E em dia de Reis, não há receita mais indicada que esta... (versão feminina!)
Ando há muito a tentar aproximar-me o máximo possível do Bolo Rei que mais gosto (feito em Alcobaça). No entanto, como não somos apreciadores de frutos cristalizados (embora neste bolo eu até goste), tenho feito versões apenas com frutos secos para agradar a mais gente (o Bolo Rainha).
Vou experimentando massas novas, e este ano pesquisei no
Outras Comidas. É certo que por lá se fez o Bolo Rei tradicional, eu fiz ligeiras adaptações. Em relação ao resultado final, e tendo em conta que a primeira fatia foi comida ainda a fumegar, penso que é dos mais próximos daquilo que pretendo.
Como uso apenas frutos secos, penso que faltou um pouco de doce, que lhe seria dado pelas frutas cristalizadas - pode corrigir-se acrescendo alguns gramas de açúcar à receita.
A receita, já com as minhas alterações e de acordo com os ingredientes que tinha disponíveis, podem ler de seguida. Rendeu um bolo grande.
Bolo Rainha (versão 2013)
Ingredientes:
- 600gr farinha
- 25gr fermento (usei fresco)
- 110gr manteiga
- 0,5dl leite morno
- vinho do Porto q.b. para macerar passas ou sultanas
- 1/2 colher de sopa de vinho do Porto
- 1/2 colher de sopa de aguardente
- 150gr açúcar amarelo (poderá usar-se 200gr)
- 200gr frutos secos variados* + q.b. para decoração
- 3 ovos
- raspas de 1/2 laranja e 1/2 limão
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 gema ligeiramente diluída para pincelar antes de ir ao forno
- geleia de marmelo q.b. amolecida e aquecida ligeiramente para pincelar ao sair do forno
- açúcar em pó para decorar
* (usei sultanas douradas, que macerei em vinho do Porto durante cerca de 30 minutos, amêndoas palitadas, avelãs picadas grosseiramente, nozes picadas, pinhões. Decorei com metades de nozes e amêndoas palitadas.)
Preparação:
O primeiro passo é colocar as sultanas a macerar - quanto mais tempo, melhor.
Amornar o leite, onde se vai diluir o fermento. Juntar o sal e cerca de meia chávena da farinha. Misturar até formar uma massa e deixar levedar pelo menos 15 minutos.
Enquanto isso, bater muito bem a manteiga amolecida com o açúcar. Juntar depois os ovos, um a um. Acrescentar as raspas de laranja e limão, o vinho do Porto e a aguardente.
Misturar a massa lêveda a esta mistura, bem como a restante farinha da receita. Amassar bem.
Adicionar agora os frutos secos, misturar bem para ficarem distribuídos na massa.
A massa deve ficar a repousar cerca de 5 horas - vai aumentar de volume.
Passada essa fase fazer um buraco a meio da massa e alargar para ficar como uma argola. Pousar a argola no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal para que não pegue. Para que o buraco não feche, deixar a levedar mais duas horas com uma lata ou frasco dentro do buraco (protegido com papel vegetal, por exemplo, para não pegar na massa).
Pré-aquecer o forno, médio. O bolo deverá ser pincelado com a gema de ovo ligeiramente diluída, e decorado a gosto com os frutos secos (usei nozes e amêndoas). Vigiar a cozedura, deve demorar cerca de 40 minutos. Verificar com o teste do palito. Eu deixei a massa ligeiramente mal cozida, por gosto pessoal.
|
(Pincelado e decorado, antes de ir ao forno) |
Assim que o bolo estiver pronto pincelar com a geleia de marmelo aquecida ligeiramente para dar brilho. Terminar a decoração com açúcar em pó.
Neste bolo apenas falta o colorido das frutas (ainda tenho de tentar essa versão). É delicioso, a repetir.
|
A primeira fatia, ainda estava quentinho!! |
Vai uma fatia??
Versão para impressão