Páginas

domingo, 31 de maio de 2009

FELIZES HOJE


Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um.
Então nos frustramos, porque nossos filhos não têm idade suficiente e achamos que as coisas mudarão quando eles ficarem mais velhos.
Então nos frustramos, porque eles viraram adolescentes e querem discutir conosco a respeito de tudo. Mas achamos que tudo ficará melhor, quando eles forem uns 10 anos mais velhos.
Nós nos dizemos, que a vida melhorará, quando nós trabalharmos juntos com nossos parceiros, quando tivermos um carro bonito, quando tirarmos férias, quando descansarmos.
A verdade é que não há nenhum momento melhor para ser feliz do que agora.
Se não for agora, então quando?
A sua vida muda o tempo inteiro. É melhor ter paciência com tudo e se decidir a ser feliz.
Durante muito tempo nós pensávamos que a vida começaria a seguir. A vida de verdade.
Pensávamos sempre, é preciso primeiro que uma outra coisa aconteça durante esse tempo: realizar alguma coisa, terminar um trabalho, esperar um momento, atingir um objetivo. E depois começaria a vida de verdade tão desejada. No final eu entendi que o « depois » já era a vida de verdade.
Desse ponto de vista eu entendi que não existe um caminho para ser feliz.
Ser feliz é o caminho.
Curta então o « ser feliz ».
Pare de esperar até terminar a escola, até voltar para a escola, perder 5 quilos, ganhar peso, começar a trabalhar, casar-se, até a sexta à noite ou sábado de manhã, esperar um carro novo, ter pago a hipoteca, até a primavera, o verão, o outono ou o inverno, até que a sua música toque no rádio, até morrer e nascer novamente... decida a ser feliz antes.
A felicidade é uma viagem e não um destino.
Não há melhor momento para ser feliz do que... AGORA!
Viva e curta o momento.
Tente responder essas perguntas:
1 – Diga o nome das cinco pessoas mais ricas do mundo. 2 – Diga o nome das últimas 5 Miss Universo.3 – Diga o nome dos últimos 10 ganhadores do Prêmio Nobel. 4 – Diga o nome dos últimos 10 ganhadores do Oscar de melhor ator.
Você não conseguiu? É bem difícil, né?
Não fique triste, ninguém consegue.
Os aplausos passam!
As taças se enchem de poeira.
Os ganhadores são logo esquecidos.
Agora responda as perguntas a seguir:
1 – Diga o nome de 3 professores que lhe deram aulas.
2 – Diga o nome de 3 amigos que te ajudaram quando você precisou. 3 – Diga o nome de uma ou duas pessoas que te deixam com a sensação de ser “especial”. 4 – Diga o nome de 5 pessoas com quem você gosta de passar o tempo.
Mais fácil de responder? Foi mais simples, né?
As pessoas que significam algo para você não são “as melhores”, não são as mais ricas, não ganharam os maiores prêmios…
São os amigos que se preocupam com você, com os quais você se preocupa, são aqueles que continuam ao seu lado depois que tudo passa.
Reflita sobre isso por um momento.
A vida é tão curta!
E você, em qual lista você está? Você não sabe?
Deixe-me te dar uma dica.
Provavelmente você não está entre aqueles que “recebem a maior atenção” do mundo, você é um daqueles de quem eu me lembro e a quem eu mando essa mensagem…
Há algum tempo, nos jogos olímpicos de Seattle, 9 atletas, todos preparados física e mentalmente, estavam a postos na linha de partida para correr os 100 metros.
Foi dado o disparo e a corrida começou. Todos queriam ser o primeiro e ganhar.
Um dos atletas caiu no chão, teve um machucado leve e começou a chorar, porque a corrida tinha acabado para ele.
Os outros 8 ouviram-no chorar.
Eles diminuíram a velocidade e olharam para trás.
Eles pararam e voltaram… Todos os 8 atletas…
Então os 9 atletas correram ombro a ombro juntos até a linha de chegada.
Todo o público do estádio levantou-se e aplaudiu. E parecia que os aplausos não iam mais acabar…
As pessoas que viram ou participaram disso lembram-se até hoje.
Por quê?
Porque bem dentro de nós, todos sabemos que o mais importante da vida não é ganhar para si mesmo.
O mais importante da vida é ajudar os outros a ganhar. Mesmo que isso signifique ir mais devagar e interromper a corrida.

ISTO É YOGA


Você é a essência..., não há o que buscar fora... tudo está dentro!
Caminhe em busca da luz interna… se já está cansado de perseguir a felicidade, renuncie a todo tipo de apego, ande na direção do sol… Então, lentamente, olhe para trás, por cima do ombro. A sombra que você perseguia, agora o persegue… O mundo o buscará se você não buscar o mundo – esse é o segredo!
O mundo não é horrível, nem imperfeito... é perfeito! Você está em processo de fabricação, melhor do que em qualquer grande complexo industrial maduro. Você necessita do sofrimento para conhecer a verdade. Assim como é preciso esquentar o ouro ao máximo para que reluza sua pureza, todas as pessoas são purificadas pelo calor do sofrimento. Assim é a vida...

Aprenda a lição que provém da dor. É uma advertência acerca de algum erro cometido… chegando o sofrimento, aceite-o com alegria, agradeça a Deus e à pessoa que o provocou. Dê as boas vindas a essa pessoa, mas não a imite, fazendo sofrer aos demais. Quando você entra em contato com a sua natureza divina, nada no mundo pode lhe fazer mal…
Você tem livre arbítrio para fazer o que desejar. Ao fazer algo apenas para o seu benefício, a conseqüência recairá sobre você. Esta conseqüência chama-se karma. Se tudo é feito corretamente, não há como enfrentar o karma, pois uma ação livre de egoísmo não o produz.
Desligue-se. Todo desejo pessoal é um nó que o aprisiona. Você não tem que renunciar a nada neste mundo, somente a seu apego a ele. Pode possuir coisas, mas não permita que essas coisas se apossem de você. E não acumule mais do que necessita.
Você nunca nasceu e nunca vai morrer. Você não tem idade, somente o corpo tem idade. A alma sabe por si própria que é ilimitada e imortal.
A morte significa mudança de forma, só isso. É inevitável e está acontecendo a cada minuto. Você não é a mesma pessoa que você era a um minuto atrás. Uma parte de você já está morta e uma parte está nascendo… Quando a árvore morre, você obtém tábuas; quando as tábuas morrem, você consegue uma cadeira; quando a cadeira morre, você tem lenha; quando a lenha morre, você tem cinzas… Não há morte alguma!
O seu corpo é o seu país… cuide de tudo que você ingere, física e mentalmente. Vá ao zoológico e observe os animais. Os carnívoros estão sempre inquietos, rondando à procura da presa, mesmo dentro de suas jaulas. Depois observe os animais vegetarianos… são tão suaves, tão gentis… eles olham para você e sorriem.
Muito do que chamamos de civilização é artificial e insalubre. Nós temos que retornar à vida natural. Isso é Yoga.

GOSTO DE GENTE ASSIM


Gosto de gente com a cabeça no lugar, de conteúdo interno, idealismo nos olhos, e dois pés no chão da realidade.
Gosto de gente que ri, chora, se emociona com uma simples carta, um telefonema, um e-mail, uma canção suave, um bom filme, um bom livro, um gesto de carinho, um abraço, um afago.
Gente que ama e curte saudade, gosta de amigos, cultiva flores, ama animais, admira paisagens, poeira e escuta.
Gente que tem tempo para sorrir saudade, semear perdão, repartir ternuras, compartilhar vivências e dar espaço para as emoções dentro de si, emoções que fluem naturalmente dentro de seu ser!
Gente que gosta de fazer as coisas que gosta, sem fugir de compromissos difíceis e inadiáveis, por mais desgastante que sejam.
Gente que acolhe, orienta, se entende, aconselha, busca a verdade e quer sempre aprender, mesmo que seja de uma criança, de um menos favorecido, de um analfabeto.
Gente de coração desarmado, sem ódio e preconceitos baratos, com muito amor dentro de si.
Gente que erra e reconhece, cai e se levanta, apanha e assimila os golpes, tirando lições
dos erros e fazendo redentora suas lágrimas e sofrimentos.
Gosto muito de gente assim...
E desconfio que é deste tipo de gente, que Deus também gosta.

MENSAGEM DA PAZ


Às vezes, cismas, coração amigo, como varar a treva, a cilada e o perigo, fazendo luz no próprio ser. Das perguntas que fiz, onde a aflição me encosta, deu-me a vida por única resposta: — Esquecer, esquecer.
Perguntei à roseira, aberta em pétalas e cores, como agüentar espinhos, produzindo flores por ofício e dever. Balançando a folhagem, a roseira me disse simplesmente: — Esquecer, esquecer.
Indaguei do diamante burilado, que lâmina lhe dera a forma de bordado, por estrela a esplendor. E a pedra, recordando lágrima perdida, respondeu, como que louvasse o sofrimento e a vida: — Esquecer, esquecer.
Inquiri da mulher pela maternidade, como criar um filho e dá-lo à humanidade, amando intensamente, a chorar e a sofrer. Comentando o progresso e o mundo, em novo brilho, ela disse, beijando as mãos do próprio filho: — Esquecer, esquecer.
Desse modo, também alma fraterna e boa, se buscas elevar-te, esquece-te e abençoa, não fujas à lição, se queres aprender... Serve e conquistarás o reino do amor puro, ouvindo a voz do céu, chamando-te ao futuro: — Esquecer, esquecer.

