quinta-feira, 28 de junho de 2012

FAÇA VOCÊ MESMO SUA CAMISETA


A Microcosm Publishing é a minha editora favorita, simplesmente por lançar e distribuir diversos títulos em relação a zines, atividades independentes e cultura alternativa. Cada vez que entro no site, sempre acontece algum problema em minhas contas...

No último rombo orçamentário, entre outras coisas, adquiri Do-It-Yourself Screenprinting - How to turn your home into a t-shirt factory, de John Isaacson. Confesso que a essa publicação me apeteceu pelo título, pois essa coisa de DIY é mais forte do que se possa imaginar.

Nesse livro, o autor conta em formato de quadrinhos como produzir camisetas em casa, desde a concepção do desenho, passando pela revelação da tela de silk screem, o manuseio com as tintas, até o produto final. Como as histórias produzidas são baseadas em fatos reais, ele mesmo se coloca como protagonista da saga.

Antes de cair nessas páginas, as histórias foram lançadas em formato de zine, uma das outras ocupações do cartunista.

Na primera parte mostra como foi o começo de suas aventuras com o silk, quando sua arte tropeçava no cotidiano de sua família - e vice-versa - e a estratégias utilizadas com eletrodomésticos e ocupando todos os cômodos da casa para produzir sua arte. É lógico que ninguém leva a sério o seu trabalho, que nunca lhe traz dinheiro mas muita sujeira e "perca de tempo".

Para provar que seu trabalho é sério, resolve sair pra rua para vender seu material para "pessoas como ele". Nessa parte, conhece as burocracias (e taxas) para ser um camelô licenciado.

Aprende in loco os macetes, técnicas de venda, e as falcatruas para poder fazer seu produto circular (mesmo não vendendo uma camiseta sequer e colecionar dúzias de IBBL - I'll be back later). Tem seu primeiro choque com a realidade das ruas versus empreendedorismo.


Como percebe que não vai virar nada, resolve observar o perfil variado do público que frequenta a calçada onde está situada a sua banca.


O autor aparentemente desistiu de ser vendedor, pois não volta mais a essa situação no livro. Talvez seja uma dica de que não dá certo vender dessa forma. Ou talvez as "pessoas como ele" não circulem naquela região...


Na terceira parte, muda o título da saga para Do-It-Together Screenprinting, justamente para mostrar a sua nova fase como produtor de estampas.


Após a frustração como produtor e empresário, John, na maior cara de pau, liga para uma estamparia e se oferece para trabalhar no local, dizendo que tem vasta experiência na área e aquelas coisas que todos nós inventamos quando queremos muito um emprego. E acaba dando certo.


Lá conhece Candance que, antes da entrevista com o dono do estabelecimento, lhe dá algumas dicas de como proceder nos equipamentos e como se comportar na entrevista e, sem querer, deixa escapar que quando sua banda toca, faz "umas" camisetas lá mesmo. Depois sabemos que essa banda tem mais estampas de camiseta que músicas!


No dia seguinte, conversa com o Sr. Dave, o dono da loja e viciado em produtos químicos usados na confecção das telas de silk. É aceito e, a partir daí, com as explicações de Candence, o leitor acaba aprendendo junto cada passo da produção. Inclusive, quando explica como proceder no programa Illustrator, tem alguns atalhos para usuários de Windows e Mac. Tudo bem didático e sem forçar a barra.

Logo consegue a confiança do Sr. Dave, que lhe passa uma cópia da chave da estamparia. E o que ele faz? Adivinha...

Entre os capítulos, o autor realiza algumas entrevistas com pessoas que trabalham de forma independente e/ou profissional com a impressão de camisetas, o que ajuda a ter um panorama de como cada um trabalha e os materiais que usam como suporte, diagramação e impressão. O ruim é que seguiu bem a linha dos zines antigos de fazer as mesmas perguntas para cada entrevistado.


Também oferece canais de referências para pesquisas, compras e troca de informações.

Como a série foi produzida em momentos diferentes da vida de Isaacson, nota-se a evolução dos traços e roteiro do autor, que torna-se cada vez mais detalhista, sem perder o desenho leve e com um toque "desencanado" que lhe é peculiar.

Cheio de bom humor (capaz até de arracar algumas gargalhadas em situações atrapalhadas), essa publicação é capaz de te deixar cheio vontade de produzir algo agora, já, nesse momento! 

terça-feira, 26 de junho de 2012

THE CONCEPT LANÇA NOVO SINGLE


Militando desde a década de 90 na cena guitar brasileira, a banda The Concept acaba de lançar um novo single, chamado "Wrong Way". A faixa foi gravada em abril de 2012 no estúdio 289, no Itaim Paulista (área da banda). O som segue a característica que sempre acompanhou a banda paulistana: guitarras, muitas guitarras e vocal bem melódico (essa melodia, em especial, me fez lembrar de coisas antigas do Oasis), com letras em inglês.

Para baixar o single, clique aqui. Ou, se preferir, você pode escutar "Wrong Way" no player logo abaixo:



Zinismo recomenda.

