Tudo pronto para o nosso PAP? Espero que sim! Qualquer dúvida é só chamar!!!
O primeiro passo para fazermos nossas matryoshkas é deixar os rostos prontos.
Passe o contorno dos três rostos para o papel termocolante. Em seguida, com o auxílio do ferro de passar, transfira estes contornos para o tecido escolhido para ser a pele das bonecas. Lembre-se: o lado brilhante é aquele que possui cola, então deve ficar voltado para baixo na hora de riscar.
Passado o papel para o tecido, recorte cuidadosamente o contorno de cada rostinho. Utilizando a tinta para tecido na cor desejada, faça o cabelo e os olhos. Costumo fazer o desenho do cabelo a lápis, antes de iniciar a pintura. Para isto utilizo um pincel chanfrado pois a pontinha ajuda na hora de fazer o formato do cabelo. Para os olhos uso um boleador, ou “pinta bolinhas”, bem fininho. Faça as bochechas com giz pastel rosa ou maquiagem da cor desejada.
Agora vamos trabalhar com os tecidos que serão o corpo e o lenço das nossas bonecas.
Una os tecidos, direito com direito, e passe uma costura reta.
Agora abra a costura com o auxílio do ferro de passar e posicione um tecido sobre o outro, direito com direito, para podermos riscar os moldes e costurar frente e costas das bonecas.
Ao posicionar um tecido sobre o outro é aconselhável alfinetar unindo perfeitamente a divisão entre os tecidos, assim lenço e corpo estarão perfeitamente sobrepostos no nosso resultado final.
Passe os riscos dos moldes para o tecido alfinetado e costure o contorno. Uso sempre um comprimento de ponto menor para isto (2) pois assim fica mais fácil fazer os contornos que, neste caso, são bem arredondados. Costure onde a linha do molde for contínua e deixe aberto os lugares onde vemos os tracejados.
Após terminar a costura, recorte deixando uma margem de aproximadamente 0.75cm.
Vamos trabalhar os cantos que ficaram abertos para fazer a base das bonecas. Você deverá fechar estes cantos fechando como se fosse uma caixinha. Na foto deve ficar mais claro. Alfinete para garantir que o tecido não saia do lugar na hora de costurar.
Você deverá obter este resultado:
Em seguida, antes de desvirar nossas bonecas, vamos fazer pequenos cortes em todo o contorno, cuidando para não cortar a costura. Isto irá garantir que os contornos arredondados não fiquem franzidos ou repuxados na hora de desvirarmos para encher as bonecas com plumante.
Bonecas viradas? Vamos colocar os rostinhos com auxílio do ferro de passar. Recomendo colar os rostinhos, e todos os elementos termocolantes (como strass, etc) antes de encher com plumante para que a tarefa fique mais fácil. Retire o papel que está atrás dos rostos com o auxílio de um alfinete e posicione na boneca. Passe a ferro e voilà, teremos bonecas com carinhas!!!
Em seguida devemos encher as bonecas com plumante e fechar a abertura que ficou na parte inferior das bonecas com pontos invisíveis.
Agora é só enfeitar! Use rendas, fitas, sianinhas, grellots, botões, miçangas, etc. Use e abuse de tudo que sua imaginação mandar!
Eu optei pela simplicidade e coloquei apenas uma sianinha acompanhando a divisão entre corpo e lenço das bonecas. No cabelo, uma flor de fita.
Espero que tenham gostado deste SAL e estamos esperando os links para vermos a produção de vocês!!!
Não esqueçam, os resultados serão esperados a partir de hoje, 04 de maio, até o dia 11 de maio! Coloquem seus links em comentário neste post e estarei organizando uma postagem para visitarmos umas às outras!
Beijos e até o próximo SAL!
Tati