segunda-feira, 25 de agosto de 2008

paraiso

....e 5feira como prometido la fomos nós ao paraiso (ESPOSENDE)
pois, parece k é mesmo verdade, eu sou uma poveira apaixonada por esposende....terra mais linda... e arrankei a minha T. uma vez mais para la...
Desta vez era de tarde e fomos com um destino definido... o tempo nao estava la muito bom, mas o paraiso é bonitu ate com nuvens... Fomos la tratar de umas coisinhas ki eu tinha a tratar, e depois fomos como é obvio, aproveitar o resto da tarde na marginal... Foi uma tarde optima... tivemos a tirar fotos...lindas, diga-se ja de passagem, e para tornar a tarde ainda melhor estive a falar com o meu amor por telemovel... durante 3 minutinhos e meio, k parecem pouco, mas é muito melhor que nada.. e a seguir fomos lanchar (as 19:30h XD ) mesmo a 2 metros do rio, com o sol a por-se...
Conhecem paisagem mais bonita que esta? Simplesmente lindo... na companhia dos dois palermas de sempre XD mas sempre engraçados vah, tirando as piadas secas...
bem.. mas aki fikam umas fotos do paraiso... e recomendo a visita.... bjinhuuuuz



Esposende, antiga estação naval, fortaleza marítima, estaleiros medievais, aparece-nos nas inquirições de 1258 como povoação «Esposendi», e pertencente à Freguesia de S.Miguel de Cepães. No séc.XVI, já D.Frei Bartolomeu dos Mártires reconhecia o seu interesse pastoral (1560) e D.Sebastião dota aquela «pobra» de pescadores como Vila, em 19 de Agosto 1572 através da
Carta Régia.

O Concelho de Esposende situa-se no Norte de Portugal, no Minho, pertencendo ao Distrito de Braga. Deste distrito, com 13 concelhos, é o único com território litoral. Limitam-no a Norte o concelho de Viana do Castelo, a Sul o da Póvoa de Varzim, e a Nascente o de Barcelos. O Oceano Atlântico banha-o a Poente numa extensão aproximada de 14 Km. O seu território estende-se por uma área de 95,18 Km2, representando 3,41% da área total do Distrito de Braga. É atravessado pelos rios Cávado, mais a Sul, e pelo Neiva a Norte.
A maior parte dos povoados do concelho, cujo povoamento remonta aos tempos pré-históricos, tem a sua origem ligada ao aproveitamento agrícola dos campos, pesca e recolha de plantas marinhas. Admite-se que Fão seja de origem celta e tenha constituído uma grande cidade e um importante porto no tempo do domínio romano. Apúlia parece ter origem romana (o seu núcleo litoral nasceu com o aproveitamento dos terrenos arenosos e com a pesca), da mesma forma que se aponta como possível que na sede do concelho/ Esposende, vila desde 1572, tenha havido um povoado romano. Sinais de salinas, da época medieval, foram encontrados na foz do Neiva e em S.Bartolomeu do Mar.
O Concelho de Esposende possui um rico patrimónioque reúne alminhas, igrejas, moinhos de vento, castros, azenhas, casas solarengas, um passado de arte que convida a descobrir. Para além de um conjunto assinalável de monumentos que nos conduzem desde épocas pré-históricas até aos confins da Idade Média, é a partir do séculos XVI, com forte incidência na era setecentista, que Esposende vê o seu território ocupado por belos e interessantes monumentos representativos do nosso património civil, militar e religioso. São sinal de uma pujança económica cuja base representa a caminhada farta do ouro do Brasil que em grande parte transformou a paisagem concelhia.
O desenvolvimento industrial do concelho é um fenómeno recente coexistindo com uma agricultura maioritariamente tradicional, surgindo já algumas empresas de cariz moderno viradas para a exploração agro-pecuária. Segundo o PDM, o Produto Agrícola Bruto, é predominantemente de origem vegetal (63,8%) e animal (32,6%) sendo a contribuição florestal muito reduzida (3,3%). Saliente-se que a área agroflorestal representa 38,2% da área total do concelho.


E que me dizem do paraiso?????

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

gajas!

Bem, e la fui eu meter-me numa das aventuras com a T.
Duas gajas....dois gajos, num cafe.... o mais obvio seria serem dois casais...mas nao!
Ela a tentar chegar-se a um, e eu a fazer tudo para afastar o outro... e no meio saiem coisas como
"tas-me a tocar na perna!sai!"
"nao me faças cocegas..odeio"
"larga-me o telemovel"
grrrrrrrrr...como eu tenhu uma aversao a gajos k nao percebem k nao sao bem vindos.... e nisto a unica coisa que me lembro é "amor...onde andaas?? kero um abraço!"
as coisas que nao façopor ti T.
grrr...hoje vou ser eu a esganar-te! so porque o gajo nao percebe k nao vai ter mais que a minha amizade...
Amor, estás tao longe...mas nunca me sais do pensamento....sinto-te a falta...muda-te para a minha cama...so para poder dormir abraçada a ti...
Dar foras ja me dá tedio!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Desgostos amorosos?? pra que sao as amigas?

