9 países em que brasileiros não precisam de passaporte
Em tempos de emissão de passaporte suspensa pela Polícia Federal, talvez seja uma boa ideia mudar os planos de viagem para as férias de julho e para os próximos meses. Além da possibilidade de viajar pelo Brasil – sempre uma excelente ideia – existem nove países que permitem a entrada de brasileiros sem passaporte. Para visitar esses países você precisa apenas que seu RG esteja em bom estado e que tenha menos de 10 anos desde a emissão. Vamos viajar?
A terra do tango, do churrasco, de Gardel e Maradona tem muito a oferecer. Buenos Aires é um destino querido pelos brasileiros: uma cidade grande, cosmopolita, com excelentes restaurantes e muitas ruas para percorrer.Mas se você quer ver geleiras, pode ir até o sul do país e conhecer a região da Patagônia. É lá que fica Bariloche, cidade com uma popular estação de esqui.
Mais para o centro, na divisa com o Chile, Mendoza é o lugar para beber excelentes vinhos e visitar vinícolas de sonho. No norte, a região de Jujuy tem paisagens desérticas inesquecíveis.
Vizinho da Argentina, esse país que não faz fronteira com o Brasil também oferece muitas opções para quem ama viajar. A Patagônia Chilena tem o Parque Nacional de Torres del Paine, uma região com montanhas cobertas de neve e gelo e destino ideal para aventureiros que curtem acampar.
Santiago oferece todas as opções da cidade grande, e lá você pode comer a centolla, caranguejo gigante que cresce em águas frias. No norte, o deserto do Atacama tem paisagens de outro mundo.
Sossego e doce de leite: duas coisas que o Uruguai pode oferecer a você sem o menor esforço. O pequeno país que faz divisa com o Rio Grande do Sul é conhecido por seus imensos pastos, boa carne e tranquilidade. Montevidéu, à beira do Rio da Prata, tem um Mercado Municipal repleto de delícias e ruas que ainda lembram cidades do interior.
Colonia del Sacramento, próxima à capital, é um recanto a beira rio que te transporta para o passado. Mais para o sul, Punta del Leste é badaladíssima no verão, assim como a praia de Jose Ignacio. Os aventureiros vão gostar ainda mais de Cabo Polonio, cidade a beira-mar sem energia elétrica e cheia de lobos-marinhos. Melhor ir no verão.
Pensou no Peru, você logo pensa em Machu Picchu? OK, não vamos te culpar: a cidade perdida dos incas merece toda a fama que tem, com suas ruínas muito bem conservadas. Dá para chegar lá da maneira tradicional, com o trem até Águas Calientes e depois um ônibus. Mas você também pode fazer a Trilha Inca, em uma caminhada de 4 dias a partir de Águas Calientes.
Além de Machu Picchu, o Peru tem muito mais a oferecer. A capital Lima tem alguns dos restaurantes mais premiados da América do Sul – a culinária peruana é maravilhosa! Ainda há Parques Nacionais nos Andes que valem a visita.
Quer ir para o Caribe, mas está sem passaporte? A Colômbia é seu destino perfeito, então! O litoral norte do país, onde fica Cartagena de Indias e Santa Marta é banhado pelas águas claras e mornas do Mar do Caribe.
Santa Marta, aliás, é um lindo destino muito peculiar: você vai das montanhas nevadas até o mar do Caribe em poucas horas. A capital, Bogotá, oferece um clima ameno e a deliciosa culinária colombiana: coma todas as arepas e patacones que puder! E não deixe de experimentar a surpreendente limonada de coco (sim!).
Esse país vai muito além da famosa linha que divide nosso planetinha em duas metades. A capital, Quito, é rodeada de vulcões andinos, o que garante um belo visual. Você pode escolher explorar o centro histórico da cidade, ou cidades charmosas como Cuenca e Loja. O país ainda guarda o importante arquipélago de Galápagos, onde Charles Darwin realizou importantes descobertas para a ciência.
Bolívia
A Bolívia é um hit entre os mochileiros brasileiros. Com uma infraestrutura pouco desenvolvida, é um país de poucos luxos, mas com paisagens lindas e ainda selvagens. O Salar de Uyuni, uma das maiores atrações do país é o maior deserto de sal do mundo. Absurdamente lindo, e garante fotos de tirar o fôlego.
O Lago Titicaca, maior da América do Sul, também guarda segredos como a Isla del Sol. Outras cidades que valem a visita são La Paz, Potosí e Oruro.
O Paraguai, nosso vizinho é bastante famoso no Brasil por ser um paraíso de compras baratas – e às vezes de procedência duvidosa. É sim verdade que Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, oferece opções de compras mais em conta do que o Brasil.
E existem lojas, como a SAX e a Monalisa, que tem produtos de excelente qualidade. Mas o Paraguai vai bem além disso: parques nacionais, ruínas arqueológicas e museus valem a visita.
O país não se encontra em seus melhores momentos. Em crise econômica e política, a população tem passado por dificuldades, e o clima nas ruas não é dos mais seguros. Uma pena, porque trata-se de um país com muito a oferecer.
A costa é toda banhada pelo mar do Caribe, e destaca-se o arquipélago de Los Roques, um dos lugares mais lindos da região. Vale a visita – quando a situação do país melhorar.