DESÂNIMO


Quem nunca encontrou no seu caminho uma pessoa que se lamenta o tempo todo? Pessoas a tal nível de carência que nem elas mesmas se suportam.
Da mesma forma como podemos fazer com que nos amem nos valorizando, podemos fazer com que nos desprezem, despertando nos outros esse tipo de sentimento.
Eu também já senti pena de mim algumas vezes. Todos, de uma forma ou de outra, um dia, já passaram por isso. Durante um período meio difícil, uma caminhada mais pedregosa é normal se deixar um pouco desanimar. Anormal é fazer disso parte da vida e pensar que outros vão nos seguir nessa direção, que vão nos apoiar.
O apoio vem sim temporariamente, se as pessoas notam que fazemos algo no sentido de ir em frente.

Mas, mantenha-se nessa posição por muito tempo e você vai notar que as visitas, os telefonemas e até e-mails, serão cada vez mais raros.
A gente estende a mão com o coração aberto, mas se o braço fica estendido por muito tempo, acaba doendo e nesse caso só temos duas opções: ou cedemos e caímos no buraco também, ou regressamos e deixamos a ajuda de lado.
É muito pesado carregar as dores dos outros se elas só têm isso para oferecer. Não que as pessoas se aproximem de outras somente com o intuito de receber, mas a vida é uma troca e, conscientes ou não, estamos sempre em busca de coisas boas e bonitas, de alegrias e felicidade.
Seja uma pessoa agradável e sorridente e você vai ver como as pessoas vão procurar sua presença. Espalhe alegria, coisas boas e positivas.

CONFIAR EM DEUS


Nunca percas a esperança, por pior a situação em que te vejas. E jamais condenes alguém que se haja embarafustado no labirinto da provação.
O momento mais áspero de um problema pode ser aquele em que se lhe descobre a solução. E, em casos numerosos, a pessoa que te parece mais censurável, no mais grave delito, será talvez aquela que menos culpa carregue na trama do mal que as sombras entreteceram.
Decerto haverá corrigenda para o erro nas trevas, pelos mecanismos da ordem, tanto quanto surgirá remédio para os enfermos pelos recursos da medicina.
Observa, no entanto, o poder misericordioso de Deus, nos menores distritos da natureza.
A semente sufocada é a que te sustentará o celeiro.
A pedra colocada em disciplina é o agente que te assegura firmeza na construção.
Aflições e lágrimas são processos da vida, em que se te acrescentam as energias, a fim de que sigas à frente, na quitação dos compromissos esposados, para que se te iluminem os olhos, no preciso discernimento.
Nos dias difíceis de atravessar, levanta-te para a vida, ergue a fronte, abraça o dever que as circunstâncias te deram e abençoa a existência em que a Providência Divina te situou.
Por maior se faça a dor que te visite, o golpe que te fira, a tribulação que te busque ou o sofrimento que te assalte, não esmoreça na fé e prossegue fiel às próprias obrigações, porque se todo o bem te parece perdido, na face da tarefa em que te encontras, guarda a certeza de que Deus está contigo, trabalhando no outro lado.

OS DOMINGOS PRECISAM DE FERIADOS


Feriados - dia de respeito e atenção a si e à vida...
Toda sexta-feira à noite começa o shabat para a tradição judaica.
Shabat é o conceito que propõe descanso ao final do ciclo semanal de produção, inspirado no descanso divino, no sétimo dia da Criação.
Muito além de uma proposta trabalhista, entendemos a pausa como fundamental para a saúde de tudo o que é vivo.
A noite é pausa, o inverno é pausa, mesmo a morte é pausa. Onde não há pausa, a vida lentamente se extingue.
Para um mundo no qual funcionar 24 horas por dia parece não ser suficiente, onde o meio ambiente e a terra imploram por uma folga, onde nós mesmos não suportamos mais a falta de tempo, descansar se torna uma necessidade do planeta.

Hoje, o tempo de 'pausa' é preenchido por diversão e alienação.
Lazer não é feito de descanso, mas de ocupações 'para não nos ocuparmos'.
A própria palavra entretenimento indica o desejo de não parar.
E a incapacidade de parar é uma forma de depressão.
O mundo está deprimido e a indústria do entretenimento cresce nessas condições. Nossas cidades se parecem cada vez mais com a Disneylândia.
Longas filas para aproveitar experiências pouco interativas. Fim de dia com gosto de vazio. Um divertido que não é nem bom nem ruim.
Dia pronto para ser esquecido, não fossem as fotos e a memória de uma expectativa frustrada que ninguém revela para não dar o gostinho ao próximo...
Entramos no milênio num mundo que é um grande shopping. A Internet e a televisão não dormem.Não há mais insônia solitária; solitário é quem dorme.
As bolsas do Ocidente e do Oriente se revezam fazendo do ganhar e perder, das informações e dos rumores, atividade incessante.A CNN inventou um tempo linear que só pode parar no fim. Mas as paradas estão por toda a caminhada e por todo o processo.
Sem acostamento, a vida parece fluir mais rápida e eficiente, mas ao custo fóbico de uma paisagem que passa.
O futuro é tão rápido que se confunde com o presente.
As montanhas estão com olheiras, os rios precisam de um bom banho, as cidades de uma cochilada, o mar de umas férias, o domingo de um feriado...
Nossos namorados querem 'ficar', trocando o 'ser' pelo 'estar'.
Saímos da escravidão do século XIX para o leasing do século XXI. Quem tem tempo não é sério, quem não tem tempo é importante. Nunca fizemos tanto e realizamos tão pouco.
Nunca tantos fizeram tanto por tão poucos...
Parar não é interromper. Muitas vezes continuar é que é uma interrupção.
O dia de não trabalhar não é o dia de se distrair: - literalmente, ficar desatento; - é um dia de atenção, - de ser atencioso consigo e com sua vida.
A pergunta que as pessoas se fazem no descanso é: 'o que vamos fazer hoje?' - já marcada pela ansiedade.
E sonhamos com uma longevidade de 120 anos, quando não sabemos o que fazer numa tarde de Domingo.
Quem ganha tempo, por definição, perde. Quem mata tempo, fere-se mortalmente. É este o grande 'radical livre' que envelhece nossa alegria – o sonho de fazer do tempo uma mercadoria.
Em tempos de novo milênio, vamos resgatar coisas que são milenares. A pausa é que traz a surpresa e não o que vem depois. A pausa é que dá sentido à caminhada.
A prática espiritual deste milênio será viver as pausas.
Não haverá maior sábio do que aquele que souber quando algo terminou e quando algo vai começar.
Afinal, por que o Criador descansou? Talvez porque, mais difícil do que iniciar um processo do nada, seja dá-lo como concluído.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A ÚLTIMA PEDRA


“Gosto de uma música que Franck Sinatra costumava cantar, My Way. O curioso é que só fui prestar atenção na letra dessa canção quando escrevia este texto. Ela diz mais ou menos assim: ‘se eu acertei ou se errei, fiz isso da minha maneira”.
Quando olho para trás, percebo que fiz muitas bobagens. Acertei bastante, mas também errei bastante.
Quando olho para diante, tenho certeza de que vou acertar e errar bastante também.
É impossível acertar sempre.
Mas o importante é que não gastemos nosso tempo nem nossa energia nos torturando.
A autocrítica pelo que não deu certo, além de ser nociva para a saúde, faz com que a gente perca os passarinhos que a vida nos oferece de presente.
Um dia destes, um dos meus filhos me perguntou por que eu tomei determinada decisão estúpida tempos atrás. Respondi que me arrependia do que tinha feito, mas expliquei que, naquele momento, minha atitude me parecia lógica. Se eu tivesse o conhecimento e a maturidade de hoje, certamente a decisão seria diferente.

