04 julho 2012

7 anos

Há 7 anos atrás eu descobria o amor mais forte, honesto, puro e avassalador.
Há 7 anos nascia uma filha, um pai e uma mãe.
Há 7 anos eu descobria o rosto da menina doce, meiga, atenciosa e sensível que é a minha Beatriz.
Nunca conseguirei descrever o que sinto por ela, nunca conseguirei dizer o quanto me faz feliz. Senti-lo chega.
Amo-te princesa. Parabéns!

21 junho 2012

Avó Mimi

A Avó Mimi é a bisavó paterna das nossas filhas. A avó Mimi é meiga, mimalhas e tem um amor imenso pelos netos e bisnetos e um amor muito especial com a minha Beatriz. É recíproco e a Beatriz desfazia-se em beijos e abraços sempre que estav...a com a avó . A avó deixou-nos em Julho cheios de saudades mas com o coração tranquilo, chegara a sua hora de abandonar o corpo físico.
Sempre que vai à janela ou à rua à noite, a Beatriz manda beijos esvoaçantes e felizes para a estrela ( planeta ) mais brilhante. É lá que agora a avó mora, além de morar no nosso coração.
A avó é sempre lembrada com alegria.
Hoje a Beatriz quis desenhar algo para colocar no cemitério, apesar de saber que nesse lugar triste, já só mora o corpo e que a alma vive livre, na estrela e junto de nós.
Nestas alturas faltam-me as palavras e controlo as lágrimas de saudade mas também de emoção por termos uma menina tão meiga, tão atenciosa e que lida " tão bem" com a ausência de quem ama tanto.
Um beijo " avó ".
 
No desenho no canto superior direito estamos nós 5 e a nossa cadela Luna, para além de 2 corações, o da Beatriz e o da avó MImi
 

Equitação

Um dia, a madrinha da Beatriz, desafiou-a a ter uma aula experimental de equitação. Ela foi, delirou, não teve medo nenhum e veio durante muito tempo pedinchar para começar com aul aula experimental para ver se realmente queria continuar.
Boa postura e um entusiasmo enorme.

-oh mãe por favor por favor por favor, eu não peço mais doces, eu arrumo as minhas coisas eu eu eu....



Começou no início de Abril, vai de 15 em 15 dias e adora.

Phineas & ferb

Enquanto vê o Phineas & Ferb vai desenhando. Não sai nem à mãe nem ao pai na parte artística :)

Irmã mais velha

Big big sister: Um destes dias a Beatriz estava de volta da Joana. Digo-lhe para não andar muito nos abraços porque a Joana devia estar a adoecer. A minha Beatriz muito despachada, encosta os lábios à testa da Joana e diz:
-Não mãe, ela não tem febre .
Eu não costumo fazer isso ( apesar de ter noção com os lábios das temperaturas delas ) mas achei tanta graça ao instinto dela :)

Auto-estima

Nos mimos:
-Tens uns olhos tão lindos.
- Eu sei, também acho, é por causa das minhas pestanas.
Também gosto do meu nariz.

Beatriz, no seu melhor

Joana malandra

Joana faz um disparate, começo a ralhar com ela e ela responde-me:
- Ai ai ai Bia
- Não é ai ai bia é ai ai Joana
- Não não , ai ai Bia

Matilde

Ganchos nas " cabeças " delas não duram 3 segundos ( nem fitas mas fitas não gosto de ver ), vão directamente para a boca. Vou insistindo com a colocação dos mesmos e a repreensão: Os ganchos não são na boca, são no cabelo. Tu aleijaste ( o...u fazes dói-dói é conforme lol )
Hoje no carro, a Matilde tirou o gancho ( pensando que eu não me apercebia ). Quando lhe digo a lengalenga, encosta o gancho no cabelo, fingindo que não o tinha tirado e veio assim, um bom bocado do caminho até eu parar o carro e tirar a foto.
Ver mais

Manhãs

Enquanto preparo o meu saco com o almoço e a mala térmica do almoço e lanche das gémeas, o cenário é sempre semelhante, uma no colo, a outra a tentar mexer em alguma coisa. Pelo meio gritinhos ( de satisfação ou frustração ) e gargalhadas fazem parte .

Ai as gémeas, as gémeas

Depois do Brazelton ( que foi óptimo com uma só criança ) este livro é um must have para pais de gémeos. Confere!

