sábado, 15 de agosto de 2015

Raio X: Ficha técnica - David Luiz, zagueiro, PSG


Tem um setor no qual a torcida brasileira já decorou os nomes que fazem parte da Seleção: a zaga. Dos quatro zagueiros que geralmente são convocados para a posição, três deles, geralmente não mudam. Um deles é David Luiz, que conquistou a confiança de comissões técnicas e torcedores com muita entrega dentro e fora de campo pelo seu país.

As boas atuações pelo Benfica, Chelsea e Paris Saint Germain alçaram o zagueiro ao nível de um dos melhores do mundo, mas foi na Seleção Brasileira que David Luiz ganhou da mídia e da torcida a alcunha de ídolo. Em 70 convocações, foram 51 aparições em mais de 4 mil minutos em campo. Ele marcou apenas três gols, dois deles na Copa do Mundo de 2014. 

Curiosamente, o lance mais lembrado por todos quando se fala em David Luiz não foi um gol, mas justamente quando ele impediu que o adversário balançasse as redes brasileiras. Na final da Copa das Confederações, contra a Espanha, quando o Brasil vencia por apenas 1 a 0, o zagueiro salvou um gol certo de Pedro, que tocou na saída de Julio César e já se preparava para comemorar. David voou na bola e mandou para escanteio, para delírio da torcida presente no Maracanã.

David Luiz Moreira Marinho, natural de Diadema, em Minas Gerais, saiu bem cedo do Brasil, mas nem parece, tamanha a identificação com o povo brasileiro. Aos 28 anos, nascido em 22 de abril de 1987, ele tem pela frente mais dois compromissos com a Seleção Brasileira: os jogos de setembro, contra Costa Rica e Estados Unidos. 

FICHA TÉCNICA

Nome: David Luiz Moreira Marinho

Nascimento: 22/04/1987

Local: Diadema - SP

Clube atual: Paris Saint Germain - FRA

Clube anterior: Chelsea - ING

Convocações: 70

Jogos: 51

Minutos em campo: 4.287

Gols: 3

 *o número de convocações é contabilizado a cada vez que o jogador é chamado. No entanto, caso ele se machuque e fique fora da partida seguinte, conta apenas uma convocação. Por exemplo, neste caso, um jogador presente na lista desta quinta-feira já tem uma convocação a mais, mesmo que fique fora do primeiro confronto. Se não for relacionado para o segundo jogo por qualquer motivo, aí não conta a segunda convocação. Portanto, cada partida em que o jogador é relacionado durante uma mesma concentração, conta como mais uma convocação.


in CBF

Sem comentários:

Enviar um comentário