Por isso é que lhe digo: não se torture por algo que não deu certo no passado.
Talvez você tenha escolhido a pessoa errada para casar.
Talvez tenha saído da melhor empresa onde poderia trabalhar.
Talvez tenha mandado uma filha grávida embora de casa.
Não importa o que você fez, não se torture.
Apenas perceba o que é possível fazer para consertar essa situação e faça.
Se você sente culpa, perdoe-se.
E principalmente, compreenda que agiu assim porque, na ocasião, era o que achava melhor fazer.
Há uma história de que gosto muito: um pescador chegou à praia de madrugada para o trabalho e encontrou um saquinho cheio de pedras. Ainda no escuro começou a jogar as pedras no mar. Enquanto fazia isso o dia foi clareando até que, ao se preparar para jogar a última pedra, percebeu que era preciosa!
Ficou arrependido e comentou o incidente com um amigo que lhe disse:
- Realmente, seria melhor se você prestasse mais atenção no que faz, mas ainda bem que sobrou a última pedra!
Existem pessoas que não prestam atenção no que fazem e depois passam a vida inteira arrependidas pelo que não fizeram, mas poderiam ter feito, e se martirizam por seus erros.
Se você está agindo assim, deixo-lhe uma mensagem especial: não gaste seu tempo com remorsos nem arrependimentos. Reconheça o erro que cometeu, peça desculpas e continue sua vida.
Você ainda tem muitas pedras preciosas no coração: muitos momentos lindos para viver e muitos erros para cometer.
Aproveite as oportunidades e curta plenamente a vida.
Curta os passarinhos. Eles são os presentes do universo para você!

LOJA DO CÉU


Andava eu pela estrada da vida tempos atrás quando certo dia vi um letreiro que dizia:
“Loja do Céu”.
Quando me aproximei, a porta se abriu... e quando me dei conta já havia entrado.
Vi grupos de ANJOS por todos os lados!
Um deles me deu uma cesta e disse: "Filho meu, compre tudo o que quiseres, nesta loja há tudo de que um Cristão necessita... E o que não puderes carregar hoje, podes voltar amanhã e levar sem problemas”.
Comecei pegando PACIÊNCIA e logo em seguida AMOR, já que estavam na mesma prateleira.
Mais adiante estava a COMPREENSÃO e também a comprei; iria precisar dela aonde quer que eu fosse...
Comprei, também, duas caixas de SABEDORIA e duas sacolas de FÉ.

Não pude deixar de lado o ESPÍRITO SANTO pois que estava em todo o lugar...
Me detive por instantes para comprar FORÇA e CORAGEM, pois, me ajudariam muito na jornada da vida.
Quando eu já tinha quase cheia a cesta, lembrei-me que me fazia falta um pouco de GRAÇA, BENDIÇÃO, ...
E que não deveria me esquecer da SALVAÇÃO.
Esta, a loja oferecia GRATUITAMENTE!!! Então peguei uma generosa porção de cada uma. O suficiente para salvar-me e para salvar-te!
Caminhei em direção ao caixa para pagar a conta, já tinha tudo para fazer a vontade do MESTRE.
Foi quando vi a ORAÇÃO e a agreguei à minha cesta já repleta.
Sabia que quando saísse eu a usaria... a PAZ e a FELICIDADE estavam em pequenas prateleiras, e aproveitei para levá-las também; a ALEGRIA pendia do teto, agarrei um pacote para mim.
Cheguei ao caixa e perguntei: Quanto devo?
Ele sorriu e me respondeu: “Leva a tua cesta aonde quer que vás...”
Uma vez mais, sorri e perguntei: “Quanto realmente eu devo?"
Ele sorriu outra vez e disse: ”Filho meu, não te preocupes, Jesus pagou a conta há muito, muito tempo atrás". "Tudo o que pedires em oração, com fé, o receberás". (Mateus, 21:22)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

ONTEM E AMANHÃ


Hoje vou apagar do meu calendário dois dias: Ontem e Amanhã!
Ontem foi para aprender!
Amanhã será uma conseqüência do que posso fazer hoje.
Hoje enfrentarei a vida com a convicção de que este dia nunca mais retornará.
Hoje é a última oportunidade que tenho de viver intensamente.
Já que ninguém me assegura que amanhã verei o amanhecer.
Hoje terei coragem para não deixar passar as oportunidades que se apresentam, que são as minhas chances de triunfar!
Hoje aplicarei a minha riqueza mais apreciada: O meu tempo!
Meu trabalho mais transcendental: A minha vida!

Passarei cada minuto apaixonadamente para transformar este dia num único e no melhor dia da minha vida!
Hoje vencerei cada obstáculo que surgir no meu caminho acreditando que vencerei!
Hoje resistirei ao pessimismo e conquistarei o mundo com um sorriso com uma atitude positiva esperando sempre o melhor!
Hoje farei de cada humilde tarefa uma sublime expressão!
Hoje terei meus pés sobre a terra compreendendo a realidade!
E as estrelas cintilarão para inaugurar o meu futuro.
Hoje usarei o tempo para ser feliz!
Deixarei as minhas pegadas e a minha presença nos corações queridos!
Venha viver comigo uma nova estação onde sonharemos que tudo o que nos propomos pode ser possível!
E ousaremos brindar a próxima manhã com a certeza de um dia melhor.

terça-feira, 26 de maio de 2009

FALANDO COM NOSSOS BOTÕES


Falamos conosco mesmos todos os dias, mesmo se nos custa confessar.
Saber que todos fazem isso nos assegura, nos tira da classe dos anormais e nos coloca no mesmo nível que outros seres humanos.
Entretanto, temos que saber até onde vão os limites.
Mas um louco consciente da sua loucura, já não é louco, mas um ser consciente das suas limitações.

Um momento a sós conosco é preciso e benéfico. Pessoas que sentem a necessidade constante de estar em movimento, no barulho, na agitação, evitam, muito provavelmente, de pensar nos próprios problemas, seja por medo de enfrentá-los, seja porque não sabem como resolvê-los.
O que ignoramos nos faz menos mal. Ao inverso, fechados demais e pensando demais é que algo também não vai bem.
A boa medida, sempre e em tudo, traz equilíbrio para nossas vidas.
Em alguns momentos, precisamos conversar com nossos botões. Ver, talvez, e rever nossos conceitos da vida, nossas fragilidades, tentar encarar com honestidade nossos sentimentos em relação aos outros, uma forma de nos tornarmos pessoas mais sãs, mais preparadas para contribuir na construção do mundo.
Não podemos consertar o mundo se nós mesmos nos sentimos quebrados. A paz que damos é a que possuímos, então precisamos buscá-la, transformando as pedrinhas que nos machucam em pontes que nos ligarão a outras pessoas.
A solidão é um mal e queremos fugir dela. Mas nós atraímos ou afastamos as pessoas, segundo nossa vida, nossa maneira de enfrentar uma coisa ou outra.
Ninguém é responsável pela nossa vida. Somos grandes. Somos raios de sol e os que querem calor e luz se aproximarão. A nós cabe brilhar. E todos conheceremos a fonte. E para quem ainda não encontrou o caminho, é só procurar.

DECLARO-ME VIVO!


Saboreio cada momento.
Antigamente me preocupava quando os outros falavam mal de mim. Então fazia o que os outros queriam, e a minha consciência me censurava.
Entretanto, apesar do meu esforço para ser bem educado, alguém sempre me difamava. Como agradeço a essas pessoas, que me ensinaram que a vida é apenas um cenário! Desse momento em diante, atrevo-me a ser como sou.
A árvore anciã me ensinou que somos todos iguais.
Sou guerreiro: a minha espada é o amor, o meu escudo é o humor, o meu espaço é a coerência, o meu texto é a liberdade.
Perdoem-me, se a minha felicidade é insuportável, mas não escolhi o bom senso comum. Prefiro a imaginação dos índios, que tem embutida a inocência.

É possível que tenhamos que ser apenas humanos.
Sem Amor nada tem sentido, sem Amor estamos perdidos, sem Amor corremos de novo o risco de estarmos caminhando de costas para a luz.
Por esta razão é muito importante que apenas o Amor inspire as nossas ações.
Anseio que descubras a mensagem por detrás das palavras; não sou um sábio, sou apenas um ser apaixonado pela vida.
A melhor forma de despertar é deixando de questionar se nossas ações incomodam aqueles que dormem ao nosso lado.
A chegada não importa, o caminho e a meta são a mesma coisa. Não precisamos correr para algum lugar, apenas dar cada passo com plena consciência.
Quando somos maiores que aquilo que fazemos, nada pode nos desequilibrar.Porém, quando permitimos que as coisas sejam maiores do que nós, o nosso desequilíbrio está garantido.
É possível que sejamos apenas água fluindo; o caminho terá que ser feito por nós.
Porém, não permitas que o leito escravize o rio, ou então, em vez de um caminho, terás um cárcere.
Amo a minha loucura que me vacina contra a estupidez. Amo o amor que me imuniza contra a infelicidade que prolifera, infectando almas e atrofiando corações.
As pessoas estão tão acostumadas com a infelicidade, que a sensação de felicidade lhes parece estranha.
As pessoas estão tão reprimidas, que a ternura espontânea as incomoda, e o amor lhes inspira desconfiança.
A vida é um cântico à beleza, uma chamada à transparência.
Peço-lhes perdão, mas…. DECLARO-ME VIVO!

