O que mais admiro na culinária indiana é a inventividade e riqueza de sabores, aromas e texturas. Sempre fico imaginando como é que descobriram o uso para determinadas especiarias e como surgiu o casamento perfeito de condimentos nos mais diversos pratos. Coisas que nunca tinha imaginado juntas aparecem harmoniosamente em criações incríveis.
Desde que descobri esse arroz com iogurte, nunca mais senti saudades de risoto com creme de leite. Já experimentei diferentes versões, cada uma melhor que a outra. Dependendo da região de origem, o preparo difere. Pode ser simples ou com castanhas, lentilhas torradas ou coco ralado, servido com coentro picado, pimenta verde ou vermelha seca, sementes de romã e outras frutas. A receita hoje é de uma amiga indiana. Gosto da adição de assafétida, um condimento mal cheiroso e esquisito, de sabor exótico e diferente. Tem cheiro de chulé, por isso mantenho as latinhas bem fechadas. A assafétida dá um toque todo especial, mas pode ser excluída, caso não esteja disponível.
Arroz com Iogurte
3 xícaras (chá) de arroz cozido
Óleo de sua preferência
1 colher (chá) de sementes de mostarda preta
Folhas de curry (opcional)
1/4 colher (chá) de assafétida
1/2 colher (chá) de gengibre ralado
2 pimentas malaguetas picadas
1 1/2 xícaras (chá) de iogurte natural
Castanhas de cajú torradas
Sal a gosto
Sementes de romã
Aqueça o óleo e coloque as sementes de mostarda. Quando começarem a pipocar, acrescente as folhas de curry, o gengibre, a pimenta malagueta e a assafétida. Mexa rapidamente. Em seguida, acrescente o arroz, o sal, misture e retire do fogo. Deixe esfriar um pouco para acrescentar o iogurte e ajustar o sal, se necessário. Sirva com as castanhas e sementes de romã.