Tudo sobre Haute Couture

postado por Gih Gavazzi
por Gih Gavazzi

 Se você é daquelas que sempre vê os desfiles, as fotos das famosas no tapete vermelho, se encanta com cada peça maravilhosa e sabe que é de alguma grande maison, mas não tem ideia do que o Haute Couture realmente significa.. vem comigo que eu vou te contar!


Alta-Costura é a moda feita a mão, exclusiva e sob encomenda. Com materiais de altíssima qualidade que passam por processos de avaliação antes de serem aprovados, assim como os tecidos.
A Chambre Syndicale de la Haute Couture é quem dita as regras do que é ou não alta-costura, a Federação Francesa de Moda é composta por três associações comerciais separadas:

A Chambre Syndicale de la Haute Couture: sindicato da Haute Couture
Chambre Syndicale de la Mode Masculino: sindicato da moda masculina (Prêt-à-Porter)
Chambre Syndicale du Prêt-à-Porter des costureiros et des Créateurs de Mode: sindicato de (mulheres) Prêt-à-Porter de estilistas e designers de moda

O termo é legalmente protegido por lei, além de ser controlado e não permitido o uso em grifes que não fazem parte do grupo anualmente selecionado, ou seja: apenas as maisons que receberam essa designação pelo ministro da indústria da França é que podem usar o termo Haute Couture.
E não só isso, as maisons tem que seguir algumas regras como: ter um ateliê em Paris, staff em tempo integral de 20 funcionários no mínimo, um grande salão, um contramestre, uma assistente do contramestre, apresentar as coleções com desfiles duas vezes por ano, com no mínimo de 35 looks para o dia e para a noite em cada desfile, fazer peças sob encomenda para o público consumidor da alta-costura com ao menos uma prova de roupa, e ainda ser membro aderente da Chambre Syndicale de la Haute Couture.


Para vocês terem noção, algumas peças chegam a 1000 horas de trabalho feito a mão,  a confecção de uma única peça pode levar semanas, uma verdadeira obra de arte.
Mas engana-se quem pensa que a Alta-Costura trás lucro, é um segmento com pouco mais de quatro mil consumidoras no mundo todo apenas.
 .
Mas então porque manter o Haute Couture? É através dele que os estilistas se posicionam e mostram suas maiores habilidades, técnicas de trabalho e criativas. Eles tem um budget enorme ao seu dispor pois esse trabalho retorna como marketing para as maisons. Transformando esse universo de sonhos e inspirações em desejo para o consumidor.
.
 Ou seja: você não tem 90 mil para comprar um vestido, mas tem dinheiro para comprar o perfume da Chanel, ou cosméticos da Dior, quem sabe um sapato Valentino? Cada uma tem seu próprio perfume e linha de cosméticos e acessórios, além das peças prêt-à-porter. E é ai que as marcas lucram.


Mas a Alta-Costura é necessária para o mundo da moda em si, hoje as marcas de ready to wear não dedicam mais às passarelas coleções super conceituais como acontecia, os clientes querem comprar amanhã o look conforme foi apresentado na passarela, não sobrando tempo e espaço para apresentar um conceito que será diferente do que é vendido. E ai entra a Alta-Costura onde a criação elaborada pelo estilista na passarela vai sofrer alterações para o dia a dia e ser transformada em outra roupa que não aquela que esteve na passarela, com um conceito mais diluído para ser usado na vida real.
“A alta-costura é o que dá ao nosso negócio a essência primordial do luxo. E é onde colocamos em prática nossas ideias”, diz Arnault.
.
A mulher que coleciona peças de Haute Couture começa normalmente encomendando seu vestido de noiva ou outras celebrações importantes com os estilistas de Alta-Costura, transformando em uma passagem para o universo de luxo. São jovens milionárias que recebem muitos mimos da marca depois, como convites para a fila A nos desfiles. O público que compra alta-costura é atendido com hora marcada, um chauffeur leva a pessoa até o atelier.


Hoje, há 14 membros permanentes entre maisons tradicionais como: Adeline André, Chanel, Christian Dior, Franck Sorbier, Giambattista Valli, Givenchy, Jean Paul Gaultier, Maurizio Galante, Stéphane Rolland. E novatos como Alexandre Vauthier, Bouchra Jarrar e a chinesa Yiging Yin.
.
Membros correspondentes: Valentino, Giorgio Armani, Martin Margiela, Elie Saab, Versace, Viktor&Rolf, Alaia.
.
Membros convidados: Schiaparelli, Dice Kayek, Rad Hourani, Julien Fournié, Stéphanie Coudert, Serkan cura, Zuhair Murad e Ralph&Russo, entre outros que você conferir aqui a lista que vive mudando.
.
Para garantir a qualidade do trabalho feito pelas artesãs e estilistas da alta costura, o sindicato tem uma escola desde 1928 com cursos para costureiros e criadores.
No Brasil não existe alta costura, o que temos é roupas feita sob medida de luxo.