MATÉRIA E ESPÍRITO


Esta existência terrena se assemelha a uma viagem.
A primeira estação, a do embarque, é a mesma para todos, e se chama: Nascimento.
Quanto tempo durará a viagem, qual a duração de uma vida, quem o saberá...?
Da mesma forma que bela, breve é a vida.
A última estação, a do desembarque, é a mesma para todos, e se chama: Eternidade.
“Estais preparados, pois não sabeis quando, nem como sereis chamados a partir. Não penses estar pronto. Não te iludas, pois infindável é a preparação.” (Trigueirinho)
E um dia, não tão distante, chegará a nossa vez de desembarcar...
O ingresso na Eternidade é um ato solitário...
Os jornais do mundo continuarão repletos de notícias, carros continuarão a cruzar avenidas e estradas, mas, para aquele que adentra a Eternidade, já não terão a menor importância...
Familiares, - filhos, irmãos, pais... -, e amigos íntimos deixados para trás.
O ingresso na Eternidade é um ato solitário...
Bens materiais, conta bancária, chaves e senhas ficaram para trás, perdendo o valor que aparentavam ter...
Desta existência terrena levaremos apenas aquilo que trazemos no coração.
Todo o resto não nos pertence de fato, sendo-nos confiado por um breve intervalo de tempo...
Na hora da morte, teremos plena consciência do real valor de cada ato que praticamos...
Colheremos aquilo que plantamos, ações têm conseqüências...

O corpo físico se assemelha a uma gaiola, e a alma, a uma ave que nela habita.
Na hora derradeira, a Morte, - sempre atenta, sempre justa -, estende a sua mão e diz para a ave da alma:
“É chegada a hora da tua partida, de deixar para trás esta gaiola mortal, e seguir livre a tua jornada.”
“Deixa para trás esta gaiola efêmera, e voa...”
Estará a ave do espírito apta a voar nesta hora decisiva?
Estarão as suas asas suficientemente fortes?
Estarão as nossas asas suficientemente limpas?
Cuidar das asas significa cuidar do espírito...
“Cuidar do espírito significa cuidar dos valores que dão rumo à nossa caminhada... e alimentar significações que enchem de sentido a nossa vida e que levaremos conosco até o fim de nossa existência.”
“Cuidar do espírito demanda acender a brasa interior da contemplação e da oração diuturnamente para que nunca se apague.”
“Significa, especialmente, cuidar da espiritualidade, que é a capacidade de sentir Deus a partir do coração e de vê-Lo nascer a cada momento no outro que está à minha frente.” (Leonardo Boff)
Amar os homens é amar a Deus.
Muito se tem falado sobre os Direitos Humanos, já é hora de pensarmos em termos de Deveres Humanos...
O dever de ser solidário, de compartilhar os bens e os dons com os quais fomos agraciados pela Vida...
O dever de ampliar o nosso campo de visão, de modo a abranger não apenas a nossa família biológica, mas a inteira família humana.
O dever de amar e acolher o órfão, o idoso, o enfermo, o desamparado...
O dever de socorrer o pobre, o necessitado, o excluído, o desabrigado...
“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o coração, como permanece nele o amor de Deus?” (João - 3, 17)
O que será que a menina de tanto destituída responderá, no dia em que lhe for dirigida a seguinte pergunta: “Acaso encontraste, neste vasto mundo, alguém disposto a tentar amenizar a tua dor...?” “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.” (Livro dos Conselhos)

IF I COULD BE WHERE YOU ARE


Onde estás neste momento?
Salva nos meus sonhos.
Estás ausente, mas sempre tão próxima de mim quanto um pulsar do coração.
Estou perdida agora sem a tua companhia.
Não sei onde estás.
Permaneço buscando.
Mantenho a esperança, porém o tempo nos distancia.
Haverá uma maneira de encontrá-la?
Um sinal que eu deva saber?
Uma estrada por onde eu possa seguir, para trazê-la de volta para casa?
O inverno está diante de mim, enquanto te encontras tão distante na escuridão do meu sonho.
A tua luz permanecerá se eu pudesse estar próxima de ti, se pudesse estar onde te encontras, se pudesse alcançá-la, e trazê-la de volta para casa.
Haverá uma maneira de encontrá-la?
Um sinal que eu deva saber?
Uma estrada por onde eu possa seguir, para trazê-la de volta para casa... …para mim.

domingo, 24 de maio de 2009

OUSE


Conta uma antiga lenda que na Idade Média um homem muito religioso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher.
Na verdade, o autor do crime era uma pessoa influente do reino e por isso, desde o primeiro momento se procurou um bode expiatório para acobertar o verdadeiro assassino.
O homem foi levado a julgamento, já temendo o resultado: a forca.
Ele sabia que tudo iria ser feito para condená-lo e que teria poucas chances de sair vivo desta história.
O juiz, que também estava combinado para levar o pobre homem à morte, simulou um julgamento justo, fazendo uma proposta ao acusado que provasse a sua inocência.

Disse o juiz: Sou de uma profunda religiosidade e por isso vou deixar sua sorte nas mãos do Senhor.
Vou escrever em um pedaço de papel a palavra Inocente, e no outro pedaço a palavra Culpado.
Você sorteará um dos papéis e aquele que sair será o veredicto.
O Senhor decidirá o seu destino, determinou o juiz.
Sem que o acusado percebesse, o juiz preparou os dois papéis, mas em ambos ele escreveu Culpado.
De maneira que, naquele instante, NÃO existia nenhuma chance do acusado se livrar da forca.
Não havia saída. Não havia alternativas para o pobre homem.
O juiz colocou os dois papéis sobre a mesa e mandou o acusado escolher um.
O homem pensou alguns segundos e pressentindo a armação, aproximou-se confiante da mesa, pegou um dos papéis e rapidamente colocou na boca e o engoliu.
Mas o que você fez? E agora? Como vamos saber o veredicto?
É muito fácil, respondeu o homem. Basta olhar o outro pedaço que sobrou e saberemos que acabei engolindo o seu contrário.
Imediatamente o homem foi libertado.
Por mais difícil que seja uma situação, não deixe de acreditar e de lutar até o último momento.
Saiba que para qualquer problema há sempre uma saída.
Não desista... Não entregue os pontos... Não se deixe derrotar... Quando tudo parece perdido, ouse! Persista, vá em frente apesar de tudo e de todos. Creia que você pode conseguir... E acima de tudo... Quando você tiver um grande problema... Não vá até Deus dizer que tem um grande problema, vá até o problema e diga que você tem um grande Deus.

sábado, 23 de maio de 2009

O AMOR É LINDO


Lindo também, é sorrir!
Lindo é estar de bem com a vida!
Lindo é saber dizer na hora certa: Muito obrigada... Deus te abençoe!... Posso ajudar?... Com licença!... Desculpe! Lindo é ter fé! Lindo é ser atencioso e cortês! Lindo é levar luz onde há escuridão!

Lindo é ajudar o próximo, sem temor! Lindo é partilhar o que temos de melhor! Lindo é contemplar a lua cheia, enchendo nossos corações de sonhos! Lindo é o espetáculo do sol se pondo! Lindo é ter coragem de contornar as situações difíceis com serenidade! Lindo é admirar o próximo, sem ser corroído pela inveja!
O amor é lindo!
Lindo é entender que a felicidade existe dentro de nós e não no bazar da esquina! Lindo é a família unida que cresce, floresce e dá frutos! Lindo é ouvir nossa canção preferida, dos tempos de antigamente e sonhar com o coração cheio de saudade! Linda é a demonstração de afeto explícito, a qualquer hora, em qualquer lugar e circunstância! Linda é a felicidade de um casal sonhador! Linda é a serenidade de criança dormindo! Lindo é o despertar da existência! Lindo é o desabrochar da juventude. Lindo é o vigor da mocidade! Linda é a experiência da velhice! Lindo mesmo é a tranqüilidade de um lar feliz! Lindo é enxergar Deus em cada demonstração de amor, de alegria, de felicidade! Linda é a nossa amizade!

HORAS PERDIDAS


Ai... se ontem eu soubesse como aproveitar cada segundo do meu dia, faria muita coisa diferente.
O minuto que passou ou foi aproveitado, ou jogado fora. Ignorado, como se ele não tivesse sua importância, como se não fosse somado a outros e tornado algum tempo da minha vida inerte.
Acho que nos dias passados eu deveria ter abraçado ainda mais forte as pessoas que amo e as que me amam. Também as que perdoei e tiveram esse mesmo carinho para comigo. Eu teria sentido os seus corações e o calor dos corpos que nenhuma outra fonte no mundo pode igualar.
Se pudesse voltar ao tempo, não iria dormir zangada por causa de orgulho, este mesmo que me deixou contente por ter razão, mas triste com o vazio de me sentir sozinha.
Eu diria a ele, com ar seguro, para ir pra bem longe porque o que importa mesmo são meus preciosos minutos de felicidade e que esses eu quero beber com gulosa sede.
Horas perdidas ficam para trás e não vou perder tempo pensando nelas. Só vou é tirar proveito das lições que me passaram e vou olhar mais nos olhos dos que falam comigo, fazer com que se sintam especiais (mesmo porque o são)... Vou ser mais tolerante com os que ainda não aprenderam essa lição, vou pegar mais as mãos, pois essas falam pelo coração e vou seguir minha vida...
Vou sim, seguir em frente, construindo, pelo menos para mim e para os que me cercam, um mundo onde todas as horas serão floridas, acrescentadas de felicidade.

