MOMENTO CÂMARA (fique por dentro de tudo que acontece na Câmara de Canindé)

ACOMPANHE O DESEMPENHO DO SEU REPRESENTANTE AQUI!

Sessão dia: 16 de junho de 2009 (TERÇA-FEIRA)
Vereadores presentes a sessão: Adriano de Bomfim, Luciano, Pank, Linduarte, Edmilson da Agrovila e Juarez e Soares
Vereadores ausentes nesta sessão: Wilton, Tutucha RESUMO:
Vereador Luciano - Reclamou da fraca programação do São João de Canindé que em outras administrações era 1° lugar no estado e que em Capim Grosso a banda foi uma vergonha... criticou alguns secretários que estão falando dos vereadores...
Vereador Adriano - denunciou a quexaria escola na agrovila que está abondonada e está servindo a outra atividade e que o presidente Nelson Araújo tem que explicar onde está os equipamento da queixaria... perguntou onde ta indo o dinheiro de Canindé... e que o prefeito vai sancionar a lei de aniversário dos servidores...
Vereador Juarez - denunciou que enquanto ninguém faz nada canindeenses estão morrendo nas pistas por conta de animais nas pistas e perguntou até quando vamos perder amigos por conta da falta de responsabilidade da administração?... criticou as demissões dos diaristas e informou que se contratar um empresa que acomode aspessoas restantes.
Vereador Pank- reclamou do projeto dos R$ 80,00 que ainda não foi para aquela casa...reclamou da falta de identificação do carro do conselho tutelar e que assim facilita o carro ser usado para outros fins... pediu para o "laca jegue" faça plantão no período junino... cobrou o posto ods correios no cuibá

OBS.: houve também pronunciamento do vereador Soares.


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Iran elogia relatório final que acata redução da jornada de trabalho

O deputado Iran Barbosa (PT-SE) acompanhou, na tarde desta terça-feira (16/6), a leitura do parecer sobre a redução da jornada de trabalho na Câmara Federal. “O relatório final é muito bom. Ele incorpora as duas principais reivindicações dos trabalhadores: a redução da carga máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais e o acréscimo de 75% no valor da hora extra”, disse.
O parecer apresentado nesta terça-feira será votado na comissão especial que analisa a redução da jornada de trabalho no próximo dia 30, às 14h, no auditório Nereu Ramos, da Câmara Federal.
“O deputado Vicentinho, do PT de São Paulo, fez um trabalho excelente como relator. Agora, os trabalhadores precisam acompanhar as votações pela Comissão Especial e em plenário”, alertou Iran.
Depois, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que reduz a jornada e aumenta o valor da hora extra de 50% do valor normal para 75%, precisa ser votada em dois turnos pelo plenário.
“A batalha, em especial no plenário, não será fácil. É preciso dois terços dos votos dos parlamentares. Precisamos estar alertas”, afirmou.
Para Iran, a redução da jornada de trabalho elevará a classe trabalhadora e a sociedade brasileira a um novo patamar civilizatório.
“A opção pela redução da jornada é uma opção pela melhoria da qualidade de vida do trabalhador e de toda sua família”, considerou.
A leitura do parecer, nesta terça-feira, foi acompanhada por várias centrais sindicais, entre elas, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

PRESIDENTE DO SINDISERVE USA A TRIBUNA DA CÂMARA DE VEREADORES DE CANINDÉ DIZ QUE “LARANJAS” E “FANTASMAS” É CASO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