«Disciplinar gémeos pode ser inesperadamente problemático, mesmo para pais experientes. Muitos ficam desconcertados pelo facto de serem ineficazes formas de controlo que tinham funcionado com os seus filhos mais velhos. (...) Por isso não é de admirar que os pais precisem de usar mais... pressão disciplinar para conseguirem algum efeito. Descobriu-se que os pais precisam de usar um maior controlo verbal expresso e mais repreensões com gémeos do que com uma só criança. Além disso, as diabruras dos gémeos podem ser muito mais arrepiantes do que as de uma só criança. (...). Os gémeos tendem a incitar-se um ao outro muito para além dos limites que qualquer criança única da mesma idade arriscaria. (...) Outra complicação é que, devido ao seu companheirismo, os gémeos tendem a ser muito perseverantes.» (do livro "Gémeos, trigémeos e mais" de Elizabeth Bryan)

As gémeas

Hoje ( ao contrário do que faço sempre ) não as levei no carrinho de bebé do meu carro até à creche. Disse-lhes para darem a mão uma à outra e eu agarrei na mão das duas ( que ia dada ). Fui a sensação daqueles vá 30 metros de distância e fui parada, por 4 pessoas.
Ter gémeos é isto também
13 de Junho, feriado em Lisboa. As mais novas deixam-me dormir até pouco depois das 10.00 ( algo raro e nunca visto ) a mais velha prepara-me uma caneca de leite com chocolate e traz-me à cama ( aqui já meia bebida ).
- Com 2 colheres mãe, como tu gostas :)

Ao lanche, nova surpresa, desta vez dedicatória escrita, com erros, mas cheia de amor.
Um doce esta minha menina.


12 anos ontem, quase 1/3 de vida em comum. Estamos a ficar como o vinho do Porto

Matilde 18 meses

 
Parece-me que será metódica e organizada. Cumpre ( quando quer, pois ) ordens e entende tudo. Arruma as coisas fora do sítio sempre que lhe peço e sabe qual o sítio de cada coisa. Sabe perfeitamente o que é ou não permitido mas como bebé qu...e é, desafia sempre as regras. Não sem antes me avisar que vai fazer o que não é suposto, lol. Por exmplo, adora esconder-se dentro do roupeiro. Antes de para lá entrar diz-me: xai daí :) ( que é o q lhe digo ), mas entra na mesma, para ver se o sai daí é mesmo sempre saí dai :)

Joana, 18 meses




É muito parecida com a Beatriz, fisicamente e em termos de personalidade. Obstinada, teimosa, persistente, com sentido de humor ( sim sentido de humor aos 18 meses ) . Está bem a brincar com as situações, a rir e a fazer rir. Desafia-nos a...inda mais que a Matilde, é verdadeiramente a mais dificil das 3. Não é fão de muito abraço mas acaba por ter ciumito se me agarro a alguma das outras 2 e vem reclamar o seu espaço. Sempre de mão levantada para bater, mas quando parada a tempo muda radicalmente de expressão e de acção, passa da expressão vou-te baterm para estava a brincar, vou mesmo abraçar-te dar-te uma festa e tal. Mal acorda chama a Beatriz para momentos depois de rirem à gargalhada estarem a chocar-se. De tão parecidas amam-se e arreliam-se.

Quase 7

Beatriz. Quase 7 anos. Detesta tirar fotografias mas de vez em quando lá posa para umas quantas.
Adora as irmãs e as irmãs adoram-na. Porque a matilde é mais pacífica, tende mais para a Matilde mas é com a Joana que mais ri à gargalhada. Ad...ora ensina-las, adora brincar com elas, não lhe sinto ciúmes em relação às irmãs. Pelo contrário, agora sempre que ralho com alguma vem me chamar a atenção a dizer que são bebés e que não fazem por mal.
Responsável, inteligente, com um sentido de humor fabuloso, uma menininha já.
Diz que quer ser muita coisa, entre advogada, pediatra, educadora de infância. Tem de facto mto carinho por bebés e crianças mais novas. É protectora, responsável e paciente. Mas também tem um discurso fabuloso.
Será o que quiser ser, desde que seja feliz.
Risos não faltam lá em casa, nem barulho, nem amor, nem alegria, nem momentos de caos. :)
Ver mais