...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

BAIXE O 2º ANUÁRIO DE FANZINES, ZINES E PUBLICAÇÕES ALTERNATIVAS


Já está disponível para download gratuito a segunda edição do Anuário de Fanzines, Zines e Publicações Alternativas. Organizado e editado pela Ugra Press, o 2ADFZPA contou com participação ativa de dois Zinistas, Flávio Grão (a começar pela ilustração da capa) e Márcio Sno.

O mais legal mesmo é a versão impressa, que custa 15 dinheiros + correio, mas é possível baixar o PDF clicando aqui. Saiba como colocar suas mãos na versão impressa clicando aqui. Agora, se você não quer nem baixar o PDF e nem comprar o impresso, há uma terceira via, mais rápida, que é ver pelo ISSUU:



...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

EM BREVE: NOVO EP DO PAURA + TOUR EUROPÉIA 2012


Veteranos do hardcore nacional (é legítimo usar o termo "veterano" para uma banda nascida em 1995?), o Paura está prestes a lançar um novo EP, chamado Integrity Dept., no formato vinil. O sete polegadas será prensado na Alemanha, apenas 300 cópias, e será lançado no Brasa pelos selos Fuckitall Records (de Brusque, SC) e Definite Choice (que era de Santos, mas agora que o Junior, dono do selo, mora em BH, não sei bem como definir essa residência). Veja um teaser do disco logo abaixo:



Além do novo EP, o quinteto paulistano também anunciou mais uma tour européia, de 17 de agosto à 01 de setembro. No itinerário: Alemanha, República Tcheca, Áustria, Holanda e Bélgica. Boa sorte, Paura!


Ps. por que diabos vocês não apagaram esse "rancho sertanejo" horroroso da foto antes de mandar pro promoter da tour européia?!! hehehehe
...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CLUB AMERICA

É no dia 21/06 o lançamento oficial do Club America, novo projeto musical dos irmãos Andy e Bruno Alves do extinto The Name (vigilante/deck). A nova banda traz caracteristicas bem similares às da empreitada anterior, continua com boas melodias e belos temas de guitarra, porém com os sintetizadores falando mais alto.



  
Clique aqui para download do presskit digital com as músicas, release, etc

quinta-feira, 14 de junho de 2012

DINOSAUR JR. + HENRY ROLLINS


Show do tipo sonho de consumo: uma mini-tour do Dinosaur Jr., tocando o clássico álbum Bug (1988) na íntegra, percorreu algumas cidades norte americanas em 2011. O evento por si só já teria atrativos suficientes, mas ganhou um brilho a mais com a participação de Henry Rollins, que acompanhou a banda nessas datas, sendo uma espécie de mestre de cerimônias/entrevistador. Isso mesmo, cada um desses shows (foram mais ou menos 15 datas) era precedido por uns vinte minutinhos de bate-papo, com o ex-vocalista do Black Flag entrevistando o Dinosaur sobre temas relacionados ao Bug e outras curiosidades gerais sobre a banda.

Antes do show de Seattle, eles passaram pelos estúdios da rádio KEXP e gravaram esse vídeo logo abaixo. Som bom, imagem idem, "Freak Scene", "Just Like Heaven" e outras pepitas. Assista:



E para sentir como foram essas entrevistas ao vivo, veja esses dois vídeos:





...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

AUTO - CCSP - MARÇO 2012

AUTO - CCSP from CINZA.TV on Vimeo.



Banda: Auto
Local: Centro Cultural São Paulo - SP
Data: Março - 2012

Câmeras: Samuel Esteves / Diogo Pimentel
Edição: Douglas Ferreira (Navego) / Diogo Pimentel
Produção: hoooje

segunda-feira, 4 de junho de 2012

GUITARRISTA DO HARD-ONS É AGREDIDO NA AUSTRÁLIA


Notícia triste: Blackie, guitarrista e vocalista do incrível The Hard-Ons, foi agredido por dois adolescentes enquanto trabalhava com seu táxi, na Austrália. Pois é, Austrália... é para aqueles que pensam que essas coisas só acontecem no Brasil, quando na verdade a estupidez e a violência urbana são desgraças igualmente distribuídas mundão afora.

De acordo com informações que li em alguns sites, Blackie já está com um quadro mais estável, mas a coisa foi séria: 16 pontos, fratura craniana e um edema cerebral. Segundo consta, os adolescentes (uma "menina" de 14 anos e um garoto de 16) já estão detidos. Um fundo de doações para ajudar nas despesas médicas foi criado, e quem quiser ajudar o caminho é esse.

O Zinismo deseja uma recuperação rápida e completa para o Blackie, e que ele esteja em ação nos palcos muito em breve.

ps. ah, para os que não conhecem, o Hard-Ons é apenas a banda mais legal (AC/DC não conta) da Austrália.



...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

PRIMEIRA FEIRA DO LIVRO PUNK EM BUENOS AIRES

Acontece nesse domingo, 03/06, em Buenos Aires (Arg), a primeira feira do livro punk. Apesar da distância, o Zinismo endossa e celebra essa iniciativa, que fortalece a memória, a cultura e a disseminação do ideário punk na sociedade. A Argentina possui uma produção literária relacionada ao punk muito fértil. Que isso sirva de exemplo e inspiração para o Brasil. Assista logo abaixo o vídeo de divulgação do evento:



...