÇÃO METEOROLÓGICA ADVERSA - CHUVA E VENTO FORTES
Portugal, de acordo com o Instituto de Meteorologia, ao longo desta 6ª feira, 24, Portugal Continental sofreu a influência de uma depressão, com chuva forte, em especial nas regiões do Norte e Centro.
O período mais intenso foi entre as 12 e as 18 horas.

Este quadro de instabilidade deverá atenuar-se para Sábado e
Domingo, devendo sofrer novo agravamento para 27/28 de Novembro.
Cada cidadão deve também tomar uma atitude pró-activa, nomeadamente assegurando a desobstrução dos sistema de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.
Também a Freguesia do Ferro foi assolada por forte temporal, com ventos fortes e queda intensa de precipitação. A Junta de Freguesia, reportou a situação ao gabinete de protecção civil da Câmara Municipal da Covilhã, que imediatamente activou os seus dispositivos, enviando para a Freguesia recursos humanos e materiais. Câmara Municipal e Junta de Freguesia, concertadamente acorreram ás situações mais criticas, nomeadamente as ocorridas na EM 501-1 – Ponte Pedrinha – Ferro.
As imagens falam por sí!

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Controle da água para consumo humano

Clique na imagem para aumentar

INFORMAÇÃO

Saiba mais clicando AQUI

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Solicitamos aos fregueses, que nos façam chegar via mail jf-ferro@sapo.pt as comunicações de avaria na iluminação pública - lampadas fundidas, etc.
A participação civica é um direito e uma obrigação.
A Freguesia do Ferro agradece!

REPARAÇÃO DE CAMINHOS RURAIS

A Junta de Freguesia do Ferro, com o apoio da Câmara Municipal, tem nos últimos tempos levado a cabo diversas acções de reparação de caminhos públicos.
Tem desenvolvido especial acção nos caminhos onde os estragos derivados do mau tempo que no último mês assolou a nossa zona, se fizeram sentir com especial incidência.
Das acções levadas a cabo destacamos:
Caminho do Bico Alto
Caminho do Azevo
Caminho do Rebolal
Caminho do Desbucho
Caminho do Poço Frio
Caminho do Freixo
Caminho da Charneca
Caminho do Rio
Caminho paralelo à A23
E diversos outros caminhos.
Mais intervenções estão programadas, mas o mau tempo continua, o que tem impedido o desenvolvimento dos trabalhos de abertura de valetas e regularização do pavimento, com colocação nalgumas zonas de toutvenant e manilhas. Pedimos compreensão para os fergueses, que continuam a ter de passar por caminhos com menos condições, mas assim que possivel iremos intervir.

PREVISÃO DE TEMPORAL

Desde o Verão passado que a Junta de Freguesia do Ferro com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, tem procedido à desmatação de bermas e taludes e à limpeza e desobstrução dos sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, procedendo à remoção de folhas caídas das árvores, areias e pedras que ali se tinham depositado.
No entanto este esforço da Junta é manifestamente insuficiente, se cada cidadão não tomar uma atitude pró-activa, nomeadamente assegurando a desobstrução dos sistema de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações, e sempre que possivel encaminhando as águas pluviais que escorrem livremente pelas estradas de macadame, para a respectiva valeta.
O temporal que se prevê para as as próximas horas e até ao final da manhã de amanhã dia 16, é de vento forte no Litoral e muito forte com rajadas até 120km/h, nas terras altas.

A chuva será forte (podendo atingir os 20mm/1h) em todo o território sendo mais intensa no final da tarde na região Sul. Possibilidade de ocorrência de trovoadas.
Amanhã dia 16 de Novembro, possibilidade de queda de neve na Serra da Estrela (acima dos 1500 metros).
Prevê-se ainda que a temperatura máxima irá ser registada no início do dia.

COLABORE, a protecção começa em si e na sua casa.
A força da água pode ser destruidora...
Se necessitar de ajuda ligue - 112, ou Junta de Freguesia do Ferro 275341255
PREVENIR, PLANEAR, SOCORRER!