06 junho 2012

Tanta ausência

Uma vergonha... mas tenho me perdido pelo Facebook, esse sempre imediato meio de comunicação virtual.
Falta-me a vontade de escrever aqui mas fico triste por não registar as etapas das gémeas e da Beatriz.
As pequenas estão crescidas, já vão falando, especialmente a Joana que à semelhança da Beatriz é fala barato.
Rebeldes, gritam, esperneiam, atiram-se para o chão ficam de castigo e põem os meus cabelos ainda mais brancos. Ainda não têm 2 anos mas no comportamento parece que sim.
Na escola estão sempre muito bem. A educadora é um doce e é muito bom ouvir o entusiasmo com que se dirige a mim para vir falar das minhas filhas mais novas.
Destilo baba de cada vez que saio de lá e sorrio e assinto relativamente à sua vivacidade, tenacidade, teimosia.
Chama a Joana de Eunice Muñoz, a rainha do drama nacional. Aplica-se na perfeição a alcunha.
A relação entre as gémeas está na fase da disputa mas ora estão a berrar uma com a outra e a disputar brinquedos ora estão a fazer o combóio e a rir à gargalhada. Lindo de se ver, cansativo de viver :).
Eu que detesto gritos, começo a habituar-me a eles lol.
A Beatriz está na fase de que ela é que sabe, mas depressa lhe passa quando a repreendo. Haja alguma filha obediente lol.
Está quase a terminar o 1º ano, sempre boa aluna, sempre entuasiasmada com a escola, sempre feliz.

04 abril 2012

Bom começar por onde?

As miúdas entraram na creche dia 31 adaptaram-se muito bem mas como era normal e expectável andam constantemente com ites e oses e com elas a Beatriz e eu. Uma das gastroenterites levou a uma noite de internamento da Beatriz, a que eu, a Joana, a Matilde, a minha mãe, irmão e sobrinho ficassemos também doentes.
Têm se safado sempre o enfermeiro de serviço, o Nuno.
À parte disso, elas continuam a crescer, a fazer cada vez mais gracinhas e cada vez mais birras excepção feita à Beatriz que tem crescido ( em termos emocionais e de carácter ) muítissimo.
As gémeas têm entre si uma relação engraçada ora de amor/adoração, ora de competição ( pelo brinquedo, pelo colo por quem grita mais alto ).A Beatriz têm uma relação com as irmãs de derreter. Adora-as e vice versa mas tal como os irmãos são, tem momentos em que se zangam mas logo fazem as pazes.
As gémeas vão dizendo umas palavras, a Joana mais perceptivel que a Matilde que fala imenso mas em bebeguês.
A Beatriz continua excelente aluna e continua a gostar de aprender.
E a bem dizer muito resumido é isto. A ver ser consigo, colocar posts com o tempo certo portanto não se admirem se virem postagens com data anterior ;)

27 março 2012

Isto anda paradinho

Mas só aqui no blogue, a vida continua com doenças, gargalhadas, limpezas, dentes a abanar etc e tal.
A ver se venho cá à noite dar " noticias "

01 março 2012

...

A vida pode estar bem, os assuntos vão se resolvendo e quando começa a haver o alívio psicológico vêm os dramas e pseudo-dramas que não quis assistir, que não pedi para assistir e mais, que não autorizei a fazer.
Terceiros pedirem-me explicações da minha vida, das minhas decisões e das minhas opções, mais do que soar a entrometimento, soa a pertinência, a devaça, a intriguice. Eu não opino sobre as decisões dos outros, se não me pedirem opinião, não peço explicações porque lá está, entretenho-me a viver a minha vida, a tomar as minhas decisões a fazer o melhor que sei e posso para mim, para nós, para a MINHA FAMÍLIA, aquela que criei conjuntamente com o meu parceiro.
O meu seio familiar é composto por mais 4 pessoas além de mim, apenas. É as esses 4 que eventualmente terei de me explicar, de ouvir opinião, de a aceitar, de a refutar mas acima de tudo, de respeitar.
Virem terceiros opinar sobre o que eu deva dizer ou fazer é como viver numa ditadura subtil e eu sou mesmo mesmo MESMO pela liberdade de expressão, mas também pelo respeito das liberdades individuais.
Que se ocupem com as suas vidas, não dramatizem o que não é drama que o meu estilo é mais a comédia e animação. Os outros filmes, deixo para quem os aprecie, que não eu, portanto, nesses enredos eu não entro. Esses papéis eu recuso, mesmo sem saber o guião.
Isto hoje, tinha de sair cá para fora, ainda que ninguém o entenda. Estou tão cansada destas cenas.

