Heróis do mar, nobre Povo, Nação valente, imortal, Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria, sente-se a voz Dos teus egrégios avós, Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas! Sobre a terra, sobre o mar, Às armas, às armas! Pela Pátria lutar Contra os canhões marchar, marchar!
Composição Alfredo Keil
|
(link)
|
Words and deeds VII
Uma pesquisa rápida na Google, limitada apenas ao critério de busca
"hino nacional"+blog+Portugal, resulta em surpreendentes quantidade e variedade de resultados.
Talvez seja interessante determo-nos em alguns destes, a começar pelos mais recentes (primeiras cinco páginas de resultados), e atendendo a que foram feitas transcrições não exaustivas dos "posts"; por regra, além do "link" para a página de entrada de cada "blog", junta-se o "permalink", no caso de existir.
-------------------------------------------------------------------------------------------
HINO NACIONAL: É um dos simbolos nacionais de cada país, devendo ser ouvido em respeito mesmo quando se trate de um hino estrangeiro. Se se tratar do nosso hino, esse respeito será naturalmente acrescido. É uma questão de educação. Alguém explique isto aos labregos da TVI que, como se viu na transmissão da final da Taça de Portugal no Domingo, não distinguem o hino de uma qualquer música do Toy.
mar salgado
posted by Neptuno on 12:01 PM
# -------------------------------------------------------------------------------------------
Circunscritos à mediocridade civilizacional assente na Crucífera espécie vegetal, Portugal deveria adoptar como brasão um talher cruzado, como bandeira um pano de loiça e como hino um arroto - ou, quiçá, a conhecida melodia "Bacalhau à portuguesa", imortalizada por Quim Barreiros.
O Hino Nacional poderá, como tantos hinos em tantos outros países, apelar a sentimentos de culto pátrio e de valores históricos que não têm qualquer significado nos dias de hoje, quer para o sr. Daniel Oliveira quer para tantos cidadãos em tantos outros países.
blog-notas
Publicado por blog-notas em dezembro 29, 2003 11:58 PM |
TrackBack ------------------------------------------------------------------------------------------
Sinceramente adoro A Portuguesa, emociono-me quando a oiço, mas também acho que não reflecte a realidade da nossa pátria.
É claro que continuamos a respeitar os efeitos dos nossos ante-passados, mas também aprendemos com os erros deles. É claro que é importante demonstrar determinação na defesa da pátria, da constituição, da liberdade e da República, mesmo com o uso da força (se for realmente necessário), mas nos dias de hoje as maiores ameaças a estes valores não é armada. A maior ameaça vem de nós próprios, pela falta de valores e pela falta de compreensão do lugar do patriotismo num país integrado numa União Europeia e num mundo cada-vez mais globalizado. Enquanto estes problemas não forem resolvidos e enquanto não houver uma mudança no nosso sistema politico de forma a torna-lo mais transparente e a envolver mais a sociedade na governação, não penso que valha a pena mudar de hino.
olifante
Posted by: Diogo Santos | Janeiro 19, 2004 12:30 AM
-------------------------------------------------------------------------------------------
Música pimba
A minha filha chegou-me a casa a saber o hino nacional de uma ponta à outra, sem falhas. Aprendeu na escola. Uma vergonha para mim e um orgulho para Paulo Portas. Tentei ensinar-lhe outras coisas, mais interessantes. Desisti. A música pimba sempre entrou mais facilmente no ouvido.
Errata: Fui injusto. A minha filha canta "Heróis do mar, nobre polvo". A verdade vem sempre da boca das crianças.
Barnabé
Publicado por danieloliveira em |
TrackBack -------------------------------------------------------------------------------------------
Domingo passado, nas Crónicas habituais de Marcelo Rebelo de Sousa, ouvi um apelo de um embaixador de Portugal, que a propósito do Euro 2004, sugeria que se (re)aprendesse o Hino Nacional.
Passados 30 anos da Revolução, temos o dever de aprender o Hino do nosso País. A minha geração, devido aos complexos gerados pela Mocidade Portuguesa, já não o aprendeu na escola.
Por via da nossa integração na Europa, perdemos parte da nossa soberania e ganhamos outras coisas em troca. Perdemos a moeda, perdemos a politica monetária e parte da económica. Ainda não perdemos o Hino. Eu resolvi aderir à ideia, pois as heranças são para manter...
Azenhas do Mar
Publicado por pmbernardes em
10:21 AM -------------------------------------------------------------------------------------------
É absurdo, isto não pode continuar!
Para quando o início da guerra de libertação?
E, já agora, alteremos o hino nacional e cantemos:
"Contra Bruxelas, marchar, marchar"
cabalas
- posted by Alvaro
@ 4:48 PM -------------------------------------------------------------------------------------------
Os alunos do sistema público de ensino devem cantar o Hino Nacional no início do dia. O objectivo desta medida é incutir nos jovens sentimentos nacionais. Paulo Portas defende que devemos ser patriotas, não é só no fubtebol que devemos cantar o hino;
Nónio-------------------------------------------------------------------------------------------
QUANTA INTELIGÊNCIA (pra num dizer o contrario)
Vestibular UFRJ
Eis as pérolas:
HISTÓRIA
=> O Hino Nacional Francês se chama La Mayonèse...
GEOGRAFIA
=> A capital de Portugal é Luiz Boa.
Vida da má (Brasil)
By: || ás 1:17 AM (extractos, post de 17.05.04 sem permalink)
-------------------------------------------------------------------------------------------
Concorda que se deveria aprovar uma lei para obrigar a mastigar pastilha elástica durante o hino nacional?
1º Lugar - Sim, da marca dos submarinos, com 41.66%.
2º Lugar - Não, pode provocar abortos, com 25.00%.
3º Lugar - Não, é uma falta de respeito, com 16.66%.
4º Lugar pela duvida existencial - Talvez, depende do sabor, 16.66%.
5º Lugar - Sim, ajuda a dicção, com 0.00%.
Abstenção - Maior do que o exigido pelo ensaio sobre a lucidez
Nulos - 0 ( Zero )
Nota - a abstenção e os votos nulos foram distribuídos conforme o método de Hondt.
Não deixe de comprar a nova pastilha GSC (Gasto Supérfluo Consentido), sempre que ouvir o hino nacional, masque uma.
( produto não sujeito a receita médica, em caso de precistência dos sintomas consulte o seu médico assistente, se ainda for vivo ).
analiticamente incorrecto
posted by Paulo Tomás at
11:51 -------------------------------------------------------------------------------------------
Mas pode dizer-se qualquer coisa como este senhor vê a cultura e o conhecimento. Ao descobrir que a filha tinha apreendido o hino, tentou ensinar-lhe outras músicas, provavelmente menos pimbas, e que considera mais adequadas para reflectir a cultura nacional (talvez Fanhais, José Mário Branco ou Sérgio Godinho). Felizmente, não conseguiu. Talvez não tivesse sido mau utilizar a internet ou uma enciclopédia para perceber e explicar o que é o Hino Nacional, qual o contexto histórico em que foi escrito e qual o seu significado para a república. Podia mesmo explicar o que significa cada um daqueles versos e os acontecimentos históricos a que se referem.
Mas não, resolveu dizer que era música pimba e dar a entender que quem sabe e compreende o Hino é um fascista radical que quer expulsar todos o emigrantes de Portugal, matar pretos e homosexuais, blá, blá blá (a cartilha habitual).
pasmo# posted by pasmo @ 12/23/2003 11:15:36 AM
-------------------------------------------------------------------------------------------
fontes de informaçãoletra do hino português:
JNbandeira portuguesa:
anim factoryhino nacional:
portal do Governo