segunda-feira, 13 de novembro de 2006

FEIRA DA CASTANHA 2006

Decorreu no passado dia 12 de Novembro, na Vila do Ferro, mais uma tradicional Feira da Castanha
Este evento, marcadamente agrícola, decorreu no Pavilhão Desportivo da Vila, tendo trazido até si largas centenas de visitantes que puderam adquirir aos produtores locais, a Castanha “Longal” e os bons produtos hortícolas que nesta Freguesia se produzem.
Os cerca de 30 expositores deram por bem empregue o seu tempo, tendo efectuado boas vendas e prometendo a sua presença no próximo ano.
Os visitantes não saíram defraudados nas suas expectativas, pois além de muitos expositores agrícolas, puderam observar artesanato, cestaria, roupas, calçado, bijutaria, charcutaria e os expositores institucionais, como as diversas Associações do Ferro, desde o Sagrado Coração de Maria, Escuteiros e Associações de Pais das Escolas Básicas da Vila.
A Junta de Freguesia, promotora deste evento, aproveitou a oportunidade para divulgar os novos Cursos de Formação para activos, Reconhecimento Validação e Certificação de Competências e Almoço/Convívio de Natal.
Perante a desconfiança inicial quanto à mudança de local desta Feira de Inverno, todos foram unânimes em afirmar que este local era o melhor para se promover um evento deste género, não só devidos ás condições de higiene e circulação, mas também ao facto de qualquer que seja o estado do tempo, nunca os esforços financeiros, humanos e matérias serão em vão, pois no Pavilhão as condições de conforto são outras.
Este evento, atingiu na plenitude os seus objectivos, pois promoveu bastante negócio, convívio e amizade entre as pessoas.
Para o ano, contamos promover ainda mais este evento. Agradecimentos:
Aos produtores locais
Aos expositores em geral,
À Associação Sagrado Coração de Maria do Ferro
Ao Rancho Folclórico “Os Camponeses do Ferro”
Ao Agrupamento de Escuteiros
Aos funcionários da Junta de Freguesia do Ferro



sexta-feira, 10 de novembro de 2006

FEIRA DA CASTANHA 2006

A Junta de Freguesia do Ferro promove mais uma edição da Feira da Castanha, , no próximo dia 12 de Novembro, mantendo e renovando uma tradição existente na Freguesia.

Domingo das 8h às 18h poderá comprar tudo o que de bom pela freguesia se produz: batatas, frutas, legumes, pão, mel, doce, queijo e, claro, castanhas!
Poderá adquirir ainda outros produtos, como chapéus, roupas, escadas, etc, etc.
A Vila do Ferro e as suas gentes convidam-no a vir com a família ao Ferro, ao Pavilhão Desportivo da Associação Sagrado Coração de Maria, visitar esta feira e assistir às actuações dos Grupos de Cantares, que irão animar este evento.
No final será efectuado o tradicional magusto comunitário, onde poderá saborear a castanha e a jeropiga caseira.
Por isso, já sabe, dia 12 de Novembro a animação e diversão está na Vila do Ferro!

Encontram-se abertas na sede da Junta de Freguesia as inscrições para novos Cursos de Formação, destinados a activos e que são:
  • INFORMÁTICA
  • ATENDIMENTO E RECEPÇÃO
  • COMUNICAÇÃO, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
  • TÉCNICAS BÁSICAS DE SOCORRISMO

    Horário: Pós-laboral (das 19h30m às 22h30m)
    Duração: 30 horas
    Local: Junta de Freguesia do Ferro

    INSCREVA-SE NO GABINETE DE APOIO SOCIAL DA JUNTA DE FREGUESIA
  • Saiba mais: 275 341 255 ou jf-ferro@sapo.pt

terça-feira, 7 de novembro de 2006

IMPRENSA REGIONAL

A Junta de Freguesia do Ferro, consciente da necessidade de troca de informação entre o HIDRa e os agricultores, lançou o desafio, aos Engºs João Afonso e Luis Frexes, responsáveis do Plano de Regadio da Cova da Beira, para se efectuar na Freguesia do Ferro uma reúnião onde estes assuntos pudessem ser analisados.
Pela primeira vez e numa iniciativa inédita, foi efectuada uma reúnião com os beneficiários do Regadio da Cova da Beira, concretamente com os agricultores do Bloco do Ferro que foi extensivel aos agicultores de Peraboa, a quem por intermédio da Junta de Freguesia foi efectuado o convite.
Esta reúnião foi tida por todos como um sucesso, pelo que os responsáveis do regadio pensam efectuar outra similar, com os beneficiários do bloco do Fundão.
Posteriormente, a Junta de Freguesia reúniu-se no dia 7 com os agricultores do Ferro e dia 8 com os agricultores do Monte Serrano, para prestar esclarecimentos individualizados.
Veja o que se escreveu na imprensa regional.