30 janeiro 2012

Rescaldo do 1º dia

Telefonei e falei coma educadora.
O 1º dia não poderia ser mais pacífico. Comeram bem, dormiram 1h ( o que para elas é bom mais ainda porque dormiram pela primeira vez em catres, sem as grades da cama ).
Brincaram sózinhas e com os outros bebés. Exploraram a sala e não estranharam os adultos, não choraram.
Não poderia pedir mais para um 1º dia.
Vamos ver se com a continuação, será assim.

1º dia de creche

‎1º dia de creche das gémeas e a noção de que conheço muito bem as minhas filhas :)
A Joana ficou na boa, a Matilde chorou ( nem tanto quanto eu esperava mas amanhã será concerteza pior ).
Tem mesmo de ser não é?? Eles têm de crescer certo?

O Espírito de desenhar

- Mãe desenha-me um coração.
- Oh filha eu não sei desenhar bem.
- Mãe, respira fundo. ( Respirei fundo ) Agora, deita cá para fora o espírito de desenhar. Já sentes o espirito?

Eu faço esforços muito grandes para não rir à gargalhada com estas coisas que me diz

19 janeiro 2012

Creche

Há cerca de 2 semanas, a Laine, ama das gémeas disse-me que o marido lhe tinha pedido para ir para junto dele, que emigrou em Dezembro.
Ela acedeu e decidiu ir por volta de dia 20/2. Comunicou-me a sua intenção entre lágrimas mútuas e abraços.
Fico com muita pena, mesmo, porque gosto dela, porque gosto do trabalho dela e porque as minhas 3 filhas gostam muito dela.
Comecei a procura pela creche, que já estava facilitada pois a intenção inicial, quando pensamos ter ama em nossa casa era que fosse apenas para passar o 1º inverno, logo já tinhamos visitado algumas.
Fui às IPSS junto do meu trabalho que aceitavam a entrada das gémeas sim, mas que só a partir de Setembro, com sorte eu conseguiria apoio da segurança social. Isto porque supostamente têm uma espécie de números clausulos. Até lá pagaria o valor máximo que numas era de 375€ cada criança ( com desconto numa delas de 10% ), outras 410€ com desconto de 10% nas duas. Valores incomportáveis para mim.
Fui a umas amas, que me tinham dito bem, que são 2 educadoras irmãs e a sua mãe que aproveitaram uma casa que tinham e fizeram uma espécie de creche, estando apenas legalizadas como amas.
Fui também a uma creche privada e no inicio desta semana fizemos a nossa opção por esta última. Segui o meu instinto na escolha.
Vão é ter de começar em Fevereiro porque não posso pagar meio mês da ama e 1 mês completo de creche+ inscrições e seguros.
Vou ter de ter o trabalho de fazer e levar a comida, que a alimentação das 2 ficava em mais 200€ e como permitem que eu leve a comida, assim farei.
Gostei muito da directora, gostei das instalações ( apesar de não terem espaço exterior mas levam-nos com bom tempo a um jardim que fica logo atrás ), observei as crianças, os pais, as reacções e relação com os adultos da instituição . Gostei apesar de não ter referências de ninguém conhecido.
A directora disse para iniciarem a 30/1 ( sem q eu pague esses 2 dias ) para fazerem uma semana completa e perceberem que passam a estar ali, o dia todo enquanto os pais trabalham. Disse que achava preferível ficarem logo a semana toda que apenas 3 dias.
Assim será.
Tenho medo sim, que adoeçam e voltem a ficar internadas por causa da sua fragilidade pulmonar mas infelizmente não há alternativa.
Na foto na creche, ontem, depois da 2ª reunião com a directora, ao fim do dia.

A andar

As 2 já andam distâncias consideráveis. A Matilde mais apressada e desengonçada, a Joana mais segura de si.

