segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Escutar!

 

Vivemos na espuma da  onda. No rebentar de marés de interesses, ao sabor de correntes de informação, desprovidas de conteúdo, de alma e sabedoria. Procuramos e esforçamos por ouvir , mas não escutamos.

Temos a pandemia como pano de fundo. E nada está garantido, neste mundo de sombras fechado, onde reina a incerteza, de um futuro belo e promissor. Alienados, procuramos contrariar esta incerteza, com o socialmente correto, respeitando as normas da direcção geral de saúde. Olhamos para o outro, mas não o vemos. Vivemos de certezas tolas, manter a bolha social. Alguém sabe bem o que isto é? O que é o social numa bolha? Uma bolha quantas bolhas gera? 

Deixo um pensamento do Para Francisco .

" Sentar-se a escutar o outro, característico de um encontro humano, é um paradigma de atitude recetiva, de quem supera o narcisismo e acolhe o outro, presta-lhe atenção, dá-lhe lugar no próprio círculo. Mas « o mundo de hoje, na sua maioria, é um mundo surdo... às vezes a velocidade do mundo moderno, o frenesim impede-nos de escutar bem o que o outro diz. Quando está a meio do seu diálogo, já o interrompemos e queremos replicar quando ele ainda não acabou de dizer. Não devemos perder a capacidade de escuta.» São Francisco de Assis « escutou a voz de Deus, escutou a voz dos pobres, escutou a voz do enfermo, escutou a voz da natureza. E transformou tudo isso num estilo de vida. Desejo que a semente de São Francisco cresça em tantos corações."

                                                                                        Para Francisco

                                                                                          Fratelli Tutti

Quem não escuta o outro não consegue escutar DEUS.