Amigas com desgostos amorosos ja começa a ser prato do dia pra estes lados...e quando isso acontece o que se faz???
Bem....ontem
resolvi arrancar a T. de casa.... Ela tinha passado o dia no trabalho, tal como eu, mas enquanto a mim apetecia-me matar o tempo, a ela apetecia-lhe matar meia duzia de pessoas... Decidi nao correr o risco de ve-la a aparecer na primeira pagina dos jornais hoje, e convenci-a k tinhamos k sair...E lá consegui....eram 00:30h ... (calma, nao sou assim tao má a convencer alguem... ela so saiu do trabalho as 23:30h... e sabem como sao as gajas para se prepararem...)... e ela apareceu... alta, morena e de mini saia branca...caracois a cairem-lhe pela face, e um tom lindo esverdeado nos olhos... e apareci eu...calça justa, tacão, uma camisa-corpete, e uma camisola preta, justa, bem decotada,e comprida por cima da camisa..cabelo solto.. Digamos k ela chamava mais a atençao k eu...
Fomos ate à praça...
(objectivo nº 1 de uma pessoa k está apaixonada: ver o gaju k ama) bem, a má noticia é k nao o encontrou... andamos as voltinhas e voltamos para o carro... entretanto fui perdendo a conta dos gajos k se perderam a olhar para as pernas dela..
E o quê que as gajas fazem para afogar as magoas? Pois bem, fomos ao mc comprar um sunday repleto de calorias..ligamos a J. e convidamos-a também para sair... Ficamos algum tempo à espera dela, nao sei referir bem quanto, mas deu tempo para ouvir toda a historia da T. com o tal do palerma k por ai anda...a J. apareceu... calça de ganga justa...top preto...k parece cetim...cabelo solto, liso... divagamos pela cidade...fomos again ao mc, mas desta vez para comprar o jantar da J. e decidimos ir à ribeira (porto)....
E quem mandou termos uma imaginaçao fertil? Andamos 45km....e chegamos ao porto, e como nao contentes, atravessamos a ponte arrabida...direcçao (obvia) gaia! Saimos algures em lugar desconhecido (atençao..eram 3h da manha).......ruas cheias de paralelos, desvios e mais desvios... conclui k grande parte de gaia ta em obras! Cemitérios, ruas infindáveis k nao vao dar a lado nenhum... e voltas e mais voltas e voltas........e estavamos perdidas XD eu so me ria.... paramos em frente a um hotel...e perguntamos ao recepcionista indicaçoes... bem..o homem devia ser mesmo bronco..porque nem ele sabia para onde se virar... Deu-nos um mapa, sem os desvios....portanto esqueçam o mapa....lolol..por mais que olhassemos, nada correspondia as indicaçoes nem ao mapa, apenas o nome de algumas ruas!

J.- Arranjem a IC1.......kero ir pra casa!!!
L.- (ria-me perdidamente, nao adianta, e cantava bem alto....amo andar de carro a noite...e se tiver sem destino e com musica alta....Bem podem esquecer o meu senso de medo....)
T.- Por onde é que se sai daqui?? Temos que encontrar o hotel (que constava no mapa ao lado da entrada pa ponte)
Mas la conseguimos encontrar a ponte again...(chamem-lhe "intuiçao feminina XD") e o ké k fomos fazer? sair na primeira saida do porto (campo alegre).... e esqueçam novamente... andamos pelo meio da cidade, e ela enganou-se num cruzamento, e foi dar a uma ruazinha de sentido unico, k ia dar a outra ruazinha de sentido unico, que era a descer a pike! E chegas ao fundo da rua (as 4h da manha) e vês o qué? qualquer coisa parecida com um cemiterio e local de adoraçao, no fim de uma rua a pike, de sentido unico....em k a unica saida era outra rua, com um grau de inclinaçao ainda maior, onde nao cabia um audi...sorte é k nos tavamos com um aygo, ligeiramente mais pequeno. Mesmo assim pensem...carrinho novo....e a T. tem carta a pouco tempo... grau de inclinaçao bastante elevado, rua apertada cheia de curvas.... e passa-se o seguinte:
L.- Este sitio nao me parece muito famoso
J.- Eu também nao estou a gostar
T.- Como é que se sai daqui?
L.- Volta para tras!
T.- Vou fazer inversao de marcha
L.- Não podes, é rua de sentido unico!
J.- Não consegues...é demasiado inclinado!
L.- Vai de marcha a tras!
J.- Sim, vai de marcha atras.
(indicaçoes de manobras.."passeio...cuidado...tas a ir bem, tas a ir muito bem.... continua, tas mt bem...."o carro vai a baixo)
T.- Cheira a combustivel queimado
J.- Tem calma T. nao faças filmes... Eu vou ligar a alguem (liga e nao atendem, quer dizer, atender atendeu, mas continuava a dormir, desta vez ao telefone... nova tentativa, para outra pessoa, que atende. Começa a explicar a situaçao...)
O carro cheirava a queimado, a T. sai, de mini saia para ver o que se passa, mas esqueçam, a T. e os motores nao têm uma relaçao proxima!
Ao fundo da rua aparece um homem...daquela ruazinha...com um ar suspeito....

