29/09/2009

O Estranho Caso do Absentismo/Abstenção no Concelho do Seixal

O Seixal é um concelho de pessoas trabalhadoras.
O Seixal é um concelho com enormes potencialidades, muitas delas claramente desperdiçadas.
O Seixal é um concelho muito jovem.
O Seixal é um concelho de pessoas pouco motivadas para o exercício da cidadania, nomeadamente no que diz respeito à sua participação política.
O Seixal é um concelho onde as pessoas são pouco exigentes para com o poder central e local.
O Seixal é recordista de abstenção em eleições autárquicas (cerca de 60%).

O concelho do Seixal consegue nestas legislativas de 2009 ser protagonista de um dos mais estranhos casos de desinteresse por parte dos cidadãos eleitores na participação nos actos eleitorais.Passo a descrever. Apesar de, em termos concelhios se obter uma abstenção igual ao nível registado no resto do país, o Seixal consegue fazer uma coisa extraordinária: ter um acréscimo de mais de 10 000 (dez mil) inscritos, comparativamente, entre as legislativas de 2005 para 2009, que corresponde o “ridículo” acréscimo de 30 votantes entre as duas mesmas votações.
Em termos directos, a um acréscimo de mais de dez mil eleitores, correspondeu um acréscimo de 30 votantes (votantes em 2005 foram 75667; votantes em 2009 foram 75697).Se atendermos que os votos nulos e brancos aumentaram no Seixal, tanto percentualmente como numericamente (um aumento na ordem dos 400 votos), podemos aferir que os partidos políticos, no Seixal tiveram efectivamente menos pessoas a votarem nos seus projectos.

Mais dez mil eleitores, mais trinta votos, que se esfumam no aumento dos votos brancos e nulos.O Estranho Caso do Absentismo/Abstenção no Concelho do Seixal

Fonte : http://www.legislativas2009.mj.pt/territorio-nacional.html#none

28/09/2009

"A LUTA CONTINUA"

Tal como gostam de gritar aos sete ventos, os camaradas comunistas, "A luta continua".
Estão já aí as autárquicas.
A democracia está de parabéns, por mais este acto eleitoral ter decorrido sem incidentes. Não temos uma democracia perfeita, pelo menos ainda ao nível de liberdade de expressão e ao nível dos meios de comunicação social, mas em termos meramente de eleições, nada a apontar à democracia portuguesa.
O Partido Socialista venceu, irá formar governo. O PSD, por seu lado, deve formar uma oposição credível e sólida em conjunto como CDS-PP, defendendo sempre aqueles que mais precisem, defendendo sempre os mais carentes, defendendo sempre os valores de um Estado de Direito, os valores da social-democracia.
Estamos hoje melhores do que estavamos antes destas eleições europeias.

Por último uma mensagem para as classes profissionais (e não só) que se sentem injustiçadas, oprimidas pelos sucessivos governos socialistas, uma palavra de apoio e coragem. O PSD estará sempre ao vosso lado, sempre que a razão também o esteja.

27/09/2009

Felicitações

Hoje, a quente, não irei fazer qualquer tipo de dissertação, pelo menos escrita, sobre o resultado eleitoral.
Resta-me apenas felicitar o Partido Socialista pela vitória nas eleições legislativas, fazendo votos que o futuro governo (e maioria parlamentar) socialista pense os cidadãos não como apenas números, mas como pessoas.

Em termos partidários, gostaria igualmente de realçar a enorme "progressão" do CDS-PP.

Gostaria também de felicitar a Dra. Maria de Clara Carneiro, militante do PSD pela secção do Seixal, e muito em especial o engenheiro Luís Rodrigues por ter sido mais uma vez eleito deputado para a Assembleia da República. O reconhecimento de um trabalho meritório no parlamento português.

Por último, os votos de uma excelente campanha para o Dr. Pedro Santana Lopes, na sua luta titânica pela Câmara Municipal de Lisboa, bem como para o Dr. Paulo Cunha, naquela que é uma destemida, e corajosa campanha, levada a efeito num concelho tão adverso, ao PSD, como o do Seixal.