A sessão da Câmara de Vereadores de Canindé do dia 09 de junho de 2009 foi marcada pelo uso da tribuna popular do Servidor Público Municipal e Presidente do Sindicato da Categoria, Edmilson Balbino Santos Filho. Mais uma vez, servidores e populares lotaram a Câmara de Vereadores que foi pequena para a multidão.
Depois de ter sido aprovado um Plano de Carreira polêmico em que trabalhadores perderam de 12 a 33 anos de serviço, agora os servidores públicos municipais de Canindé estão reivindicando revisão e reajuste salarial, pois, a data-base mais uma vez não foi respeitada pelo executivo municipal.
O SINDISERVE-CANINDÉ encaminhou solicitação de audiência no início do mês de maio ao Prefeito Municipal e não obteve resposta alguma. “Isso mostra a falta de compromisso do gestor de Canindé para com os servidores e a falta de respeito aos seus direitos adquiridos dos trabalhadores” afirma Edmilson Filho, Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ.
“A população de Canindé continua sem entender o porquê de uma Prefeitura tão rica paga tão mal aos trabalhadores no serviço público municipal. Enquanto o município de Canindé retrocede na valorização dos servidores, municípios vizinhos com arrecadação infinitamente menor, como Monte Alegre de Sergipe, paga um dos melhores salários ao funcionário público. Ressalta a Vice-Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ, Ruane Mardina.
No uso da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores, Edmilson Filho, solicita a intervenção dos parlamentares para que se abra um novo processo de negociação entre Administração Pública Municipal e Trabalhadores. Edmilson Filho chama a atenção para a gravidade da existência de servidores “laranjas” e “fantasmas” recebendo salários “gordos” dos cofres públicos municipais.
Segundo Edmilson Filho essa prática ocorre por conta de acordos eleitorais. “É um absurdo ouvir do Secretário de Finanças, irmão do Prefeito Orlandinho, que isso é normal e que não podemos sonhar que é assim mesmo”. Diz Edmilson Filho.
“Em Canindé o que era anormal agora é normal, inclusive, ele, o Sr. Antônio Carlos Porto de Andrade, mais conhecido por Cacá, disse também que foi normal o teto que desabou da Escola Domingos Gerônimo. A gente fica se perguntando até onde isso vai dar”. Ressalta o Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ.
Em sua fala na tribuna da Câmara de Vereadores, Edmilson Filho, diz ainda que a existência de “fantasmas” e “laranjas” é caso de improbidade administrativa e também de impeachment ou cassação do mandato e dos direitos políticos do Prefeito Orlandinho (PDT), sobrinho do Deputado Estadual Ulices Andrade.
“Os vereadores e a Câmara Municipal têm autonomia para solicitar a cassação do mandato do Prefeito Orlandinho (PDT), pois, motivo tem de sobra” ressalta na tribuna o Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Julgamento do diploma na pauta do STF

Nesta quarta-feira (10/06), a partir das 14h, as atenções dos jornalistas brasileiros e dos defensores do direito da sociedade à informação de qualidade estarão voltadas para o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Estará em pauta o julgamento do Recurso Extraordinário RE 511961, que questiona a exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão de jornalista. A FENAJ convocou ato público para acompanhamento da sessão em Brasília. Paralelamente, manifestações e vigílias acontecem em todo o país.
O recurso RE 511961 é o terceiro na ordem da pauta. O relator é o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. Antes serão apreciadas a Ação Penal do Mensalão (AP Nr 470) e a Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF Nr. 172), relativa ao caso do menino cuja guarda está sendo disputada judicialmente.
Este ataque à regulamentação da profissão e à qualidade do Jornalismo brasileiro começou em 2001, quando o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo questionou a constitucionalidade da exigência do diploma e a juíza Carla Rister concedeu liminar suspendendo tal requisito para o exercício da profissão. Tal medida foi derrubada por unanimidade pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região em outubro de 2005. Mas os patrões recorreram ao STF.
O julgamento do recurso está cercado de expectativa. Toda a Executiva da FENAJ e representantes dos 31 Sindicatos de Jornalistas do país, além de outras entidades integrantes da campanha em defesa do diploma e de parlamentares, foram convocados para o ato público que a FENAJ promove em frente ao prédio do STF. O Sindicato dos Jornalistas do DF mobiliza redações e faculdades, convocando profissionais, professores e estudantes para a atividade. O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) também enviou mensagens para que os docentes engajem-se no movimento.
(Fonte: Fenaj)