O Gabriel e ela, ela e o Gabriel

A minha Beatriz soube há umas semanas que o Gabriel que ela dizia namorado dela foi viver para Castelo Branco.
Ficou destroçada e eu pensei que com os dias se esquecia. Pois sim, que todos os dias passo à porta dele e ela lá me diz que tem saudades e que tem muita pena e que não quer outro namorado porque o ama de verdade e que tem esperança que ele um dia volte para Lisboa. Um drama romântico na 1ª pessoa. No Sábado, ela tinha cá uns amigos 1 ano mais velhosque ela e falava-lhes do Gabriel que tinha muitas saudades e que o amava e e e... às tantas ouço-os: Beatriz, tu pareces uma adulta

06 janeiro 2012

Avaliação do 1º período

Fui contar a história do nabo gigante ( escolhida pela Beatriz ) na hora de almoço e como a reunião era ao final do dia antecipou-se para a hora de almoço.
Nada de novo em termos comportamentais e de personalidade, ou não a conhecesse tão bem. Participativa, autoritária, respeitadora, líder e com um sentido de humor fora de série que faz a professora gaguejar e disfarçar o riso muitas e muitas vezes.
Muito faladora, mas a melhorar bastante.
Nas actividades extra curriculares, que são ao final do dia, destabiliza mais e fala, fala, fala, mas segue as regras e indicações dos professores, mas a falar com o colega do lado, pois claro.
Em termos de notas propriamente ditas ainda melhor do que eu esperava:

Português- Muito Bom ( 98% )
Estudo do meio - Muito Bom ( 98% )
Matemática- Excelente ( 100% )
Inglês - Bom
Actividade Física e desportiva - Bom+
Música - Bom

Que dizer mais? Que estou muito orgulhosa, independentemente das notas ( mas também ) na melhoria comportamental e crescimento que tem tido, no seu sentido cívico e de respeito pelo outro, na sua adaptação às regras e na entrada excelente no mundo académico e principalmente porque o 1º ano coincidiu com a chegada das gémeas, com a perda da atenção exclusiva por nossa parte e porque isso não se fez sentir em nenhum parâmetro da vida dela negativamente.
Uma sensação de alívio de que conseguimos conciliar tanta mudança e que temos dado bem conta do recado.

1ºs passos

Depois de uns treinos de apenas 2 ou 3 passos e para nosso espanto a Joana antecipa-se à Matilde e dá já vários passos com algum equilibrio e calma.
A Matilde que desde os 10 meses tenta fazê-lo começou também ontem não a dar passinhos mas a dar corridinhas. Presumo que ou ela abranda ou vai ter muitos galos na testa.
No fundo, uma começou a andar e a outra passou à frente do andar e começou a correr, no mesmo dia, na mesma hora e com a mãe, o pai e as manas presentes.
Também ontem descobri 2 dentes à Matilde, 3 no total " contra " os 7 da Joana.

03 janeiro 2012

Do tempo

Passou o Natal, passou o fim de ano e volto aqui .
O Natal foi em casa da minha mãe, véspera e dia porque a Matilde ficou com uma crise respiratória por causa de uma bronquiolite e portanto não saimos para os meus sogros.
Passamos por isso a passagem de ano por lá e não fosse o espumante à meia noite, eu nem me aperceberia que era dia de festa... adiante lol.
O Natal foi com bastantes prendas para as crianças, mas tudo prendas mais economicas e em menos quantidade, racionalizou-se como era suposto na quantidade de brinquedos que a crise assim o obriga e o exagero dos anos transactos é totalmente dispensavel, com ou sem crise.
Apesar da bronquiolite da Joana ( mais fraca nela felizmente ) e da Matilde foi bem passado.
Dia 1 foi a comemoração do 1º aniversário da minha sobrinha e afilhada e ontem regressamos a casa para desmanchar a árvore de Natal e começar a mudar ( a disposição ) os quartos das gemeas e da Beatriz.
Para o fim de semana vem nova revisão nos brinquedos para dar ( foi feita uma pequena antes do mesmo ).
E estamos em 2012. Bom ano a quem aqui passa.

Ela é assim mesmo

Beatriz: - Estou ansiosa que seja Natal. Estou ansiosa para estar com a nossa família.
Eu: Hum.... não estás ansiosa por causa das prendas?
Beatriz: Também, mas é mesmo por estar em família. O Natal é para reunir a familia e isso é o mais importante, não é mãe?
Eu: Sim filha é isso mesmo, fiCo muito orgulhosa que penses assim.