quinta-feira, 6 de outubro de 2011

“Ser Pensante”

O “Ser Pensante” é a materialização de idéias compartilhadas com Deborah Prates do Blog Deborah Prates e Lu Jordão do Blog Duas Moda e Arte. Experimentei materializar a idéia do objeto preconcebida por Deborah, modelei em “massa de biscuit” com acabamento em verniz. Foi enviado para Deborah sem a descrição textual, chegando a suas mãos ela fez a descrição.

Na “descrição com as mãos”, como ela denominou, Deborah Prates define o objetivo da criação do “Ser Pensante”.

Abaixo as três fotografias do objeto (“escultura”).

Na primeira fotografia o Ser Pensante está vazio. Conheça-o em detalhes na “descrição com as mãos” feita por Deborah Prates abaixo da imagem.

Fotografia colorida em primeiro plano do Ser Pensante visto de frente. Sobre fundo claro é visto o objeto bege com brilho. Continue lendo a descrição textual desta imagem em - Descrição com as mãos por Deborah Prates - logo abaixo














DESCRIÇÃO COM AS MÃOS POR DEBORAH PRATES - "SER PENSANTE":

Escultura produzida pela artista "ROSA SANTOS", em massa de biscuit na cor creme, com 10 cm de diâmetro e 4,5 cm de altura. Imaginemos uma xícara para chá de boca bem aberta com lateral de 1 cm. Parte interna lisa, profunda e com um furo falso no centro da superfície. Do lado externo estão as orelhas em forma de grão de feijão avantajada postas quase rente com a borda, havendo um afundamento côncavo lembrando a humana. Os dois bracinhos despontam da base bem debaixo das orelhas. Os antebraços (2 cm) seguem para fora em ângulo aberto com os cotovelos sendo ligeiramente marcados. Os braços são pequenos com aprofundamento dos punhos com as mãos - proporcionalmente bem grandes - em formato de leques com os cinco dedos bem definidos, estando os médios rentes a borda. Olhos protuberantes, grandes, redondos, fechados (com um corte ao meio e em sentido diagonal) posicionado entre as mãos. Na metade dos olhos começa o nariz proeminente. Fino em seu marco inicial e num redondo avolumado ao final. Uns 2 mm abaixo está a boca com grossos lábios, aproximando-se dos nossos. Eis o "SER PENSANTE" com todas as suas partes bem perceptíveis ao tato. A idéia foi dar ao interlocutor uma recepção introspectiva do ser humano que começa a compreender que a "SUSTENTABILIDADE HUMANA" é a grande saída para a perpetuação da espécie nesse Planeta, onde somos apenas HÓSPEDES!

A segunda fotografia mostra que o “Ser Pensante” também é funcional, o seu cérebro é literalmente verde, são vistas pequenas plantas verdes dentro do “espaço côncavo”, descrito por Deborah Prates.

Fotografia colorida em primeiro plano do Ser Pensante. Sobre fundo claro é visto de frente o objeto bege com brilho, dentro da área côncava, se estendendo na parte superior externa do objeto, pequenas plantas, folhas verdes escuras em formas arredondadas, outras folhas verdes claras finas e alongadas, pequenas e grandes. Folhas arredondadas caem para os lados e encostam nas laterais do objeto.
























A terceira fotografia mostra a vista superior do “Ser Pensante” e o furo descrito por Deborah.

Fotografia colorida em primeiro plano do Ser Pensante. Sobre fundo claro é visto de cima o objeto bege com brilho e a área côncava com um furo circular centralizado.
O objeto e seu significado - O “Ser Pensante” é semelhante a um pequeno vaso de plantas, tem seu “corpo”, a grande cabeça, apoiado pelos dois braços nas laterais, dobrados encostam as mãos em cada lado da cabeça, assumindo a posição de um eterno pensador. A forma orgânica e sua função de suporte para pequenas plantas o torna um objeto lúdico, podendo ser usado por seres humanos de todas as idades, que reflorestam seus cérebros com boas idéias, semeiam em si bons pensamentos, e como diz Deborah, “que formam uma grande rede de solidariedade” onde todos se permitam envolver-se como a Lu Jordão com a “sustentabilidade humana”. Por mim aqui a minha contribuição na disseminação dessas idéias e práticas. Porque eu quero meu cérebro verde!