Gazeta do Interior

O Interior

Jornal On-line Urbi et Orbi

Caminhos Magazine

Diário XXI

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

APROVEITAMENTO HIDROAGRÍCOLA DA COVA DA BEIRA

Dá-se conhecimento aos interessados que se encontra afixado nos locais do costume, o seguinte edital.
Mais se solicita informe os proprietários seus conhecidos do conteúdo deste edital
Obrigado
JFFerro
EDITAL
APROVEITAMENTO HIDROAGRÍCOLA DA COVA DA BEIRA

Projecto das Redes de Rega do Bloco da Covilhã
Sub-blocos de Ferro e Peraboa

José António de Sousa Canha, Engenheiro Agrónomo, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica, faz saber que está concluído o Projecto de Execução do Regadio da Cova da Beira, referente à área a beneficiar nas freguesias de Ferro e Peraboa.
Informam-se os futuros beneficiários que as Cartas com a delimitação da área a beneficiar pelo Regadio, com o traçado da rede de rega e a localização das tomadas de água, se encontram, para consulta, na sede da Equipa do Projecto da Cova da Beira, no Fundão, situada na Rua de Haapsalu (Edificio da Associação dos Beneficiários e dos Serviços locais da Direcção Regional de Agricultura, por trás do Palácio da Justiça), de 6 a 15 de Novembro do corrente ano, dentro do horário normal de expediente (das 9h00 às 12h30 e das 14h00 ás 17h00).
Eventuais propostas de alteração ao traçado da rede de rega e à localização das tomadas de água poderão ser apresentadas no local e período referidos. As rectificações solicitadas em data posterior não poderão ser atendidas.
Lisboa, 20 de Outubro de 2006


Freguesia do Ferro

RUA DO ESPÍRITO SANTO, 34
TELEF. 275 341255
FAX 275 341 253
6200-571 FERRO
presidente-jfferro@sapo.pt
http://www.freguesiadoferro.blogspot.com/

EDITAL


REÚNIÃO ORDINÁRIA DA JUNTA DE FREGUESIA DO FERRO – 08/11/06


Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais, Presidente da Junta de Freguesia do Ferro, torna público que esta Junta de Freguesia fará a Reunião Ordinária de Novembro na Escola do Monte Serrano das 20H00 às 22H00, do próximo dia 8 de Novembro de 2006.
Para mais informações deverão os interessados consultar os Serviços Administrativos da Junta.


Junta de Freguesia do Ferro, 3 de Novembro de 2006
O Presidente da Junta

(Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais, Enfº)

Inventário Florestal Nacional

A seguir transcrevemos o Edital recebido na Junta de Freguesia e que irá ser afixado nos locais do costume:

Placard da Junta de Freguesia
Placard Junto à Escola do Alpendre.
Placard Monte Serrano


MINISTÉRIO DAAGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS FLORESTAS
DIRECÇÃO GERAL DOS RECURSOS FLORESTAIS
EDITAL
INVENTÁRIO FLORESTAL NACIONAL
RECOLHA DE DADOS DE CAMPO

Os incêndios dos últimos anos têm levado a uma desactualização da informação sobre as florestas nacionais, que urge corrigir. A avaliação do património florestal do país é fundamental para a sua correcta gestão e necessita de informação só possível com recolha de elementos de campo.
Assim, para a actualização dos dados será necessário efectuar, na área florestal do Concelho. uma recolha no campo em que irão ser medidos, em pontos previamente determinados, a altura e diâmetro das árvores das diferentes espécies florestais e ainda aspectos ligados ao estado sanitário dos povoamentos e ao tipo de matos existente.
Para este efeito, vão ser constituídas Equipas de técnicos florestais, devidamente identificadas e credenciadas pela DGRF.
Estes trabalhos, decorrerão durante os meses de Outubro e Novembro, e não provocarão quaisquer danos no arvoredo que será objecto das medições a efectuar e servirão apenas os objectivos atrás mencionados, não tendo quaisquer efeitos fiscais, ou outros. Está ainda garantida a confidencialidade da informação recolhida.
Em face dos objectivos que se pretendem atingir, a Direcção Geral dos Recursos Florestais pede a colaboração e compreensão dos Senhores proprietárias florestais, facilitando o acesso e a presença destas equipas, nas suas propriedades.
Direcção Geral dos Recursos Florestais
Em 02 de Outubro de 2006
O Director Geral
Francisco Castro Rego