25/09/2009

A minha sondagem - Eu Acredito

Pois já está.
Terminou o inquérito que decorreu neste blog, com os seguintes resultados:

PSD- 192 (30%)

PS- 169 (26%)

BE- 85 (13%)

CDU - 72 (11%)

CDS-PP -59 (9%)

PPV - 25 (3%)



Uma previsão pessoal.

PS: 28%-32%

PSD: 29%-33%

BE: 8%-12%

PP: 6%-10%

CDU:7%-11%

(margem de erro de 2%)

EU ACREDITO QUE COM MOBILIZAÇÃO O PSD PODE VENCER.

O Erro Presidencial

As últimas sondagens indicam que o PS sobe claramente distanciando-se do PSD, algo à custa do BE e da CDU.

Reflexos da "intervenção do PR" na campanha.

Hoje, o jornal Expresso publica uma reportagem, em que defende que existem desconfianças em Belém sobre escutas. Mais, pode-se entender, nestes termos que, a demissão de Fernando Lima, não foi provocada pelo facto de o mesmo ter inventado a "história das escutas", mas tão-somente por ter divulgado algo que deveria ter ficado no segredo do Palácio de Belém. Afinal existem escutas? Se for esta a realidade, acho que os portugueses devem reflectir bem sobre as suas tomadas de opção. Mais, o próprio PR tem de elucidar os cidadãos.

Mas, a pergunta que fica no ar é:
SERÁ QUE OS PORTUGUESES QUEREM MAIS QUATRO ANOS DE GOVERNO DE SÓCRATES?

Fico incrédulo, como uma campanha (diga-se que em termos de marketing foi uma boa campanha do PS) consegue fazer com que os portugueses esqueçam as vicissitudes destes últimos quatro anos!

No entanto, "Até ao lavar dos cestos é vindima".

O PSD tem/deve fazer um enorme "toque a reunir" para evitar mais um governo PS.

Ainda é possível.

24/09/2009

Mais quatro anos de governo de Sócrates? "Toque a reunir" do PSD

As últimas sondagens indicam que o PS sobe claramente distanciando-se do PSD, algo à custa do BE e da CDU.
Reflexos da "intervenção do PR" na campanha.
Mas, a pergunta que fica no ar é:

SERÁ QUE OS PORTUGUESES QUEREM MAIS QUATRO ANOS DE GOVERNO DE SÓCRATES?

Fico incrédulo, como uma campanha (uma boa campanha do PS) consegue fazer com que os portugueses esqueçam as vicissitudes destes últimos quatro anos!

No entanto, "Até ao lavar dos cestos é vindima".
O PSD tem/deve fazer um enorme "toque a reunir" para evitar mais um governo PS.
Ainda é possível.

23/09/2009

"Há de Facto Medo no PS e na Sociedade Portuguesa"

Este pequeno escrito serve para avivar a memória de alguns iluminados. Peço que leiam com atenção.
Recordem bem, o que alguns militantes socialistas afirmaram em Fevereiro deste ano, sobre o medo em Portugal.
Não podemos esquecer tão depressa.

Quem depressa esquece o passado, nada de bom pode esperar do futuro.

JN, Henrique Neto, 26/02/09

"O socialista Henrique Neto considerou esta sexta-feira existir "de facto medo" no PS, fazendo duras críticas "à obsessão da fidelidade ao líder" de Augusto Santos Silva, a quem chama "ministro da propaganda".
"Há de facto medo no PS e na sociedade portuguesa, pelos mais variados motivos", diz o empresário Henrique Neto, numa carta aberta ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e ao deputado socialista Manuel Alegre, enviada à Lusa.
"Têm medo os empresários de que não sejam permitidos os apoios, os funcionários públicos relativamente aos chefes de nomeação política ou os professores da avaliação", concretiza Henrique Neto.A carta aberta de Henrique Neto surge na sequência da intervenção do dirigente do PS e ministro dos Assuntos Parlamentares quarta-feira à noite, numa sessão de apresentação da moção de José Sócrates ao Congresso do partido onde disse gostar de "malhar na direita", deixando também críticas aos partidos à esquerda do PS.
"Eu cá gosto é de malhar na direita, e gosto de malhar com especial prazer nesses sujeitos e sujeitas que se situam, de facto, à direita do PS. São das forças mais conservadoras e reaccionárias que eu conheci na minha vida, e que gostam de se dizer de esquerda plebeia ou chique. Refiro-me, obviamente, ao PCP e ao Bloco de Esquerda", afirmou Santos Silva, que se referiu às questões internas do partido como "minudências".
Na mesma sessão, o histórico militante socialista Edmundo Pedro disse haver no PS quem não se pronuncie por medo, palavras que mereceram o elogio de Manuel Alegre, ao mesmo tempo que criticou o tom utilizado por Augusto Santos Silva.Hoje, na carta aberta, Henrique Neto declara o seu "apoio e concordância" a Manuel Alegre, considerando que "as sucessivas intervenções do ministro da propaganda do PS, caracterizam-se pelo dogmatismo, pela política da verdade única e pela incapacidade de compreender que um partido politico moderno é mais de que a arregimentação de militantes passivos, que por seguidismo, necessidade, ou medo, deixaram de ter ideias e vontade próprias". in JN, 2009-02-06