SONHOS


Vivo perdida em busca dos resultados dos meus lindos sonhos, findos sonhos...
De certo, eles voltarão modificados, se é que eles não se foram para sempre...
Saudades sem fim, porém, aqueles sonhos não podem mais voltar...
Haverei de gostar de outras coisas, de outras pessoas também...
Haverei de viver alegre e feliz todos os momentos lindos desta vida. Eles são tantos...
Deverei ser generosa comigo, o Senhor Deus povoará minha alma de novos sonhos.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

VOCABULÁRIO PARA NETOS


Luiz Gonzaga Pinheiro é autor do livro “O homem que veio da sombra” e conta que após uma visita aos netos, teve a idéia de fazer um pequeno dicionário, para que eles entendessem mais profundamente, sem a formalidade das regras gramaticais ou amarras filosóficas, o significado de algumas palavras importantes na vida de qualquer pessoa.
Ele disse que, ao fazer o dicionário, percebeu que o que sentimos é imensamente mais belo e rico, de mais profundidade do que aquilo que conseguimos grafar. E que quanto mais simples somos em nossa comunicação, mais nos fazemos entender e mais tocamos a corda do sentimento de quem nos lê ou escuta.
Vejamos a beleza do significado por ele dado a determinados termos do nosso dia-a-dia.
Adeus: É quando o coração que parte deixa a metade com quem fica.
Amigo: É alguém que fica para ajudar quando todo mundo se afasta.
Amor ao próximo: É quando o estranho passa a ser o amigo que ainda não abraçamos.

Caridade: É quando a gente está com fome, só tem uma bolacha e reparte.
Carinho: É quando a gente não encontra nenhuma palavra para expressar o que sente e fala com as mãos, colocando o afago em cada dedo.
Ciúme: É quando o coração fica apertado porque não confia em si mesmo.
Cordialidade: É quando amamos muito uma pessoa e tratamos todo mundo da maneira que a tratamos.
Doutrinação: É quando a gente conversa com o Espírito colocando o coração em cada palavra.
Entendimento: É quando um velhinho caminha devagar na nossa frente e a gente, estando apressado, não reclama.
Evangelho: É um livro que só se lê bem com o coração.
Evolução: É quando a gente está lá na frente e sente vontade de buscar quem ficou para trás.
Fé: É quando a gente diz que vai escalar um Everest e o coração já o considera feito.
Filhos: É quando Deus entrega uma jóia em nossa mão e recomenda cuidá-la
Fome: É quando o estômago manda um pedido para a boca e ela silencia.
Inimizade: É quando a gente empurra a linha do afeto para bem distante.
Inveja: É quando a gente ainda não descobriu que pode ser mais e melhor do que o outro.
Lágrima: É quando o coração pede aos olhos que falem por ele.
Lealdade: É quando a gente prefere morrer que trair a quem ama.
Mágoa: É um espinho que a gente coloca no coração e se esquece de retirar.
Maldade: É quando arrancamos as asas do anjo que deveríamos ser.
Mediunidade com Jesus: É quando a gente serve de instrumento em uma comunicação mediúnica e a música tocada parece um noturno de Chopin.
Morte: Quer dizer viagem, transferência ou qualquer coisa com cheiro de eternidade.
Netos: É quando Deus tem pena dos avós e manda anjos para alegrá-los.
Obsessor: É quando o Espírito adoece, manda embora a compaixão e convida a vingança para morar com ele.
Ódio: É quando plantamos trigo o ano todo e estando os pendões maduros a gente queima tudo em um dia.
Orgulho: É quando a gente é uma formiga e quer convencer os outros de que é um elefante.
Paz: É o prêmio de quem cumpre honestamente o dever.
Perdão: É uma alegria que a gente se dá e que pensava que jamais a teria.
Perfume: É quando mesmo de olhos fechados a gente reconhece quem nos faz feliz.
Pessimismo: É quando a gente perde a capacidade de ver em cores.
Preguiça: É quando entra vírus na coragem e ela adoece.
Raiva: É quando colocamos uma muralha no caminho da paz.
Reencarnação: É quando a gente volta para o corpo, esquecido do que fez, para se lembrar do que ainda não fez.
Saudade: É estando longe, sentir vontade de voar, e estando perto, querer parar o tempo.
Sexo: É quando a gente ama tanto que tem vontade de morar dentro do outro.
Simplicidade: É o comportamento de quem começa a ser sábio.
Sinceridade: É quando nos expressamos como se o outro estivesse do outro lado do espelho.
Solidão: É quando estamos cercados por pessoas, mas o coração não vê ninguém por perto.
Supérfluo: É quando a nossa sede precisa de um gole de água e a gente pede um rio inteiro.
Ternura: É quando alguém nos olha e os olhos brilham como duas estrelas.
Vaidade: É quando a gente abdica da nossa essência por outra, geralmente pior.

TEMPO CERTO


De uma coisa podemos ter certeza: de nada adianta querer apressar as coisas.
Tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto.
Mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo!
Aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca, por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo.
Mas alguém poderia dizer: - Mas qual é esse tempo certo?
Basta observar os sinais.
Geralmente quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano, enviarão sinais indicando o caminho certo.
Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer.
Mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa!
Basta você acreditar que nada acontece por acaso!
E talvez seja por isso que você esteja agora lendo essas linhas.
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais já estão por perto, e você nem os notou ainda.
Lembre-se que o universo, sempre conspira a seu favor, quando você possui um objetivo claro.

PÃO COM MANTEIGA


Conta a história que um casal tomava café da manhã no dia de suas bodas de prata.
A mulher passou a manteiga na casca do pão e o entregou para o marido, ficando com o miolo.
Ela pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, por vinte e cinco anos, sempre lhe dei o miolo.
Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida".
Para sua surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse:
- Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante vinte e cinco anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!
Moral da história:
Você precisa dizer claramente o que deseja, não espere que o outro adivinhe...
Você pode pensar que está fazendo o melhor para o outro, mas o outro pode estar esperando outra coisa de você...
Deixe-o falar e quando não entender, não traduza, peça que ele explique melhor.
Essa história pode ser aplicada não só para casais, mas também para pais e filhos, amigos e até mesmo no trabalho.

QUEM SOU EU?


Não venha me falar de razão.
Não me cobre lógica.
Não me peça coerência.
Eu sou pura emoção.
Tenho razões e motivações próprias.
Me movimento por paixão.
Essa é minha religião e minha ciência.
Não meça meus sentimentos.
Nem tente compará-los a nada.
Deles sei eu, eu e meus fantasmas, eu e meus medos, eu e minha alma.
Sua incerteza me fere, mas não me mata.
Suas dúvidas me açoitam, mas não deixam cicatrizes.
Não me fale de nuvens.
Eu sou Sol e Lua.
Não conte as poças.
Eu sou mar, profundo, intenso, passional.
Não exija prazos e datas.
Eu sou eternidade e atemporal.
Não imponha condições.
Eu sou absolutamente incondicional.
Não espere explicações.
Não as tenho, apenas aconteço, sem hora, local ou ordem.
Vivo em cada molécula.
Sou um todo e às vezes sou nada.
Você não me vê, mas me sente.
Estou tanto na sua solidão, quanto no seu sorriso.
Vive-se por mim, morre-se por mim, sobrevive-se sem mim,
Eu sou começo e fim, e todo o meio.
Todas certas, todas imperfeitas, todas lógicas apenas em motivações pessoais, todas corretas, todas erradas.
Sou seu objetivo, sua razão que a razão ignora e desconhece.
Tenho milhões de definições.
Sou tudo.
Sem mim, tudo é nada.
Sou amanhecer.
Sou Fênix.
Renasço das cinzas.
Sei quando tenho que morrer.
Sei que sempre irei renascer.
Mudo o protagonista, nunca a história.
Mudo de cenário, mas não de roteiro.
Sou música, ecôo, reverbero, sacudo.
Sou fogo, queimo, destruo, incinero.
Sou vento, arrasto, balanço, carrego.
Sou tempo, sem medidas, sem marcações.
Sou furacão, destruo, devasto, arraso.
Sou água, afogo, inundo, invado.
Sou clima, proporcional a minha fase.
Mas sou tijolo, construo, recomeço ...
Sou cada estação, no seu apogeu e glória.
Sou seu problema e sua solução.
Sou seu veneno e seu antídoto
Sou sua memória e seu esquecimento.
Eu sou seu reino, seu altar e seu trono.
Sou sua prisão, sou seu abandono e sou sua liberdade.
Sua luz, sua escuridão e seu desejo de ambas.
Velo seu sono.
Poderia continuar me descrevendo, mas já te dei uma idéia de quem sou...
Muito prazer, tenho vários nomes, mas aqui, na sua terra, chamam-me de..
AMOR.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

QUAL A MELHOR RELIGIÃO DO MUNDO?