Iran quer aumentar valor da multa sobre o FGTS para os trabalhadores demitidos sem justa causa

O deputado federal Iran Barbosa (PT-SE) quer aumentar a multa sobre o valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores demitidos sem justa causa. Para isto, ele protocolou um projeto de lei, na tarde desta terça-feira (9/6), na Câmara Federal. “O PL torna mais onerosa a demissão em massa e fortalece o trabalhador que terá uma sobrevalorização em seu FGTS”, explicou Iran.
O projeto de lei prevê que em caso de demissão sem justa causa, o depósito na conta vinculada do trabalhador será de 100% do FGTS, referente a todo o contrato de trabalho com a empresa.
Iran quer, também, que quando ocorrer demissão por culpa recíproca (empresa e trabalhador) ou força maior, reconhecida pela Justiça do Trabalho, o percentual de depósito seja de 50%.
Para aumentar os percentuais, o deputado propõe mudanças na Lei Federal 8.036, de 11 de maio de 1990, que dispõe sobre o FGTS. Iran pede alterações no artigo 18, incisos 1º e 2º.
“Não há mais como negar os efeitos da crise econômica diante das demissões em massa. Em face desses fatores, venho oferecer minha contribuição para minimizar as demissões, principalmente para a classe trabalhadora, pilar da economia nacional”, justificou Iran.

sábado, 6 de junho de 2009

ANIMAIS NA PISTA! DE QUEM É A CULPA?


Na última sessão dia 05 quinta, o vereador Juarez em seu pronunciamento pediu providências ao secretário municipal de agricultura de Canindé para revolver este, que é sem dúdivas, um grave problema, nós sabemos que as rodovias que cortam Canindé são estaduais mas, os animais são de criadores do município, o pronunciamento do vereador Adriano foi de apoio ao colega vereador completando que eles não são contra a criação de animais, são contra a permanência de animais nas pistas representando perigo constante aos automoveis que por ali trafegam.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

MOMENTO CÂMARA (fique por dentro de tudo que acontece na Câmara de Canindé)

ACOMPANHE O DESEMPENHO DO SEU REPRESENTANTE AQUI!
Sessão dia: 04 de junho de 2009
Vereadores presentes a sessão: Adriano de Bomfim, Juarez, Linduarte, Wilton, Tutucha e Soares
Vereadores ausentes nesta sessão: Edmilson da Agrovila e Luciano

RESUMO:


Vereador Juarez - cobrou do secretário de agricultura a fiscalização e a apreenção de animais as margens das pistas de Canindé... apoia a livre manifestação da população em relação ao pronunciamento dos parlamentares, não concordando com manifestações induzidas... apoiou os veredores Luciano e Adriano por suas posturas...


Vereador Adriano - apoiou o pronunciamento do vereador Juarez e disse que vidas estão se perdendo enquanto ninguém faz nada em relação ao animais nas pista, explicou que é um problema antigo e precisa de uma solução... disse também que não se importa com vaias por que sabe que não são naturais e que o povo o reconduziu por seu trabalho...explicou também que vereador não tem poder de demitir ninguém do poder executivo, que a culpa das demissões é do prefeito e que ele pediu pra aumentar o salário dos diariasta para R$ 465,00...

* ainda nesta sessão ficou aprovada as sessões intinerantes e a modificação do artigo 70 do regimento interno da casa, passando agora de sessões terça e quinta para somente dia de terça e outra intinerante sempre que alum vereador solicitar.