22/09/2009

A VER VAMOS...

José Sócrates desmente o PSD, no que diz respeito a um acordo secreto PS/BE. Mas, depois de bem lida e relida, toda a notícia do jornal o "Público", José Sócrates nega para já, o dito acordo, mas não um possível entendimento para o futuro...

"José Sócrates rejeita as acusações do PSD segundo as quais haveria um “acordo secreto” com o líder do BE, Francisco Louçã."

A ver vamos...

Muitas vezes a verdade de um dia é a mentira de amanhã.

E para quando a centralização da campanha em assuntos realmente importantes?

Que o PR faça luz sobre a questão...e que o PSD continue em frente a sua batalha

Um assunto melindroso.
Uma meia solução.
Um assunto que deve ser de imediato cabalmente esclarecido pelo Presidente da República.
Há questões que não se podem deixar a meio.
O único prejudicado, o PSD.Que se faça mais luz sobre o assunto.

Mas, o PSD não pode manter-se refém desta situação.

De uma forma eloquente, a Dra. Manuela Ferreira Leite, colocou os pontos nos "ii".

“Mantenho exactamente tudo o que disse, não tenciono alterar uma vírgula e vou repetir [as denúncias de asfixia democrática] até à exaustão”, declarou Manuela Ferreira Leite aos jornalistas, no final de uma visita à fàbrica Sampedro, em Guimarães.

Simples e brilhante.
Até à vitória.

A força do silêncio

Perante as declarações do Dr. Mário Soares, que eu considero no mínimo deselegantes, uma bofetada de luva branca da Dra. Manuel Ferreira Leite, ao não comentar tais afirmações, remetendo-lhe apenas o devido e merecido silêncio.

20/09/2009

O Alegre "Bluff"

Quando Alegre se refere ao Estado mínimo, deve estar a lembrar-se das criticas que ele próprio fez ao seu secretário geral. Mais, deve-se estar a referir aos planos do PS para acabar com a ADSE, aos planos do PS de acabar com o estatuto de funcionário públicos do quadro e passarem todos a contratados. Possivelemente seria isso. Sem dúvida, deveria ser isso que se estaria a referir Alegre, quando de uma forma, incomodada, subiu ao "palanque" para elogiar aquele que lele próprio mais criticou nos últimos quatro anos.
Mais uma vez deixou cair a máscara.

Vicente Jorge Silva, “Correio da Manhã”, 19-09-2009

“Nunca pensei que um jornal em Portugal publicasse e-mails internos de outro. (...) Estamos perante um comportamento pidesco.”

19/09/2009

A minha sondagem/previsão amadora e jornalismo

Isto de fazer sondagens é uma ciência exacta, mas apenas até ao momento de obter resultados, visto raramente conduzir a resultados exactos. Como tal, como bom português, vou fazer uma previsão de resultados para as próximas legislativas. Essa previsão será baseada nas conversas das pessoas na rua (voz popular), na opinião dos meus amigos e conhecidos, bem como apoiado no inquérito que, continua a decorrer aqui no blog (que devem continuar a participar).

Atenção, todas as sextas será aqui realizada nova actualização do post da "A minha sondagem/previsão", até às legislativas. Nada científico, nem sequer amador.

Uma previsão pessoal.