No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- 'Santidade, qual é a melhor religião?'
Esperava que ele dissesse:
'É o budismo tibetano' ou 'São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo.'
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:

'A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor.'
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- 'O que me faz melhor?'
Respondeu ele:
- 'Aquilo que te faz mais compassivo...' (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta),
'aquilo que te faz mais sensível...',
'mais desapegado...',
'mais amoroso...',
'mais humanitário...',
'mais responsável...'
'A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...'
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.

O AMOR


Estar apaixonado, amigos, é encontrar o nome justo da vida.
É recuperar a chave oculta que abre o cárcere em que a alma está cativa.
É captar, em determinados olhos, um verdadeiro olhar que nos contempla.
É escutar de uma boca a própria voz profundamente repetida.
É suspeitar que, para sempre, a solidão de nossa sombra está vencida.
É descansar os olhos tristes em uma paisagem de cegonhas e campos.
É governar a luz do fogo e, ao mesmo tempo, ser escravo da chama.
É contemplar um trem que passa pela montanha com as luzes acesas.
É escutar à meia-noite a errante confissão da garoa.
Estar apaixonado, amigos, é padecer espaço e tempo com doçura.
É despertar certo dia com o segredo das flores e das frutas.
É comprovar de corpo e alma que a tarefa de ser homem é menos dura.
É começar a dizer e em seguida não voltar a dizer nunca.
E é, além disso, amigos, estar seguro de estar com as mãos puras.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

SAUDADE


Começar o dia falando de saudade faz bem. Bem e mal ao mesmo tempo. Mas é um mal gostoso, desses assim que a gente gosta de sentir. Se sentimos saudade é que tem gente habitando nosso coração, então já não estamos sozinhos.
Criamos em nós e com nossos relacionamentos, episódios da vida, bons ou maus. Escolhemos caminhos, escolhemos pessoas, escolhemos formas de vida, maneiras e jeitos e saímos por aí vendo o nascer e o pôr do sol.
Nossas escolhas presentes condicionam nosso futuro, como as do passado condicionaram o que vivemos agora. Então, baseados nessas experiências vivenciadas, podemos melhor selecionar o que nos convém, o que nos faz felizes, o que nos torna melhores.
Ninguém pode e nem deve viver de arrependimentos, pois esses envenenam a vida. Mas tirando dele o proveito, vamos moldando nosso vaso diário para que a vida se torne, pelo menos à nossa volta, mais bonita.
Se o ser humano entendesse o quanto o seu poder é ilimitado, ele choraria menos, conseguiria mais. Mas esse poder nada tem a ver com força física, é algo que vem de dentro pra fora, como a água da fonte que jorra e mata a sede.
A cada minuto do dia podemos decidir que será melhor, podemos decidir que dividiremos com alguém para sairmos acrescentados, deixaremos neles e carregaremos em nós, pedacinhos de bons momentos, esses que costumamos chamar de saudade e que rima tão bem com felicidade.

terça-feira, 19 de maio de 2009

PRECE


Que eu saiba transformar a rotina em cântico de primavera, em hino de ação de graças.
Que eu saiba descobrir o ângulo bom das pessoas, o lado luminoso dos fatos e acontecimentos.
Que eu seja perseverante como as ondas do mar: de cada recuo elas fazem um ponto de partida.
Perdoa-me, Senhor, por não ter entendido a mensagem da ternura. Um olhar, um sorriso, um gesto, uma palavra, um silêncio, teriam resolvido tudo...
Ensina-me, Senhor, a perguntar menos e a viver mais, a preocupar-me menos e ser mais.
“Amar é, não raro, apenas ouvir o que o amigo tem a nos dizer.”

FASCINANTE


O que é fascinante para mim...
É ter esperanças no amanhã, saber que depois da noite vem o dia.
Viver intensamente as emoções, saltar de alegria.
Não invadir o espaço alheio, ser espontâneo.
Apreciar o nascimento do sol, amar as pessoas incondicionalmente.
Aproveitar todos os momentos, fazer trabalhos voluntários.
Vencer a tristeza, confiar na voz interior.
Perdoar as pessoas, estimular a criatividade.
Não perder-se em detalhes, chorar de felicidade, preservar a natureza.
Ter pensamentos positivos, respeitar os sentimentos alheios.
Rir com franqueza, ser sincero.
Encontrar a felicidade nas pequenas coisas.
Entender que somos pessoas únicas.
Dançar sem medo.
Não apegar-se aos bens materiais.
Respirar a brisa do mar. Ouvir a melodia suave de uma fonte, observar a natureza, adorar um dia de chuva.
Ter motivações !
Cuidar das aparências, descobrir que precisamos de outros.
Buscar novos horizontes.
Perceber que somos humanos.
Vencer a nós mesmos, ver a beleza da alma e vencer a passividade.
Saber que a vida é conseqüência de nossas atitudes; não criticar as decisões alheias.
Mimar o crescimento interior, deixar acontecer.
Praticar a humildade e adorar o calor humano.
Valorizar as pequenas vitórias, viver apaixonado pela vida, visualizar só coisas boas,
entender que há limites.
Ver a vida com outros olhos, pensar positivo, ter auto-estima, colocar energia positiva em tudo que realiza.
Só arrepender-me de não ser feliz, demonstrar ser sentimental, procurar ser carinhoso!
Dormir feliz, emanar vibrações de amor, saber que estamos aqui de passagem, aproveitar as oportunidades, escutar o coração, acreditar e ter fé em Deus.
Por isso...
Se quer ser amado. . . Ame!
Se quer receber um sorriso. . . Sorría!
Se quer carinho?. . . Dê carinho, até não aguentar mais!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

COM O TEMPO

COM O TEMPO
Você aprende que estar com alguém só porque esse alguém lhe oferece um bom futuro, significa que mais cedo ou mais tarde você irá querer voltar ao passado...

COM O TEMPO
Você se dará conta que casar só porque “está sozinho(a)”, é uma clara advertência de que o seu matrimônio será um fracasso...

COM O TEMPO
Você compreende que só quem é capaz de lhe amar com os seus defeitos, sem pretender mudar-lhe, é que pode lhe dar toda a felicidade que deseja...

COM O TEMPO
Você se dará conta de que se você está ao lado de uma pessoa só para não ficar sozinho(a), com certeza uma hora você vai desejar não voltar a vê-la...

COM O TEMPO
Você se dará conta de que os amigos verdadeiros valem mais do que qualquer montante de dinheiro...

COM O TEMPO
Você entende que os verdadeiros amigos se contam nos dedos, e que aquele que não luta para os ter, mais cedo ou mais tarde se verá rodeado unicamente de amizades falsas...

COM O TEMPO
Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva, podem continuar a magoar a quem você disse, durante toda a vida...

COM O TEMPO
Você aprende que desculpar todos o fazem, mas perdoar, só as almas grandes o conseguem...

COM O TEMPO
Você compreende que se você feriu muito um amigo, provavelmente a amizade jamais será a mesma...

COM O TEMPO
Você se dá conta de que cada experiência vivida com cada pessoa, é irrepetível...

COM O TEMPO
Você se dá conta de que aquele que humilha ou despreza um ser humano, mais cedo ou mais tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos, só que multiplicados...

COM O TEMPO
Você aprende a construir todos os seus caminhos hoje, porque o terreno de amanhã é demasiado incerto para fazer planos...

COM O TEMPO
Você compreende que apressar as coisas ou forçá-las para que aconteçam, fará com que no final não sejam como você esperava...

COM O TEMPO
Você se dará conta de que, na realidade, o melhor não era o futuro, mas sim o momento que estava vivendo naquele instante...

COM O TEMPO
Você aprende que tentar perdoar ou pedir perdão, dizer que ama, dizer que sente falta, dizer que precisa, dizer que quer ser amigo...
...junto de um caixão...
...deixa de fazer sentido...

Por isso, recorde sempre estas palavras: “O homem torna-se velho muito rápido e sábio demasiado tarde”.
Exatamente quando: “JÁ NÃO HÁ TEMPO!”

MUNDO REAL


Estamos vivendo um período em que procuramos suprir nossas carências no mundo virtual.
Damos incondicionalmente do nosso tempo e oferecemos muito de nós. Nós nos abrimos, enviamos flores virtuais, abraços virtuais, palavras de consolo, infinitos bons dias e boas noites. Trazemos sonhos e oferecemos nossa amizade sem nos questionar.
Sabemos pouco uns dos outros, mas isso não tem importância.
Quando a porta do mundo virtual se abre, entramos e não nos preocupamos em saber se existe uma porta de saída.
Enquanto isso, ao nosso lado, na nossa vizinhança, na nossa cidade e, mesmo, dentro da família, as pessoas vão sendo deixadas.