OBS.: ouveram também pronunciamentos do vereador Soares

Iran protocola PEC do Trabalhador

Em pronunciamento no grande expediente da Câmara federal, na tarde desta quinta-feira (4/06), o deputado Iran Barbosa (PT-SE), anunciou que esta semana protocolou na Casa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de sua autoria, que garante maior proteção aos salários e demais direitos para os trabalhadores brasileiros.
A Proposta de Emenda à Constituição 369/2009 ou a ‘PEC do Trabalhador’, como Iran nomeou, propõe mudança no artigo 7º da Constituição Federal para criar o Sistema Nacional de Proteção ao Salário e aos demais direitos dos trabalhadores.
A Proposta de Emenda à Constituição prevê, ainda, a instituição de um cadastro nacional que torne pública a informação das empresas que desrespeitam os direitos dos trabalhadores, além de propor que as empresas que integrarem esse rol não possam ser beneficiadas e manter relações com o poder público.
Iran disse que a batalha para aprovar a PEC será longa e que os trabalhadores devem se manter alertas e vigilantes à tramitação da proposta na Câmara.
“É fundamental que os trabalhadores, seus sindicatos e centrais sindicais se organizem para essa luta e para mostrar aos deputados o quanto a proposta é importante para a classe trabalhadora”, afirmou.
Na PEC, Iran já indica alguns componentes para a regulação, por meio de lei, do sistema nacional. Entre as propostas, encontram-se a criação de uma rede social e institucional de acompanhamento e fiscalização do cumprimento dos direitos dos trabalhadores e penalidades para casos de descumprimento do que manda a Constituição Federal.

SÃO JOÃO DE CANINDÉ 2009

Para quem deseja curtir os festejos juninos no Nordeste nada melhor do que reservar uma semana, para aproveitar a festa em Sergipe e seguir até ao município de Canindé de São Francisco, localizado no alto sertão, a 200 quilômetros da capital, Aracaju. A rodovia de acesso é conhecida como Rota do Sertão e foi totalmente restaurada, oferecendo conforto e segurança.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

13/06 – Festa de Santo Antônio – Povoado Capim Grosso
23 horas – LAIRTON E BANDA
01 horas – Forró Pense Nêu

21/06 – Forródromo de Canindé
15 horas – Casamento do Matuto de Canindé
19 horas – Final do Concurso de Quadrilha Junina Levanta Poeira – TV Sergipe (Globo)
25/06 – Forródromo
23 horas – Dupla Sertaneja MAX & LUCAS
01:30h – BONDE DO FORRÓ
03:30h – Gata Selvagem

26/06- Forródromo
23 horas – EDUARDO COSTA
01:30h – MAYARA E BANDA 737
03:30h – Banda Fogo da Saia

27/06 – Forródromo
23 horas – CALCINHA PRETA
01:30h – Banda Forró Maior
03:30h – Banda Sanfonada

28/06 – Encerramento - Festa de São Pedro do Povoado Curituba
15 horas – Casamento do Matuto
23 horas – Pedro Henrique & Gabriel
01 h – DANIELZINHO E FORROZÃO QUARTO DE MILHA
Realização:
Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
www.caninde.se.gov.br
79 3346-1920 ou silviajornalista@hotmail.com
Apoio: Governo de Sergipe, Banese, Ministério do Turismo, Petrobras

quarta-feira, 3 de junho de 2009

MAIS UM ESCÂNDALO! FORRO DE ESCOLA DESABA


Segundo a direção da escola Domingos Gerônimo no povoado Capim Grosso, diversos ofícios foram enviados a secretaria municipal de educação, mas, nenhuma providência foi tomada, então nesse final de semana o teto não aguentou o peso do capim e dos degetos de pssáros e morcegos e desebaram, a sorte que este fato lamentável aconteceu num final de semana como podemos verificar nas fotos muitas crianças poderiam ter se acidentado no acorrido, é essa a ADMINISTRAÇÃO "CIDADÃ"? que tem uma secretaria de educação com um orçamento milhionário e trata a educação com descaso? fica para vocês analisarem! vejam as fotos.

sábado, 30 de maio de 2009

O QUE ERA RUA, AGORA É LOTE! + UMA VERGONHA

Prefeito está loteando Canindé, inclusive logradouro público veja foto!