PS: 27%-31%

PSD: 29%-33%

BE: 9%-13%

PP: 6%-10%

CDU:8%-12%

(margem de erro de 2%)

Como se pode facilmente ver, confio na vitória do PSD, contra tudo e contra todos. Nunca, como agora, tantos interesses se moveram contra o PSD, mas juntos venceremos.

E gostaria também de dar a conhecer uma opinião muito interessante, retirada do blog "Jamais": "Mas o mais relevante é que DN não se preocupa em investigar ou informar sobre se, na realidade dos factos, houve ou não "espionagem" política por parte do Gabinete de José Sócrates. Este ponto, de enorme gravidade para a democracia, não parece interessar o DN. Toda a notícia é construída como se o relevante fosse o "mensageiro" das pistas para a notícia e não a notícia em si, ou seja, a realidade dos factos. A primeira página do jornal apresenta Fernando Lima como culpado. "

18/09/2009

"Toque a Reunir"

Embora acredite pouco em sondagens (acredito mais no bom senso dos portugueses), embora tendo a certeza que esta sondagem não corresponde à realidade, não deixo de fazer uma leitura de que, apesar de negativa, esta sondagem deve ser encarada como um "Tocar a Reunir" dentro do PSD, de modo a não permitir mais um governo socialista.Juntar forças de modo a conseguir mudar Portugal.
Seriedade. Honestidade.

16/09/2009

Não havia necessidade

As últimas da noite:

"Líder da JSD atira licenciatura de Sócrates para a campanha eleitoral", in Público.
Não havia necessidade de, durante uma campanha para eleições legislativas, trazer à berlinda, um assunto que já foi bastante comentado. Mais, estas declarações apenas se compreendem em virtude da juventude do autor.

"Portas “esmiúça” Gatos Fedorentos", in Público. Mais uma vez, não havia necessidade, o Dr. Paulo Portas ter claramente dominado e esmiuçado o gato fedorento RAP. Até meteu pena a maldade feita ao humorista. Paulo Portas tratou-o como se fosse um "cão".

"Foi “tudo abaixo” na passagem do PS no Seixal", in Público. O deserto da margem sul ainda é notícia. Foi pena não ter vindo também o senhor Mário Lino. E, as outras máquinas partidárias que se cuidem, pois eles prometeram voltar.

Confusão/Provocações no Seixal (o deserto de Mário Lino)

Foi “tudo abaixo” na passagem do PS no Seixal

"Foram dez minutos de enorme confusão, com insultos, empurrões e pontapés. A equipa do programa “Vai Tudo Abaixo”, dos vídeos Sapo (ex-Sic Radical) – quatro homens e um megafone -, arrasou esta tarde com a passagem de José Sócrates no Seixal. Não houve arruada e quase ninguém ouviu o discurso mais curto da história desta campanha. E acabou com os humoristas Nuno (Jel) e Vasco Duarte (a dupla Neto e Falâncio) a caminho da esquadra......

Neto e Falâncio estavam preparados. “Olhem as fábricas a fechar. Isto é bom para a luta. O desemprego a aumentar. A luta continua. Obrigada Sócrates pela precariedade”, gritava Neto no megafone, rompendo a barreira de som da JS, que à sua volta gritava “PS!PS!”A confusão era enorme. Sócrates era levado para o palco e os actores corriam no meio da massa socialista, saltando canteiros, tentando chegar à frente do palco. Mas foram empurrados, insultados e até levaram alguns pontapés. Mas não se renderam." in Público

Em tempo de campanha estas iniciativas ditas humorísticas são muitas das vezes contraproducentes para não dizer que roçam o insulto e a provocação. No entanto nada justifica o uso da violência.

15/09/2009

Se Liga Nessa - ( Medidas para evitar a gripe H1N1)

Está muito bem essa publicidade.
Recomenda-se essencialmente aos mais novos.

Escola Básica 2, 3 de Corroios

Pais boicotam aulas por medo de amianto“Com a remoção por acabar os nossos filhos não vão estudar!” “Amianto vai causar um milhão de mortes até 2030.” “Quem quer que o seu filho faça parte desses números?” É com esta mensagem que vários pais e encarregados de educação iniciaram na manhã desta terça-feira um protesto junto ao portão da Escola 2,3 de Corroios, no Seixal, contra a remoção dos escombros na escola vizinha, Moinho de Maré, que contêm amianto.