Nós nos esquecemos do bom dia diário, do sorriso luminoso que pode iluminar o dia de alguém, de um olhar sincero do “pode contar comigo” que escrevemos tantas vezes a quem não conhecemos. Mas quando Deus permitiu que a internet fosse criada, foi para que mais portas se abrissem e não que outras fossem fechadas.
Penso que Ele queria que nos abríssemos para o mundo, mas que jamais nos fechássemos em nossa casa.
Então, por que não trocar de vez em quando algum tempo diante do computador por uma boa xícara de café com alguém que conhecemos? No lugar de um e-mail de bom dia, que vai ficar guardado numa caixinha virtual, um caloroso bom dia por telefone que vai ficar guardado no coração.
Uma boa gargalhada a dois, três ou mais pode ser ainda mais saudável que um ato solitário diante de uma tela. Experimente, de vez em quando, voltar ao mundo real. Ser uma bênção virtual é enriquecedor e nos traz grandes satisfações. Mas se, além disso, podemos ser uma bênção real e uma real bênção, nossa missão de ser anjos na terra vai estar sendo maravilhosamente cumprida.

QUESTÃO DE FÉ


Uma diferença básica entre quem tem fé e quem não tem, é que quem tem possui, mesmo sem ter, e quem não tem, mesmo tendo, jamais possuirá. É a ponte que separa o negativo do positivo.
Segundo a Bíblia, o povo de Israel andou quarenta anos no deserto em busca de Canaã; eles avistaram a terra prometida, mas jamais a possuíram, por causa de murmurações, de atitudes negativas...
Ansiedade, medo, inquietação e insegurança, são sinais de falta de fé. Quem acredita e espera, não desfalece.

É possível sentir-se fragilizado e cansado. É até possível chorar nos momentos difíceis. Isso não é fraqueza, é perfeitamente humano, pois somos feitos de carne e emoções que, querendo ou não, mexem com a gente. Ninguém pode dizer que possui uma fé suficientemente forte para nunca ter se sentido sozinho e fraco. O que é preciso evitar é que esses sentimentos fiquem tempo bastante para que criem raízes. Aí sim, temos um problema.
Mas uma pessoa que possui um mínimo de fé vai sempre erguer a cabeça, nunca vai desanimar. Ela sabe, de antemão, que aquilo é passageiro, pois há Alguém bem maior do que qualquer problema que possa nos atingir.
Não é porque perdemos uma batalha que perdemos a guerra; não é porque não chegamos em primeiro lugar que podemos deixar de chega. Cada coisa no seu tempo. A questão é saber esperar, com confiança.
A fé remove montanhas? Remove sim. Montanhas de desespero, montanhas de noites mal dormidas e sonhos desfeitos; montanhas de restos tristes e rios de lágrimas.
Só a fé pode trazer coisas construtivas para a nossa vida. É por isso mesmo que, sem ela, é impossível agradar a Deus, pois Ele só se agrada de pessoas que sabem que Ele nunca vai abandoná-las e Nele confiam.

sábado, 16 de maio de 2009

O CAMINHO DA LOUCURA


Quase todos os seres humanos possuem uma característica típica da esquizofrenia: fazerem continuamente as mesmas coisas e ficar à espera de resultados diferentes.
Todas as pessoas querem vidas melhores, mais saúde, melhores relacionamentos, mais abundância financeira.
Mas um dia após dia, fazem exatamente as mesmas coisas! À espera de um milagre que nunca irá acontecer.
Porque são loucas
Porque acreditam que irão mudar de vida sem mudar.
Porque se meditarem o suficiente, serão abençoadas com milagres de coisas boas, sem necessidade de mudar o que quer que seja.
Já reparou que à sua volta, na natureza, nada permanece constante? Tudo muda. Continuamente.
E no entanto, você, que quer mudanças na sua vida, está á espera que elas ocorram sem mudar.
Bem vindo á insanidade!

A maior parte das pessoas tem um sonho e faz planos para o manifestar e medita e acredita na lei da atração e até é capaz de escrever alguma coisa e esperar que as pessoas à sua volta comecem a mudar. E nada acontece.
Porque a mudança tem que começar dentro de cada um primeiro!
Tudo começa com os rótulos que colocamos sobre cada experiência do nosso cotidiano.
Qualquer experiência sua é sempre uma aprendizagem.
O “bom” e o “mau” é apenas um rótulo que você decide colocar.
Quando sentir que a experiência merece um rótulo “negativo” aprenda, antes de colocar o rótulo, a afirmar algo como “não sei de que forma esta experiência é boa para mim, mas é!”
Quanto mais negativo for aquilo que tenho para dizer, mais demoro para dizer.
É uma técnica ensinada por D.Juan, dissolver a negatividade para dar poder à divindade.
Ame cada experiência se quer atrair experiências melhores.
E lembre-se que jamais passará por uma experiência dramática, a menos que esteja preparado para ela.
“Quem vive no presente com os olhos no passado descobrirá que não tem futuro”.
“Insanidade é fazer repetidamente as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.
Pare de se queixar para que esse tema se dissolva.
Agradeça mais!
Reclame menos!
Em tudo que fazes, lembre-se: O universo não é estúpido!

A URGÊNCIA DE VIVER


A mensagem do Rabino Henry Sobel, numa celebração em uma sinagoga da sua congregação:
Todos os anos, nesta hora de oração, eu observo seus rostos e vejo algo de indefinível em suas expressões.
Sei lá, um misto de alegria e tristeza, não sei se tristeza é a palavra certa, talvez apreensão.
Antigamente, eu não entendia o porquê. Hoje, um pouco mais velho, um pouco mais maduro, um pouco mais vivido, um pouco mais sensível, eu acho que consigo compreender.
A matemática da vida não é simples.

Cada soma é também uma subtração. Quando somamos mais um ano àqueles que já vivemos, subtraímos um ano daqueles que nos restam para viver.
Então, a felicidade de estarmos aqui hoje, vem acompanhada da melancólica percepção de que o tempo voa e a vida passa.
Nessa hora de oração, talvez mais do que em qualquer outra, sentimos a urgência de viver.
Tedy Kollek, o dinâmico prefeito de Jerusalém, propõe em sua autobiografia um 11º mandamento: "não serás paciente".
À primeira vista, tal conselho parece ir contra umas das qualidades mais valorizadas pela humanidade: ­ a paciência é uma virtude.
No entanto, ao refletirmos sobre as palavras de Kollek, percebemos que ela contém uma grande sabedoria.
A impaciência é necessária para remediar nossa tendência tão humana de protelar.
Pois a verdade é que, em muitas áreas vitais de nossa existência, somos pacientes demais.
Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem garantia do amanhã .
Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotável de tempo.
Esperamos demais para dizer palavras de perdão que devem ser ditas, para pôr de lado rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo.
Esperamos demais para ser pais dos nossos filhos pequenos, esquecendo quão curto é o tempo em que eles são pequenos, quão depressa a vida os faz crescer e ir embora.
Esperamos demais para ler os livros, ouvir as músicas, ver os quadros que estão esperando para alargar nossa mente, enriquecer nosso espírito e expandir nossa alma.
Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor que talvez não seja mais necessário amanhã.
Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenharmos no palco.
Deus também está esperando. ­
Esperando... nós pararmos de esperar.
Esperando... nós começarmos a fazer tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados.
Meus amigos, é hora de viver.
Esta é uma adaptação visual de quem sentiu fluir a essência da verdade em suas palavras.
A mais pura realidade da vida.

O CEGO E O PUBLICITÁRIO


Havia um cego sentado numa calçada em Paris, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira escrito com giz branco: “Por favor, ajude-me, sou cego”.
Um publicitário, da área de criação; que passava em frente a ele parou e viu uma poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e moedas.
O cego reconheceu as pisadas do publicitário e lhe perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber o que ele havia escrito. O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras”. E, sorrindo, continuou o seu caminho.
Seu novo cartaz dizia: “Hoje é primavera em Paris, e eu não posso vê-la”.
Sempre é bom mudarmos de estratégia quando nada nos acontece.

O DIFÍCIL FACILITÁRIO DO VERBO OUVIR


Um dos maiores problemas de comunicação, tanto a de massas como a interpessoal, é o de como o receptor, ou seja, o outro, ouve o que o emissor, ou seja, a pessoa, falou.
Numa mesma cena de telenovela, notícia de telejornal, num simples papo ou discussão, observo que a mesma frase permite diferentes níveis de entendimento.
Na conversação dá-se o mesmo. Raras, raríssimas, são as pessoas que procuram ouvir exatamente o que a outra está dizendo.
Diante desse quadro venho desenvolvendo uma série de observações e como ando bastante entusiasmado com a formulação delas, divido-as com o competente eleitorado que, por certo, me ajudará passando-me as pesquisas que tenha a respeito.