Ficou alguma dúvida? Espero que gostem do post.
Kisses.


22 COMENTÁRIOS:

Comentários
22 Comentários
  1. nossa que bacana, gostei de saber mais!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Pena que a alta costura seja acessível a poucos!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoraria ter uma peça Haute Couture, mas acho que o valor cobrado é justo pelo tanto de exigências que a maison precisa seguir, pelas costureiras e bordadeiras que fazem um trabalho perfeito, pela qualidade e acabamento. Se fosse fácil não teria o mesmo encanto.
      Kisses

      Excluir
  3. Menina mais isso é muito, muito chique mesmo!
    Não tinha a menor ideia! Adorei o post!

    Bjus
    Taty
    Blog: http://ansiosapracasar.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCCj8oXRUtoyAOunvOHkHTIA

    ResponderExcluir
  4. Esse post tá incrível! <3
    Amo a Haute Couture e morro de medo que algum dia não existam mais desfiles. Vejo como uma celebração artística da moda, um lugar onde os designers e costureiros são reconhecidos, recebendo o respeito que seus trabalhos merecem. São eles que "puxam" os outros novatos e mantém a economia da moda valorizada. Isso, querendo ou não, influencia favoravelmente até nas pequenas costureiras espalhadas pelo mundo.
    A única coisa que eu gostaria que fosse incluída nas regras dos membros seria a proibição do uso de peles. Quem sabe algum dia, né?
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sininho, seria lindo se uso de peles fosse proibido!!
      Iria servir de exemplo para todas as marcas né!!


      Apesar do HC não trazer um grande retorno financeiro nos produtos sob encomenda, realmente eles impulsionam o mercado de moda, lançando tendências, trazendo novos conceitos e atualizando o olhar de estilistas e costureiros pelo mundo tudo!!
      Kisses

      Excluir
  5. Lindos looks amei
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gih! Que post espetacular! Simplesmente adorei saber de tudo isso!
    Bjs

    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei conhecer mais, as peças são incríveis também queria uma pra chamar de meu.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    ResponderExcluir
  8. Que post mais perfeito!! Sou apaixonada pelos desfiles Haute Couture, cada detalhe me encanta <3
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  9. Que demais o post Gih adorei saber um pouquinho mais sobre a alta costura!

    bjs Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  10. Apesar de boa parte do lucro vir das coleções menos exclusivas, produtos associados à marca, tenho lido bastante sobre a exaustão dos estilistas. principalmente dos que além das coleções normais são associados a haute couture. são muitas coleções para um estilista dar conta... fico imaginando a loucura que não deve ser a vida do Karl, com chanel, fendi e tantas outras colecoes que ele faz parceria... beijo, Ja fomos legais

    ResponderExcluir
  11. Gih, que demais esse post!
    Adorei saber sobre a HC, não fazia ideia do tempo que ficavam trabalhando numa peça e não sabia que era protegida por lei esse termo!
    beijinhos, Rê
    https://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito de conhecer esse termo. Realmente as roupas de alto costura são bem feitas e duram bastante, além de serem caras.
    Bom final de semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei o post Gih! Haute Couture é incrível mesmo! Lembro das aulas de História da Moda na pós com o João Braga contando sobre Haute Couture, fiquei apaixonada! Um sonho de trabalho mesmo, minucioso, perfeito!!!
    Lembro que ele falou também que precisava ter uma loja/ateliê no triângulo entre as ruas Champs-Élysées, Marceau e Montaigne que é o pedaço mais caro, isso ainda procede?
    Bjs!
    Patty Lye
    www.PattyLye.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patty tu também teve aula com o João? Ah que legal!
      Vc fez pós em Moda e imagem na Santa Marcelina? Eu fiz a de sapatos e bolsas mas ele dava aula também rs.
      Antes precisava sim que as maisons tivessem seu ateliê ali, onde as peças tinham que se feitas ali mas podiam sair do ateliê para ser bordadas em outro lugar. Porém ano passado não foi mais obrigatório, mas são regras que mudam todos os anos, como a quantidade de pessoas contratadas.. que também muda muito a cada nova coleção rs.
      Kisses

      Excluir
  14. Adorei saber mais, post super completo amei :)
    Beijokas da Camila e Carol
    já tem novidade no blog

    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito de saber um pouquinho sobre esse universo da Haute Couture, pois não é algo que faz parte da minha vivência. Sem dúvidas é um trabalho muito interessante e chique!
    Um beijo!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
  16. Muito legal o post, Gih! Não conhecia tão bem sobre a alta costura apesar de achar esse mundo muuito lindo! Gosto muito de Zuhair Murad e Valentino.

    beijo
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga o blog no instagram @blogbelatriz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...