Os pais garantem que as obras não estão a cumprir os requisitos de segurança.
“Hoje estamos a fazer uma acção de protesto sobre a remoção de escombros da escola, o que implica técnicas especiais, já que falamos de uma matéria muito perigosa, catalogada na classe 1 dos agentes cancerígenos: o amianto”, referiu Carlos Morais, presidente da Associação de Pais.
Como tal, “os pais não vão permitir que o ano lectivo se inicie, enquanto os escombros da escola do lado não forem retirados, as análises às salas de aulas efectuadas e os valores de partículas de amianto em suspensão no ar reduzidos à normalidade, através da descontaminação e limpeza dos espaços'.
A Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT) garantiu que 'a exigência de cumprimento das regras de segurança condiciona a rapidez dos trabalhos”, estando “a obra de remoção dos escombros a prosseguir normalmente'. Prevê-se que a conclusão das obras “está por dias'. Correio da Manhã, 15/09/09

Um conselho para Manuela Fereira Leite

Perdoai sempre aos vossos inimigos – nada os irrita mais

Oscar Wilde
(1854-1900)

Judite de Sousa: "Sócrates é agressivo comigo por causa do meu marido"

A directora-adjunta de Informação da RTP publicou um livro onde reflecte sobre a relação entre políticos e jornalistas. "A Vida é um Minuto" fala dos protagonistas da vida política e não poupa críticas ao primeiro-ministro.
"Senti que foi agressivo, mal educado, arrogante", diz Judite de Sousa a propósito da forma como José Sócrates se comportou na entrevista que lhe concedeu em Abril. "Como nunca aconteceu nada entre nós, sou levada a crer que Sócrates deve ser daquele tipo de pessoas que emprenha pelos ouvidos", afirmou em entrevista à Revista Única. A única razão que vê para este comportamento é o facto de ser casada com Fernando Seara. "Há muito sectarismo e mesquinhice na política", afirma.


Pode ver mais sobre este assunto aqui.

É melhor Zapatero ter cuidado...




Acho que não.


Mais uma mulher a correr com os espanhóis?




14/09/2009

Interesses? PSOE? Maçonaria? Internacional Socialista? Ingerência Espanhola

O que terá suscitado tão rápida e forte ingerência de Espanha nos assuntos internos portugueses, com a conivência de socialistas e comunistas portugueses?

Interesses económicos?
PSOE?
Maçonaria?
Internacional Socialista?
Ingerência Espanhola (governo)?

Qual o fito de se tentar imiscuir na política interna de Portugal?
Porquê esse Ministro do Fomento espanhol não se cala?!

Porque será que tenta Sócrates fazer destas eleições um referendo ao TGV?
Será para tapar o sol com a peneira, ou seja, a sua governação como TGV?

Parece que os últimos quatro anos não existiram!

TGV ou TVI, ou ainda IVG? Patriotismo?

"Não gosto dos espanhóis metidos na política portuguesa. Eu não tenciono resolver os problemas de Portugal em função dos interesses espanhóis", disse Manuela Ferreira Leite, no debate com José Sócrates, a propósito do TGV.

Mas, poderia afirmar o mesmo sobre a TVI, e a IVG (apenas para me recorrer a siglas que possam fazer trocadilhos e que digam respeito a interferências de espanhóis na política portuguesa).

PS: de Espanha "Nem bons ventos, nem bons casamentos"? Será isto falta de patriotismo?

13/09/2009

Política de Verdade - combinações de debates e despedimentos

Debate de 12 de Setembro de 2009, Eng. Sócrates versus Dra. Manuela Ferreira Leite

Política de Verdade.

"... Eu acho que tínhamos combinado começar...", Eng. José Sócrates.

Começar um debate político, entre o primeiro-ministro actual e a principal candidata da oposição ao mesmo cargo, e o eng. José Sócrates, referir-se, e refugiar-se no anteriormente combinado... faz-me assim uma impressão.
Faz-me ter vontade de não assistir a mais nada.
Ocorreu-me a situação do aluno que, num exame oral, leva tudo preparado para o exame, bem esquematizado e memorizado, mas depois os professores perguntam-lhe sobre outra coisa e ...
Um tiro no pé.