Observe que:
1) Em geral o receptor não ouve o que o outro fala: ele ouve o que o outro não está dizendo.
2) O receptor não ouve o que o outro fala: ele ouve o que quer ouvir.
3) O receptor não ouve o que o outro fala. Ele ouve o que já escutara antes e coloca o que o outro está falando naquilo que se acostumou a ouvir.
4) O receptor não ouve o que o outro fala. Ele ouve o que imagina que o outro ia falar.
5) Numa discussão, em geral, os discutidores não ouvem o que o outro está falando. Eles ouvem quase que só o que estão pensando para dizer em seguida.
6) O receptor não ouve o que o outro fala. Ele ouve o que gostaria ou de ouvir ou que o outro dissesse.
7) A pessoa não ouve o que a outra fala. Ela ouve o que está sentindo.
8) A pessoa não ouve o que a outra fala. Ela ouve o que já pensava a respeito daquilo que a outra está falando.
9) A pessoa não ouve o que a outra está falando. Ela retira da fala da outra apenas as partes que tenham a ver com ela e a emocione, agrade ou moleste.
10) A pessoa não ouve o que a outra está falando. Ouve o que confirme ou rejeite o seu próprio pensamento. Vale dizer, ela transforma o que a outra está falando em objeto de concordância ou discordância.
11) A pessoa não ouve o que a outra está falando: ouve o que possa se adaptar ao impulso de amor, raiva ou ódio que já sentia pela outra.
12) A pessoa não ouve o que a outra fala. Ouve da fala dela apenas aqueles pontos que possam fazer sentido para as idéias e pontos de vista que no momento a estejam influenciando ou tocando mais diretamente.
Esses doze pontos mostram como é raro e difícil conversar. Como é raro e difícil se comunicar! O que há, em geral, são monólogos simultâneos trocados à guisa de conversa, ou são monólogos paralelos, à guisa de diálogo. O próprio diálogo pode haver sem que, necessariamente, haja comunicação. Pode haver até um conhecimento a dois sem que necessariamente haja comunicação. Esta só se dá quando ambos os pólos ouvem-se, não, é claro, no sentido material de "escutar", mas no sentido de procurar compreender em sua extensão e profundidade o que o outro está dizendo.
Ouvir, portanto, é muito raro. É necessário limpara a mente de todos os ruídos e interferências do próprio pensamento durante a fala alheia.
Ouvir implica uma entrega ao outro, uma diluição nele. Daí a dificuldade de as pessoas inteligentes efetivamente ouvirem. A sua inteligência em funcionamento permanente, o seu hábito de pensar, avaliar, julgar e analisar tudo interfere como um ruído na plena recepção daquilo que o outro está falando.
Não é só a inteligência a atrapalhar a plena audiência. Outros elementos perturbam o ato de ouvir. Um deles é o mecanismo de defesa. Há pessoas que se defendem de ouvir o que as outras estão dizendo, por verdadeiro pavor inconsciente de se perderem a si mesmas. Elas precisam "não ouvir" porque "não ouvindo" livram-se da retificação dos próprios pontos de vista, da aceitação de realidades diferentes das próprias, de verdades idem, e assim por diante. Livra-se do novo, que é saúde, mas as apavora. Não é, pois, um sólido mecanismo de defesa.
Ouvir é um grande desafio. Desafio de abertura interior; de impulso na direção do próximo, de comunhão com ele, de aceitação dele como é e como pensa. Ouvir é proeza, ouvir é raridade. Ouvir é ato de sabedoria.
Depois que a pessoa aprende a ouvir ela passa a fazer descobertas incríveis escondidas ou patentes em tudo aquilo que os outros estão dizendo a propósito de falar.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

SABER VIVER


Tudo chega a tempo aqueles que sabem viver.
Viver significa engrenar no ritmo do amor que pulsa em teu ser, deixando-te levar pelas águas mansas que tudo banha com sua compreensão, fidelidade e quietude.
O teu dia de hoje muito te trouxe...
Talvez hoje, talvez amanhã, perceberás quanto aprendeste com ele.
A cada dia aprendes algo que contigo fica, consciente ou não, a iluminar teus passos rumo à tua verdade, à tua evolução espiritual.
Dá oportunidade para que este dia te traga o que precisas aprender, o que precisas provar e sentir.
Dá oportunidade para que estejas no lugar certo e na hora exata quando a ti chegar a brisa que te revelará frente a ti mesmo.
Viver significa crescer, construir!
Cada passo, cada palavra, cada ato produz um efeito.
Aprende a dar amor, a dar alegria, a dar compreensão, e teus dias espelharão a tua fronte doce e risonha, trazendo-te o que necessitas para estar tranqüilo e fluindo no mais profundo amor.

SOFTWARE PARA SUA VIDA


Cliente: Alô... é do Setor de "Atendimento ao Cliente???
Atendente: Boa tarde, Senhora. Em que lhe posso ser útil?
Cliente: Comprei o seu programa AMOR, mas até agora não consegui instalar. Eu não sou técnica no assunto, mas acho que posso instalar com a sua ajuda. O que eu devo fazer primeiro?
Atendente: O primeiro passo é abrir o seu CORAÇÃO. A senhora encontrou seu CORAÇÃO?
Cliente: Sim, encontrei. Mas há diversos programas funcionando agora. Tem algum problema em instalar o AMOR enquanto outros programas estão funcionando?
Atendente: Que programas estão funcionando, senhora?

Cliente: Deixe-me ver... Eu tenho BAIXA ESTIMA.EXE, RESSENTIMENTO.COM, ODIO.EXE e RANCOR.EXE funcionando agora.
Atendente: Nenhum problema. O AMOR apagará automaticamente RANCOR.EXE de seu sistema operacional atual. Pode ficar em sua memória permanente, mas não vai causar problemas por muito tempo para outros programas. O AMOR vai reescrever BAIXA ESTIMA.EXE em uma versão melhor, chamada AUTO ESTIMA.EXE. Entretanto, a senhora tem que desligar completamente o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM. A senhora pode desligá-los?
Cliente: Eu não sei como desligá-los. Você pode me dizer como?
Atendente: Com prazer! Vá ao Menu e clique em PERDAO.EXE. Faça isso quantas vezes forem necessárias, até o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM serem apagados completamente.
Cliente: Ok! Terminei! O AMOR começou a instalar-se automaticamente. Isso é normal?
Atendente: Sim, é normal. A senhora deverá receber uma mensagem dizendo que reinstalará a vida de seu coração. A senhora tem essa mensagem?
Cliente: Sim, eu tenho. Está completamente instalado?
Atendente: Sim. Mas lembre-se: a senhora só tem o programa de modelo básico. A senhora precisa começar a se conectar com outros CORAÇÕES a fim de obter melhoramentos.
Cliente: Oh! Meu Deus! Eu já tenho uma mensagem de erro. Que devo fazer?
Atendente: O que diz a mensagem?
Cliente: Diz: "ERRO 412 - O PROGRAMA NÃO FUNCIONA EM COMPONENTES INTERNOS". O que isso significa?
Atendente: Não se preocupe, senhora. Este é um problema comum. Significa que o programa do AMOR está ajustado para funcionar em CORAÇÕES externos, mas ainda não está funcionando em seu CORAÇÃO. É uma daquelas complicadas coisas de programação, mas em termos não-técnicos, significa que a senhora tem que "AMAR" sua própria máquina antes que possa amar outra.
Cliente: Então, o que devo fazer?
Atendente: A senhora pode achar o diretório chamado "AUTO ACEITAÇÃO"?
Cliente: Sim, encontrei.
Atendente: Excelente! A senhora está ficando ótima nisso!
Cliente: Obrigada!
Atendente: De nada. Faça o seguinte: clique nos arquivos BONDADE.DOC, AUTO ESTIMA.TXT, VALORIZE-SE.TXT, PERDÃO.DOC e copie-os para o diretório "MEU CORAÇÃO". O sistema irá reescrever todos os arquivos em conflito e começará a consertar a programação defeituosa. Também a senhora precisa apagar AUTO CRITICA.EXE de todos os diretórios e depois esvazie a sua lixeira para certificar-se de que nunca voltem.
Cliente: Consegui! Meu CORAÇÃO está cheio de arquivos realmente puros! Eu tenho no meu monitor, agora, o SORRISO.MPG e está mostrando que PAZ.EXE, CONTENTAMENTO.COM e BONDADE.COM foram instalados automaticamente no meu CORAÇÃO.
Atendente: Então, terminamos! O AMOR está instalado e funcionando, Ah! Mais uma coisa antes de eu ir.
Cliente: Sim?
Atendente: O AMOR é um programa grátis.
Faça o possível para distribuir uma cópia de seus vários modelos a quem a senhora encontrar e, dessa forma, a senhora receberá de volta dessas pessoas novos modelos verdadeiramente puros.