domingo, 5 de novembro de 2006

REGADIO - BLOCO DO FERRO

A Junta de Freguesia do Ferro, consciente da necessidade de promover a informação junto da população, levou a cabo no passado dia 5 de Novembro, no Salão Carlos Pinto da Casa do Povo do Ferro um workshop subordinado ao tema: Regadio da Cova da Beira que perspectivas?
A mesa deste workshop, foi presidida pelo Presidente da Junta de Freguesia Enfº Paulo Tourais e teve como palestrantes o IDRHa - Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica, representado pelos, Eng.º João Afonso – Chefe de projecto do regadio da Cova da Beira, Eng.º Luís Frexes – Técnico de projecto e o Presidente da Associação de Beneficiários da Cova da Beira, Sr. António Gomes..
Estiveram em exposição para consulta popular os projectos do regadio e, de seguida foi explicado aos presentes o que é o Regadio da Cova da Beira, por onde passa e que mudança estruturante traz para a agricultura regional.
Esta obra de engenharia é relevante e tem um forte impacto nas suas zonas de influência; 57 Km de canal e áreas regáveis de 12.000 hectares, sendo o Bloco do Ferro, constituído por 700 hectares.
Este evento, muito participado, foi um espaço privilegiado de troca de informação e esclarecimentos pelos agricultores do Bloco do Ferro e de Peraboa.
Foram analisadas as suas implicações na agricultura e ao mesmo tempo foi dada a possibilidade aos agricultores cujas terras são abrangidas por este sistema, de se pronunciarem sobre aspectos técnicos e práticos.
Para Paulo Tourais, o regadio da Cova da Beira, peca por ser tardio, e manifestou o seu descontentamento pela falta de orçamento para a instalação dos sistemas de rega, que irão possibilitar a rega de todo o Bloco do Ferro, mudando a tradicional agricultura de sequeiro para regadio.
Isto implica fortes mudanças na forma de cultivar, tendo mesmo os agricultores que reconverter as culturas a produzir.” Relembrou que “a Cova da Beira devido à sua localização central estratégica tem condições únicas de ser o grande produtor de hortícolas, não só de Portugal, mas também de grandes zonas de Espanha que é líder de mercado, mas em culturas de sequeiro”.
Vou promover o debate entre produtores e distribuidores/consumidores tendo já dirigido o convite à Cooperativa Cova da Beira e à Frulact, que conjuntamente com os produtores irão analisar e debater os novos desafios agrícolas que o futuro próximo nos reserva.”
Estes eventos integram-se na estratégia da Junta de Freguesia do Ferro contribuir para a manutenção da Freguesia como líder na produção de hortícolas, já que esta freguesia sempre foi reconhecida como a abastecedora das praças e mercados da região.
O Presidente da Junta de Freguesia estará na sede da Junta dia 7 das 20 às 22h e dia 8 será efectuada na Escola do Monte Serrano, a Reúnião Ordinária da Junta também das 20h às 22h para prestar esclarecimentos adicionais e ajuda aos agricultores que ali se desloquem.

sexta-feira, 3 de novembro de 2006

POSTAIS DE NATAL

Compre os seus postais de natal no Posto de Correios da Junta de Freguesia e ajude a UNICEF

Já se encontram à venda, os postais de natal da UNICEF. Ao comprar estes postais para desejar boas festas aos que lhe são queridos, está a ajudar crianças no mundo inteiro.
Seja solidário.

Em alternativa poderá enviar um dos doze bilhetes-postais alusivos à Freguesia do Ferro, que também estão disponíveis para venda.
Passe por cá, faça-nos uma visita!

BENEFICIO FISCAL AO GASOLEO AGRICOLA

GASÓLEO VERDE
Campanha relativa ao ano de 2007
Sr. Agricultor
até 17 de Novembro, está aberta a inscrição para a atribuição do beneficio fiscal ao gasóleo agrícola.

Dirija-se a sua zona agrária, levando consigo:

se for reinscrição
--documentos relativos ás maquinas.
--bilhete de identidade
--cartão de contribuinte.

se for 1ª inscrição
Fotocopia do bilhete de identidade .
Fotocopia do cartão de contribuinte
Fotocopia da documentação das maquinas
Certidão emitida pela segurança social
Certidão emitida pela repartição de finanças atestando a regularização da situação contributiva e tributaria.
Deve-se fazer acompanhar das cadernetas prediais ou parcelário

deve saber indicar:
área total de exploração.
áreas de culturas de sequeiro
áreas de cultura de regadio

NÃO GUARDE A SUA INSCRIÇÃO PARA O ULTIMO DIA !

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Esclarecimento sobre REGADIO

CONVITE A TODA A POPULAÇÃO

A Junta de Freguesia do Ferro promove no próximo Domingo, dia 5 de Novembro, às 15h, no Salão Carlos Pinto da Casa do Povo do Ferro, uma sessão de esclarecimento sobre o Regadio - Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira - Bloco da Covilhã (Ferro e Peraboa), levada a cabo pelo IDRHa - Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica, na qual estarão presentes os responsáveis deste Organismo, Eng.° João Afonso e Eng.° Luís Frexes.
Esta reunião destina-se a informar e debater com todos os agricultores interessados, as novas potencialidades agrícolas derivadas deste Bloco de Regadio, nomeadamente novas culturas, novos métodos de cultivo e aspectos relacionados com a implementação deste projecto no terreno. Na mesma estará exposto o projecto de engenharia do Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira.
A Junta de Freguesia do Ferro, convida-o desde já a estar presente e a ajudar-nos, divulgando a todos os seus conhecidos, potenciais interessados a estar presente e a esclarecer todas as dúvidas e aspectos relacionados com esta importantíssima obra agrícola levada a cabo na nossa freguesia.

Free Hit Counters
Free Hit Counter