Sinceramente, penso que os eleitores portugueses, confiam cada vez menos no eng. José Sócrates.

Mais, o factode José Sócrates afirmar que "despede" os seus ministros caso seja governo novamente. Um despedimento feito em directo. Um "treinador" que despede os jogadores, a equipa inteira ao invés de resignar ao seu cargo. Muito feio atirar as culpas para cima dos outros. O único bom é o senhor engenheiro.

Política de Verdade.

Quanto ao cargo de deputado, qualquer um deles, desde que não seja vencedor, terá poucas condições para continuar líder do seu partido e como tal estar na AR poderá prejudicar o seu próprio partido. Mandaria o bom-senso retirar-se. Mas, sinceramente é uma questão de menor importância.

11/09/2009

A minha sondagem/previsão amadora

Isto de fazer sondagens é uma ciência exacta, mas apenas até ao momento de obter resultados, visto raramente conduzir a resultados exactos. Como tal, como bom português, vou fazer uma previsão de resultados para as próximas legislativas. Essa previsão será baseada nas conversas das pessoas na rua (voz popular), na opinião dos meus amigos e conhecidos, bem como apoiado no inquérito que, continua a decorrer aqui no blog (que devem continuar a participar).

Atenção, todas as sextas será aqui realizada nova actualização do post da "A minha sondagem/previsão", até às legislativas.

Nada científico, nem sequer amador.
Uma previsão pessoal.

PS: 29%-33%

PSD: 28%-32%

BE: 10%-14%

PP: 7%-11%

CDU7%-11%

(margem de erro de 2%)

PS: Para alegrar o dia, podem ler a entrevista da mandatária da Juventude do PS e consequente surgimento de dúvidas se alguma Carolina Patrocínio algumas vez votou PS.

11 de Setembro


10/09/2009

Seixal a Escaldar

O Verão está quase a terminar, mas o Seixal encontra-se a escaldar, nesta pré-campanha das eleições autárquicas. Deixo-vos aqui algumas imagens, daquilo que faz o Seixal "fervilhar":







As duas fotos acima foram retiradas do blog A-sul.






As duas imagens acima foram retiradas do blog "Rumo a Bombordo".











As duas imagens acima foram retiradas do blog "A Revolta das Laranjas".







As duas imagens acima foram retiradas do blog "O Seixal Merece Melhor"




















08/09/2009

Avivar a memória - sem margem para dúvidas

Para os mais cépticos aqui fica o Link e um excerto das declarações de Jaime Gama sobre Alberto João Jardim:

«Para Jaime Gama, a Madeira é "a expressão de um vasto e notável progresso no País".
"A Madeira é bem o exemplo, com democracia, com autonomia, com a integração europeia de um vasto e notável progresso no País", declarou.
Para Jaime Gama, a Região Autónoma da Madeira é "um trabalho notável, é uma conquista extraordinária, é uma obra ímpar e isso deve ser reconhecido".
O presidente da Assembleia da República admitiu que existem, por vezes, "divergências e batalhas políticas".
"Mas toda esta obra historicamente tem um rosto e um nome, e esse nome é o do presidente do Governo Regional da Madeira, a quem quero também prestar uma homenagem, na diferença de posições, por esta obra e este resultado", disse.
Jaime Gama sustentou que a Madeira tem em Alberto João Jardim "um exemplo supremo na vida democrática do que é um político combativo"


O PS tem dois pesos e duas medidas?

Não há festa como esta

Não resisti a "roubar" esta foto ao blog A-Sul.





Uma imagem que vale por mil palavras.

A organização da festa do Avante deve ter uma maior atenção, pois, de certeza que uma festa emblemática como esta para o PCP, não merece um final deste.

Asfixia Democrática - só para recordar
























07/09/2009

Portugal Formal

Em Portugal condena-se mais rapidamente quem não segue o formalismo, o cinzentismo da política, do aquele que na substância dos seus actos comete crimes de abuso de poder, de falsidade de declarações , etc.
Dito isto, não concordo com o "inglesismo" usado pelo Dr. Alberto João Jardim, mas, concordo com o facto de ser uma discussão medíocre aquela levada a efeito por aqueles que julgam terem encontrado algo para apontar e usar contra Dra. Manuela Ferreira Leite, nesta campanha que se avizinha.
Diferentes "formas de expressão".