L.- Tranca as portas do carro....
T.- Nao, vou pedir informaçoes
J.- Tás doida? Espera!
A T. abre o vidro, ainda com as portas trancadas!
T.- Desculpe, posso pedir uma informaçao?
Homem de ar suspeito.- Diga
T.- como é que eu saio daqui?
Homem de ar suspeito.- Por aquela ruazinha ali em baixo (a tal ao lado do cemiterio, igreja, local de adoraçao ou wtv!)
T.- e o meu carro cabe ali??
Homem de ar suspeito.- Passam ali alguns, o seu nao é grande, deve passar!
T.- Obrigada.... Vamos lá, coragem!
J.- Tás maluca??
L.- Se eles passam nós também passamos!
(para terem uma ideia da inclinaçao num dos lados da rua havia um corrimao para as pessoas se poderem agarrar para subir!)
Metemo-nos ali... Tinhamos cerca de 10cm de espaço entre os retrovisores e as paredes... e aquilo so tinha curvas... devagar, ia eu colada ao vidro da frente
"tas a ir bem, tas a ir bem!"
- Onde raio é que isto vai dar???
-Nao interessa, tas a ir bem!
(curvas....retrovisores encolhidos...akilo tornou-se mais apertado... e finalmente..... no fim de algumas curvas, uma saida para a marginal do rio...) A T. tem cá um par de tomates melhor do que muitos homens k por ai andam... exemplo disso....o panasco que a deixa assim!
L.- Entao meninas? nao queriam ir à ribeira??? Chegamos!!!! =D
J.- Tava a ver que nao!
T.- Cheira a queimado!
(Lá des-setressamos a T. cheirava a queimado sim... mas o carro tava bem... andava direito, nao desligava...e obrigamos aquela gaja a aproveitar a ribeira... a linda ribeira do porto a noite... as luzes da cidade...o rio......tiramos algumas fotos... lindo apenas.. e depois de tanto aproveitar o rio, passamos a marginal de matosinhos, e apos isso apanhamos a IC1 de volta a casa...
Demos boleia a uns amigos... e no fim da noite estavamos eu (L.) e a T. , em frente à minha casa... Outra vez na treta.. e desta vez a combinar a ida ao paraiso na 5f....
Foi uma noite em grande! Amei todos os promenores... E nem tudo é mau.... Desgostos de amor fortalecem amizades! E **** nao sabes o k perdeste.... a T. é uma miuda espetacular!
T. adoro-te
J. ainda é preciso referir?? tonta!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

pedaços apenas

doente...cansada...e novamente perdida...
perdida em mim...
perdida no pensamento dos outros...
perdida na vida...
perdida de numa das coisas que mais temia...objectivos
e quando tudo parece estar a compor-se..bastam momentos para voltar a realidade e me sentir novamente perdida...
perdida em cada um... mesmo que as vezes sinta que fui eu que me quis perder..desvairar-me...escorrer...cair...desistir, nem que por momentos, daquilo que sou...
presa em casa...dorida por sintomas de reles moléstia física...moléstia sim..porque fui eu quem causou isto a mim mesma...e a dor física é merecida...
já a dor que trago no peito...essa não sei... talvez um pouco por mim... talvez um pouco por cada um daqueles que me rodeia.....ou rodeou, não sei bem.... é dor apenas...aquela que sempre me assombrou... talvez um dia mais tarde aprenda a lidar com ela..o que sinceramente não creio... mas nunca me martirizei por ela...ou talvez já...mas não de um modo inconsciente... de qualquer das maneiras não passou...
É feita de mentiras.. mentiras atrás de mentiras que me conto apenas a mim mesma... dado que não sou capaz de mentir a qualquer outra pessoa faço-o a mim mesma.... talvez seja mesmo este o problema... não sendo capaz de magoar os outros faz com que me magoe a mim... e pensando bem, sempre foi assim...não sei porque é que algum dia pensei que iria mudar... E assim é...e sempre foi... abdicar de mim mesma por outro... anular a minha vida...sobrepor outras...
Mas não é isso que conta agora... perdi-me novamente, sentimento de raiva, de incapacidade... de insuficiência... não me consigo mover...mas não suporto estar aqui parada...
Sinto-me a desiludir essas pessoas....mas isso não devia importar dado que me desiludo cada vez mais a mim mesma...
Dói-me o peito...dói-me o vazio que tenho aqui... dói-me magoar-te com estas palavras S. ...mas decidi apenas não mentir a mim mesma por apenas dez minutos...
dói-me estar feita em pedaços..