Mais, quem quiser ser minucioso, deve reparar que a Dra. Manuela Ferreira Leite limitou-se a aceitar uma "boleia". Não usou o automóvel para qualquer tipo de campanha. Acedeu a um convite. Tal como qualquer um de nós poderia ter acedido a esse tipo de convite, feito aliás, pelo responsável máximo do governo regional da Madeira.

Não sei se repararam no silêncio do PS, quanto este assunto da "boleia". Falaram sobre a asfixia democrática (continental ou insular, conforme os gostos) mas nada sobre o uso indevido de uma viatura oficial.
Pois...

Notícia de Uma Mesquinhez Atroz

Notícia de uma mesquinhez atroz.

Ontem foram utilizadas, indevidamente, imagens do senhor engenheiro Carlos Pimenta. O Jornal Público, teve de ser alertado para o facto pois nada viu. Opções.

Hoje a Dra. Manuela Ferreira Leite, e mal, deixou-se fazer deslocar na Madeira por um carro do governo regional da Madeira. E é a notícia do dia.

Só se esquecem que a maioria dos portugueses não são burros. Percebem bem que a Dra. Manuela Ferreira Leite não procura qualquer proveito a partir daí. Percebem bem, que quase todos os seus governantes, fazem deslocações privadas no seu automóvel de estado. Mais, não é raro ver membros do governo chegarem a "convenções partidárias" nas viaturas oficiais.

A quem aproveita esta tempestade num copo d'água?

Mesquinhez...Pequenez. Com tantos assuntos prementes para serem discutidos em tempo de campanha.

A Comprovar a mesquinhez da notícia inicial, a reposição da verdade e consequente consagração da mesquinhez de quem deu a primeira notícia:

"A Agência Lusa constatou que a líder do PSD se deslocou nas acções de campanha na Madeira sempre em carro particular, à excepção de um percurso de cerca de 500 metros, depois de reunir com o presidente do Governo Regional Alberto João Jardim, que lhe deu 'boleia' da Quinta Vigia - sede do Governo - no carro em que se desloca habitualmente para o restaurante onde teve um almoço privado com dirigentes do PSD." in Público

PS: Ouvi dizer que os burros são animais em vias de extinção, mas pelo que me aventaram, há sempre alguém a querer ocupar o lugar deixado vago, pelo menos no diz respeito a "usar palas".

Carlos Pimenta na convenção do PS - a verdade

Carlos Pimenta na convenção do PS - a verdade - TSF

"O aparecimento do ex-eurodeputado e dirigente social-democrata num dos filmes "Sócrates 2009" foi um dos momentos de surpresa na convenção.
Na sua breve comunicação, Carlos Pimenta destacou as potencialidades de desenvolvimento das energias eólica e solar em Portugal.
Nesse contexto, o ex-eurodeputado do PSD defendeu que os próximos governos devem prosseguir com a aposta nas energias renováveis.
À TSF, Carlos Pimenta afirmou não ter conhecimento deste filme e, por isso, acredita que as imagens foram passadas num «contexto de retrospectiva de coisas que aconteceram durante quatro anos e passaram nos órgãos de comunicação social».
Se assim não for, o social-democrata considera «grave», que «uma pessoa seja retirada de um contexto público e dirigida ao país, para subscrever opções partidárias às quais a pessoa não pertence»." TSF Online

06/09/2009

Por Outro Lado - depois de tudo que este governo de Sócrates fez

António Costa afirmou que, quem não quer um governo de direita deve votar PS.
Ao "contrario sensu", podemos aferir também quem não queira que o PS seja governo deve votar PS.
No fundo, trata-se de tentar apelar ao voto útil. Um apelo camuflado à maioria absoluta no PS, coisa que não sei se o país iria aguentar. Depois daquilo que o país passou com esta maioria absoluta, penso que não existam muitas pessoas a acreditar em políticas de esquerda, a menos que os amigos "Sócrates e Jerónimo" continuem de tão boas relações como no debate de ontem à noite.
Hoje temos o Anacleto com a Dra. Manuela Ferreira. São antagónicos. Ferreira leite privilegia a honestidade. Anacleto o populismo. Ferreira Leite aponta caminhos. Anacleto mostra miragens.
Vamos ver como corre o debate. Espero que seja com lisura.

Governos socialistas

Onze anos de governos socialistas, nestes últimos catorze anos, levou o Presidente da Assembleia da República a "alertar" (como podem ver aqui no jornal Público) para o perigo, que vem do facto do poder político, eventualmente, se submeter ao poder económico.
Nada que este blog não tenha já chamado a atenção. Vide, meramente como exemplo, o singelo, post anterior.
Sem dúvida vivemos tempos de grande incerteza.
Temos de ter uma pessoa ao leme do nosso país, da nossa governação, que prime pela honestidade e pela competência, pois, só assim, poderemos fazer frente a esse poder económico que tem tentações de controlar a vida de tudo e de todos.

05/09/2009

O Poder Económico


Melhor só por encomenda.
Com esta primeira página, para o PS, melhor só por encomenda.
O exercício do poder económico.

Trailer Seixal 2009

04/09/2009

03/09/2009

A Mão Que Embala o Berço II

Acorda Portugal.
Não deixes que certos elementos levem a sua avante.
Mais uma vez, uma clara interferência de "nuestros hermanos" castelhanos, na vida política portuguesa.
Mais uma ajuda castelhana para afundar a democracia.
Maçonaria no seu melhor?
Portugal tem de reagir.

Mais. Quem tem medo de Manuela Moura Guedes?

Democracia??!!??

Duas notícias que, a ser verdade, podem colocar em causa a democracia em Portugal:

"A direcção de informação da TVI acabou de anunciar a sua demissão em bloco devido à suspensão do Jornal Nacional de Sexta-feira, apresentado por Manuela Moura Guedes." in Público

O Silêncio da TVI é ensurdecedor.

"Gabinete de José Sócrates acusado de ameaçar gestor do PSD " in Público

Já agora, já alguém conseguiu ouvir "passar" na rádio ou televisão a música dos Xutos "Sr. Engenheiro".
Nunca em Portugal houve tão grande censura.

A Mão Que Embala o Berço

Já que estamos numa "maré" de títulos de filmes, e à semelhança do nosso primeiro-ministro, que com muito mau gosto, utilizou o título de um filme, referindo-se ao passado de Paulo Portas, aquele que primeiro me ocorreu, sobre o estado do Estado, foi "A Mão Que Embala o Berço".
Se quisermos recuar mais um pouco, estes últimos 14 anos em que 11 foram de governação socialista, podemos lembrar-nos do momento da resignação de António Guterres como o "Pantanal". Bom, a verdade é que neste não fui muito criativo.

02/09/2009

Arrependimentos Eleitorais

Já todos os cidadãos, que vivem em democracia, tinham conhecimento da existência das chamadas promessas eleitorais. Agora, temos uma sub-espécie das promessas eleitorais: os chamados "arrependimentos eleitorais".
José Sócrates e Maria de Lurdes no seu melhor.
Mais uma vez, o princípio das promessas eleitorais , também se aplica aqui nesta situação caricata, ou seja, só acredita quem quiser.

Democracia Limitada

Não é novidade.
Mas nem sempre foi assim.
Temos sem sombra dúvida debates que são muito importantes para a democracia. Mas, se os debates são limitados, "balizados", então o esclarecimento, a democracia será necessariamente limitada.
A política do receio, da salvaguarda do seu próprio "coiro".

Tantos... JUNTOS!

Quanto à entrevista de José Sócrates penso que foi algo que veio ajudar e muito o PSD, ao afirmar convictamente que a única alternativa ao PS é o PSD da Dra. Manuela Ferreira Leite. Obrigado.
De resto foi mais do mesmo. Penso que não conseguiu convencer ninguém.

Mas, deixo-vos uma pequena constatação dos factos aqui no Seixal. Uma pequena curiosidade nos "outdoors" que podemos encontrar no Seixal. Tantos... Juntos!




(imagem retirada do Blog A-Sul)



(imagem retirada do blog "Pensar Seixal")





(imagem retirada do site do Partido Socialista)